Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mudança de nome e logotipo do fórum

Status
Não está aberto para novas respostas.
Pessoal,

Conversei com o @Cosmik ontem no chat sobre mudar o nome e o logotipo do fórum. Pensei nisso há algumas semanas, após estudar o fórum mais a fundo e entender melhor os valores que sustentam essa comunidade.

Além do respeito mútuo, organização e solidariedade, a discrição é fundamental para que esse micélio continue crescendo com saúde. O nome "Cogumelos Mágicos", porém, me passa uma ideia de mainstream.

O CM já possui uma identidade própria (valores estabelecidos, organização transparente, biblioteca extensa e um número considerável de participantes), mas acho que faltam um nome e um logotipo mais sérios e alinhados com a proposta. Me agrada a ideia de uma palavra única - como o já existente ''Shroomery''.

Num ligeiro brainstorming durante a madrugada, o @Cosmik sugeriu "Growshroom" (parecido com Growroom) e eu sugeri "Micelarium". O domínio teonanacatl.org seria mantido para redirecionamento.

Se a proposta for de interesse da administração, podemos sugerir alguns nomes e logotipos nesse tópico (ou criar um público para sugestões), e futuramente colocar para votação geral.

O que vocês acham?
 
Última edição:
Gente, Cogumelos Mágicos é bem perfeito sim!

Mas se pensarem em mudar, tem que buscar alguma que seja tão simples e de compreensão imediata quanto isso. Mas, principalmente, manter em português e com clareza de compreensão, sem que um iniciante precise ir a um dicionário. Apesar de que o nome não vai influir muito nas consultas do Google - eu cheguei até o fórum por causa do conteúdo dos tópicos - acho importante que ele seja algo facilmente identificável.

Por exemplo, nomes que poderiam variar: cultivodecogumelos.org , forumdocogumelo.org , cogumelosagrado.org , etc. Edit: miconautas.org também é interessante.

Em outras palavras, fiquemos com CM mesmo! :)
 
Última edição:
A ideia que mais me agradou até agora foi Miconauta - ou Miconautas.

Também não gosto de artigos e preposições em sites, como apontou o @Salaam`aleik. Acho que o endereço tem que ser o mais sucinto possível.

Entendo o valor que Cogumelos Mágicos carrega, principalmente para os membros que já estão aqui há quase uma década.

O nome sempre foi esse?

Gosto do nome atual. Levantei essa questão mais pela parte da discrição e seriedade.

Os dois tópicos que mais me estimularam a trazer esse assunto à tona foram:
https://teonanacatl.org/threads/Ética-postura-e-inteligência.775/
https://teonanacatl.org/threads/a-todos-os-psiconautas.10769/


Um e-mail @miconautas.org é tão sério que dá até para colocar no nosso cartão de visitas.

José Micélio da Silva
Psiquiatra e Miconauta
jose@miconautas.org

:D
 
Última edição:
Hahaha @tupy
Não curto artigos e preposições em endereços de sites na web, não sei porquê. Acho que embaralha um pouco.

Os comestíveis têm de fato um mercado, isto é, mercados legalizados. Até por isso eu tenho a impressão que, com raras exceções, os cultivadores profissionais não vêm aqui compartilhar os segredos do ofício.

Medicinais tendem a seguir a mesma linha, acho que o comércio deles só não explode porque são vistos como homeopatia - terapia cara e sem resultados objetivos e comprovados.

Os dois tipos trazem consigo a idéia de comércio, produção, dinheiro. Não sei se é interessante ou até mesmo compatível com um fórum onde também se discute os psicoativos, e principalmente os psicoativos, com suas particularidades (fóruns de relatos, perspectivas multidimensionais), como é o CM hoje.
Misturar os assuntos de repente pode favorecer quem quer fazer comércio do que não deve (psicoativos), e talvez atrair a atenção de quem já ganha dinheiro com isso, e quer continuar ganhando.

Tipo ensinar as técnicas de produção em massa para algum sem-escrúpulos que hoje é um mero vendedor de carimbos, aí ele vira o Breaking Bad dos cogumelos, chama a atenção e em seguida vem o cartel matar todo mundo. :roflmao:


Discordo... Nós usamos outras palavras, mas no fundo é isso mesmo. Usamos os psicoativos porque são psicoativos!

