Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mudança de nome e logotipo do fórum

Status
Não está aberto para novas respostas.
Pessoal,

Conversei com o @Cosmik ontem no chat sobre mudar o nome e o logotipo do fórum. Pensei nisso há algumas semanas, após estudar o fórum mais a fundo e entender melhor os valores que sustentam essa comunidade.

Além do respeito mútuo, organização e solidariedade, a discrição é fundamental para que esse micélio continue crescendo com saúde. O nome "Cogumelos Mágicos", porém, me passa uma ideia de mainstream.

O CM já possui uma identidade própria (valores estabelecidos, organização transparente, biblioteca extensa e um número considerável de participantes), mas acho que faltam um nome e um logotipo mais sérios e alinhados com a proposta. Me agrada a ideia de uma palavra única - como o já existente ''Shroomery''.

Num ligeiro brainstorming durante a madrugada, o @Cosmik sugeriu "Growshroom" (parecido com Growroom) e eu sugeri "Micelarium". O domínio teonanacatl.org seria mantido para redirecionamento.

Se a proposta for de interesse da administração, podemos sugerir alguns nomes e logotipos nesse tópico (ou criar um público para sugestões), e futuramente colocar para votação geral.

O que vocês acham?
 
Última edição:
Pode ser, desde que cheguemos a um consenso sobre o nome.

E, hum, Micelarium tem um significado ou conceito associado?
 
O que vocês acham?

Assim como você havia citado, acho que essa mudança é bem vinda principalmente pelo princípio que apoiamos "Ética, postura e inteligência".

Olhando o aspecto técnico, acho que teremos que escrever um script para converter os links nos posts para o novo domínio.

Pode ser, desde que cheguemos a um consenso sobre o nome.

Podemos começar com um tópico público pedindo sugestões, a partir daí os contribuidores e a equipe seleciona os melhores nomes e então a equipe faz um votação interna (ou pública).
 
E, hum, Micelarium tem um significado ou conceito associado?

Micélio -> Micelário -> Micelarium

Micélio, além do significado original, tem o significado metafórico, para o qual a comunidade também é um micélio.
Micelário, palavra que até onde sei não existe, seria o lugar onde está o micélio. Como aquário, terrário, planetário, etc.
Micelarium, seria uma derivação requintada de "Micelário" :D


O mais próximo disso que existe no Google é Micellium:

Micellium - Análises Agricolas e Biomoleculares de Plantas
http://www.micellium.com.br/

Micellium - Distribuidor de cogumelos comestíveis de Portugal
http://www.micellium.com
 
Me lembrou desse tópico: A religião do cogumelo, qual seria o nome?

E por tabela, desta minha idéia aqui...

Sobre nomes, "Cogumelaria" seria, além de um nome que faz sentido (o lugar onde se faz / prepara cogumelos), a tradução direta de.... Shroomery :LOL: (embora o CM seja, IMHO, muito melhor ;)

Cogumelaria também pode ser lido como "cogumelária" que também soa requintado, pois é o que seria o plural de "cogumelarium", em latim. ;)

Isso é claro desconsiderando a raiz em latim para cogumelo (cucumelum), porque por favor... www.cucumela.org seria feio demais :roflmao:
 
Fungus também tem raiz latina, e quer dizer, lato sensu, cogumelo.

Ou mycelium, também latim, ou mykes, de raiz grega.

E logos (discurso), deu origem junto com mykes à micologia.

Ou do quase esquecido esperanto: Fungoscienco. Também da mesma fonte, Mikologio.
 
Última edição:
Minha sugestão seria Micelanea, já que na veradade o forum trata de diversos aspectos referentes aos fungos, e o nome lembra micélio e miscelânea de informações sobre os fungos.
 
Última edição:
A única razão que eu vejo para mudar realmente, seria desassociar daquela famigerada comunidade nas redes sociais. E talvez outras similiares/homônimas.

Outro nome atrairia menos atenção, e provavelmente também menos hits do google (já que "cogumelos mágicos" é o nome popular, que qualquer um que nunca experimentou os mágicos, irá digitar na pesquisa).

Não sei até que ponto isso é bom ou ruim, mas considerando que o fórum de qualquer forma precisa de movimentação e "sangue novo" de tempos em tempos, talvez esteja mais para o ruim.
 
Outro nome atrairia menos atenção, e provavelmente também menos hits do google (já que "cogumelos mágicos" é o nome popular, que qualquer um que nunca experimentou os mágicos, irá digitar na pesquisa).

O nome/domínio antigo pode continuar existindo por uns bons anos. Sendo assim a queda de hits não será significativa, sem contar que maioria dos nossos visitantes não descobrem o fórum somente pelo título e sim pelos vários temas que discutimos aqui. Mesmo que o domínio oficial do CM mude, o que se mais discute aqui é "cogumelos maǵicos", logo o google e outros search engines continuarão priorizando o "novo" CM através das buscas por "cogumelos maǵicos".
 
A única razão que eu vejo para mudar realmente, seria desassociar daquela famigerada comunidade nas redes sociais. E talvez outras similiares/homônimas.

