Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micélio parou de crescer

zell

Primórdia
Membro Ativo
02/07/2012
66
36
39
Dublin
Ola pessoal! estou devolta com uma coisa que esta me atormentando :p

dia 25 de Janeiro incubei 4 copos com B+ e fui viajar. Depois de duas semanas voltei e fui checar os copos e eles estavam 90% completos, o que me deixou muito feliz ainda mais pelo curto tempo.

Pois bem, depois disso eles pararam de crescer, continuam praticamente no mesmo estágio de quando encontrei eles devolta. Hoje é 22 de março e eles nao mudaram. Um dos copos contaminou nesse meio periodo de espera.

Vejam as fotos:
(perguntas mais abaixo :p)

Sistema de aquecimento - lapada de 40w com algumas protecoes
IMG_8681.JPG

Copos e como eles estao desde os ultimos 45 dias
IMG_8682.JPGIMG_8683.JPGIMG_8685.JPGIMG_8686.JPGIMG_8687.JPG

e esse aqui é o que pegou contaminaçao
IMG_8689.JPG

Hipóteses:
• Eles pararam de crescer por causa da maneira que esta sendo aquecidos? eu nao sei exatamente a temperatura mas esquenta bem e no fundo dos potes ficam mornos

• Nao foram esterelizados muito bem na panela de pressao

• Má sorte :p

se tem outra possibilidade de ser eu nao sei.. os sporos vieram do mesmo lugar da onde eu cultivei pela primeira vez B+ (fiz até um tópico no 'diário de cultivo')

Perguntas:

1) O que eu faço? sugestoes please!

2) pensei em da birth e cortar em pedaços o micélio e fazer dunk dos pedaços bons

3) esperar, esperar e esperar? (sinceramente nao to animado com essa possibilidade, prefiro começar denovo)

Obrigado por qualquer opiniao ;)
 
cada copo tem 4 pequenos furos tapados com micropore. :/

mas tu acha que eles precisam "respirar" mais?
 
Upvote 0
Mano o problema eu diria que é essa luz aí!

O micélio meio que fica louco, tentando saber se é hora de frutificar ou se é hora de colonizar. Você precisa trocar o seu método de aquecimento...

A incubação deve ser feita num ambiente totalmente escuro.

Você pode notar que as áreas que o Psilocybe não colonizou o duende tomou conta...

O micélio está saudável, é só uma questão de timing mesmo. As proteções de papelão não protegem o micélio da luz, não em uma caixa pequena e com uma lâmpada de 40W.
 
Upvote 0
Abre uns buracos pra ele respirar, fecha o buraco com micropore. Eu faco isso quando eles param de crescer.

Além de fazer o buraco, o certo é virar o copo de cabeça para baixo, para que haja a troca gasosa. Se não adiantar há grande chance de ser alguma bactéria como disse o Amaral, nesse caso sugiro que inocule novos copos e descarte os atuais.

Paz e Luz!
 
Upvote 0
Luz não tem nada a ver com a estagnação do crescimento, na minha opinião.
Bem mais provável que sejam bactérias ou temperatura.
 
Upvote 0
Estou de volta e depois de todas a dicas ai (que por sinal muito obrigado) comprei um aquecedor de aquario. Eu realmente acho que o problema é a temperatura e luz pois da maneira que vinha fazendo era muito "amadora" digamos.. Agora eu pensei num jeito mais eficiente e claro quero voces me digam se estou indo pelo caminho certo ;)

Aquecedor de 100w, Eis o dito cujo
IMG_8785.JPGIMG_8786.JPG
...e aqui é o recepiente onde vou deixalo.. acho que o tamanh está ok. A intenção é deixar sem a tampa (pois é feita de ceramica)
IMG_8787.JPGIMG_8788.JPGIMG_8792.JPG
...e por fim esta é a maneira que pensei em deixar organizado as coisas com os copos incubados bem do lado do jarro de vidro, ja que o jarro nao fica tao quente assim... enfim..
IMG_8789.JPGIMG_8790.JPGIMG_8791.JPGIMG_8794.JPGIMG_8793.JPG
Vale lembrar que irei cobrir tudo isso com sacolas pretas e toalhas pra evitar alguma claridade na caixa que vai ficar dentro de um armario.
e ai.. o voce acham?
Desde do dia que postei esse topico até hoje (praticamente 2 semanas) eu deixei os potes sem aquecimento e sem luz.. e ACHO que o micélio deu uma pequena crescida.. mas quando comparei com as fotos de antes eles parecem iguais. Pode ser só impressao minha mas tenho um feeling de que o micélio ta diferente :p
 