Mesmo com os fins medicinais, continuam sendo psicoativos, o suficiente para que sejam considerados como drogas, no sentido farmacêutico da palavra. São diferentes de cogumelos do sol, Yakult ou Activia, que são "suplementos alimentares" ou "alimentos com alegação de propriedades funcionais", e shiitakes, shimeji e champignons, que são alimentos, mesmo.

Vai dizer que você quer apenas usar os cogus como substrato para capim? :LOL:


Bom, ai vai da definição do que é "ficar loucão"... pra mim o "ficar loucão" é tomar uma substância somente pela euforia, pela curtição. Assim como alguém toma um trago pra fazer festa.

Mas não acho que todos os que consomem cogumelos psicoativos só querem ficar loucão nesse sentido.

Há muita gente que busca algo além, um crescimento pessoal e espiritual e eu acho isso um propósito bem diferente... sem querer julgar nem dizer que um é melhor que o outro, mas existem sim propósitos bem diferentes, e acho interessante mostrar pra sociedade que há gente que busca algo que vai além da pura diversão e que o cogumelo pode ser um caminho muito interessante não somente para uma "fuga da realidade", como as pessoas adoram rotular as drogas em geral, mas, pelo contrário, pode ser uma imersão na realidade que mitas vezes é transformadora.

Mas enfim, acho quie isso pode abrir outro tópico, e tá desviando do foco do nome e tals.
 
Uns dias atrás houve uma conversa entre a equipe para tentarmos algum tipo de parceria com a Cogubras, mas acho que vou adiar e esperar o possível "novo" CM se concretizar. Tenho quase certeza que para eles é muito mais interessante fazer parceria com uma comunidade com um nome mais discreto do que "cogumelos mágicos". Sinceramente, se eu fosse dono da Cogubras não aceitaria por o banner do "cogumelos maǵicos" na minha loja. :rolleyes:
 
Podem até mudar o nome mas o conteúdo continuara praticamente o mesmo. Talvez seja a hora de criar uma partição como foi feito com o PE. Acho que o atual nome apropriado e estabelecido na comunidade afora. Também Acho que mudar o nome é quase que mudar de forum, essa ideia me estranha muito, mas claro é tudo achismo meu e se for pra o bem da comunidade (fórum) deve ser relevado tal proposta.
 
Talvez seja a hora de criar uma partição como foi feito com o PE.

Parece uma boa idéia, mas acho que dispersaria os cultivadores, ou teria muita, MUITA repetição de conteúdo, sobre cultivo. Eu particularmente acho que nem participaria de um fórum só de medicinais / comestíveis, já que o meu interesse nos cogumelos é nos psicoativos.

Além disso ficaria difícil de administrar, e de acompanhar, também. Daria o dobro de trabalho para os adms, e além do trabalho teria é claro o custo.
 
Eu particularmente acho que nem participaria de um fórum só de medicinais / comestíveis, já que o meu interesse nos cogumelos é nos psicoativos.
Parece que o mesmo acontece com os cultivadores de comestíveis e medicinais, parece que ninguém quer participar de um fórum sobre alucinógenos, pode notar o subforum sobre comestíveis e medicinais é morto, so quem parece participar são os cultivadores de alucinógenos. Acho que o trabalho em moderar praticamente seria o mesmo, pois tanto faz ser aqui ou lá o volume será praticamente o mesmo, o trabalho mesmo seria em construir tudo de novo, já em relação aos gastos acho que um novo domínio direcionando para a mesma maquina particionada já daria partida.

Como falei anteriormente é tudo achismo meu!
 
Mas, criando uma separação do CM, então o conteúdo sobre cogumelos mágicos continua no site CM, movendo para um novo site apenas a área de medicinais e comestíveis. Afinal, mudar o nome não vai mudar o conteúdo de como já é o site. Mas, bem, de qualquer forma, meu voto continua sendo manter o nome. Ou então chamar de "cogumelandia". :idea: :)
Mas é só meu achismo, já que sou novo. Inclusive vou esperar um ano até dar palpite no tópico sobre alternativas para movimentar o fórum.
 
movendo para um novo site apenas a área de medicinais e comestíveis.

