Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mudança de nome e logotipo do fórum

Status
Não está aberto para novas respostas.
Pessoal,

Conversei com o @Cosmik ontem no chat sobre mudar o nome e o logotipo do fórum. Pensei nisso há algumas semanas, após estudar o fórum mais a fundo e entender melhor os valores que sustentam essa comunidade.

Além do respeito mútuo, organização e solidariedade, a discrição é fundamental para que esse micélio continue crescendo com saúde. O nome "Cogumelos Mágicos", porém, me passa uma ideia de mainstream.

O CM já possui uma identidade própria (valores estabelecidos, organização transparente, biblioteca extensa e um número considerável de participantes), mas acho que faltam um nome e um logotipo mais sérios e alinhados com a proposta. Me agrada a ideia de uma palavra única - como o já existente ''Shroomery''.

Num ligeiro brainstorming durante a madrugada, o @Cosmik sugeriu "Growshroom" (parecido com Growroom) e eu sugeri "Micelarium". O domínio teonanacatl.org seria mantido para redirecionamento.

Se a proposta for de interesse da administração, podemos sugerir alguns nomes e logotipos nesse tópico (ou criar um público para sugestões), e futuramente colocar para votação geral.

O que vocês acham?
 
Última edição:
Então, eu tinha pensado nisso...

Se "micologia amadora e enteologia" é o lema...

Porque não chamar de micoenteologia.org? :p

Que comecem os "exporros" :lol:

Agora, se o objetivo da nova denominação tem mais a ver com evitar confusão com a comunidade do facebook, talvez um método mais apropriado seja a criação de um tópico na área de notícias ou recepção explicando que a CM não tem nada a ver com a comunidade do face. Um pronunciamento oficial.
 
Agora, se o objetivo da nova denominação tem mais a ver com evitar confusão com a comunidade do facebook, talvez um método mais apropriado seja a criação de um tópico na área de notícias ou recepção explicando que a CM não tem nada a ver com a comunidade do face. Um pronunciamento oficial.

Esse não é o objetivo, o principal objetivo é o que o @Azul comentou no primeiro post. Sair do "mainstream", nos tornar mais discretos, indo de acordo com o "ética, postura e inteligência".

Penso que não é necessário tal pronunciamento porque essa mesma comunidade do facebook faz um disclaimer que não tem relação com o fórum. Inclusive eu achei legal essa atitude deles.
 
Uma alteração no logo e no banner principal cairia bem :)
Mas o nome deve continuar Cogumelos Mágicos, na minha opinião.
 
Em minha opinião uma mudança do nome seria muito bem vinda, inclusive para refletir todas as mudanças recentes que vem ocorrendo no CM: Permissão de troca de carimbos, listagem de bancos comerciais de esporos e seringas, reestruturações das páginas de regras e termos de privacidade. Sem contar que estamos visando convidar novos integrantes (uns 3 ou 4) para fazerem parte da equipe do CM. Ah, e em breve finalmente vamos concluir as traduções das funcionalidades do fórum, algo que estava praticamente estagnado desde que passamos usar o XenForo em 2011.

Eu pelo menos sinto que recentemente o CM tem evoluído bastante se comparado há uns anos atrás. Como bem sabemos, nada é permanente, e sendo assim, porque não seguir o fluxo da vida?! A mudança do nome/logotipo/banner não afetará em nada os nossos visitantes e membros.

Outra razão no qual eu acho que devemos sair rápido do mainstream, é porque tenho percebido que "Cogumelos Mágicos" está ficando muito popular, várias e-shops vendendo cogumelos secos, inclusive, sem citar nomes, membro antigo que fez parte do núcleo do CM está instruindo como fazer extrações em comunidades do facebuki. Vocês conseguem ver a corrupção dos valores?
Obviamente eu sei que a mudança do nome não impedirá essa onda de estupidez, mas pelo menos o CM com uma nova identidade (mais discreta, mais inteligente/madura), mostrará que não queremos fazer parte desse carnaval. Que não temos um nome (marca) muito fácil para atrair junkies, que somos inteligente o suficiente para ter uma identidade própria. À lá mycotopia, shroomery, shroomtalk, fruitbody, garagem hermética, t*****, etc.
 
o CM com uma nova identidade (mais discreta, mais inteligente/madura), mostrará que não queremos fazer parte desse carnaval

Esse, a meu ver, é o ponto principal.

