Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo MEX - Cultivando em clima quente

Diário de cultivo completo.
Olá!

Estou iniciando este diário pra mostrar meu cultivo de MEX e como estou me virando aqui no litoral nordestino. Anda bem quente ultimamente. O período mais "frio" aqui é no meio do ano, onde as chuvas e os ventos frios ajudam a amenizar o calor.

Para os bolos, utilizei a famosa mistura FAI + Vermiculita com um aditivo, 4 colherzinhas tipo chá de Amido de Milho MAIZENA enriquecido com CRESCINUTRE® hehehe. Pros cogus crescerem bem nutridos sabe... :)

Segundo a fabricante, "os produtos enriquecidos com CresciNutre® fornecem aproximandamente 40% das necessidades diárias das vitaminas - A, B1, B3, B6, B12, C e Ácido Fólico - e ainda contêm os minerais Ferro e Zinco."

Fiz uma seringa de esporos no final de julho, e inoculei 4 copos no dia 01/08. Os esporos hidrataram por 12 horas, e os copos passaram 1 hora na panela de pressão.

Detalhe que deixei pra inocular nos copos uma semana após esterilizá-los; fiquei aguardando pra ver se a minha esterilização funcionava e tive êxito: nenhum copo contaminou.

:seta: Inoculando NA PRIVADA.

Para inocular mudei de ambiente. Esse é o meu segundo cultivo de MEX, no primeiro fiz inoculação na cozinha e perdi 2 copos contaminados. Nesse resolvi mudar e fiz no banheiro.

Para quem acha que o banheiro é um lugar sujo, eu acho que não. As paredes aqui por serem de azulejos, ficam mais fáceis de limpar, já que tem superfície lisa. Outro forte motivo é o fato do banheiro ser do meu quarto, livre de xeretas e escondido da família.

O fato do banheiro ser menor também conta: menos coisas nocivas no ar, basta fechar a circulação do vento por um tempo e fazer tudo rapidinho. Obtive 100% de sucesso e pela primeira vez nenhum copo contaminado!

O que eu fiz? Simples. Coloquei uma toalha sobre a privada, isso mesmo, e em cima dela coloquei um depósito virado de lado, e trabalhei com as mãos ali dentro usando máscara, luvas, isqueiro vale salientar, nada de fósforo ou velas, álcool e tudo aquilo que fazemos numa inoculação...

Para mim o banheiro se mostrou um local perfeito pra inocular, e livre do mito de ser sujo (ao menos o daqui é limpinho.. não se pode fazer em qualquer um né?) Então, como posso chamar... a PRIVADA-TEK funcionou mesmo. hehehe.

Colonização

:seta: Colonizando

A colonização foi bem lenta, creio eu. No meu primeiro cultivo de MEX, no segundo trimestre do ano, colonizou bem rápido.

Os 4 copos tipo uisque foram inoculados no dia 01/08. Após 7 dias surgiram as primeiras manchinhas de micélio em 2 copos. Alguns dias depois vieram a surgir nos outros dois copos.

Foi uma colonização irregular, em uns copos rapidíssima e em outros vagarosa. Não uso nada para medir a temperatura. Deixo os copos no meu armário de madeira e deixo a natureza agir. Rápido ou lento, sempre deu certo. A temperatura ambiente chega em torno dos 30.

Para aniversariar os bolos, esperei GIGANTES 40 dias! Nossa como passaram devagar! Sofri demais. Colonizaram antes, com 33 dias, quase 100%, então deixei mais uma semana nos copos. Aniversariei 3 copos e ainda tenho um para ser aniversariado, o rubinho barrichelo... vou fazer o COLD DUNK hoje.
banheiro tek 2.JPGbanheiro tek 5.JPG
 
Cultivando MEX em clima quente

bão dimais hominho...
Um pito no caximbo a modi saudá o seu curtivo...
Quar vai sê seu isquema a modi umidificá o seu terrario?

boa sorte e bons fruto!
 
Dunkando

:seta: Dunk-tek se vira nos 30!

Bom estou sofrendo com uma falta de recipientes aqui em casa.. então improvisei um dunk. Já ouviram falar de cup-noodles®? pois é, tem viciados aqui.

Os cup-noodles® nos dão excelentes recipientes pra muita coisa, desde que esterilizados MUITO BEM após o consumo do macarrão! Abaixo seguem algumas fotos ilustrando a dunk-tek.

Primeiro pego o recipiente cup-noodles® e pré-lavo com detergente;
coloco na água fervendo por uns minutos,
lavo novamente com asseptol® sabonete liquido antibacteriano (usava pra limpar meu piercing no lábio!),
passo um álcoolzinho básico pra complementar,
e ai aniversario o bolo, jogo ele de cabeça para baixo no cup-noodles®,
jogo água filtrada pré-fervida até encher o copo,
cubro com papel laminado e lacro com fita adesiva (aquela mesma coisa..)

