Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mudança de nome e logotipo do fórum

Status
Não está aberto para novas respostas.
Pessoal,

Conversei com o @Cosmik ontem no chat sobre mudar o nome e o logotipo do fórum. Pensei nisso há algumas semanas, após estudar o fórum mais a fundo e entender melhor os valores que sustentam essa comunidade.

Além do respeito mútuo, organização e solidariedade, a discrição é fundamental para que esse micélio continue crescendo com saúde. O nome "Cogumelos Mágicos", porém, me passa uma ideia de mainstream.

O CM já possui uma identidade própria (valores estabelecidos, organização transparente, biblioteca extensa e um número considerável de participantes), mas acho que faltam um nome e um logotipo mais sérios e alinhados com a proposta. Me agrada a ideia de uma palavra única - como o já existente ''Shroomery''.

Num ligeiro brainstorming durante a madrugada, o @Cosmik sugeriu "Growshroom" (parecido com Growroom) e eu sugeri "Micelarium". O domínio teonanacatl.org seria mantido para redirecionamento.

Se a proposta for de interesse da administração, podemos sugerir alguns nomes e logotipos nesse tópico (ou criar um público para sugestões), e futuramente colocar para votação geral.

O que vocês acham?
 
Última edição:
Se já tá registrado, por que vocês não falam qual é? :D

Porque originalmente foi registrado com intento para uso interno. Como ainda não sabemos o destino do domain, por enquanto preferimos não mencioná-lo. :assutoenc:
 
Então troquemos o Homo hippopotamus por um astronauta. O "mico" que evolui para explorar o universo. :D

Mas para ser sincero, recentemente tenho gostado mais do domain que já está registrado por nós.
Pode ser um macaco astronauta, na real teve um mico chamado baker se não me engano que foi pro espaço antes das viagens espaciais tripuladas por humanos ;)
 
Olá gente. Vim dar minha humilde sugestão. Eu acho a mudança uma boa idéia. Porem, se vamos mudar, acho que "miconauta" não seria o mais apropriado. Já induz a idéia de "viajar nos cogumelos". E se queremos reforçar o espaço de cogumelos comestiveis e medicinais, o nome continuaria deixando claro que o espaço é para cogumelos que se possa "viajar".


Bem, todo mundo está vindo com idéia bacanas, porem acho sofisticado demais os nomes sugeridos. Podemos simplificar as coisas. Como por exemplo "micologia.org". Simples assim (não tão simples já que o dominio está custando 600 euros, então fica só como exemplo :hilario:). Um nome assim, não tão exclusivo seria dificil criar uma comunidade paralela pois o nome já possui um significado. Por exemplo, se fizerem um grupo chamado "micologia" no facebook vai chover estudante de biologia que nada quer saber sobre psicodelia.
Idem para um nome tipo cogumelos.org, fungos.org, fungi.org....

Gente, acho que o nome não precisa ser tão sofisticado, já que a intenção não é atrair pessoas (eu espero). To me sentindo numa empresa em plena reunião de marketing. O forum acho que não tem interesses lucrativos né? Então a idéia de um nome "bonito" e que atraia pela criatividade, é o menos relevante pra mim. Eu prefiro um nome eficiente.

O mais importante é que tenhamos um bom espaço para trocar informações. E claro, seguro.

Sugiro tambem a possibilidade de um Acronimo. Por exemplo: ABRACE. Associação Brasileira para Cultivo de Enteogenos.
Tambem apenas um exemplo, já que existe varias associações com esse acronimo.

Seria bom reunirmos essas idéias e fazermos um Brainstorm mesmo. Acho que essa idéia precisa ser bem amadurecida com o tempo. Se formos fazer algo no impulso não vai ficar bom. Vamos trabalhando nomes sem perder tempo em apenas um. No fim nós votamos nos melhores.
 