Upvote 0
Incubadora com perlita? é isso mesmo? se sim, não faz sentido, incubadora é um local quente (entre 26 e 28 graus) e escuro, umidade no ar nessa fase não é nada util, e ainda favorece microclima pra outros esporos que você não quer favorecer, a umidade dos PFs que você preparou é suficiente pro micélio do cubensis desenvolver de forma saudavel. Outra coisa, usa uma panela de ferro ou aluminio com tampa pra por esse termostato, alem de manter a temperatura constante e mais proxima da desejada, não ira perder água por evaporação, fazendo com que o termostato estrague na falta da mesma.

Boa Sorte por ae mermão :)
 
Upvote 0
AmaralGpuava Esqueci de falar de que a perlita ali ta seca.. Nao tem nada molhado a nao ser o jarro de agua. Essa caixa é onde guardo a perlita e o unico espaço grande onde esse jarro coube :/

Eu nao tenho uma panela sobrando entao no momento irei usar essa de vidro e quanto a tampa, é feita de ceramica (até tentei fazer um furo pra encaixar o aquecedor mas sem sucesso.. é muito grossa). Acho que o jeito pelo menos por agora é deixar aberto e ver como esta a agua uma vez por dia. :)
 
Upvote 0
AmaralGpuava Esqueci de falar de que a perlita ali ta seca.. Nao tem nada molhado a nao ser o jarro de agua. Essa caixa é onde guardo a perlita e o unico espaço grande onde esse jarro coube :/

Eu nao tenho uma panela sobrando entao no momento irei usar essa de vidro e quanto a tampa, é feita de ceramica (até tentei fazer um furo pra encaixar o aquecedor mas sem sucesso.. é muito grossa). Acho que o jeito pelo menos por agora é deixar aberto e ver como esta a agua uma vez por dia. :)

Tome cuidado!

Eu acho que esse recipiente é pequeno demais para um aquecedor de 100W.

E dobre a atenção em relação ao nível de água. Já queimei um aquecedor por causa disso.

Abraços!
 
Upvote 0
Se nao me engano, nao e muito aconselhavel deixar o termostato inclinado, ele deve ficar em pe ou deitado.
 
Upvote 0
cada copo tem 4 pequenos furos tapados com micropore. :/

mas tu acha que eles precisam "respirar" mais?
vire-os de cabeça pra baixo, apoie-os em cima de uma mesa e de duass ou tres ppancadinhas pro micelio se soltar do copo e cair em cima da tampa de aluminio.
deixe acabar de colonizar assim.

Tome cuidado!

Eu acho que esse recipiente é pequeno demais para um aquecedor de 100W.

E dobre a atenção em relação ao nível de água. Já queimei um aquecedor por causa disso.

Abraços!
um termostato de 100 ou 200w nao muda nada se estiver regulado pra temperatura correta.
na verdade termostatos mais fortes tem melhor capacidade de regular e manter a temperatura de um micro-ambiente
 
Upvote 0
RainSpirit eu realmente procurei por algum recipiente mais adequado e o máximo que encontre ou eram jarras de suco grande sem tampas ou garrafas grandes (de tamanho ideal) pra por o termometro mas o problema é que eram de plástico (tipo garrafa pet um pouco mais rígido) :rollees:

Eu acredito que nao tem problema de usar esse pote de biscoito que to usando, desde de que mantena vigilancia sobre o que esta acontecendo.:)

InducedComa ué.. por que nao? o_O ..é apenas uma pequena registencia que tem ali dentro, nao vejo diferença nenhuma na posiçao que isso ficar xD

vire-os de cabeça pra baixo, apoie-os em cima de uma mesa e de duass ou tres ppancadinhas pro micelio se soltar do copo e cair em cima da tampa de aluminio.
deixe acabar de colonizar assim.

um termostato de 100 ou 200w nao muda nada se estiver regulado pra temperatura correta.
na verdade termostatos mais fortes tem melhor capacidade de regular e manter a temperatura de um micro-ambiente
OK irei dar os tapas nos potes e deixalos de cabeça pra baixo.. ;)

Em ultimo caso... pensei em aplicar a técnica PF Casing que está la na biblioteca
https://teonanacatl.org/threads/método-pf-casing.42/

No caso.. iria pegar os bolos semi-colonizados e quebralos, separando-os do que ficou sem colonizar e assim seguindo com o cultivo.

