Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meus bolos não nascem pins

Markus

Cogumelo maduro
Cadastrado
15/02/2006
38
69
39
Oi pessoal, estou com dois bolos GT, coloquei no terrário com umidificador faz uns 8 dias e não nasceram pins. Cogito a possibilidade de ser a temperartura, que de dia que (é raro), mas as vezes chega a 29 graus.Mas o normal é ficar 26 , 27 graus. De noite é tranquilo, 21, 22, no máximo 25 graus. Logo quando aniversariei os bolos fiz um ciclo de 5 minutos a cada uma hora e meia...depois achei que isso é umidade demais e mudei para 3 minutos a cada 4 horas. Fiz um furo no fundo do terrário para drenar o excesso de água, mas não abro o terrário para ventilação, é necessário nessa fase?
Bom essas são as condições do meu terrário, o que devo fazer, será que é necessario um cold shock? Abraço pessoal, conto com o apoio de vcs...
 
ae marcus, eu acho q são essas variaçoes BERRANTES que estao judiando do micelio. tenta manter a temperatura CONSTANTE, e a umidade CONSTANTE(mesmo que ambas estejam altas)
a variaçaoo faz o micelio em vez de se preocupar em frutificar faz ele se procupar com ADAPTAÇAO ao meio, que varia muito.
sei lah, mas tenta manter uma media com um borbulhador de aquario do lado de fora, ou um aquecedor de aquario de 20 watts durante a noite... sei lah.. especifica melhor o seu terrario pra gente entender melhor@@
 
Tentou usar isso q o pessoal disse + exposição à luz?
 
Olha cara, se vc está usando umidificador provavelmente essa mesma névoa que entra está saindo por algum outro lugar (mesmo que seja o buraco do dreno), então há renovação de ar sempre que vc liga o umidificador [Verifique isso, senão aumente a circulação]. O ciclo ideal de umidade é esse que vc encontrou após observar a umidade interna do terrário: esse parâmetro se define na tentativa-erro. Luz e temperatura eu creio que vc esteja controlando bem, não seriam as causas que estão inibindo os seus pins.

E existe uma coisa que é fato: alguns micélios não frutificam. Isso já aconteceu num cultivo que eu observei (GT também) e em condições as quais qualquer micélio se sentiria um rei, ou seja, temperatura, umidade, níveis de CO2 e luz muito bem controlados. Acontece! A causa? Sei lá! :eek:

Boa sorte!
 
A temperatura, umidade e oxigenação são os parâmetros que devem ser controlados nessa fase (frutificação).

Temperatura pode variar de 23º a 27º C.
Umidade 98%
Oxigenação para induzir a frutificação.

Soma-se a esses parâmetros a exposição a luz.

Dependendo a região (Norte, Nordeste, Sul, etc.) onde ocorre cultivo, torna-se mais difícil o controle da temperatura.
Muito frio ou muito calor.

Eu resfrio meu terrário dentro do meu quarto quando utilizo o ar condicionado.
Nesse caso o cuidado é para não deixar o ar muito seco.

Numa região fria, deve-se aquecer, uma lâmpada ajuda aquecer e também fornecer a luz para indução de pins.

A umidade pode ser controlada de diversas formas: perlita, vaporizador ultrasonico, etc.

Para oxigenar um coller ou abrir a tampa e abanar.

Os métodos escolhidos devem levar em conta a assepsia no terrário, por isso,
investir num coller, perlita favorecer um ambiente saudável parar os bolos ou casing e garante sucesso no cultivo.
 
Mauricio disse:
A temperatura, umidade e oxigenação são os parâmetros que devem ser controlados nessa fase (frutificação).

Temperatura pode variar de 23º a 27º C.
Umidade 98%
Oxigenação para induzir a frutificação.

Soma-se a esses parâmetros a exposição a luz.

