Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meus Terrários e Incubadora

AshtarSherry

CONEXÃO
Contribuidor
24/02/2013
1,281
56
71
São Roque/SP
Os 3 Terrários de Frutificação e a Incubadora.
2013-07-04 10.29.35.jpg
A umidade ideal (~90%) é mantida usando uma bomba de aquário com regulagem e pedras porosas imersas em potes de água. A temperatura ideal (~24 graus Célsius) é mantida pelo aquecedor à esquerda inferior da imagem e aquecedores de aquário, com termostato. A temperatura ideal de incubação é mantida por um aquecedor de aquário com termostato.
2013-07-04 10.31.00.jpg
A circulação gasosa, com eliminação do CO2 e aeramento é feita por ventoinhas (coolers funcionando com 12volts) que funcionam por 15min a cada 2 horas, controladas por um timer analógico.
2013-07-04 10.32.02.jpg
As ventoinhas são seladas com um filtro de entrada para evitar contaminações externas.
2013-07-04 10.32.43.jpg
A bomba de aquário fornece o ar necessário para a umidificação dos 3 terrários, com controles individuais de vazão.

Espero que esta configuração funcione bem para meus próximos cultivos. Idéias e sugestões são bem vindas! NAMASTE
 
Última edição por um moderador:
Show de bola Ash....
Só me diga uma coisa: O ar gerado pelo borbulhador de aquário imerso não é suficiente? Precisa da ventoinha? Você notou diferença?

Estou mantendo meu terrário sem ventoinha. E como a umidade anda alta por aqui as vezes tiro o borbulhador da água.
 
Sim, amigo SladeAbdala, eu percebi que principalmente no período de frutificação, um ventinho a mais é sempre muito bem vindo, para substituir o CO2 produzido pelo micélio, por O2 que os cogumelos precisam, que estimula o crescimento sadio dos frutos sagrados.

Com relação à bomba de aquário, eu uso apenas para regular a umidade, se bem que também promove uma certa aeração. De qualquer forma, estou com 10 copos pf na incubadora, e se eles vingarem como tudo indica, veremos os resultados desta configuração de Terrários e Incubadora.

Aqui pra nós, eu acho que as altas taxas de abortos de alguns cultivos acontecem por causa da alta concentração de CO2 durante a frutificação, assim como vários tipos de contaminação, daqueles que nos obrigam a descartar tudo e recomeçar do zero. Vamos ver se este sistema dá certo, eu acho que sim!
 
Mas você chegou a tentar só com a bombinha? Por que o O2 sai da água para o ambiente.
Estou pensando em adaptar uma ventoinha no meu terrário, mas ainda não sei se faria diferença. Estava pensando se não aumentaria a frutificação...

Sim, amigo SladeAbdala,
Aqui pra nós, eu acho que as altas taxas de abortos de alguns cultivos acontecem por causa da alta concentração de CO2 durante a frutificação, assim como vários tipos de contaminação, daqueles que nos obrigam a descartar tudo e recomeçar do zero. Vamos ver se este sistema dá certo, eu acho que sim!

com certeza. Abortos quase sempre são causados por excesso de CO2. Quando coloquei minha bombinha de aquário os abortos praticamente acabaram.
Mas sobre a contaminação, creio que quanto mais ar externo jogado pra dentro do terrário maior a chance de contaminar.

PS: Você fez os furos pra saída do CO2?
 
Slade, já usei só a bombinha também, made pela experiência decidi dar um upgrade no sistema. Dá uma olhada com atenção nas fotos da instalação. Eu furei as caixas organizadoras terrários por todos os lados, lugar pra sair o ar velho pra dar lugar ao ar novo é que não falta, e com baixas probabilidades de contaminação.

Com relação à contaminação, perceba que as ventoinhas são seladas com filtros de máscaras cirúrgicas, e todo o sistema está dentro do laboratório (quase) perfeitamente asséptico. Costumamos comparar o lab com uma grande glovebox em que cabemos inteiros dento, entende? É um lab amador, mas está funcionando!
 
mesa de buteco! :D

compra uma régua e ligue todas as tomadas nela, é mais seguro.
parabéns bem legal teu aparato.;
 
Belo setup, mas tome cuidado com essas tomadas aí no chão.

Sucesso nos cultivos! :)
 
Schincariol... Ainda existe isso no planeta Terra? :LOL:

Set-up legal Ashtar! Tomara que não pegue tudo fogo com essa gambiarra ali no chão! :p
 
Grato pelos comentários. Já estou providenciando uma organização mais segura e eficiente das tomadas. Estou louco pra aniversariar bolos e colocá-los para frutificar nesse set novo. Em breve teremos notícias sobre o desempenho desses terrários. :)
 
Slade, já usei só a bombinha também, made pela experiência decidi dar um upgrade no sistema. Dá uma olhada com atenção nas fotos da instalação. Eu furei as caixas organizadoras terrários por todos os lados, lugar pra sair o ar velho pra dar lugar ao ar novo é que não falta, e com baixas probabilidades de contaminação.