É importante que o fórum reflita sobre seu foco. Hoje o mundo vive, sim, uma "renascença psicodélica". O LSD voltou a ser estudado após cerca de 40 anos na quarentena, figuras públicas estão cada vez mais falando abertamente sobre psicodelia/enteogenia (vide a World Ayahuasca Conference 2014) e países democráticos estão lentamente revendo suas políticas para lidar com essas substâncias - vide o exemplo dos EUA com a Cannabis.

Se o @Cosmik estiver correto em seus apontamentos (e eu acho que está) sobre os Cogumelos Mágicos (tanto o termo quanto os próprios) estarem se popularizando na internet, acredito que se o nome do fórum continuar como está, a equipe de moderação/administração ficará cada vez mais ocupada em dar esporro em novato e o fórum pode perder a qualidade - que, a meu ver, é mantida apenas pelo trabalho e empenho da moderação/administração.

O grande desafio é lidar com o contínuo aumento da grande massa que digita "Cogumelos Mágicos" no Google e cai de paraquedas aqui. Não há nada de errado com a grande massa em si (acredito que todos nós descobrimos o fórum dessa forma), acontece que a maioria dessas pessoas apenas não quer fazer parte de um fórum, seguir regras, estudar e contribuir. A maioria só quer ajuda pra identificar um cogumelo que achou no pasto, pra saber onde caçar cogumelos ou onde comprá-los secos, e ponto - sem estabelecer um vínculo construtivo com a comunidade. E é aí que entra a mudança de nome: atuaria como um filtro.

A mudança do nome/logotipo/banner não afetará em nada os nossos visitantes e membros.

Discordo, portanto, dessa parte. Acredito que a mudança afetaria, sim, parte dos visitantes e membros, principalmente os que estão por vir. A mudança de nome/logotipo/banner acompanha a reflexão sobre "visão, missão e valores". A essência e o conteúdo - o cultivo de cogumelos, experiências e tudo relacionado - seriam mantidos, enquanto os valores - discrição, postura, inteligência, etc - seriam revistos, visando um melhor alinhamento entre ambas as partes.

Se a mudança não acompanhar essa reflexão, acho que basta uma mudança no banner e no logotipo - pois Cogumelos Mágicos é um bom nome.

Há um público-alvo que o fórum busca atrair? Pessoas com intenção de construir uma comunidade ou qualquer um que coloque "cogumelos mágicos" no Google?
 
Última edição:
O grande desafio é lidar com o contínuo aumento da grande massa que digita "Cogumelos Mágicos" no Google e cai de paraquedas aqui. Não há nada de errado com a grande massa em si (acredito que todos nós descobrimos o fórum dessa forma), acontece que a maioria dessas pessoas apenas não quer fazer parte de um fórum, seguir regras, estudar e contribuir. A maioria só quer ajuda pra identificar um cogumelo que achou no pasto, pra saber onde caçar cogumelos ou onde comprá-los secos, e ponto - sem estabelecer um vínculo construtivo com a comunidade. E é aí que entra a mudança de nome: atuaria como um filtro.

Não creio que a simples mudança de nome tiraria o fórum dos principais resultados de 'cogumelos mágicos' no Google.

Mesmo que proibíssemos a menção do termo aqui, o que acho que não é o caso, ele está citado tantas vezes que creio já estarmos totalmente indexados e ligados ao mesmo pelo Google e outros mecanismos de pesquisa.

E acho que mesmo nesse cenário a mudança do nome levaria a uma mudança da identidade do fórum.

Por último, cabe à moderação e também aos usuários em geral mostrar que aqui não é o lugar de chapação e acesso fácil a cogumelos que muitos buscam, seja lá com qual nome seja.
 
