Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu terrário seco em baixo e umido em cima

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, eu já cultivo Psilocybe Cubensis há uns 3 anos.
Tenho bons resultados com cultivo em baldes pequenos mas tou migrando para caixa organizadora, até para ter mais espaço para os casings.
mdk_balde.jpeg
Meu cultivo em balde


Meu cultivo no terrário está bem fraco devido problemas de umidade.
perlita no fundo, borbulhador de aquário, tampa muito bem vedada e 16 buracos circulares tapados com fita micropore.
Meu cultivo está bastante ruim e brotando pelas laterais por falta de umidade central... e isso me levou a investigar mais.
WhatsApp Image 2019-11-13 at 19.20.49.jpeg
Meu cultivo na caixa organizadora

Abrindo o terrário percebi uma coisa bastante curiosa, todas as paredes do terrário estavam úmidas com gotículas de águas normais, o teto também, entretanto as gotículas de água das paredes só estavam presentes do meio pra cima. Isso mesmo, a umidade só estava presente nas paredes laterais da altura 7cm para cima. Até a vermiculita umida que cobre os casings estava extremamente seca (por estar abaixo desses 7 centimetros de secura), parecia vermiculita recem retirada do saco.

É algo meio intrigante dado que o ar úmido deveria estar no fundo da caixa.

Aqui segue algumas fotos do terrário.
WhatsApp Image 2019-11-13 at 19.19.44.jpeg
WhatsApp Image 2019-11-13 at 19.19.15.jpeg
WhatsApp Image 2019-11-13 at 19.18.55.jpeg
WhatsApp Image 2019-11-13 at 22.07.36.jpeg

PS.: O efeito descrito não pode ser observado na foto pois foram tiradas na montagem do terrário.

Alguém tem alguma luz para me dar para resolver este problema?
Tem alguma chance de a perlita, apesar de bem umida, ainda ficar puxando umidade do ar?


---------
Funções de alguns componentes

Borbulhador
: troca gasosa, ligado 24h por dia.
Perlita: fornecer umidade para o ar.
Buracos com micropore: permitir troca gasosa sem forte queda de umidade, os buracos tem 1,5cm de largura.
Tampa: feita com plástico-de-mesa preso com um elástico bastante forte impéde troca gasosa por cima.
A lanterna não fica ligada no terrário, coloquei apenas para melhorar a foto.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-11-13 at 22.06.55.jpeg
    WhatsApp Image 2019-11-13 at 22.06.55.jpeg
    83.8 KB · Visualizações: 32
Última edição:
O que já vi acontecer é que o borbulhador injeta ar no terrário, e ao invés disso aumentar a umidade, diminui.
Porque o fluxo de ar é mais rápido que a capacidade da umidade se estabelecer.
O ar no terrário não precisa ser constantemente trocado, precisa é ficar parado.
Experimente desligar o borbulhador, e abanar manualmente, ou ligar só 3 vezes ao dia, por meia hora.
 
O que já vi acontecer é que o borbulhador injeta ar no terrário, e ao invés disso aumentar a umidade, diminui.
Porque o fluxo de ar é mais rápido que a capacidade da umidade se estabelecer.
O ar no terrário não precisa ser constantemente trocado, precisa é ficar parado.
Experimente desligar o borbulhador, e abanar manualmente, ou ligar só 3 vezes ao dia, por meia hora.

Salaam`aleik faz muito sentido!
E essa informação de que o ar precisa ficar parado é novidade para mim.
Agradecido e vou tentar.

Coloquei um interruptor pro borbulhador.
 
Faz dois dias que adotei a ideia de ligar o borbulhador 3 vezes ao dia durante 30 mins.

Antes de iniciar este teste eu borrifei todo o terrário, todas as paredes.

Mas o problema continua. 48h depois ainda é úmido na parte de cima e seco no fundo do terrário a ponto de secar a Vermiculita dos casings.

Nestas fotos dá pra perceber a falta de umidade do fundo do terrário.
Observem as gotículas nas paredes.
IMG_20191116_152229_592~2.jpgIMG_20191116_151039905.jpg
 
Meu terrário, quando estava muito calor, ficava todo cheio de gotículas de água, menos em volta dos furos com micropore. Mesmo assim continuava com a umidade 95%

Me parece ser consequência da troca de ar.
Mas eu trocaria essa vermiculita grossa por uma mais fina. A menor ajuda mais na umidade.

Se realmente estiver apenas seco, um conselho fácil seria apenas colocar um pouco mais de perlita para a bandeja ficar com a superfície acima dos furos.

Também pode ser que essa disposição dos furos não permita uma boa difusão dos gases. Circulando apenas na região inferior.

A primeira foto do casing parece estar com falta de O2.
Não parece nivelado, isso influencia bastante em como vai pinar.

A umidade do substrato me parece mais importante do que a do ar para o cogumelo decidir onde vai pinar.

Pela imagem, você só fez furos embaixo, certo?
 
Última edição:
Olá @Texugo, obrigado pelas dicas.
Tenho algumas dúvidas sobre teus comentários.


Mas eu trocaria essa vermiculita grossa por uma mais fina. A menor ajuda mais na umidade.
A vermiculita seca tanto que acredito que trocar a vermiculita fina vai apenas retardar em algumas horas a secura. Acho que não resolve o problema. ✅

Se realmente estiver apenas seco, um conselho fácil seria apenas colocar um pouco mais de perlita para a bandeja ficar com a superfície acima dos furos.
Você acha que pode atrapalhar a troca gasosa com a perlita cobrindo os furos? ❓

Também pode ser que essa disposição dos furos não permita uma boa difusão dos gases. Circulando apenas na região inferior.