Isso. E se escolhermos um novo nome vamos no Facebook e outras redes e já registramos o nome novo e e outros parecidos lá. Antes mesmo de oficializarmos a mudança.

Não para usar, mas só para fazer uma página redirecionando para o novo nome do Fórum e impedir um forum homônimo.
 
Uma sugestão que me surgiu agora: Comunidade Miconauta ou seja, CM :eba:

O nome é autoexplicativo e ambos vem do grego: μύκης (mukēs), que significa "fungo" e ναύτης (nautes), significando "navegante, marinheiro". :D
 
Gostei da idéia do Miconauta. E o logo podia ser um macaco (mico) marinheiro com um cogumelo na mão em alusão à teoria do Mckenna.
 
http://www.ComunidadedoMicelio.org/ ?


Eu acho que junto poderíamos fazer um esforço para investir mais em ... medicinais. Talvez até separando os sub-fórums de comestíveis e medicinais.

Os comestíveis são interessantes, mas têm um mercado mais estruturado e dependente de formação profissional e de capital.

Os medicinais pode ser um mercado mais promissor para quem está no começo ou quer aprender, e poderíamos atrair inclusive um grupo de cultivadores não interessados nos psicoativos, fortalecendo mais ainda a ideia de uma comunidade.
 
Última edição:
http://www.ComunidadedoMicelio.org/ ?


Eu acho que junto poderíamos fazer um esforço para investir mais em ... medicinais. Talvez até separando os sub-fórums de comestíveis e medicinais.

Os comestíveis são interessantes, mas têm um mercado mais estruturado e dependente de formação profissional e de capital.

Os medicinais pode ser um mercado mais promissor para quem está no começo ou quer aprender, e poderíamos atrair inclusive um grupo de cultivadores não interessados nos psicoativos, fortalecendo mais ainda a ideia de uma comunidade.

Até porque os psicoativos contendo psilocibina não deixam de ser medicinais...

Sem querer me meter de mais pois sou novo por aqui, mas acho interessante também a questão de usos diferentes como os que Satmets menciona para descontaminar solos e afins.

Acho que ajudaria a desestigmatizar aquela idéia do "doidao do cogu" é mostrar que nem todo interessado em cogumelos psicoativos só quer ficar loução.
 
Não curto artigos e preposições em endereços de sites na web, não sei porquê. Acho que embaralha um pouco.

Os comestíveis têm de fato um mercado, isto é, mercados legalizados. Até por isso eu tenho a impressão que, com raras exceções, os cultivadores profissionais não vêm aqui compartilhar os segredos do ofício.

Medicinais tendem a seguir a mesma linha, acho que o comércio deles só não explode porque são vistos como homeopatia - terapia cara e sem resultados objetivos e comprovados.

Os dois tipos trazem consigo a idéia de comércio, produção, dinheiro. Não sei se é interessante ou até mesmo compatível com um fórum onde também se discute os psicoativos, e principalmente os psicoativos, com suas particularidades (fóruns de relatos, perspectivas multidimensionais), como é o CM hoje.

Misturar os assuntos de repente pode favorecer quem quer fazer comércio do que não deve (psicoativos), e talvez atrair a atenção de quem já ganha dinheiro com isso, e quer continuar ganhando.

Tipo ensinar as técnicas de produção em massa para algum sem-escrúpulos que hoje é um mero vendedor de carimbos, aí ele vira o Breaking Bad dos cogumelos, chama a atenção e em seguida vem o cartel matar todo mundo. :roflmao:

nem todo interessado em cogumelos psicoativos só quer ficar loução.

Discordo... Nós usamos outras palavras, mas no fundo é isso mesmo. Usamos os psicoativos porque são psicoativos!

Mesmo com os fins medicinais, continuam sendo psicoativos, o suficiente para que sejam considerados como drogas, no sentido farmacêutico da palavra. São diferentes de cogumelos do sol, Yakult ou Activia, que são "suplementos alimentares" ou "alimentos com alegação de propriedades funcionais", e shiitakes, shimeji e champignons, que são alimentos, mesmo.

Vai dizer que você quer apenas usar os cogus como substrato para capim? :LOL:
 
Não curto artigos e preposições em endereços de sites na web, não sei porquê. Acho que embaralha um pouco.

Então ComunidadeMicelio.org ?


Tipo ensinar as técnicas de produção em massa para algum sem-escrúpulos que hoje é um mero vendedor de carimbos,

Mas isso já aconteceu, certamente.

Tem pessoal vendendo cogumelos secos em site, e como os procedimentos em português estão sendo discutidos aqui há anos, provavelmente nem se deram ao trabalho de ler o Shroomery e outros sites gringos.

Fora que aparecem um punhado de novatos interessados em bulks, monotubs e outras técnicas avançadas. E é gente que em boa parte das vezes nem sequer experimentou cogumelos. Nem sabem ainda se vão combinar com os mesmos. Então para que tanta ânsia de aprender métodos de produzir grandes quantidades? Lembro que dar ou compartilhar substâncias ilícitas também é tráfico.


Mas quanto ao nome, nenhuma alternativa empolgou, pelo visto. É isso? Ficamos como quer o @tupy?
 
Às vezes as coisas tem que mudarem para permanecerem as mesmas :p
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top