Se já tá registrado, por que vocês não falam qual é? :D
Como ainda não sabemos o destino do domain, por enquanto preferimos não mencioná-lo. :assutoenc:

Decidimos revelar o mistério. O possível nome que temos para o novo CM é Teonanacatl.org, no qual carinhosamente chamamos de "teo". Para quem desconhece o significado da palavra, fica aí como dever de casa para pesquisarem. :geek:

Além de ser um nome relativamente discreto, é um nome que possivelmente abrirá portas para que outros estrangeiros venham participar, como por exemplo, com a abertura de subfóruns (ou subdomínios) em outros idiomas. Quem sabe em um futuro distante o teo não vira uma espécie de rede "micelial" com vários sites, blogs, fóruns, etc.

Como dito no outro post, temos a vantagem do domínio já está registrado e configurado, então boa parte do trabalho já foi eliminado. Ah, e no momento temos 3 admins que estão a favor desse nome, então o peso da decisão é grande. :D

Bem, seja qual for o nome escolhido, pretendemos também trazer grandes mudanças para esse "novo" CM. Estamos preparando um novo design e logo, além de outras melhorias, como sempre.

E aí, o que vocês acham de Teonanacatl?
 
E aí, o que vocês acham de Teonanacatl?

O problema que eu acho que possa ter, é que foi usado por muito tempo como nome comercial de uma loja muito famosa, que vende cubensis com esse nome.

Acho que podem nos associar com a tal loja.
 
Psilocinândia
Psilocinândia é um lugar no centro de SP onde os viciados em cogumelos passam as noites fumando cogumelo... Não, pera...

Teonanácatl :) Se é tão imprescindível mudar, acho que não surgiu ainda nome melhor e mais prático. Apesar que mudança por mudança, eu mudaria também o formato do fórum (de aberto para fechado) e readequaria o conteúdo... Enquanto isso continuamos bem como cm.org.
 
Não acho que fariam uma associação com a loja, porque teonanacatl lá é usado como nome do produto, e não da loja em si.

Se é para não haver nenhum tipo de associação nunca com ninguém, teria que ser um nome completamente original... E voltamos ao início do tópico.

O tópico está na seção de contribuidores. Talvez pudesse ser aberto para usuários mais ativos ou acima de X posts, independente do status de contribuidor? Não acho que seria boa idéia abrir para todo mundo, até porque entrariam trolls :troll: e talvez alguém até roube alguma(s) das idéias... :teo_ninja:
 
Acho que podem nos associar com a tal loja.
Mas se a intenção da mudança de nome é evitar confusões, tem a ressalva que o @PsychoEvie fez:
Possivel comprador da loja. Lá até agora é o único lugar até onde sei, que chama cubensis de Teonanacatl (que na verdade era como eram chamados os P. Mexicana.)

Uma analogia em relação a isso, é que no Japão certos grupos estão querendo remover a suástica (que significa templo) dos mapas, porque os estrangeiros (ignorantes) podem confundir com o a suástica que foi usada na Alemanha nazista. Um símbolo que é usado há centenas de anos não deve ser removido por causa de doentes que distorceram tudo há algumas décadas atrás ou por causa de uma minoria atual que carece de informações.

Ou seja, não é pelo fato de usarem o nome como produto que vamos deixá-lo de usar, principalmente de olharmos o aspecto histórico da palavra. E outra, sempre haverão associações equivocadas, mas isso não mudará as regras do fórum e/ou como a comunidade no geral se comporta aqui.

Edit: Outro exemplo é a comunidade Cogumelos Mágicos do facebook, onde vez ou outra alguns usuários pensam que aquela comunidade é uma extensão do CM. Mas basta algumas horas de convivência no CM para perceberem que a única semelhança é no nome. Pois temos visões e membros bem diferentes.

Apesar que mudança por mudança, eu mudaria também o formato do fórum (de aberto para fechado) e readequaria o conteúdo...

Eu sou a favor dessa mudança, mas sugiro que a discussão seja feita entre a equipe, em outro tópico.
 