Mover para outro site acho um pouco impraticável. Talvez não pareça ser, mas vai dobrar o nosso trabalho, e com o tempo pode se tornar como foi o PE, onde tivemos que passar a administração para outras pessoas com pouco vínculo com o CM.

Sou a favor que medicinais/comestíveis/psicoativos andem de todos de mãos dadas. Pois assim haverá um melhor intercâmbio de informações e técnicas de cultivos. Com a mudança para um nome mais discreto, quem sabe atraímos micologistas e outros profissionais de área, similar aos sites estrangeiros como o Mycotopia, Shroomtalk, Shroomery, etc.
 
Mover para outro site acho um pouco impraticável. Talvez não pareça ser, mas vai dobrar o nosso trabalho, e com o tempo pode se tornar como foi o PE, onde tivemos que passar a administração para outras pessoas com pouco vínculo com o CM.

Sou a favor que medicinais/comestíveis/psicoativos andem de todos de mãos dadas. Pois assim haverá um melhor intercâmbio de informações e técnicas de cultivos. Com a mudança para um nome mais discreto, quem sabe atraímos micologistas e outros profissionais de área, similar aos sites estrangeiros como o Mycotopia, Shroomtalk, Shroomery, etc.

Concordo que vai aumentar o trabalho e vai exigir uma outra equipe pra cuidar do outro fórum, e particularmente sou mais a favor de andarmos todos juntos também. Eu inclusive tenho planos eu mesmo de cultivar comestíveis que sejam simples, depois que aprender com os mágicos.

Sobre o nome, um nome mais "isento" atrairia mais interessados em cogumelos apenas comestíveis e medicinais. A questão é que a própria estrutura do fórum como um todo se volta 90% pros psicoativos. Mudar o nome não mudará a estrutura. A menos que se criasse uma categoria inteira só sobre comestíveis e medicinais, e mesmo assim ia demorar muito até o conteúdo se tornar proporcional ao dos psicoativos, se chegasse a tanto. Demorado mas possível, desde que outros cultivadores não-mágicos fossem atraídos e com o tempo aumentassem seu conteúdo.

Também lembrando que o tom do fórum iria mudar com essa nova movimentação. Que assuntos psicodélicos não irão interessar tanto a quem não vivencia essa experiência. Na prática, um fórum me parece que sempre prevalecerá ou num sentido (não mágico) ou no outro (mágico), sendo a parte não-prevalecente apenas uma parte não muito preponderante do fórum. Mas isso é outro achismo grande.

Se forem realmente levar mais a frente esse tema, que é gravíssimo, pois o nome CM já faz parte da identidade íntima do fórum, sugiro criar um tópico apenas para os membros postarem sugestões de nomes e este aqui para discussão.
 
Última edição:
A questão é que a própria estrutura do fórum como um todo se volta 90% pros psicoativos. Mudar o nome não mudará a estrutura.
Aí está... Num fórum realmente "imparcial" ficaria meio estranho a parte de relatos, por exemplo. (bad trip com comestíveis: "champignons com vinho, diarréia e loucura" :roflmao:)

Concordo em incentivar os comestíveis e medicinais, mas dado o conteúdo do site, é evidente que hoje o foco é em psicoativos. E a quem não interessa um tipo de conteúdo ou outro, os outros tópicos são ruído.
 
Eu não vejo como pessoas conservadoras participariam de um fórum psicoativo.
Sou a favor que medicinais/comestíveis/psicoativos andem de todos de mãos dadas
Acho que o forum já é assim, porem na pratica não é o que acontece. A impressão que o fórum atual passa é de psicoatividade, talvez se colocassem em evidencia os comestíveis e medicinais e mascarassem mais os psicoativos quem sabe atingisse outro publico (mas isso mataria a identidade atual do forum), apesar de eu achar isso pouco provável de acontecer.