Daí ele continua lá no frio, molhado e no escuro por 24h. Depois é só fazer um pequeno furo na lateral do copo, como ilustrado, escorrer o excesso, abrir rapidamente e já colocar dentro do terrário. Tudo muito simples e rápido.

Bolos dunkados em 09/09.
dunk tek 1.JPGdunk tek 2.JPGdunk tek 3(1).JPGdunk tek 4.JPG

Terrário

Já respondendo a sua pergunta, caro amigo Barnabé, meu terrário é o mais simples possível. Estou com pouco recursos, e me virando como posso.

:seta: Terrário

Ele é basicamente uma caixa de plástico, tupperware né? tapauer hehe, sei lá.. com argila expandida para umidificar. Além disso tem uma bombinha de aquário de 2 potências, na potência mínima, e deixo apenas a pedra porosa com o tubinho lá dentro, facilitando a entrada de oxigênio.

Esse esquema está dando certo, observando no olhômetro. Aqui tudo ta sendo no olhômetro mesmo. Observem a parte de fora do terrário, me parece bem úmida. Aquela lâmpada ali está bem sobre os bolos, é de 9W.

:)
terrario 12-09-07 2.JPG

Terrário c/ bolos

24 horas depois do cold dunk, coloquei os 3 bolos no terrário. Não tive tempo pra esterilizar mais vermiculita, então coloquei os bolos do jeito que estão em cima de pratinhos.

:seta: Bolos no terrário

No dia 10/09 coloquei os bolos no terrário. A água junto da argila expandida é do chuveiro mesmo, misturada com água oxigenada. Ficou um cheiro razoável de água oxigenada no terrário, que está até agora, mas nada que afetasse os bolos.

Dois dias depois tirei algumas fotos dos bolos. Cada colonização foi muito diferente da outra, ao menos no "processo de colonização" que se passou.

fotos de 12/09
12-09-07 11.JPG12-09-07 22.JPG12-09-07 33.JPG
 
Última edição por um moderador:
Terrário c/ bolos

... Cada colonização foi muito diferente da outra, ao menos no "processo de colonização" que se passou....
Partindo-se de culturas multiesporos, pode se ter uma variaçao enorme de traços e caracteristicas diferentes.
Quando partimos de isolamento, os bolos ficam "pareados" todos iguaizinhos, d crescimento mais "inteligente" como se o micelio soubesse o tamanho e a melhor estrategia pra fechar o bolo préviamente.
:D:pos:
 
Cultivando MEX em clima quente

Simplicidade, porém muito funcional.....

Belo trabalho até o momento....

Paz Luz e Sucesso!
 
Cultivando MEX em clima quente

Bonitos bolos irmão, fino. Agora é só aguardar e vamos ver no que dá. Good vibes for you man!
 
Pins!!

Vou colocando as fotos mais antigas, assim que tiver tempo vou tentar deixar esse diário em tempo real. Vou ver se tiro fotos hoje pra postar hoje mesmo ainda.

:seta: 5 dias depois do colocar os bolos no terrário já obtive pins.

No dia 15/09 Já consegui obter alguns pins! Eita alegria danada..!! Sinceramente ta tudo dando certo, não sei como, apesar da simplicidade e recursos escassos! 5 dias depois do colocar os bolos no terrário já obtive pins.

O MEX realmente se adaptou aqui, para climas quentes eu achei perfeito! O MEX agora ta dentro do meu coração!!!!!!!! :D

Tem pins em 2 bolos. Na primeira foto podemos ver uns pontinhos brancos bem característicos, na segunda foto é o bolo que não apareceu nada, e na terceira foto o bolo líder, o mais rapidinho da história!

Terrário c/ bolos

Partindo-se de culturas multiesporos, pode se ter uma variaçao enorme de traços e caracteristicas diferentes.
Quando partimos de isolamento, os bolos ficam "pareados" todos iguaizinhos, d crescimento mais "inteligente" como se o micelio soubesse o tamanho e a melhor estrategia pra fechar o bolo préviamente.
:D:pos:

Ahhhhhhh, entendi meu caro Alienardo! Então quanto mais copos eu fizer, por exemplo, partindo-se de uma cultura multiesporos, mais variações vão existir não é?

Tentei pensar como uma questão de probabilidade mesmo.. Realmente o isolamento já é uma opção mais "refinada" então, digamos assim! :)

Tipo para quem busca uma cultura mais "homogênea", poderia chamar assim? Ou mesmo com um padrão mais certinho né? Ou estou errado?

Abraço!

Cultivando MEX em clima quente

Simplicidade, porém muito funcional.....

Belo trabalho até o momento....

Paz Luz e Sucesso!

