Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

MS - zero

mushaman

Cogumelo maduro
Membro Ativo
31/01/2006
50
69
Aloha

eai comunidade, tudo em paz com vcs?

Com um carimbo de Orissa India datado de 09-08-07 iniciou-se um cultivo in vitro.

O material em estudo és proveniente de uma bruxinha muito bonita hehe
em dois frascos de vidro previamente esterilizados foi inoculado o meio de cultivo (MS)
que está em ambiente controlado. Com umidade e temperatura (preciso verificar) e luz 12/12

O meio de cultivo é conhecido como MS ou Murashige & Skoog, com Macro e Micronutrientes, Vitaminas e agar-agar.



Peço desculpas por nao ter tirado foto de todo procedimento,
é que foi feito escondido hehe, mas semana que vem tiro uma foto do frasco.

Abraço cordial
tudo de bom
 
Segue umas fotos,...
afarm5.static.flickr.com_4089_5185549142_7b712199b5.jpg
afarm2.static.flickr.com_1407_5185528942_9b7faed924.jpg
afarm2.static.flickr.com_1429_5184904393_e3fe0e2569.jpg

faz 5 dias estão em ambiente com 50% de umidade e temperatura 25ºC graus
mas eu fiz a besteira de deixar na luz!

será que os esporos aguentam uns dias de luz após inoculação?
afarm5.static.flickr.com_4089_5185549142_7b712199b5.jpgafarm2.static.flickr.com_1407_5185528942_9b7faed924.jpgafarm2.static.flickr.com_1429_5184904393_e3fe0e2569.jpg
 
wow, interessante essa tecnica cara, nunca tinha visto antes. Vc frutifica eles invitro direto do agar?

Os macronutrientes tem a funcao de ajudar o micelio frutificar?

Continua o trabalho ae, to acompanhando. :pos:

PS: o da luz nos esporos nao da nada nao.
 
Dei uma lida nesse meio ai, parece legal, vamos ver o que dá!

Boa sorte!
 
poderia postar detalhes pra gente?
muito interessante...
ainda nao tinha ouvido falar dessa tecnica
boa sorte, estou na torcida!!!
 
Opa dae nobres amigos.

Galera quero dizer que tenho a oportunidade de realizar pesquisas em um laboratório particular,
mas isso nao quer dizer nada, sou apenas um amador no cultivo de cogumelos.

Nao pude ir hoje ao laboratório checar os frascos mas na quarta-feira 17-11 nada tinha acontecido.
Pode ser que tenha colocado muita agua destilada para espalhar os esporos, e isso pode estar atrasando o aparecimento do micélio.

Insider, este meio de cultivo foi criado especificamente para germinação de sementes de orquídeas
então resolvi testar com os cogumelos e torcer por resultados positivos.

Quando o micélio aparecer e dominar o meio de cultivo, poderei inocular mais uns 10 outros frasdcos com meio de cultivo, não sei qual, talvez centeio e vermiculita isso se tudo ocorrer bem :D

Valeu também Victor e thcesko, quando tiver mais notícias eu posto.
Fiquem na paz
 
Cara, que doideira esse meio que você descolou, heim!?

Como você chegou a isso? Quero dizer, está fazendo isso porque achou essa recomendação em algum lugar, ou você teve um insigtht?
No primeiro caso pergunto: onde achou?. No segundo: Cê tem carterinha oficial de maluco!?...rs

Grande AbraX, e muita boa sorte!

obs.: mantenha-nos atualizados. E fica de olho na osmolaridade deste meio ai. Será que ela não poderia inibir a "germinação" dos esporos? Se sim, não seria possível inocular micélio em meio líquido neste seu meio?
 
galera desculpe a demora mas o experimento foi por agar abaixo
fungo tudo
 
fungo indesejado, contaminou tudo.

afarm6.static.flickr.com_5124_5261746705_9358900804.jpg
afarm6.static.flickr.com_5124_5261746705_9358900804.jpg
 
Putis grila num vacila!!!
 
Será que a esterilização não foi bem sucedida? ou O meio é inadequado para P. cubensis?
 
Será que a esterilização não foi bem sucedida? ou O meio é inadequado para P. cubensis?

Ou contaminou na inoculação. Ou outra causa qualquer. Há várias possíveis.
 
várias opções de contaminação arrisco dizer.

Tem outra, num artigo ae falava que meios muito rico em ferts e vitamina ( caso do MS) não são indicados para cogumelos.

Próximo será só com Agar-agar memso.
Até pessoal, valeu pelas respostas
 
Back
Top