Olá amigos, particularmente gosto muito do nome atual. É uma pena estar sendo usado de maneira vulgar pelos "profanos", que vulgarizam os mágicos como "uma droga recreativa". Porém, fechar ou restringir muito a comunidade pode ser fatal, digo, pelo fato de pessoas sérias nunca tomarem conhecimento desta comunidade maravilhosa. Eu mesmo cheguei até aqui através do Google, pesquisando por cogumelos mágicos (é engraçado como o universo nos mostra o caminho, entrei em um site para comprar charutos, vi o anúncio de rapé. Pesquisei a respeito e descobri o rapé sagrado, utilizado pelos Xamãs, que por sua vez me levaram a um site de produtos utilizados em rituais, consequentemente lá estavam os mágicos!).

Como a comunidade, apesar de mágica, tem custo$ e apenas poucos dos cadastrados acabam por doar, menos cadastros = menos doadores (não sei se dentre os administradores existe aquele que possa bancar todos os gatos, sem pesar em seu orçamento), seria ainda mais difícil do que já é manter esta comunidade, cujos mantenedores são heróis, por um serviço excelente a que temos acesso.

Agora, se a ideia é realmente fechar e manter discrição, o único jeito que vejo é adotar as medidas de algumas ordens místicas, ou seja, só entra se indicado por alguém e pagar uma mensalidade de manutenção. O complicado disto é que reduzirá o volume de informação/debate e com isso, a falta de dinamismo e interação entre os membros poderá tornar a comunidade monótona.

Como já foi citado anteriormente, apenas trocar o nome não nos livrará de sermos fisgados pelo Google, até porque ele nos é útil. Acredito que vai dar um baita trabalho para reestruturar todos os links e tal, sendo muito desgastante com pouco resultado.

No ditado popular: é uma sinuca de bico! Para continuar aberto, deixa como está. Se fechar a comunidade, não teremos sangue novo e pode ser desastroso.

Perdão pelo texto longo, mas diante da oportunidade, deixo minha singela opinião.
PS: Lembrem-se que grandes marcas sempre serão copiadas, mas não é por isso que trocam seus nomes.
 
Agora, se a ideia é realmente fechar e manter discrição

Calma, a ideia de fechar o fórum é offtopic, a equipe ainda nem discutiu internamente sobre isso. Vamos tentar manter o foco no tópico, que é exclusivamente sobre a mudança do nome do fórum.

Aliás, a intenção de mudança do nome não é porque outras comunidades/lojas usam, creio que essa é a menor das nossas preocupações agora. A ideia é adotar um nome/identidade mais discreta do que "cogumelos mágicos".

Como já foi citado anteriormente, apenas trocar o nome não nos livrará de sermos fisgados pelo Google, até porque ele nos é útil. Acredito que vai dar um baita trabalho para reestruturar todos os links e tal, sendo muito desgastante com pouco resultado.

Nossa intenção não é fugir do Google ou outros motores de buscas. Em relação ao update de links, isso será feito com scripts. A migração de um domain para outro não vai demorar mais do que uma hora, creio eu.

Gente, a mudança do nome será inevitável, apenas ainda não decidimos qual será, então não adianta dizer para manter o mesmo nome.
 
Bom, opinião de recém chegado :)
Acredito que um nome extenso seria uma forma de impedir o uso do nome por e-shops. Eu mesmo achei que tinha um vínculo, e vi algumas lojas que tem até fórum.

Se posso sugerir "Pilzchonaut" ("Pilz" com uma corrução para "Psychonaut" psiconauta) seria como em português "piltsxonaut". Vai ser difícil encontrar no google.
 
Eu mudo meu voto pra Teonanacatl. :whistle:

Se posso sugerir "Pilzchonaut" ("Pilz" com uma corrução para "Psychonaut" psiconauta) seria como em português "piltsxonaut". Vai ser difícil encontrar no google.

Cacete, nobre @Trismegisto... :roflmao: que brisa... :fumar: Vai ser difícil encontrar, digitar e lembrar. :p

Mas sua sugestão me lembra mais cerveja Pilsner, hem ;)

Vamos abrir um fórum sobre sapos?

NSMBW_Artwork_Toad.png
 
Última edição:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top