Bonitos bolos irmão, fino. Agora é só aguardar e vamos ver no que dá. Good vibes for you man!

Muito obrigado pelos votos, meus amigos! Estou realmente surpreso como as coisas estão dando certo para mim nesse cultivo. Muita felicidade!

:):):)
15-09-07 1.JPG15-09-07 2.JPG15-09-07 4.JPG
 
Cultivando MEX em clima quente


Lindos bolos! Me lembram seios, não sei porque... mas me lembram seios...
 
Cultivando MEX em clima quente

Lindo cultivo Papa!!!
os bolos estão brilhando!!!! Maravilha!!!

Parabens!!
 
Cultivando MEX em clima quente

Simples, fácil, rápido e eficiente! :)

Gosteii... parabéns irmão!!

keep it.
 
Pins com tudo

Atualizando

As fotos mostram o crescimento dos pins 2 dias depois deles surgirem.

:seta: Crescendo bem nutridos!

Fique muito feliz quando vi os pins 2 dias depois. Agradeço a Deus, Krsna, amparadores e tudo mais a todo momento! Foi uma longa espera por esse momento, um verdadeiro tormento, juro.

Agora que eles estão aqui, to sentindo um frio na barriga sabe, meio que sem saber como agir. A ansiedade ta a mil, tudo indica que este fim de semana terei uma experiência TOTALMENTE DIFERENTE das outras.

O bolo do pratinho transparente, que pinou primeiro, está com gosto de gás, a todo vapor! Pode ser visto nas duas primeiras fotos (17-09-07 2 e 17-09-07 4).

O bolo que pinou depois começa a apresentar seus filhos! Ainda posso ver várias bolinhas brancas querendo pinar. Fotos terceira e quarta: 17-09-07 1 e 17-09-07 5.

O terceiro bolo (que não apresentou pins) continua lá na dele, relaxadão. Foto 17-09-07 3.

fotos 17/09
17-09-07 2.JPG17-09-07 4.JPG17-09-07 1.JPG17-09-07 5.JPG17-09-07 3.JPG
 
Pins em cima

É interessante observar a influência da luz no crescimento dos garotos. A maioria dos pins apareceram na parte de cima dos bolos, e estão crescendo bem alinhados!

:):):)

Desenvolvendo

Esses garotos estão se desenvolvendo muito bem! Nossa, tinha esquecido como é rápido desde que surgem os pins até eles atingirem a maturidade!! Heheheh

:confused: :rolleyes: :) :p: :eek:

:seta: Continuam muito bem

Essas fotos de ontem já mostram a diferença de tamanho dos meninos! Muita felicidade pra esse coração.. agradeço demais ao fórum e seus membros como um todo. Tudo que precisei encontrei aqui!

Obrigado!!!

foto 18-09-07 1 >>> segundo bolo que apareceu pins
foto 18-09-07 3 >>> bolo que ainda NÃO pinou :(
foto 18-09-07 4 >>> primeiro bolo a apresentar pins, o 2º ali mais atrás

fotos: ontem, 18/09
18-09-07 1.JPG18-09-07 3.JPG18-09-07 4.JPG
 
Última edição por um moderador:
Desenvolvendo

Meu caro conterrâneo :D
Também estou criando MEX, e irei aniversariar eles amanhã (são dois casings).

Como você está lidando com a temperatura, eles pinaram na temperatura ambiente?!

abração, e te mandei uma MP!
 
Cultivando MEX em clima quente

vantagens de um isolamento:
Na parte direita do seu bolo
https://teonanacatl.org/threads/mex-cultivando-em-clima-quente.1949/#post-31730

Percebe-se que o micelio se desenvolveu melhor, portanto frutificou melhor.

Saiu um belo cacho, que deve ter quando ficar maduro uma raiz só.
o ponto ond todos sses cogus se encontram OU parte do MELHOR cogumelo desse cacho podem ser utilizadas como fonte de material para clonagem/isolamento.

Depois de coletado o material em papelao ou placas petri , você seleciona pedaços desse micelio VIVO que vai cobriur seu meio d ecultura e inocula em um copo que tenha EXATAMENTE a mesma receita desse seu bolo.

Esse micelio será totalmente especializado, rapido e frutificará MUito bem, muito provavelmente com cogumelos semelhantes (muito semelhantes) ao fruto ou cacho de origem.
 
Desenvolvendo

Meu caro conterrâneo :D
Também estou criando MEX, e irei aniversariar eles amanhã (são dois casings).

Como você está lidando com a temperatura, eles pinaram na temperatura ambiente?!

abração, e te mandei uma MP!

E ai meu vizinho! Tudo bom nessa terra?

A temperatura estou deixando ambiente mesmo, apesar do calor que vem fazendo nos últimos dias, não houve problema nenhum. Eles apresentaram pins 5 dias depois que coloquei no terrário.

