Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micélio Estagnado

Avatar

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/03/2006
141
73
Meus caros, gostaria muitissimo de muita ajuda nesse topico supondo que eu tivesse um cultivo, que não tenho nem nunca tive

E este meu cultivo fruto da minha ficção fosse o cultivo do meu ultimo print, ( que é de cogus Selvagens) e pq devido a vários fatores minhas 2 pseudotentativas com o MEX não foram bem sucedidos :mad: eu não gostaria de perder mais uma, caso eu tivesse alguma !

Tomei o maximo de cuidado com a exterelização do substrado com a retirado do print e a confecção da seringa, apos quatro dias o primeiro sinal de micelio apareceu se desenvolveu até o decimo dia e parou, os bolos não apresentam nenhum sinal de contaminação e o substrato não está aparentando estar seco demais, nem umido demais .... Oq será que está estagnando o micelio, já se passaram +/- 16 dias desde a inoculação

Meu substrato não levou vermiculita no meio ( Apenas os selos ) ele foi de .... Alpistes, Niger, Arroz com casca feitos em farinhas pouco moidas

A umidade do pote aparenta estar bem, puxando um pouco para seco ....

Será que é pouca umidade ????

Será que é pouca aeração, pela falta da vermiculita no meio do substrato ????


Será que o bolo ficou compacto demais ????

Será que isso é normal e o micelio volta a crescer ???

Me deem seus diagnosticos e mais imprtante a sulução para que se eu tivesse um cultivo eu não perdesse
 
[/SIZSerá que é pouca umidade ????

Será que é pouca aeração, pela falta da vermiculita no meio do substrato ????


Será que o bolo ficou compacto demais ????

Será que isso é normal e o micelio volta a crescer ???

Me deem seus diagnosticos e mais imprtante a sulução para não perder esse cultivo que é muito importante para mimE]

----------------------------------------------------------------------
poderemos te ajudar melhor ainda se vc postar fotos dos bolos...:pos:
 
Meus caros, gostaria muitissimo de muita ajuda nesse topico já que esse cultivo é o cultivo do meu ultimo print ( que é de cogus Selvagens) e pq devido a vários fatores minhas 2 tentativas com o MEX não foram bem sucedidos :mad: eu não gostaria de perder mais uma !

Tomei o maximo de cuidado com a exterelização do substrado com a retirado do print e a confecção da seringa, apos quatro dias o primeiro sinal de micelio apareceu se desenvolveu até o decimo dia e parou, os bolos não apresentam nenhum sinal de contaminação e o substrato não está aparentando estar seco demais, nem umido demais .... Oq será que está estagnando o micelio, já se passaram +/- 16 dias desde a inoculação

Meu substrato não levou vermiculita no meio ( Apenas os selos ) ele foi de .... Alpistes, Niger, Arroz com casca feitos em farinhas pouco moidas

A umidade do pote aparenta estar bem, puxando um pouco para seco ....

Será que é pouca umidade ????

Será que é pouca aeração, pela falta da vermiculita no meio do substrato ????


Será que o bolo ficou compacto demais ????

Será que isso é normal e o micelio volta a crescer ???

Me deem seus diagnosticos e mais imprtante a sulução para não perder esse cultivo que é muito importante para mim


Fala Dahua
A meu ver, o problema está na vermiculita. Ou melhor, na ausência da vermiculita. Quando, em uma mistura, algum ingrediente é colocado demais, outro acaba sendo colocado de menos. O micélio precisa de alguns fatores disponíveis para se desenvolver: água, alimento, oxigênio e temperatura ideal. Se vc coloca muito alimento, acaba faltando aeração e talvez umidade (pela ausência da vermiculita). Se vc coloca muita vermiculita, acaba faltando alimento. Se vc coloca muita água... vira tudo uma papa!!!

Então Dahua, vale rever o conceito: a vermiculita em bolos pf promove aeração, fornece água ao micélio, e como ela apresenta em sua estrutura microporos, promove toda troca gasosa que o micélio necessita, em sua incubação. No caso, como vc utilizou farinhas e grãos de pássaros, todos de tamanho pequeno, provavelmente seu substrato ficou muito compactado, e sem aeração.

Em grãos de milho a vermiculita é dispensável, pois devido ao tamanho e formato do grãos, exitem interstícios (espaços entre os grãos), e assim o micélio se instala e se desenvolve, sem nenhum problema, porém o milho não frutifica por si só, faz-se necessário a mistura com outro substrato, para frutificação.