Com relação à contaminação, perceba que as ventoinhas são seladas com filtros de máscaras cirúrgicas, e todo o sistema está dentro do laboratório (quase) perfeitamente asséptico. Costumamos comparar o lab com uma grande glovebox em que cabemos inteiros dento, entende? É um lab amador, mas está funcionando!


realmente não tinha reparado nos furos da caixa.

E esqueci que você cultiva num lab kkkk

Tudo certo então..

Edit: E os fat-asses? está acontecendo? já que terrário está aberto pra todos os lados...
 
Última edição:
Pra falar a verdade, brow, ainda não testei de maneira decisiva estas novas configurações dos meus terrários e incubadora. Acabo de inocular 5 potes com PC South American de um carimbo ralinho que ganhei do nosso Grande Mestre Manto, e coloquei na incubadora, vamos ver o que rola. De uma coisa eu tenho certeza: spawn de mais nunca é de menos!
 
Ashtar, tudo certo?

Atualiza nois desses terrários, por favor. Deu certo ou é um sucesso? =)

Como você fez os furos com tamanha perfeição? Ferro de soldar, furadeira manual/elétrica?
 
Olá @papagaio , sim, eu testei, deu muito certo e estou usando normalmente. Sucesso total. Eu fiz os furos com furadeira elétrica com uma broca fininha, não tem erro. O esquema dos furos e ventoinha funciona muito bem para promover a troca gasosa dentro dos terrários; os aquecedores de aquário funcionam bem para manutenção da temperatura desejada, e a bomba de aquário com pedra porosa é muito boa para manter a umidade necessária. É isso, qualquer dúvida pode perguntar.
 
Ashtar, tudo certo?

Atualiza nois desses terrários, por favor. Deu certo ou é um sucesso? =)

Como você fez os furos com tamanha perfeição? Ferro de soldar, furadeira manual/elétrica?

@papagaio , não sei se você leu, mas caso não tenha lido o ashtar cultiva dentro de um laboratório! Caso você não tenha um ambiente bem limpinho para fazê-lo, o ideal que que faça 4 furos equidistantes (dependendo do tamanho do terrário) e cubra-os com touca cirúrgica, filtro de café, polyfil ou algum material do gênero ok?
 
A circulação gasosa, com eliminação do CO2 e aeramento é feita por ventoinhas (coolers funcionando com 12volts) que funcionam por 15min a cada 2 horas, controladas por um timer analógico.

Vc pode dar mais informações sobre como funciona esse timer? Será que daria pra colocar em ciclos de tempo menores - por exemplo, um ou dois minutos a cada quatro horas? Digo isso porque gostaria de montar um setup automático, mas sem bomba de aquário, então receio que a ventoinha poderia secar demais o substrato
 
Vc pode dar mais informações sobre como funciona esse timer? Será que daria pra colocar em ciclos de tempo menores - por exemplo, um ou dois minutos a cada quatro horas? Digo isso porque gostaria de montar um setup automático, mas sem bomba de aquário, então receio que a ventoinha poderia secar demais o substrato

Isso, cuidado com a injeção de ar no terrário com a ventoinha, seca o ambiente!
 
@Uru-Eu-Wã-Wã, esse timer tem um disco de regulagem com interruptores individuais, cada um de 15min. Se você ligar apenas um desses interruptores, ele conectará a energia por 15min uma vez por dia. Pelo controle dos interruptores dá pra determinar os períodos desejados para ligar e desligar as ventoinhas.
2013-12-08 09.51.08.jpg 2013-12-08 09.51.54.jpg
Ultimamente, eu regulei o timer para ligar por 15min duas vezes por dia, uma vez às 0h e outra às 12h. Percebi que essa regulagem é muito boa porque promove uma aeração suficiente para renovação de O2 no terrário, sem que haja queda acentuada de umidade.

É isso. Tenham um bom domingo!
 
receio que a ventoinha poderia secar demais o substrato

Você pode fornecer, além do timer, uma voltagem menor ao cooler. Além de obstruir um pouco a saída/entrada de ar.

No meu, coloquei o cooler ligado em 3V, soprando o ar em um duto de perlita úmida (75mm) que desemboca dentro da câmara. Como há somente dois dutos de 25mm para saída de ar, consigo controlar bem a troca, mantendo a umidade elevada. A desvantagem é que necessita de borrifos de água na perlita umas duas vezes ao dia, mas fornece elevada troca sem decair a umidade, o que é ideal para algumas espécies como Pleurotus.
 
Realmente, muito bem equipado :D
Sucesso no cultivo

Paz
 
Back
Top