Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Mexican Dutch King 1.0

Diário de cultivo problemático.
Já que com o milho eu não obtive sucesso no cultivo, talvez por em quanto, decidi mudar a técnica e utilizar a mais básica e simples, coisa que deveria ter feito dês de o inicio e em bora eu ache que esteja bem relaxado com a coleta de dados, postarei os que reuni até agora!!!

Strain: Mexican Dutch King
Substrato: Vermiculita + Farinha de Arroz Integral & Vermiculita + Trigo para Kibe
Método de Cultivo: Bolo PF

23/01/2012

Para separar os ingredientes necessários medi o volume dos copos utilizados com os próprios ingredientes e depois misturando nas percentagens corretas!!! Não anotei precisamente os pesos, as contas, nem tirei fotos passo a passo precisamente, mas detalharei o melhor que puder!!!

Pesei individualmente a vermiculita, o arroz e o trigo, para obter o volume que cada um ocupava nos seus devidos copos e misturei 2/4 de vermiculita para 1/4 de arroz ou farinha de trigo + bicarbonato de sódio(só tinha esse, continuei usando)!!! Molhei e misturei bem, deixando úmido, mais para seco do que para molhado!!!

0001.jpg 0002.jpg 0003.jpg 0004.jpg 0005.jpg 0006.jpg 0007.jpg 0008.jpg 0009.jpg 0010.jpg

No caso fiz 3 copos de Vermiculita + Farinha de Arroz Integral e 1 de Vermiculita + Trigo para Kibe

Informação Nutricional:

Arroz Integral____________________________Trigo para Kibe
Porção de 50g de Arroz Crú__________________Porção de 50g

_________________Quantidade_____________Valores________ Quantidade______Valores
__________________por porção____________Diários %________por porção_____Diários %

Valor energético_____174kcal ou 733kj_____________________188kcal ou 790kj
Carboidratos_____________38g_______________13______________38g___________13
Proteínas_______________3,7g________________5______________6,2g__________12
Gorduras Totais__________0,9g________________2______________1,3g___________2
Gorduras Saturadas_________0g________________0_______________0g___________0
Gordura Trans____________0g_________________-_______________0g___________-
Fibra Alimentar___________0,9________________4______________1,1g___________4
Sódio_________________5,1mg________________0_____________47mg__________2

P.S. Na falta de uma tabela fiz o que pude!!! ;)

Esterilização - 23/01/2012
Inicio: 19:57
Fervura: 19:52
Pressão: 20:01
Fim: 20:27

0011.jpg0012.jpg0013.jpg

Não deixei mais tempo na pressão pois achei que a aguá havia acabado, não acabou, mas tava quase!!!

Preparo da Seringa - 23/01/2012 as 22:09

Devo dizer que ao abrir este carimbo fiquei decepcionado!!! O carimbo do Thai Pink Buffalo veio todo bonito, maior que uma moeda de 1 Real, já este veio meio mirradinho, pouco menor que uma moeda nova de 50 Centavos!!! :(

0014.jpg0015.jpg0016.jpg0017.jpg0018.jpg0019.jpg0020.jpg0021.jpg0022.jpg0023.jpg0024.jpg0025.jpg0026.jpg0027.jpg0028.jpg

De toda a circunferência da moeda de 50 centavos eu devo ter utilizado para fazer uma seringa com 15 ml aproximadamente uns 6% ou 1/16 avos!!!

Inoculação - 26/01/2012 as 20:00

Os copos ficaram dentro da panela de pressão até o momento da inoculação!!! O procedimento foi simples: Abria panela, peguei a seringa que ficou na geladeira por 3 dias e injetei nos copos!!! 4 ml nos maiores e 3 no menor!!!

0029.jpg0030.jpg0031.jpg0032.jpg0033.jpg0034.jpg0035.jpg0036.jpg

Devido a diferença de tamanho dos copos, ao fazer o substrato utilizei os dois copos de tamanho equivalente com os substratos diferentes. Um com Vermiculita + Farinha Arroz Integral e o outro com Vermiculita + Trigo para Kibe, para poder manter uma melhor apuração de qual se saiu melhor posteriormente!!!

E por final os copos já inoculados, devidamente numerados e com substratos discriminados!!!

0037.jpg0038.jpg

Agora é só aguardar!!!

Valeu pela ajuda e atenção de todos pessoal!!! Até mais!!! :)
 
Última edição por um moderador:
E aí? Qual o status??
 
Atualizações:

Mexican Dutch King 0049.jpg Mexican Dutch King 0050.jpg Mexican Dutch King 0051.jpg Mexican Dutch King 0052.jpg Mexican Dutch King 0053.jpg Mexican Dutch King 0054.jpg Mexican Dutch King 0055.jpg

O Ultimo copo vai para o lixo amanha, alguém acha que é possível salvar algo do que sobrou???

Valeu pela atenção, ajuda e paciência de todos!!! Até mais!!! :)

Atualizações:

Copo 1

Mexican Dutch King 0049.jpg Mexican Dutch King 0050.jpg

Copo 2

Mexican Dutch King 0051.jpg Mexican Dutch King 0052.jpg

Copo 3

Mexican Dutch King 0053.jpg Mexican Dutch King 0054.jpg

Copo 4

Mexican Dutch King 0055.jpg

O Ultimo copo vai para o lixo amanha, alguém acha que é possível salvar algo do que sobrou???

Valeu pela atenção, ajuda e paciência de todos!!! Até mais!!! :)
 
há copos com contaminantes.
O que você se refere ao o que sobrou?
 
há copos com contaminantes.
O que você se refere ao o que sobrou?

No caso tup, me referi aos que não estão contaminados!!! :ROFLMAO:

Atualizando!!!