Leia e releia receitas de bolos pf, existe um guia básico na biblioteca que explica o porque do balanço de ingredientes em um substrato.:)

Vou deixar uma dica tb... estude substrato a base de grãos de trigo + cremogema + vermiculita...

paz e luz!!!
 
porém o milho não frutifica por si só, faz-se necessário a mistura com outro substrato, para frutificação.

Sir. Muilok, grãos de milho não frutificam sozinhos? então se pegar grão de milho colonizados espalhar e cobrir com uma camada de casing eles não frutificarão? Eu pensava que sim...:confused: Então o que deve ser feito nesse caso? (Casing com substrato "milho colonizado") ?!?! :D
 
Sir. Muilok, grãos de milho não frutificam sozinhos? então se pegar grão de milho colonizados espalhar e cobrir com uma camada de casing eles não frutificarão? Eu pensava que sim...:confused: Então o que deve ser feito nesse caso? (Casing com substrato "milho colonizado") ?!?! :D

O milho não frutifica em Pf tek, em casing sim
 
Fala Dahua

O MuiLok já explicou o que ocasionou a parada, vamos agora recuperar esse crescimento.

Tente quebrar o bolo dentro do pote, dá umas palmadas, pra descompactar.

Depois faça um furo no tampão para troca de ar, mas cubra com outro tampão.

Mantenha no escuro, temperatura de colonização.

Vai recuperar o crescimento, tendo pouca água melhor ainda que fica mais solto.
 
Bom, por motivos que eu vou explicar em um outro thread eu resolvi acabar com meus cultivos:

Abri os potes separei as partes com micelio quebrei e cobri com terra em um vasinho de plantas (fiz no estilo casing) aqui e vou deixar que a natureza responda sobre se ele vai frutificar ou não ...

Mais ai vai as respostas sobre as duvidas que eu tinha:

Obs: infelizmente eu não tenho camera digital :neg:

Desculpe a falta de Quotes estou pegando as partes de coisas que eu quero esclarecer.

Sir. MuiLok

Leia e releia receitas de bolos pf, existe um guia básico na biblioteca que explica o porque do balanço de ingredientes em um substrato.

Eu conheço as proporções, é que já tinha cultivado essa strain antes sem problemas nesse mesmo substrato e com o continuar da explicação vc vai ver qq aconteceu :pos:


Mauricio

Tente quebrar o bolo dentro do pote, dá umas palmadas, pra descompactar.

Depois faça um furo no tampão para troca de ar, mas cubra com outro tampão.

Mantenha no escuro temperatura de colonização.

Meu nobre, vc disse tudo era essa a solução realmente


Então vamos ao acontecido:

Vidros: 2 de 500g e 3 de whisk
Substrato: Sementes moidas em farinha granulada + arroz com casca
Selos de vermiculita +/- 2 cm nos potes grandes e 1cm nos pequenos

Vidro 1 - 500g - O micelio apareceu em 5 dias dominando a parte de baixo do selo de vermiculita superior em 360° e +/- 1cm de altura, e mais uma mancha de micelio do tamanho de uma moeda de 1 real bem branca e brilhante.

No decimo dia em diante o micelio foi "Raleando" , achei o substrato muito seco e injetei 6ml de agua destilada ele não parou de "ralear" até que ficou bem fraquinho parecia seco

Ao abril-lo: O substrato estava com a umidade boa e sem contaminação, porem devido a grande quantidade de substrato sem vermiculita causou a compactação do substrato devido ao proprio peso do mesmo.

Conclusão : O pote era grande demais para um substrato de pf tk sem mistura ideal, a falta de vermiculita nesse POTÂO causou a compactação e falta de ar para o micelio, que se enfraqueceu rapidamente.
Penso que grandes potes são muito bons com grandes grãos ... Ex: Milho, mais não são IDEAIS para sementes

Pote 2 - 500g. - O micelio não estava estagnado, estava lento, creio eu pelo tamanho do pote e falta de vermiculita

Por fora parado e o interior (Centro do pote) do substrato estava totalmente colonizado, eu não injetei agua neste pote, e ele estava apenas levemente umido. Creio que em mais 10 a 15 dias ele estaria totalmente colonizado fazendo a tecnica que o Mauricio citou.

:pos: Os copos - Os micelios iam muito bem, a principio estavam crescendo realmente num ritmo mais lento que os potões, porém, quando os abri notei que o micelio já tinha tomado 60 a 70% do copo e estava vindo do centro do copo em direção ao vidro. Isso me confundiu um pouco quando pensei que todos tivessem estagnado.

A casca do arroz nesses copos de whisk não deixa o substrato compactar, e como ele não tem peso o sufuciente pra comprimir o fundo com seu proprio peso ele se mantém aerado e umido sem nenhum problema e sem a obrigatoriedade da vermiculita



Leia e releia receitas de bolos pf, existe um guia básico na biblioteca que explica o porque do balanço de ingredientes em um substrato.