Mas acho que também foi importante o fato de dar um COLD DUNK 24h antes de colocá-los no terrário, pra refrescar eles um pouquinho sabe... :)

Já tive uma experiência com MEX (casing tambem) e eles pinaram temperatura ambiente. E olha que a camada que cobria o casing era só vermiculita pura. O primeiro flush foi massa. Conto história até hoje.

Muitas vibes pra você aí, tudo vai dar certo. :)

vantagens de um isolamento:
Na parte direita do seu bolo
https://teonanacatl.org/threads/mex-cultivando-em-clima-quente.1949/#post-31730

Percebe-se que o micelio se desenvolveu melhor, portanto frutificou melhor.

Saiu um belo cacho, que deve ter quando ficar maduro uma raiz só.
o ponto ond todos sses cogus se encontram OU parte do MELHOR cogumelo desse cacho podem ser utilizadas como fonte de material para clonagem/isolamento.

Depois de coletado o material em papelao ou placas petri , você seleciona pedaços desse micelio VIVO que vai cobriur seu meio d ecultura e inocula em um copo que tenha EXATAMENTE a mesma receita desse seu bolo.

Esse micelio será totalmente especializado, rapido e frutificará MUito bem, muito provavelmente com cogumelos semelhantes (muito semelhantes) ao fruto ou cacho de origem.

Cara muito interessante isso!!

Vou pesquisar um pouco mais e quem sabe tentar fazer um isolamento agora mesmo! Sei que é uma tristeza quando um bolo morre...

É bom dar continuidade a um trabalho dessa forma, que mantém uma boa qualidade além de selecionar o que tem de melhor num cultivo.

Valeu pelo toque. :)

:cool:

Chapéus abrindo

Estou com 2 cogus com os chapéus abrindo.

:teo_seta_direita: Hora de carimbar

Alguém pode ajudar? O MEX mais especificamente, tem alguma hora "boa" pra se tirar um carimbo?

Tem 2 cogus com chapéus abrindo... não estão retinhos ainda. Me lembro que no começo do ano o MEX soltou MUUUUUUUUIIIITOOOSSS esporos!

foto 19-09-07 a >>> Bolo nº 2, que pinou depois apresenta seus cogus
foto 19-09-07 c >>> Bolo nº 1, abrindo chapéus (os 2 maiores)
foto 19-09-07 h >>> Los hermanos

O bolo "3" colocou seus primeiros pins hoje!! Eles estão crescendo na base do bolo.
19-09-07 a.JPG19-09-07 c.JPG19-09-07 h.JPG
 
Última edição por um moderador:
Chapéus abrindo

Estou com 2 cogus com os chapéus abrindo.

:seta: Hora de carimbar

Alguém pode ajudar? O MEX mais especificamente, tem alguma hora "boa" pra se tirar um carimbo?

Tem 2 cogus com chapéus abrindo... não estão retinhos ainda. Me lembro que no começo do ano o MEX soltou MUUUUUUUUIIIITOOOSSS esporos!

foto 19-09-07 a >>> Bolo nº 2, que pinou depois apresenta seus cogus
foto 19-09-07 c >>> Bolo nº 1, abrindo chapéus (os 2 maiores)
foto 19-09-07 h >>> Los hermanos

O bolo "3" colocou seus primeiros pins hoje!! Eles estão crescendo na base do bolo.
assim que o chapéu se soltar marca 4 - 6 horas
enfia o palito corta o chapeu e coloca pra carimbar
tudo d emascara luvas e toucas
evite trasnportar o chapeu por longas sdistancias.
 
Dunkando último bolo no atraso

Então a hora de carimbar é agora! Vou preparar os prints.

:seta: Last Cold Dunk

O último bolo dunkei faz algumas horas. Cheiro delicioso, hmmmm o puro aroma cubbies é demais! Totalmente bonitão e sem nenhuma contaminação. :D

fotos 19/09 - mandando o bolo pro cold dunk
niver copo 19-09 2.JPGniver copo 19-09 3.JPGniver copo 19-09 4.JPG
 
Carimbando!

Hahauhuahauuaha

Realmente vitor, isso parece uma música. A propósito a primeira que me veio a cabeça foi um FUNK! hehehehehe :D:D:D

:seta: Carimbos a caminho..

Bem as últimas fotos são de 10min atrás. Antes e depois. Os bixinhos.. degolados!!! :(

foto 20-09-07 1 >>>>>>>>>> bolos.
foto 20-09-07 2 >>>>>>>>>> bolo que vai ser degolado para carimbos.
foto 20-09-07 5 >>>>>>>>>> decapitado.
foto carimbos 20-09-07 2 >>> carimbando!
20-09-07 1.JPG20-09-07 2.JPG20-09-07 5.JPGcarimbos 20-09-07 2.JPG
 
Back
Top