Joguei os que estavam contaminados fora, os que aparentemente estão sem contaminantes, mas se desenvolvendo a passos de lesma, por que tartarugas estão rápidas de mais para o exemplo, se mantem no terrário!!!

Copo 4

Mexican Dutch King 0057.JPG Mexican Dutch King 0058.JPG

Copo 1

Mexican Dutch King 0059.JPG Mexican Dutch King 0060.JPG

Ao meu ver o copo 1 parece bem!!! :D

Valeu pela atenção, ajuda e paciência de todos!!! Até mais!!! :)
 
No caso tup, me referi aos que não estão contaminados!!! :ROFLMAO:

Atualizando!!!

Joguei os que estavam contaminados fora, os que aparentemente estão sem contaminantes, mas se desenvolvendo a passos de lesma, por que tartarugas estão rápidas de mais para o exemplo, se mantem no terrário!!!

Copo 4

View attachment 35525 View attachment 35526

Copo 1

View attachment 35527 View attachment 35528

Ao meu ver o copo 1 parece bem!!! :D

Valeu pela atenção, ajuda e paciência de todos!!! Até mais!!! :)
a quanto tempo foi a inoculação:question:
os bolos parecem secos e compactos, eu quebraria bem e burrifaria agua mineral gelada e uma camadinha de terra vegetal (5min microondas)+agua borrifada e já era:) good vibes
 
a quanto tempo foi a inoculação:question:
os bolos parecem secos e compactos, eu quebraria bem e burrifaria agua mineral gelada e uma camadinha de terra vegetal (5min microondas)+agua borrifada e já era:) good vibes

Inoculação - 26/01/2012 as 20:00

Também achei que o substrato ficou muito seco!!! Achei que já tinha parado de colonizar, mas esta indo vagarosamente semana a semana, não sei que atitude tomar em relação a estes copos... :cr:
 
Esses copos são perda de tempo Felideo, o copo 1 já tem aspecto de contaminado, o copo 4, acho difícil conseguir frutificar algo desse bolo. Já tive muitos micélios com essa aparência, sempre contaminam, são muito fracos, a colonização fica estagnada, e dai pra pior.
 
Bato na mesma tecla do outro tópico... Assim como já falei várias vezes no chat... Uma glovebox é o básico do básico, deveria ser obrigatório para qualquer amante da micologia. :geek:
 
Que acham???

Até mais!!!
 

Anexos

  • 2012-09-11 00.11.20.jpg
    2012-09-11 00.11.20.jpg
    235.3 KB · Visualizações: 2
  • 2012-09-11 00.11.58.jpg
    2012-09-11 00.11.58.jpg
    259.3 KB · Visualizações: 4
Quanto tempo esse bolo tem? Se isso for mesmo micelio de PC, ta bem ressecado! Tem ate uns farelos no fundo do copo....vc pode jogar num casing bem hidratado e esperar pra ver....mas nao sei nao, esse micelio ai ta meio morto.:morto:
 
manda pro casing, cada copo em um ou dois casings separados. garanto que vai dar uma bela safra (bem hidratados na proporcao 1 copo vermi 1 copo agua meio copo de micelio vivo)
 
Há quanto tempo rolou essa inoculação, Felideo ???

Cara, bom ver vc de volta por aí!

Abraço!
 
:vesgo::eek: ...praticamente um filho.
Caramba...
Não gostaria de parecer pessimista...
Mas é até uma dúvida minha... Nessa altura do campeonato, não deveria ter pinado invitro???

Na minha penúltima tentativa de cultivo, eu fiz aquele bolo com cremogema e casca de ovo (pf plus rs).
E usei uns esporos "mortos" de TKSSS que não rolou nada... Eram 4 copos... Depois de muito tempo, desisti deles... Mas por experimento, inoculei uns B- nesses substratos e cresceu muito forte! Só que eu inoculei de qualquer jeito... Sem muitos cuidados... Dois apareceu contaminação logo de cara. Outros dois nada. E cresceu um micélio bem forte dentro desses copos...
(Acho que já consegui perceber certa diferença desse PF Cake Plus! Pena que preparar as cascas de ovo seja meio chato... Mas em breve vou tentar de novo...)
Aí com o tempo apareceu contaminação nesses dois copos... E passei para um amigo tentar cultivo outdoor...
Mas na casa dele, antes que ele fizesse algo... Os copos pinaram sozinhos!!

Pelo que eu acho, na minha pouca experiência, eu acho que a não ser que um dunk bem feito salve o bolo, não vai frutificar não... E ainda vai contaminar com um cobweb ou algo do tipo (coisa que já aconteceu por aqui também).

Anexas fotos desses copos que pinaram invitro!

O copo com um coguzão, era uma contaminação meio alaranjada... Que até fiquei na dúvida se não seria micélio de tksss apodrecido... Meu amigo disse que quando tirou do copo o bolo desfez.
O outro copo com alguns pins dentro, era uma contaminação meio escura acinzentada que deu nos outros dois copos iniciais logo de cara... Mas nesse caso, acho que o cubensis prevaleceu. A solução mais fácil para esse meu amigo foi um terrário em garrafa pet.
 

Anexos

  • P2126_29-08-12.JPG
    P2126_29-08-12.JPG
    88.8 KB · Visualizações: 2
  • P2127_29-08-12.JPG
    P2127_29-08-12.JPG
    84.5 KB · Visualizações: 3
  • P1913_02-09-12.JPG
    P1913_02-09-12.JPG
    279.3 KB · Visualizações: 3
  • P1935[01]_02-09-12.JPG
    P1935[01]_02-09-12.JPG
    337.7 KB · Visualizações: 2
  • melos.jpg
    melos.jpg
    308.8 KB · Visualizações: 6
Back
Top