No fim vale mesmo é essa lembrete ai do Muilok.

A certeza de que vc seguiu todos os passos corretos elimina as possibilidades de fracasso.

O Ideal é fazer um algoritmo de todas as etapas dos processos e segui-las EXTREMAMENTE A RISCA. Sem "Achismos", e ser pró-ativo estando preparado para agir antes de um possivel imprevisto, mesmo que esse jamais aconteça

Eu quando iniciei esse cultivo basiei ele nos outros cultivos que já tentei, apesar de não ter seguido estritamente o forum segui aquilo que eu sabia que era garantido e tentei os "potões" no chute

Conclusão se eu tivesse levado o cultivo a frente os copos estariam 100% perfeitos e os improvissados 50% com risco de perder tudo.

Obrigado a TODOS que comentaram nesse post. Depois leiam porque eu abandonei o cultivo, me deu dor na consciencia pela atenção de vcs aqui ! mais uma vez muito obrigado.
 
1- Conclusão : O pote era grande demais para um substrato de pf tk sem mistura ideal, a falta de vermiculita nesse POTÂO causou a compactação e falta de ar para o micelio, que se enfraqueceu rapidamente.
Penso que grandes potes são muito bons com grandes grãos ... Ex: Milho, mais não são IDEAIS para sementes

:pos: Os copos - Os micelios iam muito bem, a principio estavam crescendo realmente num ritmo mais lento que os potões, porém, quando os abri notei que o micelio já tinha tomado 60 a 70% do copo e estava vindo do centro do copo em direção ao vidro. Isso me confundiu um pouco quando pensei que todos tivessem estagnado.

A casca do arroz nesses copos de whisk não deixa o substrato compactar, e como ele não tem peso o sufuciente pra comprimir o fundo com seu proprio peso ele se mantém aerado e umido sem nenhum problema e sem a obrigatoriedade da vermiculita
Otimas conclusões!
devem ser adicionadas as consideções sobre grãos e potes grandes.

algumas consideraçoes minahs após perder um POTAo igual o seu:
Re: Diário coletivo dos cultivos do Morta! - 04-08-2006, 20:58
hj cedo acordei com um cheiro ruim no quarto. fui ver era o potão . RIP (REST IN PEACE) MORREU. enterrei ele no quintal (só o conteúdo)... o micelio MELOU : MOTIVO: FALTA DE TROCA DE AR. o micelio se desenvolveu ao maximo até o ar acabar, depois dissso o contaminante dominou. muito diferente do que parecia por fora , o pote nao estava nem 50% colonizado, dispensei tudo. nao perdi nada, pois o potao era um teste : resultado do teste: Quanto mais substrato ,maior troca de ar se faz necessaria. os cuidados com assepsia foram impecaveis



RESUMINDO (essa fica pro mauricio:) S.A.C.+
:neg::eek:k:Joinha 2.0
 
na verdade o milho nao entra em tecnica PF - se for PF nao tem milho :)
e sim farinhas e graos partidos, MENOS milho.
nao use milho em PF´s, nem partes dele.:eek:k::eek:k:

Rss isso que eu queria dizer Boca, alias foi bom vc ter comentado aqui, eu tava lendo suas tentativas com o cultivo indoor do A.Muscaria e tive uma ideia besta que eu nem sei se é possivel ....

Certa vez li sobre a possibilidade de cruzar raças ( do mesmo genero no caso) Vc sabe se é possivel o cruzamento de generos diferentes e se for pq vc não tenta cruzar o Muscaria com o Cubencis
 
Rss isso que eu queria dizer Boca, alias foi bom vc ter comentado aqui, eu tava lendo suas tentativas com o cultivo indoor do A.Muscaria e tive uma ideia besta que eu nem sei se é possivel ....

Certa vez li sobre a possibilidade de cruzar raças ( do mesmo genero no caso) Vc sabe se é possivel o cruzamento de generos diferentes e se for pq vc não tenta cruzar o Muscaria com o Cubencis
1- sou amador
2- nao tenho filtro EPA
3- nao tenho CAPELA
4-NAO TENHO MICROSCOPIO
5-NAO TENHO LABORATORIO.
heheheh
sou amador.
esse é o problema.
quanto as amanitas, o problema foi resolvido e os cultivos estao em ALTO andamento.
mudei a forma de cultivo e tudo está correndo bem.
estou servindo de cobaia a um projeto grande e se der tudo certo os resultados serão REVELADOS EM BREVE!
:) gato queto - é gato pensando OU caçando.:eek:k:
 
Back
Top