Bom , Maurício, a temperatura está mais ou menos nesse intervalo de variação (22 a 27 graus) , a umidade está 97% e não abro o terrário para ventilar...vou passar a fazer isso.
O terrário fica em cima de uma mesa, próximo a uma janela, e recebe luz indireta durante o dia...não uso luz artificial.
É isso brother...9 dias sem frutificar é muiti tempo? Alguma dica?
Valeu pela ajuda, estou ansioso por essa frutificação.
 
Talvez não exista problema algum.

Meus bolos e casing frutificam após 14 dias no terrário.

Não adianta ficar ansioso, tenha paciência, controle os parâmetros e aguarde.

Se após 20 dias nada acontecer então há problema.

Acontece ainda, como o Neuro colocou, de tudo certo, tudo na excelência e não frutificar.

Já aconteceu comigo, ai é partir para outro cultivo.

Por enquanto está dentro do prazo, 9 dias sem pins não é pra ficar preocupado.

Paciência que vai acontecer.
 
Os pins nasceram hoje!!
Observei hoje de manhã, os pins nasceram,mas dos lados, na parte de baixo do bolo, bem embaixo, um deles ficou esmagado pot ter nascido muito no fundo. Virei o bolo para que não ocorresse isso com os outros pins.
Percebi uma coisa: na parte de baixo, que nasceram os pins, o bolo está mais fofo, enquanto em cima está um pouco duro, o que será?
Valeu pessoal, é o meu primeiro cultivo, estava ansioso,espero que resulte pelo menos em alguns cogus no primeiro flushe...
 
Deixe os bolos como estavam.
É dessa superfície fofa que veêm os cogumelos.
Virando, a superfície pode secar e parar de produzir.
Os cogumelos resolvem esse problema sozinhos.
Ventile bastante, injete água destilada nos bolos para aumentar a produção.
Mantenha a assepsia, para não haver contaminação.
Quando fizer a colheita retire totalmente o cogumelo, não deixei restos.
Os restos podem apodrecer e contaminar os bolos.
Retire carimbos para garantir seu proximo cultivo.
 
Deixe os bolos como estavam.
É dessa superfície fofa que veêm os cogumelos.
Virando, a superfície pode secar e parar de produzir.
Os cogumelos resolvem esse problema sozinhos.

Discordo.

Bolo compacto demais deixa o processo lento, até chega a não funcionar. Os pins estão nascendo por baixo exatamente por que é menos compacto.

Se tivesse receio em fazer um casing, eu partiria o bolo, com metade faria um casing e a outra deixaria deitada.
 
o L'espirit Libre tem toda a razão.

Essa observação que vc fez
Markus disse:
Percebi uma coisa: na parte de baixo, que nasceram os pins, o bolo está mais fofo, enquanto em cima está um pouco duro
era exatamente a causa do seu problema.

Uma coisa muito importante que todo biólogo deve ter é um bom senso de observação. Observação é a chave!

Parabéns ao à vc e ao L'espirit Libre por ter observado isso também! :pos:
 
Problemas no entreflush

Valeu pelas dicas pessoal. Nasceram uns 12 cogumelos nos dois bolos e para minha surpresa até em um case que eu fiz sem nem cuidar direito, com pedaços de micélio naum contaminado de um bolo que eu achei que tinha contaminado, hj eu sei q naum contaminou, apenas cairam gotas e mudou a coloração um pouco para um azul piscina, reação normal do micélio.Nasceram mais ou menos uns 12 ou 13 cogumelos até agora, uns de bom tamanho , outros mirradinhos, fruto de um cultivo ainda inexperiente.Diminui a umidade e aumentei a troca gasosa no período da frutificaçaõ, cheguei até a desligar completamente o umdis=ficador, como vi algumas recomendações do forum e deixar a mágica rolar por ela mesma. Fica só uma pergunta.Quando é o período de entreflush exatamente, é quando crescem todos os cogus e não fica nenhum pin, tendo que bombar umidade de novo para nascerem novos pins, ou quando crescem os cogus ate serem arrancados ficando só os pins. Pergunto isso porque depois dessa colheita só sobraram pins que não estão crescendo, devo bombar umidade de novo?
 
Back
Top