Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Mex Dutch King (pequeno) - primeiro cultivo - Balde

Diário de cultivo problemático.
Olá amigos, resolvi postar o diário, ainda tenho algumas dúvidas e a parada está em processo, quem sabe também posso obter respostas por aqui a qualquer coisa.

Trato do substrato:
O milho de pipoca Yoki premium recebeu o tratamento descrito por Maurício (03 dias de tratamento), infelizmente botei cal na minha panela de pressão e ela deu uma zoada por dentro, no stress..

Seringa:
Foi feita sem GloveBox, mas o ambiente (cozinha) sofreu uma limpeza doida. Esfreguei o chão, as paredes de azulejo e esvaziei a cozinha (parecia um hospital), e depois passei Lysoclin (deve ser um genérico do lysol, fungicida) em tudo, também borrifando no ar e na bancada (leia-se mármore da cozinha), usei um potinho de exame (que infelizmente, quando fui ver em casa, já estava com um pedacinho aberto do plástico, prejudicando a esterilidade, próxima vez conferir se está bem lacrado na farmácia). Foi usado metade de um esporo em 10 ml dividido em duas seringas de 5 ml e reservado na geladeira com ziplock e depois filme por umas 24hs+-.

Esterilização:
A tradicional Panela de Pressão, botei fralda (improviso) das crianças no fundo, coloquei agua, os dois copos com milho tratados e devidamentes selados, deixei o tempo e tal. Acho que no final, a água quase secou (nos 5 minutos finais), mas sem problemas. Próxima vez, colocar mais água e copos mais no alto.

Inoculação:
De manhã, seringuei (não exatamente eu, mas enfim) os copos. Normalizei a disposição dos esporos na seringa. Logo depois, coloquei para incubar dentro de um balde (ainda sem uso, e devidamente limpo) e tampa de "plástico filme", coloquei cada copo e um balde destes.
Abri apenasumas três vezes para olhar, chacoalhei umas duas (na próxima vou chacoalhar pelo menos mais umas duas veezes) durante as 03 semanas aprox (não me recordo as datas da incubação).

:!: Apenas 01 de 02 germinou, o outro copo ficou para mais de um mês e nem sinal de vida... acabei descartando-o. Como será que é possível ele não germinar

Trato do substrato bulk:
Esterco + Pó de Coco Envelhecido (carrefour), meio a meio.
Foi esterilizado num caldeirão, embrulhado numa fralda, e com uma manha consegui até tampar o caldeirão. Embaixo: lata de cookies (nota: pequeno demais, na próxima, de leite ninho para maior). Detalhe: Novamente não coloquei a água abundante e no fim do processo de esterilização a água veio a quase secar, desta vez quazse por completo!l na próxima, o suporte tem que ser mais alto para caber mais água. Ficou alocado encima de um 3 em 1 dos anos 80, em uma sala quase sem uso pelos habitantes da casa, mas que é a sala de entrada da casa.

O Balde:
Dia 18, uma sexta-feira solene passadas há 10 dias, quebrei o milho no balde. O que notei: Cobri com uma touca de banho de motel barato (que, esta sim, estava devidamente lacrada). Quebrei depois de o esterco já frio (amanhecido), mas a toca foi com ele quente mesmo. Detalhe: o milho parecia 99.9% colonizado, o fundo não colonizou tanto (falta de chacoalhão ou sei lá o que). MAS, nos primeiros dias de balde, o fungo robustamente veio a se expandir e a cobrir de branco o substrato ainda meio amarelado em um dois pontinhos. Fiz apenas um furo no balde (antes do processo) com microporo. Acho que se colocar mais, aumenta chancer de contaminar.. já que

Casing:
:!:
Não coloquei nenhum tipo de camada de Casing, até sabia e tinha em casa vermiculita, mas uando fui lembrar que tinha que colocar camada no balde, já eram dois dias que estava dentro do balde, aí pensei agora já era, é capaz que a vermiculita prejudique o avanço do micélio depois de dois dias.

E Agora José?
Se vão 10 dias desde a baldada. E o micélio está legal, abanando duas vezes por dia e mantendo o chão do ambiente sempre limpo

Estou esperando o 1º flush, previsto para 03 semanas,

:!: Será que devo colocar camada de casing de vermiculita logo após o primeiro flush, para evitar contaminação, e talvez até segurar umidade para o micélio, ou a camada de vermiculita nessa altura prejudicaria o desenvolvimento subsequente do fungo e prejudicaria os próximo flushes?

