Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Muitos nós hifais/primórdias e poucos pins!

LouroJose

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/09/2012
179
50
33
Galera to precisando de uma luz básica... Bem, fiz um casing sendo o substrato Arroz + Pó De Fibra de Côco e a camada de casing sendo Húmus de Minhoca + Vermiculita.
Depois de +/- 7 dias no terrário apareçeram muito muito muitos nós hifais/primórdias (fiquei até com medo achando que era contaminação) e se passaram 2 dias e não to vendo muito desenvolvimento, a não ser por 2 ou 3 pins, parece que ta estagnando. O que vocês acham?

Imagem mais ampla do casing, percebe-se a quantidade de nós/primórdias:

DSCN4808.JPGDSCN5126.JPGRSCN5130.JPGRSCN5131.JPGRSCN5132.JPG

Como está a umidade e a oxigenação? Depois que surgem as primórdias, a umidade ideal é de 85-92%; trocas de ar 1 a 3 por hora.

Como está a umidade e a oxigenação? Depois que surgem as primórdias, a umidade ideal é de 85-92%; trocas de ar 1 a 3 por hora.

A umidade fica em torno de 80-88% na maior parte do tempo sempre, as vezes quando troco o gelo vai pra 77% e volta pra 83...85... Mas nunca fica mais que 88%.

Oxigenação fica por conta da bomba de ar, não? E eu meio que ventilo quando troco o gelo.

Temperatura fica em torno de 23-27ºc.

Oxigenação é pela bomba, se for adequada nem precisa abanar. A bomba deve ter uma vazão de ar de 1 a 3 vezes o volume do terrario, por hora.

Eu estava tendo problema com umidade antes tbm, tanto no isopor quanto na caixa plastica, uniça maneira que consegui controlar na caixa plastica foi colocando os casing em uma caixa plastica menor, coloquei agua na caixa maior e a caixa menor dentro... E no isopor so consegui controlar com umidificador, liguei ele no timer de 15 minutos ligado e 15 desligado, quando a umidade esta caindo pocausa do gelo ele liga e ela sobe pra 99% assim esta permanecendo, 22 a 23 graus e 99% de umidade durante o dia todo, troco a garrafa de 2 a 3 vezes, quando nao troco o gelo a temperatura chega a 28..29 graus.

Apareceram mais pins, estão se desenvolvendo beeeem lentamente e também apareceram mais primórdias. Do jeito que eu olho parece um overlay...

Fico pensando se estivesse com as condições ideiais de frutificação, ia ter um pin set gigantesco com dezenas e dezenas de cogumelos! São muitas primórdias mesmo!

Depois tento postar mais fotos, to sem câmera no momento.

Valeu pelas dicas Anatman e cubensisdedread.

Isso!

Qual a vazão do seu air pump e volume do terrário?

Cara, não tenho ideia. Vou olhar pra ver... A vazão tem falando nas caracteristicas da bomba? Já o terrário é uma caixa organizadora de 40 Litros. 50 litros.

A bomba é bem simples, foi R$ 20,00, somente uma mangueira com uma pedra porosa, deixo ela bem no meio under the argilas expandida.

Para este seu terrário, o ideal é uma bomba de 80L/hora (1,5L/min). Veja a especificação na caixa dela, ou em um modelo idêntico na internet.

Última edição:
Se eu conseguisse deixar em condição ideal hoje, o casing se "salvaria"?

Não sei dizer mano. Tem que ver se há realmente algo de errado nas condições de frutificação aí, talvez seja algo no substrato ou mesmo da strain. Veja se o air pump tem essa vazão, se não, pode estar ocorrendo um excesso de CO2 no terrário.

Ao meu ver, potes onde o substrato fica lá no fundo, têm a tendência em acumular CO2. Quanto mais na "superfície", maior aeração.

Não to vendo nada de errado aí, pelo contrário! heheh

Sua bomba é potente, daria conta inclusive de oxigenar terrários muito maiores.

Por mais controladas que sejam as condições, sempre haverá aborto, para que o micélio possa se dedicar aos corpos frutíferos mais avançados.

Tem um cogu mutante aí o_O

É eu vi, são gêmeos siameses, não os chame de mutante pois eles se ofendem... São lindos! rsrs

Pô então beleza! Tô mais tranquilo... Mas ta um desenvolvimento bem lento e pequeno :sleep:

Back