A primeira foto do casing parece estar com falta de O2.
Não parece nivelado, isso influencia bastante em como vai pinar.

A umidade do substrato me parece mais importante do que a do ar para o cogumelo decidir onde vai pinar.

Pela imagem, você só fez furos embaixo, certo?
Sim só fiz furos em baixo, se fizer furos em cima não iria secar em cima também? ❓
O borbulhador jogar o ar para cima, se os furos estão em baixo isso não significa que há um fluxo de ar vertical? ❓

Sim, parece que está com falta de O2 :(
Sim, só fiz furos em baixo.
 
Você acha que pode atrapalhar a troca gasosa com a perlita cobrindo os furos? ❓

Sim.

Sim só fiz furos em baixo, se fizer furos em cima não iria secar em cima também? ❓
O borbulhador jogar o ar para cima, se os furos estão em baixo isso não significa que há um fluxo de ar vertical? ❓

Ai está a utilidade da perlita. Manter a umidade enquanto ocorre a troca gasosa. Ou quando necessário, borrifar nas laterais.
Borbulhador apesar de útil não é muito eficiente sozinho e não acho que esteja ocorrendo o fluxo de ar como imaginaria.

Precisaria de uma bomba bem potente para injetar ar o suficiente para trocar o ar de dentro por completo e não deixar zonas "mortas".
Por isso algumas pessoas usam ventoinhas, por exemplo.

Acredito que se tiver furo em cima vai melhorar os vetores do fluxo de ar, aumentando a troca passiva e igualando a umidade por todo o terrário.
Faria de 1 a 3 furos nas 2 laterais menores da caixa.
Caso continue perdendo muita umidade, eu colocaria mais uma camada de micropore ou fita isolante em alguns furos inferiores.
Mas para garantir uma boa FAE é melhor utilizar perlom ou TNT.

Tem que tomar cuidado com a temperatura também.
Afeta muito a umidade e o crescimento dos cogumelos.


----

Tirei essa imagem do shroomery, não é assim que acontece na prática.

fae.jpg
 
Sim.



Ai está a utilidade da perlita. Manter a umidade enquanto ocorre a troca gasosa. Ou quando necessário, borrifar nas laterais.
Borbulhador apesar de útil não é muito eficiente sozinho e não acho que esteja ocorrendo o fluxo de ar como imaginaria.

Precisaria de uma bomba bem potente para injetar ar o suficiente para trocar o ar de dentro por completo e não deixar zonas "mortas".
Por isso algumas pessoas usam ventoinhas, por exemplo.

Acredito que se tiver furo em cima vai melhorar os vetores do fluxo de ar, aumentando a troca passiva e igualando a umidade por todo o terrário.
Faria de 1 a 3 furos nas 2 laterais menores da caixa.
Caso continue perdendo muita umidade, eu colocaria mais uma camada de micropore ou fita isolante em alguns furos inferiores.
Mas para garantir uma boa FAE é melhor utilizar perlom ou TNT.

Tem que tomar cuidado com a temperatura também.
Afeta muito a umidade e o crescimento dos cogumelos.


----

Tirei essa imagem do shroomery, não é assim que acontece na prática.

View attachment 109053
Eu estava pensando exatamente como na inagem que você mandou.

Compreendi! Farei os furos nas laterais de menor tamanho.

FAE significa o que?

Obrigado pelas dicas! 😃
 
O que já vi acontecer é que o borbulhador injeta ar no terrário, e ao invés disso aumentar a umidade, diminui.
Porque o fluxo de ar é mais rápido que a capacidade da umidade se estabelecer.
O ar no terrário não precisa ser constantemente trocado, precisa é ficar parado.
Experimente desligar o borbulhador, e abanar manualmente, ou ligar só 3 vezes ao dia, por meia hora.
Qual borbulhador ou de quantos watts vc indica pra um caixa organizadora de 70 litros?
 
Última edição:
@Salaam`aleik @Texugo

Fiz algumas mudanças e tive melhora nos resultados!

1) borbulhador em cima da tampa da caixa
Motivo
CO2 é pesado e imaginei que ele no chão do quarto pudesse estar bombeando ar com muito CO2
WhatsApp Image 2019-11-27 at 23.14.07.jpeg

2) 4 buracos tapados apenas com lâ acrílica
Motivo
Permitir uma maior troca de ar, há um buraco com lã acrílica em cada lado da caixa
WhatsApp Image 2019-11-27 at 23.14.07 (3).jpeg

3) fiz um 'levantado' e botei os bolos em cima
Motivo
Afastar os bolos da zona de secura e aproximar do teto que está constantemente "suado"
WhatsApp Image 2019-11-27 at 23.14.07 (2).jpeg
WhatsApp Image 2019-11-13 at 22.07.36.jpeg

4) borbulhador ligado 3 vezes por dia durante meia hora
Motivo
Injetar ar sem promover secura

------------------------------------

Os resultados estão meio tímidos mas já representam uma melhora muito boa!

Mesmo assim ainda estou buscando um resultado parecido com os que tenho com baldes :)
 
Back
Top