Sinceramente meu conselho é: vamos parar de conversar e alavancar os comestíveis e medicinais colocando a mão na massa, ai sim o negocio acontece. Do jeito que a coisa anda sem movimentação a respeito o fórum continuara sendo o mesmo. Então quem poder colaborar que saia do armário, assim como eu que já estou adiantado com 3 especies comestíveis e uma medicinal.

Resumindo... uma das coisas que atraem as pessoas é a movimentação, se não ha ai fica difícil.
 
Aí está... Num fórum realmente "imparcial" ficaria meio estranho a parte de relatos, por exemplo. (bad trip com comestíveis: "champignons com vinho, diarréia e loucura"

Mas não ficaria estranho uma parte de relatos de receitas de comestíveis, métodos de preparação, relatos de qual método é o melhor para realçar os sabores agradáveis etc.


E a quem não interessa um tipo de conteúdo ou outro, os outros tópicos são ruído.

Creio que ruído seja forte demais. A pessoa pode não se interessar, mas aí é só não participar ....
 
Me parece que estamos fugindo um pouco do assunto do tópico.

Não acho que uma mudança no nome e no logotipo mudaria a identidade do fórum, o perfil dos participantes ou os assuntos que são debatidos aqui. Ao menos essa não era minha intenção ao criar o tópico.

Minha ideia inicial era mudar o nome e a identidade visual, justamente para alinhar o fórum com os valores que por ele são sustentados. Apenas tive uma visão e insight sobre o processo de evolução do CM.

Nem tinha pensado nessa questão dos comestíveis.

O Growroom, por exemplo, tem um bom nome, uma boa identidade visual e uma boa chamada: "o seu espaço para crescer". E o foco deles é bem claro, participa quem quer. Todavia, se o Growroom se chamasse "Santa Maconha" e o lema fosse "plante, se chape e seja feliz", mesmo tendo o mesmo conteúdo, o mesmo foco e os mesmos participantes, me passaria menos credibilidade e chamaria mais a atenção de ignorantes.
 
Se forem realmente levar mais a frente esse tema, que é gravíssimo, pois o nome CM já faz parte da identidade íntima do fórum, sugiro criar um tópico apenas para os membros postarem sugestões de nomes e este aqui para discussão.

Por enquanto eu e o @Ecuador concordamos que as sugestões para o novo nome podem ser feitas somente entre os contribuidores e a equipe. Ainda estamos aguardado uma posição do @gldtn sobre toda essa questão.
 
Eita! quase... :roflmao:

Cogumelos mágicos não é um nome "sujo", mas é o nome popular, e por isso muito sujeito a surgirem inúmeros sites com o mesmo nome, alguns talvez bastante sujos. Como sugeriu o Ruach, talvez usar o nome popular não identifique muito bem, e o site poderia ter uma marca mais distinta.

O problema que eu vejo com Cogumelos Mágicos é que estão na moda, e com esse nome o site atrai também o pessoal que só quer ficar "muito-doido". Além disso quando acontecer qualquer incidente envolvendo um desses sites e comunidades homônimos ou quase, podem até confundir com o nosso, como já acontece no caso do facebook.

Mas não ficaria estranho uma parte de relatos de receitas de comestíveis, métodos de preparação, relatos de qual método é o melhor para realçar os sabores agradáveis etc.
Falando em receitas, coloquei um tópico sobre no fórum de Contribuidores. :)

Creio que ruído seja forte demais. A pessoa pode não se interessar, mas aí é só não participar ....
Não é que incomode, mas com o conteúdo mais diversificado, eu acho que o fórum fica mais difícil de acompanhar. Hoje no CM isso não é um problema, mas eu participo de fóruns maiores (sobre outros assuntos), e sinto que a tendência é os tópicos que interessam sumirem na lista infindável do "Novos Posts" ou "Posts Recentes". A página principal também perde um pouco da utilidade.

E pensando bem, se o assunto comestíveis pode apenas não interessar a quem quer o psicoativos, este último deve ser tabu, para os cultivadores sérios de medicinais/comestíveis. Eu não iria querer ser confundido com um cultivador de psicoativos, se fosse um cultivador de m/cs, hobbista ou comercial. Num fórum de comestíveis, cogumelos psicoativos ou tóxicos, provavelmente seriam contra as regras...
 
