Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

**MODELO (DIÁRIO DE CULTIVO)

Pessoal ultimamente estou lendo todos os diário de cultivo, e percebo que na maioria não são informados dados para acompanhamento.
Crei um modelo para facilitar na hora de montar o dirário. Ficando mais fácil o entendimento e servindo de comparativo para quem está acompanhando o tópico e evitando tantas perguntas repetitivas.
Se interessar, e se tiver alguma utilidade, segue o modelo:

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN:_______________________
PROCEDÊNCIA:_________________

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
( ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( ) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
( ) Outro:_____

Método de preparação e esterilização do substrato:
(descrever detalhes aqui)

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data ___ / ___ / ___
-------------------------------------------------
( ) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim ( ) Não

(inserir foto do pote inoculado)

Substrato 100% colonizado Data ___ / ___ / ____
(inserir foto)

---------
BULK: ( ) Sim ( ) Não
---------
Materil utilizado:
(Descrever material e quantidades, descrever também o método de esterilização)

100% colonizado Data ___ / ___ / ____

(inserir foto)

-----------
CASING:
-----------
Materil utilizado:
(Descrever material e quantidades, descrever também o método de esterilização/pasteurização)

(inserir foto)

---------------------
FRUTIFICAÇÃO:
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Humidade ________

FLush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

2° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)
 
Mano, muito boa essa ideia. Acho uma boa o pessoal que completou o cultivo postar no final do diário, pro pessoal ter um parâmetro de como foi feito.

Muito boa ideia!
 
Ótimo! As vezes eu fico perdidão lendo os diários. O engraçado é que geralmente os mais experientes deixam de postas as informações, já os iniciantes colocam os mínimos detalhes :geek:
Só vejo um problema aí: não dá pra editar o post principal, só se foi feito recentemente. E se eu começar outro cultivo enquanto eu não tiver acabado o primeiro?
 
Mano, muito boa essa ideia. Acho uma boa o pessoal que completou o cultivo postar no final do diário, pro pessoal ter um parâmetro de como foi feito.

Muito boa ideia!
A intenção é justamente essa brother, saber o tempo de colonização, condições de temperaruta, humidade, metódo utilizado pra esterilização/pasteurização. Saber as quantidades dos materiais etc... Ai sim, os que acompanham podem basear-se nos dados e tomar como exemplos em seus cultivos. Ver os erros, corrigir...
Estou deixando aki também um arquivo que fiz para acompanhar meu cultivo pessoal, com dados que colhi aqui pelo forúm. Se interessar a alguem ta ai.

Eu imprimí e emplastifiquei, ai faço anotações com caneta para CD, e posso apagar com álcool.
 

Anexos

  • Ficha de controle (verso).pdf
    407.5 KB · Visualizações: 46
  • Ficha de controle (frente).pdf
    362.3 KB · Visualizações: 45
Última edição:
não dá pra editar o post principal, só se foi feito recentemente. E se eu começar outro cultivo enquanto eu não tiver acabado o primeiro?

Você pode postar a ficha no final do diário de cultivo!

Nada impede de você manter dois diários de cultivo ao mesmo tempo! :)
 
Ótimo! As vezes eu fico perdidão lendo os diários. O engraçado é que geralmente os mais experientes deixam de postas as informações, já os iniciantes colocam os mínimos detalhes :geek:
Só vejo um problema aí: não dá pra editar o post principal, só se foi feito recentemente. E se eu começar outro cultivo enquanto eu não tiver acabado o primeiro?
Utiliza esse topico pra copiar o modelo, e a medida que for dando seguimento em seu cultivo vc vai colocando as informações. Por exemplo: vc cria um tópico com seu cultivo e primeiramente vc insere informações do substrato e inoculação. No próximo post, vc atualiza, copia, cola e insere as novas informações conforme vai dando sequencia entendeu?

Outra coisa é abrir um tópico para cada raça. Pra não virar bagunça. As vezes fica meio bagunçado as informações quando mistura raças.
 
Eu não sou favorável a divulgar dados como rendimento dos flushs.

Primeiro que isso não é uma competição, depois: https://teonanacatl.org/threads/Ética-postura-e-inteligência.775/page-3#post-130714
Pode ser que esse ponto seja desnecessário. Mas a minha intensão foi apenas de análise de dados de materiais pra cultivo. Qual tipo utilizado ele melhor se adapta, essas coisas.
Mas muitas pessoas aqui dão informações de pesos e quantidades. Entendo seu ponto de vista.
 
Creio eu que todos aqui querem ter cultivos com grande quantidade de cogus nos flushs.
Ou será que tem gente que prefere ter bolos e bulks fracos, com pouco rendimento?

***Lembrando que o flush pode ser informado através de uma foto.

Enfim, minha intensão volto a repetir, é das informações servirem como banco de dados para o CM
(não que o site não tenha informações, mas para acrescentar ao que já possue.)

Ex: Qual substrato utilizado a strain melhor se adapta, corrigir erros, melhorar técnicas, etc...

*** Não me levem a mal. Mas a intensão é apenas de ajudar a coletar dados mais detalhados para o fórum.
Tem muitos diários por aquí que poderiam conter mais informações.
 
Fiz algumas alterações na ficha de controle do cultivo.
A quem tiver interesse.
 

Anexos

  • Verso.pdf
    336.1 KB · Visualizações: 37
  • Frente.pdf
    374.7 KB · Visualizações: 48
A intenção é justamente essa brother, saber o tempo de colonização, condições de temperaruta, humidade, metódo utilizado pra esterilização/pasteurização. Saber as quantidades dos materiais etc... Ai sim, os que acompanham podem basear-se nos dados e tomar como exemplos em seus cultivos. Ver os erros, corrigir...
Estou deixando aki também um arquivo que fiz para acompanhar meu cultivo pessoal, com dados que colhi aqui pelo forúm. Se interessar a alguem ta ai.

Eu imprimí e emplastifiquei, ai faço anotações com caneta para CD, e posso apagar com álcool.
Valeu a dica, vou imprimir e postar tudo sobre o meu primeiro cultivo, agora ficou mais didático !!!
 
Espero que um dia ele entre no fórum para ver que você agradeceu. Só fazem 3 anos, talvez até o final do ano...
Não me liguei
Ainda estou entendendo como funcionam as ferramentas do fórum, e também porque estou a pouco tempo por aqui.
 
Back
Top