O que voces acham? :)
 
Upvote 0
Estou de volta com resultados mas ainda sem uma solução para o problema. (desculpem pela quantidade de fotos, mas acho que é a melhor maneira de mostrar como realmente estao as coisas aqui, facilitando a ajuda de voces) :vergonhento:

MAS.. tenho um palpite para o motivo do problema, falo sobre isso mais abaixo.

Eu fiz o que o pessoal aqui do forum me recomendou e pra tirar a pulga atrás da orelha se foi ou nao um problema de luz+temperatura, eu re resolvi fazer outros copos PF-tek pra ver como se denvolveriam.

Bolos-Velhos - Essas sao as fotos do primeiros bolos que fiz (o mesmo do primeiro post). Lembrando que inoculei eles em janeiro e mesmo assim continuam a MESMA COISA, mesmo depois de ter mudado o ambiente, nao notei nenhuma mudança.

IMG_8881.JPGIMG_8882.JPGIMG_8883.JPGIMG_8884.JPGIMG_8885.JPGIMG_8886.JPGIMG_8887.JPGIMG_8887.JPGIMG_8888.JPGIMG_8889.JPGIMG_8890.JPGIMG_8891.JPGIMG_8892.JPGIMG_8893.JPG


•Bolos-Novos - Enquanto esperava alguma mudança do bolos acima, resolvi fazer mais 4copos de PF e colocando-os no mesmo ambiente pra ver se ao menos o micélio se desenvolvia, e assim ter esperança em salvar os 3 copos do PF antigos. Nesse processo eu utilizei os grão de arroz inteiro, poi colonizam muito mais rapido.
Pois bem.. fiz todo o processo da técnica e coloquei eles com o aquecedor pra desenvolverem. Após 3 dias ja notei manchas brancas do micélio, que pois sinal cresceu bem rápido mas por algum motivo, numa determinda area do copo, o micélio nao colonizou. O mesmo aconteceu nos 4 copos.

IMG_8894.JPGIMG_8895.JPGIMG_8896.JPGIMG_8897.JPGIMG_8898.JPGIMG_8899.JPGIMG_8900.JPGIMG_8901.JPGIMG_8902.JPGIMG_8903.JPGIMG_8904.JPGIMG_8905.JPG
 
Upvote 0
Continuando. . .
IMG_8906.JPGIMG_8907.JPGIMG_8908.JPGIMG_8909.JPGIMG_8910.JPGIMG_8911.JPGIMG_8912.JPGIMG_8913.JPGIMG_8914.JPGIMG_8916.JPGIMG_8917.JPGIMG_8918.JPG

Da pra notar que o micélio ta bonito e saudavél mas mesmo assim ele nao avançou em uma determinada area do copo.


E está é a maneira de como coloquei os copos com o aquecedor. Com toda certeza nessas condicoes o miceio cresceu, ou seja.. nao é nenhum problema de temperatura ou luz.

IMG_8919.JPGIMG_8920.JPGIMG_8921.JPG


• Conclusao - eu realmente nao sei o que ta acontecendo mas eu acho que tudo isso deve estar relacionado com a esterelização na panela de pressão. Acredito que face do copo virada para a parece da panea acabou, ou queimando ou fazendo algo que o micélio nao possa avançar.

Irei tentar esterelizar um ou dois copos por vez na panela pra ver se é isso mesmo..

Caso aconteça denovo.. deve ser alguma contaminação alien que nao faço idéia de onde veio >.<

De qualquer modo.. queria que voces dessem a opinião de voçes :D

Obrigado ;)
 
Upvote 0
po, que panela de pressao voce usa? quanto tempo? acho dificil que tenha algo a ver. Minha panela de pressao SEMPRE vai lotada de copos e as coisas funcionam bem.

PS: Eu faria um casing ou bulk com as partes colonizadas dos copos de janeiro. Os outros copos esperaria um pouco mais.

good vibes
 
Upvote 0
Da pra notar que o micélio ta bonito e saudavél mas mesmo assim ele nao avançou em uma determinada area do copo.

De qualquer modo.. queria que voces dessem a opinião de voçes

Possiveis razoes;

-Substrato mal misturado(muita vermiculita em 1 parte só)
-Micelio de genetica fraca, pouco visivel.
-Contaminacao nao visivel a olho nu.


De qualquer maneira. Espere um pouco mais. Se voce ver que em alguns dias ainda assim sigue avancando ainda q muito lento. Dalhe tempo até colonizar.

Ha de se ter paciência.

Boa sorte
 
Upvote 0
Back
Top