Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Mexican Dutch King - Primeiro Cultivo!!

Diário de cultivo problemático.
Dia 30/10 - Preparação da seringa

Fiz todo procedimento no banheiro, com uma mesinha e uma cadeira,
Coloquei um borrifador com agua sanitaria e limpei bem superficialmente todo o ambiente, inclusive bidês, privadas e ralos
que são fontes de contaminantes, fexei as janelas, e utilizei uma lona limpa com alcool e agua sanitaria
como "glovebox" ahuasuhaa
Abri o carimbo, ele tava bem escuro, e qdo eu abri ele tava formado nos 2 lados do papel aluminio,
decidi fazer 1 seringa de 10ml com apenas 1/4 do carimbo,
Raspei utilizando uma pazinha do coletor junto com uma régua para apoio previamente limpa com alcool e água sanitaria,
Peguei um copinho de agua mineral aqueles de tampa de aluminio, e desastrado que eu sou, deixei ele cair no chão, com o impacto ele abriu a tampa
paciência, decidi continuar mesmo assim pois abriu so um pouco, limpei bem a superficie de aluminio com alcool e
Suguei 10mls e espirrei no copinho coletor esterelizado,
Repeti o procedimento 3x, para os esporos desgrudar, depois suguei pra dentro da seringa.. Ainda restaram bastante esporos
no copinho coletor mais deixei la mesmo.
Enrolei a seringa em papel aluminio, depois em um saquinho de supermercado limpo, passei fita em volta e deixie hidratar por 48 horas

Dia 03/10 - Preparação do Substrato

Receita do BOLO:

- 4 Copos de vermiculita
- 2,5 Copos de FAI
- 2 colheres de sopa de cremogema
- Agua mineral

Começei preparando o local onde seria feito todo o processo..
Limpei a mesa da cozinha com água sanitária e alcool 70%,
Peguei 7 copos, 3 largos de whisky e 4 menores !

Peguei uma bacia limpa, misturei os copos de vermiculita, adicionei agua até a mistura ficar bem umida, depois adicionei a FAI e 2 colheres de sopa de cremogema.. Misturei tudo até fica bem homogeneo.

Preenchi os 7 copos deixando um espaço para completar com o selo de vermiculita seca..
Preparei 2 PP com um suporte para o contato nao ser direto com os copos,
Fogo durante 60 minutos, deixei esfriar um pouco e retirei os copos, que para minha surpresa a em 3 copos a vermiculita tava estufada alem do limite do copo, e do papel aluminio, retirei o excesso com uma colher limpa de alcool , rezando para nao contaminar pois eu nao tinha tempo de repetir todo o processo :mad:, retornei rapidamente a tampa de papel aluminio e lacrei com fita crepe e assim foi com o restante dos copos.

Axei que ficou umido demais, não a ponto de acumular agua no fundo, mais o aspecto em geral mais n sei se é assim mesmo ou se no momento da esterelizaçao na PP acabou entrando agua.. sei lá , mais como ainda n tenho as fotos aqui para vcs avaliarem , to esperando arruma uma camera pra postar tudo.. :confused:

- INOCULAÇÃO

Apos a preparaçao dos bolos,
deixei esfriar por ums 30 minutos, depois levei ao congelador durante ums 20 minutos para acelerar o processo, sabendo do risco dos copos trincar devido ao choque termico.. felizmente os copos eram grossos e nao trincou.

Limpei bem a superficie do papel aluminio de cada copo com álcool, e preparei uma vela para flambar a agulha,
Fiz 4 furos equidistantes em cada copo onde injetei 0,25 ML de esporos em cada furo, e flambava agulha a cada copo e não a cada furo!!
Tampei tudo com fita de lacrar caixas.

- INCUBAÇÃO

Como nao tenho termostato/aquecedor , optei pelo método mais demorado.
Enrolei tudo em um cobertor sapeca-neguin e puis dentro de uma caixa de isopor num quartinho no fundo de casa onde é bem quente e abafado, e assim aguardam algum resultado até o momento !!