Tem um lado meu que adoraria um site CM totalmente disfarçado pra poder acessar do trabalho sem problemas de ficarem vendo por cima do meu ombro...

O Growroom, por exemplo, tem um bom nome, uma boa identidade visual e uma boa chamada: "o seu espaço para crescer". E o foco deles é bem claro, participa quem quer. Todavia, se o Growroom se chamasse "Santa Maconha" e o lema fosse "plante, se chape e seja feliz", mesmo tendo o mesmo conteúdo, o mesmo foco e os mesmos participantes, me passaria menos credibilidade e chamaria mais a atenção de ignorantes.

Eu visualizo o que você disse, mas o termo "grow" significa justamente "plantar maconha". O próprio nome do site já leva à ideia de plantio de maconha, que é uma planta "psicodélica", ou seja, o próprio nome refere especificamente ao plantio então uso de maconha. Da mesma forma, cogumelo mágico refere-se a cogumelos psicotrópicos, diretamente pelo nome. A discrição pode ficar por outros elementos, como um logo no estilo "cultive o sagrado dentro de você", ou uso de elementos gráficos menos evidentes nas páginas principais.

Sera que realmente esse nome cogumelos magicos é sujeira?, vejam que esse nome é usado até por uma escola e creche:

http://www.cogumelomagico.com.br/

Hahaha eu já tinha visto esse link.

Na verdade, apesar de cogumelos mágicos se referirem ao que se referem, é um termo popular e que não é "mal visto". Há muitas referências alegres e infantis sobre os cogumelos sagrados. Inclusive, eu comecei a pesquisar sobre cogumelos somente depois que um colega de trabalho comentou comigo que não eram proibidos.
 
Podem até disfarçar o CM porém o conteúdo sera o mesmo. A não ser que a gente passe a usar códigos e disfarçar o sentido das coisas: Cogumelos = abobrinhas.

Tem um lado meu que adoraria um site CM totalmente disfarçado pra poder acessar do trabalho sem problemas de ficarem vendo por cima do meu ombro...
Pode até ser, mas o disfarce cai quando alguém sentir curiosidade em saber que site é esse que você tanto olha.

Vou aguardar o posicionamento do pessoal da equipe e ver o que acontece, pois pra mim tanto faz como queiram chamar o fórum se é de laranja ou bolacha azul.

Bem, acho que a conversa está andando em círculos.

EDIT: (Acho que mudar o nome não mudará a vontade das pessoas em ficarem doidões, nem muito menos vai dificultar a chegada dessas pessoas até aqui, pois o forum já está bem estabelecido/conhecido, qualquer coisa que aconteça sera divulgado por exemplo nas comunidades do facebook).
 
Última edição:
Podem até desfaçar o CM porém o conteúdo sera o mesmo. A não ser que a gente passe a usar códigos e disfarçar o sentido das coisas: Cogumelos = abobrinhas.


Pode até ser, mas o disfarce cai quando alguém sentir curiosidade em saber que site é esse que você tanto olha.

Vou aguardar o posicionamento do pessoal da equipe e ver o que acontece, pois pra mim tanto faz como queiram chamar o fórum se é de laranja ou bolacha azul.

Bem, acho que a conversa está andando em círculos.

EDIT: (Acho que mudar o nome não mudará a vontade das pessoas em ficarem doidões, nem muito menos vai dificultar a chegada dessas pessoas até aqui, pois o forum já está bem estabelecido/conhecido, qualquer coisa que aconteça sera divulgado por exemplo nas comunidades do facebook).

Na real meu comentário não foi em evitar que os doidões encontrem informações no site, mas sim de dar uma ideia que de noa comunidade não há só doidões mas também gente interessada em em micologia, auto-conhecimento e espiritualidade.

Mas enfim, pra mim tb dá na mesma. Acho que o que vale mais aqui é a reflexão do objetivo da comunidade e da imagem que ela quer passar.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top