Se por um lado nós não precisamos de novatos que só querem ficar chapados e precisam apenas identificar um cogumelo, por outro, quando esses novatos "desorientados" entram no fórum, pode ser que adquiram uma nova perspectiva. Especialmente porque a maioria é jovem (e alguns, menores de idade até).

Não temos exatamente um público alvo, a não ser - quem está disposto a cultivar cogumelos. E mesmo assim não há como "escolher" quem entra (a menos que o fórum fosse por convite). Em geral no CM só persistem alguns tipos de pessoa - aqueles que conseguem se adaptar ao fórum, e não o contrário.

São necessários sempre novos membros, para manter um fórum ativo. Se nós por acaso começássemos a limitar o acesso a um certo público alvo, creio que o destino do CM seguiria para onde vão todos os fóruns hoje em dia - a estagnação. Já que para apenas identificar ou conseguir cogumelos, é mais fácil que pão, diria Gabriel o Pensador... É só procurar na Internet, ou pedir ajuda no "feice".

A revisão de identidade e valores já está acontecendo, mas acho que é mais uma adaptação do fórum à realidade atual, do que uma mudança profunda (as regras básicas permanecem). E que é uma coisa independente da mudança de nome, embora essa revisão, mais à frente, talvez clame pela mudança de nome. Enquanto a mudança de nome apenas, não necessariamente exige uma revisão de valores...

Eu acho que por ora podemos muito bem continuar com o nome Cogumelos Mágicos, até termos bem definido o quê queremos fazer aqui. Se é que queremos alguma coisa diferente do que o CM já é hoje.
 
Eu acho que por ora podemos muito bem continuar com o nome Cogumelos Mágicos, até termos bem definido o quê queremos fazer aqui. Se é que queremos alguma coisa diferente do que o CM já é hoje.

Acho que a mudança de nome depende apenas de chegarmos a um acordo a respeito, e não de ficarmos discutindo extensamente o que queremos aqui. Aliás essas definições demoram, e podem ser somente um atraso ou o tal bode no meio da sala. Se pensarmos bem as mudanças são mesmo inevitáveis. Basta ler os tópicos antigos do início do fórum e comparar com a linha de hoje. O nome é só um modo de refletir isso.

Há um nome adequado disponível. Que atende bem à idéia de passarmos um conceito mais sério e maduro.

Minha opinião é que devemos mudar. E mantendo o domínio teonanacatl.org redirecionando para o novo pelo menos durante alguns anos.
 
Isso. E se escolhermos um novo nome vamos no Facebook e outras redes e já registramos o nome novo e e outros parecidos lá. Antes mesmo de oficializarmos a mudança.
Desde que isso ainda seja possível, para o novo nome?

Outra coisa é o significado religioso/cultural de um provável novo nome, que é bem diferente das culturas e religiões que mais se debatem aqui. Por outro lado, nós também já não chamamos nem tratamos os cogumelos de mágicos como eles são popularmente conhecidos (nome oriundo da cultura hippie)...

Outras idéias seriam nomes a ver com o cultivo, substrato.org, cultivecogumelos.org, colonizando.org, CasaMycota.org... e por aí vai. Particularmente eu gosto de algumas das sugestões deste tópico, e acho que um nome, quanto mais agnóstico e simples, melhor. Mas claro que um nome já disponível, começa com um pé na frente... ou dois :LOL:

Bem, se é necessário mudar, mude-se... No que se refere a nomes, se fosse possível, eu preferiria até não ter um... Já que quando se deixa de ter um nome, é que a trip está indo bem :D



Side note...
hoje é um mero vendedor de carimbos, aí ele vira o Breaking Bad dos cogumelos,
Relendo esse post e revendo alguns acontecimentos recentes, acho que se concretizou da pior forma possível. Oh, the sadness...
 
Desde que isso ainda seja possível, para o novo nome?

Não será possível, pelo que vi, mas pelo menos o que existe não será confundido com o fórum.


acho que um nome, quanto mais agnóstico e simples, melhor.

É uma discussão interessante, mas aí envolve até mesmo o 'Enteogenia' do banner de abertura.


