Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Mono tub PESH

Diário de cultivo problemático.
No humidifier needed. No air pump, no worries.

2qt jars of spawn added to 5kg of burro dung. After it is 100% colonized I cased it with coco coir. The coir is wet enough to get just a couple drops of water when squeezed hard.

The lid was cut and plastic added to let light in. And a fan is in the room pointed at the tub.
 

Anexos

  • Picture 008.jpg
    Picture 008.jpg
    192.8 KB · Visualizações: 38
  • DSCF0356.JPG
    DSCF0356.JPG
    178.5 KB · Visualizações: 38
  • Picture 009.jpg
    Picture 009.jpg
    231 KB · Visualizações: 102
  • 100_0911.jpg
    100_0911.jpg
    124.4 KB · Visualizações: 44
  • 100_0920.jpg
    100_0920.jpg
    102.8 KB · Visualizações: 48
How do you sterelizes or pasteurizes the dung?

It doesnt pass tru any pre process before beeing used?

All monotubes has this pin set?

Very nice, thanks for sharing :pos:
 
llamabox disse:
No humidifier needed. No air pump, no worries.

2qt jars of spawn added to 5kg of burro dung. After it is 100% colonized I cased it with coco coir. The coir is wet enough to get just a couple drops of water when squeezed hard.

The lid was cut and plastic added to let light in. And a fan is in the room pointed at the tub.
translation:

Sem umidificador, sem bomba de ar SEM PREOCUPAÇOES!

dois bolos de 300 gramas moidos (aprox) de substrato adicionado a 5 kg de bosta de burro. depois de 100% coloninizado eu fiz casing com pó de coco (PURO!!!). a fibra estava umida suficientemente umida para derrubar apenas algumas gotas de agua quando apertada nas maos.
a tampa foi cortada em cima e foi feita uma janelinha de plastico para deixar a luz entrar. tem um ventilador no quarto apontado para a " banheira??" (terrario no caso).


Very nice tech, i´ll try it here to see if the mushs can handle the heat of braziliann summer (we are going to enter it soon ), anyways thanks for sharing your techs!definetelly you re helping us a lot to improve ours techs!

 
psilocibec disse:
How do ou sterelizes or pasteurizes the dung?

It doesnt pass tru an pre process before beeing used?

All monotubes has this pin set?

Ver nice, thanks for sharing :)

I pasturize the dung. If it is sterilized it will contaminate ver quickl.
To process the dung, I put it in a big pot and fill with water. Then I put this in the oven for 2 hours at 71 deg-celsius. After that I squeeze off all the water in a mesh bag. Sometimes I will add stuff to the dung before I cook it.
Like straw, dried grass, coir, vermiculite, dried moss, shredded wood, or shredded newspaper. This is just to fluff up the substrate, and help to hold water.

The pin set is all in how ou case and when ou trigger pinning. To make pins ou need 3 things...Light, 99% humidit, and fresh air exchange.
The humidit in Mono tubs comes from the casing itself, and does not need extra pumps or spraing. The lid will have to be covered or changes to allow or block light depending on the part of the ccle ou are in. And if ou can see in on of the pictures above, I keep the tub wrapped in plastic untill I am read to give it fresh air.

After the dung is 100% colonized with mcelium I appl 1-1.5cm of wet casing to the top. It is just wet enough to get a couple drops out of it if ou squeeze it. Then I cover it with foil or plastic and let it colonize the casing laer for 2-3 more das. When it looks like the picture below, then I take off the plastic, and change the lid to let in light.

indisp.png
 
My control goes down to 150.

160-180 is the temp you want. I have also seen people put their dung an a ice chest and fill it with boiling water.Then close the lid and leave till the next day.
The insulation in the cooler will hold the temp in the right range for long enough.
 
Holly shit!!!! SO MANY PIN HEADS!!!!:eek: :eek:
Very nice tech Llama! Thanks for sharing with us. :pos:
That´s really advanced stuff!
REALLY NICE!
CONGRATULATIONS!
 
llamabox disse:
My control goes down to 150.

