Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Montagem do terrário & duvidas

Dinamitador

Cogumelo maduro
Membro Ativo
09/10/2011
53
71
GAlera, estive planejando montar o meu terrário aqui, e estava pensando sobre o termostato...
Bem, o termostato, LIGA(ou seja, aquece) quando a temperatuda da agua chega em determinada temperatura, e DESLIGA(ou seja, mantem a agua quente até esfriar e liga quando ela chegar na temperatura minima), quando chega em determinada temperatura. Até ai tudo bem, eis que surge a minha duvida;
E se a temperatura ambiente for de 40 graus?(em MT chegamos facilmente a essa temperatura, na época do inverno), como eu farei pra diminuir a temperatura?
 
GAlera, estive planejando montar o meu terrário aqui, e estava pensando sobre o termostato...
Bem, o termostato, LIGA(ou seja, aquece) quando a temperatuda da agua chega em determinada temperatura, e DESLIGA(ou seja, mantem a agua quente até esfriar e liga quando ela chegar na temperatura minima), quando chega em determinada temperatura. Até ai tudo bem, eis que surge a minha duvida;
E se a temperatura ambiente for de 40 graus?(em MT chegamos facilmente a essa temperatura, na época do inverno), como eu farei pra diminuir a temperatura?

Daí não precisa fazer nada, só deixar o terrário ventilando.

Caso a temperatura se eleve demais, dá para colocar uma garrafa com gelo dentro do terrário, mantendo um controle manual.
 
Daí não precisa fazer nada, só deixar o terrário ventilando.

Caso a temperatura se eleve demais, dá para colocar uma garrafa com gelo dentro do terrário, mantendo um controle manual.

Ok, valeu rain... Aqui vai outra duvida;

Deem uma olhada no esboço do meu terário;
alh4.googleusercontent.com__lm2fJn1ThNQ_TwXCyTs1iQI_AAAAAAAAAj0_3MQeehU16ao_s800_Terrario.jpg

1- o borbulhador vai conseguir manter a humidade no terário?
2- a luz não vai sobre-aquece, ou dar qualquer problema no terário?
3- a minha região é muito quente, mas a temperatura comparada de tarde e de noite, varia muito, estava pensando em, de dia deixar uma garrafa com gelo e de noite a luz ligada, oque acham?
4- a temperatura no terario tende estar em no maximo 30°, certo?

Oque acham? eficiente? vai funcionar? não? oque posso mudar?

PS; Um termostato esta muito caro, aqui na minha cidade, se possivel quero poder não uisar ele.. pelo menos por agora.
 
Eu não usaria a lampada, nunca precisei.
30º é muito quente dentro de um terrário
Eu faria mais furos para troca de ar, um boa troca de ar é essencial.
O borbulhador vai preencher de oxigenio o terrario, quanto a umidade é muito relativo.
Meu terrário por exemplo, é igual ao seu, só tem + furos para saída de CO2, mas anda seco, sem sinal de umidade. Mas mesmo assim, estou colhendo belos frutos.

Se sua cidade é quente não vai precisar de termostato, mas se quiser tem no ML por um preço bom.
 
Vale lembrar que ao colocar gelo dentro do terrário a umidade relativa tende a diminuir. :)
 
É isso aí,ESQUECE o termostrato,a sua região é quente igual a minha.

So ficar atento para trocar as garrafas de gelo em intervalos certos, e assim mantendo a temperatura sempre baixa...(garrafas de 500 ml's e 1L é uma boa )
 
Obrigado a todos os irmãos que estão me ajudando... haha, então, ok, sem termostato...

Eu não usaria a lampada, nunca precisei.
30º é muito quente dentro de um terrário
Eu faria mais furos para troca de ar, um boa troca de ar é essencial.
O borbulhador vai preencher de oxigenio o terrario, quanto a umidade é muito relativo.
Meu terrário por exemplo, é igual ao seu, só tem + furos para saída de CO2, mas anda seco, sem sinal de umidade. Mas mesmo assim, estou colhendo belos frutos.

Se sua cidade é quente não vai precisar de termostato, mas se quiser tem no ML por um preço bom.

Valeu tup, obrigado pela ajuda, não usarei termostato, então, usarei apenas o borbulhador pra aumentar a humidade, e a luz ligada algumas horas por dia pros cogus crescerem na direção correta... irei, antes de colocar os bolos dentro do terrário testar por um ou dois dias o terrário pra ver se ele vai fazer oque eu espero que faça...
Temperatura entre 25~28°
humidade 90%+

Farei alguns furos para a troca gasosa, e colocarei filtro de café para "filtrar", estou certo? e os furos, terão que ser feitos nas paredes do terrário, perto da tampa, e mais embaixo, certo?(a tendencia do CO2 é subir?)

Outra duvida de iniciante, este terrário que eu "projetei", apenas o borbulhador vai dar conta de deixar a humidade boa para os cogus? Ou eu terei que dar borrifadas de agua mineral nas paredes do terrário, para assim aumentar a humidade?

PS: Comprar um higometro por agora, fica complicado, visto que um higometro aqui na cidade esta meio carinho. ;x

Vale lembrar que ao colocar gelo dentro do terrário a umidade relativa tende a diminuir. :)

Ok, mr cosmik, então, quando eu colocar a garrafa com gelo dentro do terrário, terei que aumentar a humidade manualmente, borrifar agua, resolve?