- Erros que detectei que possivelmente pode botar tudo a perder -

- Tentei ferver o copinho de água apoiado num soporte para n abrir a tampinha de aluminio, mais axo q começo a forma vapor dentro do copo e fiquei com medo de explodir a tampa com a pressao, desliguei e suguei a agua mineral sem a devida esterelização, tb nao sei se seria nescessario

- Acho que errei a mão de agua e umideci demais toda mistura, ou coloquei mais FAI do que o devido, oque tornou uma aparencia de "empapada".

- Coloquei muita agua na PP até a metade dos copos , oque possivelmente pode ter umidecido tudo além da conta, ainda n sei direito oque foi..

- Muito conteudo nos copos, a vermiculita seca, umideceu dentro dos copos expadiu e ultrapassou o limite da boca dos copos.

... enfim, acho q tem coisas q só se aprende na pratica!!!

LOGO POSTAREI FOTOS !!!!! :cool: :D :eek:

Obrigado a todos!! espero que de tudo certo :pos:

Situação atual !

Incubação precária, e nao chega a manter nem 27º constantes...
até agora nada de micelio ...

e nada de coments tbm :(

to descrençando ja , alegria de pobre dura poko memo!

Uebaa !!
Micélio deu as caras em 3 copos !!!

em 4 copos de tamanho menor ainda nem sinal, creio q pela compactaçao do bolo!!

Vamo q vamo no meu diário solitário!!
:))

Amigo..

Nunca cultivei com FAI, muito menos em bolos; até hj só realizei cultivos em casing, por isso, talvez nao seja a pessoa certa a te dar opiniões.

Mas posso te falar que tens que ter paciência.. no inicio é dificil, mas tem que manter o pensamento positivo.. Tive 7 tentativas antes de ter considerável sucesso (lê-se considerável como mais de alguns abortos. rsss..)

Só precisas fornecer os parametros necessários que a natureza faz o resto.

Por exemplo.. há alguns dias estava com um casing que pensei estar contaminado.. tirei de dentro do terrario e botei do lado de fora da casa... deixei lá por uma semana, à esmo.. estava sem tempo de fazer um out e não queria jogar fora, até que descolei um tempo, botei o substrato dentro de um vaso e coloquei um pouco de esterco, regando com um pouco de água.. qual não foi minha surpresa quando vi uns pins nascendo depois de poucos dias..

disseste que estas com dificuldade de manter a temperatura, mas qual a temperatura da tua região??

o problema podeestar em que não há espaço para o micelio respirar..

Como te disse, não sei como ocorre com a preparação de bolo, mas quando inoculo meus copos pra fazer casing (copos de grão de trigo), faço um furo para ventilação e coloco lã acrilica para filtrar..
já usei tbm micropore.. umas 4 camadas permitem que o micelio respire e a filtra possiveis contaminantes.talvezseja meio perigoso fazer isso nessa altura do campeonato.. podes fazer em um dos copos pequenos e ver o que acontece..

considero importante ter os conhecimentos básicos que os foruns ou a bibliotecas fornecem.. mas parece que rola uma intuição também, como se o micelio falasse contigo
huhhuhu

enfim..

boas vibrações!!!

Iai mano!
pow velho.
Tipo...
O pro q vc citou aê com o copinho de água mineral ....
nenhuma n mano
a água mineral em si não eh pra conter contaminantes...
então o pro de num ter esterilizado direito , não e pro
ahahhahahahaha
eu mesmo no mei 1º cultivo não esterilizei nem fervi a água mineral...
botei agua mineral direto mermo , e nao tive problema nenhum.
não contaminou nada e o cultivo me rendeu belos cogus :D

Qto ao substrato empapado devido a mta úmidade...
não e o ideal não ta lgd?
o ideal e o substrato fik umido , mais não mtooo
e akela historia...
melhor pouco do que mto.
mais isso tbm e relativo mano
mta gente ja cometeu o mesmo erro seu e o cultivo avançou sem pro nenhum
:D

Esquenta não mano
com o tempo o cara vai pegando experiencia e as manhas...
e errando q se aprende

Abração aê mnao e Super Good Vibes aê pra o seu cultivo!
Continua Forte e penssamento positivo q da tudo certo mano.

Vow ta acompanhando o seu cultivo...
Precizando de mim pra qualquer coisa fi.
Oq eu poder ajuda concerteza eu ajudo.
So da um grito
uiahiuahuahuhauhaui

Paz e Luz
;D

Valeu ae Fetz!! tbm to na torcida pra da certo..