160-180 is the temp you want. I have also seen people put their dung an a ice chest and fill it with boiling water.Then close the lid and leave till the next day.
The insulation in the cooler will hold the temp in the right range for long enough.

But the temperature is in celsius, the minimal temp in my oven is 180 degrees celsius, what is more than a sterilization.

There's an alternative way to pasteurize, using hidrated lime in a proportion of 1 part to 100 parts of water.

_________________________________________________________________
Tradução:
Há um método químico de pasteurização usando cal hidratada, retirada do site Cogumelo Hobby:

Este método pode ser usado como uma alternativa à pasteurização com água quente. É um método adequado para cultivo dos cogumelos do gênero Pleurotus pulmonarius , ostreatoroseus , sajor-caju e Pleurotus branco, que são fácilmente produzidos em temperaturas ambientes acima de 20º C utilizando-se de substratos simples como : palha de cereais, capins , ou folhas de bananeira picados . Estes materiais após serem picados, são tratados por imersão em uma solução de cal hidratada (0,5 a 1,0 % de cal hidratada em água ) , deixados de molho nessa solução (solução fria, não é necessário aquecer nada) por uma noite e no dia seguinte drenar bem a solução de cal excedente, colocando-se o composto tratado em sacos de polietileno novos , procedendo a inoculação com o micélio preparado em sementes de cereais.

A inoculação é feita da seguinte forma : Colocar uma camada do material tratado e drenado no fundo do saco plástico e por cima um punhado do micélio preparado em grãos de cereais (sementes), outra camada de material e outra porção de sementes , até preencher todo o saco plástico. Procurar não deixar espaços vazios dentro do saco, compactando bem o material a cada camada adicionada. Procure trabalhar com um ajudante que irá manusear as sementes enquanto você manuseia só o material tratado. Ambos devem lavar as mão e desinfetá-las com álcool antes de manusear o material e as sementes.

Após preencher todo o saco com o material e as sementes , amarrar a boca do saco com um amarril ou elástico e com uma tesoura cortar os bicos das duas pontas do saco plástico (pontas da base do saco plástico) de forma que saia todo o excesso de solução de cal que costuma depositar no fundo do saco plástico . Procede-se então a incubação do material em local limpo e escuro, para que seja todo colonizado pelo micélio do cogumelo.

Depois de alguns dias , todo o material estará colonizado pelo micélio e ficará todo branco. Estará pronto para iniciar a produção dos cogumelos. Para isso , fazemos com um bisturi ou gilete , pequenos cortes espaçados nas paredes laterais dos sacos colonizados (cortes em X com cerca de 1 cm) e então colocamos os sacos em ambiente com umidade, ventilação, temperatura e iluminação adequadas para essas espécies. Os cogumelos sairão pelos cortes efetuados nos sacos plásticos e se desenvolverão até o ponto de colheita, se as condições adequadas (umidade,ventilação,etc) forem mantidas.
 
we should get that translated.

OCOISA!!! tem a manha?
pelo menos o primeiro paragrafo, pra o pessoal poder entender direito.
alguem tem links pra conversores celsius/farenheit? (algum que seja tag PHP seria melhor ainda)
 
NeuroFX disse:
Há um método químico de pasteurização usando cal hidratada, retirada do site Cogumelo Hobby

Bela coincidência... estava eu procurando uma maneira de também me livrar do trabalho que é tentar fazer uma pasteurização e achar uma alternativa simples e eficiente pra nós brasileiros e resolvi fazer uma breve pesquisa no google. Olha o que eu achei:

Lime.org disse:
Usando cal para tratar resíduos biológicos.

Quando cal viva (ou cal virgem - CaO) é usada, ocorre uma reação exotérmica com a água. Esta liberação de calor pode aumentar a temperatura do resíduo biológico para 70ºC, que provê uma pasteurização efetiva.
Retirado de: http://www.lime.org/ENV02/ENV802.htm

No texto mostra também que a cal hidratada, citada na Cogumelos Hobby, também funciona, embora não conste na parte que eu traduzi.

Agora vem a pergunta número 2: Onde achar cal em quantidades ínfimas?

Heheh eu adoro a química! :p:
 
Fala caro Waver,

Eu achei esse método muito interessante e provavelmente vou usá-lo para pasteurizar meus Gold Oyster que estão crescendo no inóculo.