:!: Caso o balde perca umidade, como socorrê-lo e incrementar a umidade do balde, com a parada toda já montada e após o 1º flush?

logo mandarei duas fotos (não tão boas) que tirei do balde por fora e do micélio nu dentro do balde.

Atualização: 29/12. Já estavam se formando e continuam a aparecer tipo uns pininhos brancos despontando, principalmente pelas beiradas
 
Velho acho muito dificil tentar corrigir seu cultivo agora.
tem muita coisa feita errada/fora de ordem.
a mais gritante eh :
ABANAR ANTES DE COLONIZADO 100%.
nao pode, de jeito nenhum, quebra totalmente o ciclo de colonizacao/frutificacao.
Umidade:
Teria que haver colonizado 100% o bolo interno do balde, dado um DUNK com agua gelada de uma noite inteira e so entao escorrido/coberto.
da uma lida no topico do falecido SHROWER(o chato) e NAO MEXE MAIS Nesse seu setup que o proprio fungo se corrige.
 
é, talvez o melhor seja mesmo deixar como está

altos vacilos, mas acho que é normal na primeira vez,
e a não ser que essa da abanada seja muito grave, até agora os problemas foram apenas: 01 dos bolos não germinar, e esquecer da camada de vermiculita

ainda não tinha lido sobre dunk no milho e nem quanto a isso de abanar antes de um tempo X...

valeu pelos toqs
quanto ao fora de ordem, confesso que o texto possa estar um tnato confuso, vou tentar desambiguificar editando aiwejaiehuahe falou
vamos ver no que dá =P

é, talvez o melhor seja mesmo deixar como está

altos vacilos, mas acho que é normal na primeira vez,
e a não ser que essa da abanada seja muito grave, até agora os problemas foram apenas: 01 dos bolos não germinar, e esquecer da camada de vermiculita

ainda não tinha lido sobre dunk no milho e nem quanto a isso de abanar antes de um tempo X...

valeu pelos toqs
vou dar uma editada no texto p/ desambiguificar o sentido wejaiehuahe
falou
vamos ver no que dá =P
 
Última edição por um moderador:
Po, acho que deu errado.

coloquei o milho no balde dia 20/DEZ aproximadamente,
hoje já é 17 de JAN e ainda não deu nada.

alguns mini pinos com cabeça marrom rolaram, mas só isso.

o status do balde: o substrato está super branco, bem "condensado".... com alguns pinitos de cabeça marrom...

perdi as esperanças...

não entendi (foi outra lingua pra mim) o que o 1000bc disse que era para ser feito...mas já estão incubando novos, estudar mais... espero que funcionem..

apenas fiz o descrito na biblioteca..... coloquei o milho colonizado na superfície (não misturei no esterco), encima do esterco, e abanei (e abano até hoje), sem camada...... acho que :confused: :mad: :( :neg: :eek: já elvis, até a proxima.acontece.
 
Não tem como colocar fotos do teu trabalho? Ficaria mais fácil para te orientar.
 
Olá Tupynambá, estou sem fotos do cultivo,
tente imaginar um balde com uma toca encima, euns 3+litros de substratos+esterco+pó, e um micélio branco encima dele.

li os tópicos de shroower vi que ele misturava o micélio no substrato-esterco depois ainda botava camada de vermiculita/pó, acho que o problema (vacilo) foi este, não ter nenhum tipo de camada, a umidade se manteve, a temperatura tbm tava legal, não houve contaminação ainda... mas não frutifica

teria que ter misturado o milho colonizado no esterco, depois esperado o esterco colonizar... depois colocar vermiculita, talvez depois até dado uma diferença de temperatura, vou pesquisar mais sobre casing,penso eu que no mínimo deveria ter uma camada de qualquer coisa, será que não foi este o problema?..
 
Ok, para finalizar o tópico.
Dia 20/01 botei vermiculita..... depois de muitas semanas....
claro que depois de tanto tempo a umidade acabou. aí borrifei agua.... mas nada. não reagiu.

a única diferença que houve com a vermiculita atrasada foi que nasceram muitos abortos
pinos bem marrons e grandes por baixo da vermiculita, que acabei de ver quando fui remover a camada para ver a situação (hoje). vou dispensar.

sugiro que removam este tópico para o Cultivos Problemáticos
 
Back
Top