"disseste que estas com dificuldade de manter a temperatura, mas qual a temperatura da tua região??"

Cara aki tá em torno de 27/29 graus...
mais axo q por enrolar no cobertor acaba isolando , e nao tem geração de calor ai n sei se fica isso ... c tirar do cobertor fica exposto a luz, entao n sei q q eh melhorr!

Cara aki tá em torno de 27/29 graus...

Aê Mano!
A temp. aê ta ideal pra incubação velho.
28ºc e o ideal
se essa for a temp aê nem preciza de cobertor nem de nada n...
se a temp. aê e 28ºc dentro do copo fik um pouco mais quente pq qdo o micelio ta se desenvolvendo ele libera CO2 , conssequentemente altenta o temp. do copo.
pode fik tranquilo q a temp. ta ideal
so qdo eles tiverem no terrario q a temp. deve abaixar um pouco.
no terrario vc deve manter a temp. entre 23-25ºc...
isso faz os pins nascerem mais rapidos e dara bem menos abortos.
mais nada em especial se fik um pouco acima disso...
aki no meu cultivo a temp. fik sempre entre 27-29ºc devido ao clima da região... e eu nunk tive problema ocazionado devido a isso...
pinou no tempo certo , o cogus se desenvolveram no tempo certo...
todo em ordem

abração aê mano
eh noixz

tem muitos cultivos que demoram quase um mes pra aparecer micelio..
eu acho isso muito tempo..
desde que eu comecei a fornecer ar pro substrato do pote (últimos dois cultivos), em 4 dias aparece micelio,em 8 misturo ao substrato do casing e em um mês to colhendo o 1 flush.

já li aqui que é bom nessa fase do spawn ter alta concentração de CO2 e baixa de O2; ainda não li o TMC, e não sei se tiraram isso de lá, mas as minhas experiencias (que na verdade foram poucas áté agora, comparada a outros do forum) dizem o contrário

tem uns videos do psilocibe fanaticus pela internet.. ele fala da possibilidade de fazer um furo nos potes e usar lã acrilica para filtrar o ar..
dá proxima vez, tenta fazer isso.

abraços

Fotos tiradas de celular, qualidade fico ruim... mais axo q da pra v alguma coisinha.. :p:

:teo_seta_direita: 10/11 - Como podem ver nos copos de whisky parece que o micélio tem se dado melhor, e nos copos menores já estao todos com pelo menos algum sinal , uma mancha branca mesmo q pouco!!

indisp.png

A guardiã do cultivo

indisp.png

Será q eh uma boa ideia injetar ar ?

Creio q vai aumentar drasticamente as chances de contaminar!!

Fala ae lu, cara que transmissão de pensamento, estava lendo o seu diario de cultivo e pensando em encubação ai do nada me veio uma ideia na cabeça a ideia de injetar ar com uma seringa.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e quando chego no fim de seu diario ta ai a sua pergunta.

Olha realmente vai aumentar a chance de contaminação sim mas tenta ai ficarei grato se vc tentar e postar os resultados essa exp pode ser bem util!

Fica na paz!

Vo liga o forno, e encher uma seringa estéril de ar na boca do forno !
ai vo tenta fazer o teste e postarei resultados!!

Valeu ae marca
abrax

Será q eh uma boa ideia injetar ar ?

Creio q vai aumentar drasticamente as chances de contaminar!!

Não injete ar.

Siga sugestão do Ankh, ou então, o que dá no mesmo, faça um furo na tampa, em ambiente limpo, e cubra o buraco com micropore. Uma camada só.

Se não se sentir seguro em cima do micropore coloque uma nova tampa de papel de filtro.

Ae rapaz...Legal o diário, desejo boa sorte pra vc!
Tenho uma dúvida;essa cremogema aí seria o que?Pq eu andei observando, certa vez utilizei água sanitária pra desinfectar o substrato, e isso atrasou muito a colonização, e não ajudou muito pq contaminou bastante.Fiz esses dias um cultivo novo, e ele colonizou numa velocidade espantosa, e está indo muito bem!Dá uma olhada lá qualquer coisa, tem alguns detalhes...
Também tá com problemas com as fotos?eu tnho algumas aqui e não consigo postar hehehe =]
Abraços e bom cultivo!