É isso aí,ESQUECE o termostrato,a sua região é quente igual a minha.

So ficar atento para trocar as garrafas de gelo em intervalos certos, e assim mantendo a temperatura sempre baixa...(garrafas de 500 ml's e 1L é uma boa )

Valeu kleber, dica anotada.
 
Farei alguns furos para a troca gasosa, e colocarei filtro de café para "filtrar", estou certo? e os furos, terão que ser feitos nas paredes do terrário, perto da tampa, e mais embaixo, certo?(a tendencia do CO2 é subir?)

Outra duvida de iniciante, este terrário que eu "projetei", apenas o borbulhador vai dar conta de deixar a humidade boa para os cogus? Ou eu terei que dar borrifadas de agua mineral nas paredes do terrário, para assim aumentar a humidade?

Olha só, estou frutificando cogumelos por aqui sem terrário, dentro de baldes, sem nenhum aparato, deixando fluir. Várias oscilações de temperatura, com umidade, sem umidade. E está funcionando por enquanto.
Tempos atrás eu era bem paranóico também com esses parametros, claro que eles facilitam, mas nem sempre é possível alcancá-los. Então, relaxe, e com o tempo, vá adquirindo as "ferramentas mais profissionais".

Para a troca gasosa use filtros de café sem problema amigo. Funciona.
Os furos devem ser feitos rente aos bolos ou casings, ou seja, bem embaixo do terrário.
 
Isso, resolve sim. :)
Valeu mr cormik, obrigado pela ajuda e pela paciencia. haha

Olha só, estou frutificando cogumelos por aqui sem terrário, dentro de baldes, sem nenhum aparato, deixando fluir. Várias oscilações de temperatura, com umidade, sem umidade. E está funcionando por enquanto.
Tempos atrás eu era bem paranóico também com esses parametros, claro que eles facilitam, mas nem sempre é possível alcancá-los. Então, relaxe, e com o tempo, vá adquirindo as "ferramentas mais profissionais".

Para a troca gasosa use filtros de café sem problema amigo. Funciona.
Os furos devem ser feitos rente aos bolos ou casings, ou seja, bem embaixo do terrário.

Obrigado tup.
Foi mal a encheção de saco galera :p
Aprendi muito aqui, pena que eu não encontrei vermiculita aqui na cidade pra vender, acho que meu "sonho" foi por agua abaixo. :/

Sintam-se abraçados.
 
palpites serão bem-vindos, algo a acrescentar, sou novato, não tenho muita noção, aguardo proliferação de uns TKSSS, que eu fis no milho de pipoca, (reparei um erro)-so cozinhei o milho em uma panela comum e esterelizei na panela de pressão, (pulei a parte q cozinha na pressão), nao sei se vai da serto.
(voltando pro tarrário) - Felideo curti o seu, uma pergunta, qual a finalidade dos canos pvc?
 
palpites serão bem-vindos, algo a acrescentar, sou novato, não tenho muita noção, aguardo proliferação de uns TKSSS, que eu fis no milho de pipoca, (reparei um erro)-so cozinhei o milho em uma panela comum e esterelizei na panela de pressão, (pulei a parte q cozinha na pressão), nao sei se vai da serto.
(voltando pro tarrário) - Felideo curti o seu, uma pergunta, qual a finalidade dos canos pvc?

A finalidade do cano de PVC é apenas fazer uma prateleira, para não deixar o casing ou os bolos em contato com a vermiculita ou argila expandida!!! Mas isso é só desculpa, acredito que não haja necessidade da "prateleira", fiz apenas pois achei bonitinho!!! hehehe o_O

Quanto ao processo de esterilização do milho que você utilizou, pode descreve-lo mais detalhadamente??? Tem diário de Cultivo???
 
Caros irmãos micologos,

Comprei há algum tempo um isopor de 125 l e de início cortei a tampa e encomendei um vidro de 60 cm x 40 cm, mas comecei errando, pois o corte que fiz deixa o vidro paralelo à tampa e só depois percebi que dessa forma pode atrapalhar, pois a condensação no mesmo é inevitável. Terei que reajustar o corte fazendo-o inclinado evitando assim o gotejamento no cultivo. Para evitar futuros erros, gostaria da ajuda de vocês! Vi várias fotos e li vários post sobre terrário, mas ao invés de sanar minhas dúvidas, algumas ainda persistem, eis algumas delas:

1- Se usar a argila expandida é necessário usar a bomba de aquário? Pois a bomba de aquário faria a mesma função da argila, além de oxigenar o terrário?

2- A bomba de aquário deixa o ambiente do terrário oxigenado forçando o CO2 pra fora, assim não preciso instalar um cooler, certo ou errado?

3- O cooler pode influenciar na umidade retirando-o e desequilibrando o ambiente do terrário, sendo assim seria melhor sem cooler?

Por gentileza, qual seria a melhor combinação? De antemão, já tenho dois coolers, será preciso conseguir também uma bomba de aquário? Qual a opinião de vocês? Qual seria o terrário ideal?

Desde já agradeço a todos!!
 

Anexos

  • DSC00241.JPG
    DSC00241.JPG
    297.9 KB · Visualizações: 48
Back
Top