Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mex Dutch King, 1º Cultivo - Problemas?

Diário de cultivo completo.
Boa tarde galera,

Bom... comecei meu cultivo... a partir de seringas que eu mesmo produzi com esporos que recebi da ProFungos. Tenho mais metade desse carimbo e outro da Stain B+ que ainda nem abri.

Substrato:


http://www.youtube.com/watch?v=ZHJQrsZFQdE


Para o substrato utilizei a mesma substancia desse video produzindo quantidade para 3 bolos e nessa mistura acrescentei 2 colheres de cremogema (sabor banana, só para constar ;])

Esterelização:

Utilizei a mesma tecnica do video, porem, por falta de tempo deixei a panela por alguns dias, e repeti o precesso antes de abri-la usando uma panela de pressão comum.

Data de Inoculação:


Mais ou menos 20 dias atrás.

Possíveis problemas:

Os bolos cresceram normalmente, lindos e fortes de acordo com o esperado. o que notei de estranho foi que a aparencia através do vidro do copo aparece embaçada, e não limpa como custumo ver em outros diários de cultivos, talvez por qualidade das fotos de outros diários, mais julguei ser normal, pois nenhuma das contaminações parecia com o que esté sendo apresentado em meus copos.

Segue as fotos:
DSC06437.JPGDSC06438.JPGDSC06440.JPG
 
Os copos estão "suados", o que é normal. Mas parecem bem.

Espere mais um tempo, tipo uma semana, antes de aniversariá-los.
 
Ufa! Achei que aquela "humidade" (não sei bem o que é), que parece pregar na lateral do copo... fosse algum tipo de bactéria, que é uma das contaminações que parece um pouco com isso, mas na biblioteca só vi acontecer em cultivos em milho!

Se parecem bem pra vc, meu amigo, parecem bem pra mim tbm! ^^

Ah! Mais uma dúvida... eles estão numa caixa de isopor com temperatura regulada por um termostato de 40W. Sendo que a temperatura varia entre 24 e 25 graus lá dentro.

Mantenho nessas condições, o crescimento ta legal pela quantidade de dias?
 
A taxa de crescimento está boa. E essa temperatura também.
 
Então galera,

Hoje de manhã dei mais uma olhada nos bolos... continuam todos bem... todos já deram a volta por todo o copo e acredito que já tenha chegado ao centro tbm, agora eles vem tomando mais força.
Caso consiga montar meu terrário ainda esse fim de semana... no domingo já aniversario pelo 1 deles e aproveito pra preparar outras seringas...

Abraços...
 
Boa sorte no cultivo !!!

Paz e luz.
 
Galera, a temperatura aqui na minha cidade está variando entre 24º~30º... posso montar um balde com argila expandida no fundo, água mineral até metade da altura delas para que fiquem parcialmente submersas e mantenham a humidade, e tampo o balde com plástico filme abrindo 3 vezes ao dia para ventilar e borrifar água mineral?
Está correto né? É basicamente oq fazem com aqueles tais Kits... que eles só colocam a marmita num ziplock, correto?

Li ontem que posso usar um galão de água mineral de 20L como terrário... que é será feito utilizando as mesmas condições acima... mas adicionando um termostato... e uma bombinha de aquário pra evitar ter que abrir pra ventilar... agora... a humidade eu tenho que borrifar mesmo assim né?

Abraços galera!

ah! Quanto à luz... 10h por dia... com uma lampada dessas econômicas instalada uns 20 cm acima do terrário!
Seria suficiente... já que eles precisam da luz somente para direcionar o crescimento... certo?
 
... posso montar um balde com argila expandida no fundo, água mineral até metade da altura delas para que fiquem parcialmente submersas e mantenham a humidade, e tampo o balde com plástico filme abrindo 3 vezes ao dia para ventilar e borrifar água mineral?
Está correto né? ...
Sim!
... Li ontem que posso usar um galão de água mineral de 20L como terrário... que é será feito utilizando as mesmas condições acima... mas adicionando um termostato... e uma bombinha de aquário pra evitar ter que abrir pra ventilar... agora... a humidade eu tenho que borrifar mesmo assim né? ...
Não há necessidade de termostato, já que a temp. na sua cidade é 24°C à 30°C.
Dependendo de como você montou o seu terrário, não é preciso borrifar, a bombinha faz a troca de ar e ajuda umidificar.
... ah! Quanto à luz... 10h por dia... com uma lampada dessas econômicas instalada uns 20 cm acima do terrário!
Seria suficiente... já que eles precisam da luz somente para direcionar o crescimento... certo?
Fica no 12/12 até pinarem. Depois você pode diminuir a dose de luz.
 