Mas pq vc quer em quantidade ínfimas? Se for difícil pesar é só ver a medida do pacote e diluir na quantidade de água correspondente. Provavelmente vai rolar um prejuízo, mas vai ser efetivo.

Abraço!
 
Não, o problema não é pesar. O problema é o quanto de cal temos que comprar pra fazer uma simples pasteurização. Fiz a pergunta porque imagino que a cal deve ser vendida em grandes quantidades, sendo que só precisaríamos de 10 gramas dela para aquecer 1 litro de água.

Tudo bem que isso é o de menos, até porque cal é barato. Vou ver se algum pedreiro tem e me vende um punhado dela. :)

[Edit: Me enganei. Achei em um site de construção cal virgem por R$ 3,50 em embalagem de 150 gramas. Nada mal.]
 
Essa pasteurização usando CaO parece interessante, mas e quanto ao pH do substrato depois? Será que não fica muito alto?

CaO + H2O <-> Ca(OH)2 + Calor <-> Ca[2+] + 2OH[-]
 
I pasturize the dung. If it is sterilized it will contaminate very quickly.
To process the dung, I put it in a big pot and fill with water. Then I put this in the oven for 2 hours at 71 deg-celsius. After that I squeeze off all the water in a mesh bag. Sometimes I will add stuff to the dung before I cook it.
Like straw, dried grass, coir, vermiculite, dried moss, shredded wood, or shredded newspaper. This is just to fluff up the substrate, and help to hold water.

The pin set is all in how you case and when you trigger pinning. To make pins you need 3 things...Light, 99% humidity, and fresh air exchange.
The humidity in Mono tubs comes from the casing itself, and does not need extra pumps or spraying. The lid will have to be covered or changes to allow or block light depending on the part of the cycle you are in. And if you can see in on of the pictures above, I keep the tub wrapped in plastic untill I am ready to give it fresh air.

After the dung is 100% colonized with mycelium I apply 1-1.5cm of wet casing to the top. It is just wet enough to get a couple drops out of it if you squeeze it. Then I cover it with foil or plastic and let it colonize the casing layer for 2-3 more days. When it looks like the picture below, then I take off the plastic, and change the lid to let in light.

----- Tradução instatânea do coisa =] -----------------

Eu pasteurizo a bosta. Se ela for esterilizada, vao contaminar mto rápido.
Para processar a bosta, eu ponho ela num pote grande e encho de água. Aí eu coloco o pote no forno por 2 horas a 71 graus celsius. Depois eu retiro toda a água. às vezes eu adiciono coisas à bosta antes de cozinhar. Como palha, grama seca, fibra de coco, vermiculita,madeira dedspedaçada ou jornal picado. Apenas para deixar o substrato mais aerado e ajudar a segurar a água.

Os pins só dependem ded como vc faz o casing na hora de disparar a pinagem. Para fazer pins vc precisa de 3 coisas: Luz, 99% de umidade e troca de ar fresco.

A umidade nos mono tubs vem do próprio casing, dispensando bombas ou sprays.A tampa deve ser modificada de modo a permitir ou boquear a entrada dee luz, dependedndo do ciclo em q se encontra. E, como pode ser visto nas fotos acima, eu mantenho o tubo envolto e plástico ate a hora de liberar a entrada de ar.

Depois da bosta estar 100% colonizada com micélio, eu aplico de 1 a 1,5 cm de casing molhado no topo. Tem que estar apenas umido o suficiente pra soltar algumas gotas se apertado.Aí eu cubro com alumínio ou pac film e deixo colonizando por mais 2 ou 3 dias.

Quando apresentar a aparencia abaixo, eu retiro a tampa e deixo a luz entrar.

indisp.png
 
Trouble with units?

http://superdownloads.uol.com.br/download/i34147.html (Link morto!)

freeware unit converter! very good software!

-------
Problemas com Unidades?

http://superdownloads.uol.com.br/download/i34147.html (Link morto!)

conversor de unidades freeware!

Muito bom o programa!

Abraços!
 
Back
Top