Bem, tentando avançar. Opções:
- o domínio que já está registrado (e que alguns sabem qual é)
- ou algo entre as variações miconautas.org - miconauta.org - mikonautas.org - mikonauta.org?

Eu acho que que mikonauta.org, se disponível, também seria ótimo. Nome simples e bem associado ao tema cogumelos e experiências psicodélicas.
 
Última edição:
Bem, tentando avançar. Opções:
- o domínio que já está registrado (e que alguns sabem qual é)
- ou algo entre as variações miconautas.org - miconauta.org - mikonautas.org - mikonauta.org?

Eu acho que que mikonauta.org, se disponível, também seria ótimo

Fiquei curioso... :lol:

Mikonautas fica legal, m acho q fica melhor com -c- normal.
 
Mikonautas fica legal, m acho q fica melhor com -c- normal

Acho o singular mais simples e fácil de lembrar. E com o K estou tentando fugir da associação com 'mico', que tem também outros sentidos.
 
Mas eu colocaria um "Y" aí: "mykonautas" ;)

Não acho que o singular seja mais simples... CogumeloMagico.org soaria estranho :D

Mas estou começando a gostar do nome já registrado... :p
 
E com o K estou tentando fugir da associação com 'mico', que tem também outros sentidos.

Acho que "mico" é interessante justamente por ter outros sentidos. Como o @Faceiro sugeriu no quote abaixo:

Gostei da idéia do Miconauta. E o logo podia ser um macaco (mico) marinheiro com um cogumelo na mão em alusão à teoria do Mckenna.

O banner poderia ser algo similar a imagem a baixo, claro, trocando o Homo hippopotamus por um cogumelo (?), que simbolizaria a evolução, expansão, desenvolvimento interpessoal, ciência, etc. Muitos novatos entram na comunidade como "macacos" e podem sair como "cogumelos maduros".

human-evolution.jpg

Ah, o "micologia amadora e enteogenia" (ou outra frase similiar) poderia continuar. Para deixar claro a real origem do "mico".
 
O banner poderia ser algo similar a imagem a baixo, claro, trocando o Homo hippopotamus por um cogumelo (?), que simbolizaria a evolução, expansão, desenvolvimento interpessoal, ciência, etc.

Tranquilo ser miconauta.

Mas acho que um banner assim evocaria a tal idéia do Mckenna, que acho somente uma tentativa de escrever ficção.
 
Mas acho que um banner assim evocaria a tal idéia do Mckenna, que acho somente uma tentativa de escrever ficção.

Então troquemos o Homo hippopotamus por um astronauta. O "mico" que evolui para explorar o universo. :D

Mas para ser sincero, recentemente tenho gostado mais do domain que já está registrado por nós.
 
Então troquemos o Homo hippopotamus por um astronauta. O "mico" que evolui para explorar o universo. :D

Mas para ser sincero, recentemente tenho gostado mais do domain que já está registrado por nós.

Se já tá registrado, por que vocês não falam qual é? :D

Então, quando comecei aqui no CM e falaram miconauta eu falei que não era intuitivo como cogumelos mágicos. De fato, basta um pouco de leitura e o cara entende porque se chamaria "miconauta(s)", mas seria algo após obter conhecimento, e não com o qual já se chega aqui. No entanto, a chegada aqui pelo google não ocorre por causa do título do fórum, mas por causa do conteúdo das postagens. Assim, a mudança de nome vai afetar um pouco os resultados de busca no google no começo, em face à ausência de links pela internet para o novo domínio, o que reduz o ranking da página, até que o resto da internet comece a fazer referência ao novo domínio.

Eu gosto muito no nome Cogumelos Magicos, uma pna mudar... Mas por outro lado fica mais tranquilo acessar fora de casa, porque o título "Cogumelos Magicos" fica muito na cara - o que por outro lado é uma vantagem. Já, "miconautas" ninguém vai concluir nada e, baseado na média de curiosidade das pessoas em geral, que é nula, ninguém vai perguntar nada.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top