LSDrop,

Parece ser mesmo uma característica do Mex. essa resistência às adversidades e às intempéries climáticas. Estou no meu primeiro cultivo com essa strain tb com PF-Tek. Um copo em tres apresentou um ponto de contaminação um tanto estranha com uma "marca geográfica", os outros dois colonizaram bem, sendo que um deles já está no terrário há 1 semana e 3 dias. Segunda-feira, quando completou uma semana e um dia já surgiram pins. Eu tive que ficar fora o dia todo durante todos os dias dessa semana, sempre ponho vasilhas com gelo pela manhã, mas quando colto encontro a temperatura em 29°. E justo nessas condições surgiram os pins e eles seguem se desenvolvendo muito bem. Como já disseram, a temperatura da incubadora tá ideal.

Porém, vendo suas fotos, me pareceu que tem pouca vermiculita, muito aquém do que me parece ser o normal de PF Tek.

Acho legal a idéia de deixar buraco com micropore para aerar mais. Estou com um saco ziplock com trigo incubando com apenas uma camada de micropore sobre o furo. Daqui a dis dias darei uma olhada pra checar a situação.

Boa sorte no teu cultivo, bro!

Abçs.

LSDrop,

Parece ser mesmo uma característica do Mex. essa resistência às adversidades e às intempéries climáticas. Estou no meu primeiro cultivo com essa strain tb com PF-Tek. Um copo em tres apresentou um ponto de contaminação um tanto estranha com uma "marca geográfica", os outros dois colonizaram bem, sendo que um deles já está no terrário há 1 semana e 3 dias. Segunda-feira, quando completou uma semana e um dia já surgiram pins. Eu tive que ficar fora o dia todo durante todos os dias dessa semana, sempre ponho vasilhas com gelo pela manhã, mas quando colto encontro a temperatura em 29°. E justo nessas condições surgiram os pins e eles seguem se desenvolvendo muito bem. Como já disseram, a temperatura da incubadora tá ideal.

Porém, vendo suas fotos, me pareceu que tem pouca vermiculita, muito aquém do que me parece ser o normal de PF Tek.

Acho legal a idéia de deixar buraco com micropore para aerar mais. Estou com um saco ziplock com trigo incubando com apenas uma camada de micropore sobre o furo. Daqui a dis dias darei uma olhada pra checar a situação.

Boa sorte no teu cultivo, bro!

Abçs.

Kra é q a classificação da vermiculita q eu comprei é SUPER-FINA.

Ela eh bem fininha mesmo, mais a proporção está correta, 2 de vermi pra 1 de FAI.

~~:seta: O PROCESSO TÁ LENTO MAIS TA COLONIZANDO AOS POUCOS, AO PASSO QUE EM 1 OU 2 COPOS PARECE ESTAR ESTAGNADO O DESENVOLVIMENTO!

~~ Um dos copos estava sem sinal de desenvolvimento, totalmente estagnado, entao resolvi discartar ...
Quando abri nao apresentava mal cheiro, porém um pequeno sinal do micélio, ou cobweb, nao sei se cobweb dá em bolos colonizando, mais tinha um aspecto de teia!
hauhauha

Continuamos entao com 6 Copos!!!

[]'s

Fala mano bele, sei que é foda né, primeiro cultivo é cheio de incertezas e duvidas é foda, mas acho cara que é bom a gente bater cabeça pois só assim aprende né, cara acho que o banheiro seria o lugar menos indicado para se fazer bolos, mesmo usando toda esterilização do ambiente possivel existe uma quantidade muito grande de cloroformios fecais e outros competidores que podem te prejudicar, da proxima vez não esquenta não, não precisa ferver a agua mineral, outra dica quando for lacrar o copo com fita como fez, não passe a fita tão no meio o copo não, tente deixar ela mais proxima da borda possivel, assim facilita sua visualização no desenvolvimento do micélio, e pra icubar teus copos nao precisa enrolar na coberta teu clim ja é suficinete no demais pergunta ai que a galera responde valeu.

Back