Beleza!!! Hoje motei meu terrário... uma caixa organizadora de 19,8L com argila expandida e agua mineral no fundo, um compressor de ar de aquário com potência para um aquario de 50L (acho que é o suficiente de oxigenação, néh?), um termostato, e um termo/higrometro, e uma lâmpada acima da caixa ligada 12h por dia.

A temperatura se mantêm em 25º mais ou menos e a humidade está em 99%

Aniversariei os 3 bolos ontem, mas meu primeiro terrário numa caixa de isopor... vazou tudo... ae desisti e comprei essa caixinha. Transferi os bolos e coloquei tudo pra funcionar hoje... devo mudar alguma coisa?

Seguem as fotos...

Cogu1.jpgCogu2.jpgCogu3.jpgCogu4.jpgCogu5.jpg
 
Tá bom pra caramba.

Só talvez se queira isolar as laterais da sua caixa tupperware com filme preto ou saco de lixo preto, por fora, evitando assim que a luz entre pelas laterais, permitindo que a luz entre só por cima. Nesse caso é somente para os cogumelos crescerem em direção a luz, ficarem mais anatômicos.
 
Pode deixar que vou cobrir as laterais.
Quanto a oxigenação... só esse compressor já tah de boa? Devo fazer buracos pro ar sair ?

Abraços!
 
Pode deixar que vou cobrir as laterais.
Quanto a oxigenação... só esse compressor já tah de boa? Devo fazer buracos pro ar sair ?

Abraços!

O compressor é bem suficiente. Mas sim, deveria fazer furos nas laterais bem rentes, na altura dos bolos, para o CO2 sair
 
Galera, sai de viagem no feriado... e pedi pra um amigo cuidar aki pra mim... só acender e apagar a luz... já que a humidade está garantida pelo borbulhador de aquário... e a temperatura se mantem ideal pelo uso do termostato.

Oq aconteceu... foi que nasceram alguns cogus durante o feriado... e eu naum estando presente... eles cresceram e abriram seus chapéus... resultado, meu terrário esta com algumas partes pretas de esporos!
Não sei pq... mas a quantidade de cogumelos foi bem pequena... e não sei se foram de 1 só bolo... ou de mais de 1... pois foi um amigo que os colheu por mim. Dêem uma olhada nas fotos.

Outra coisa... não tem problema eu consumi-los tendo aberto o chapéu neh?!

Fora isso... os bolos parecem estar bem... vejo na base deles alguns pequenos pins... mas acho que não irão se desenvolver. Oq acham?
DSC06471.JPGDSC06473.JPGDSC06474.JPGDSC06475.JPGDSC06472.JPG
 
Teus bolos estão bem comprometidos. Eu procederia com um afogamento mais choque térmico de 24h e voltaria eles pro terrário depois. Se essa é a 1ª colheita deles, se pode até após o afogamento e choque térmico proceder com casings (nesse caso é possivel raspar onde os esporos caíram). Assim voce deverá ter melhores resultados.

Outra coisa... não tem problema eu consumi-los tendo aberto o chapéu neh?!

Não tem problema, só vai ter um gosto beeeeem amargo.
 
alguém sabe dizer se é verdade que quando ocorre a esporulação pode inibir o crescimento de outros cogus???? isto procede?
 
alguém sabe dizer se é verdade que quando ocorre a esporulação pode inibir o crescimento de outros cogus???? isto procede?

sim, procede.
Por isso colha antes para carimbar ou inicar estudos de micologia.
Se densa camada de esporos se depositar sobre o bolo ou casing se vai ter dificuldades para uma nova colheita.
 
Poxa... tudo bem... vou tentar preparar o casing... tenho que estudar sobre como fazer isso.

Mas afinal... oq eu fiz de errado?! o_O
Não entendi o pq de tão poucos cogus! =/
 
Back
Top