Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu Primeiro Cultivo. PF-TEK B+. Extremo noroeste paulista.

Diário de cultivo completo.
Estou começando meu diário atrasado, mas espero que gostem. É minha primeira vez cultivando, portanto sou um iniciante. Tenham paciência :LOL:

Escolhi cultivar porque no ano passado tive uma experiência com P. cubensis selvagens colhidos num pasto e foi uma das melhores experiências que tive na vida.
Também estou fazendo um tratamento contra a depressão e ansiedade e percebi que o P. cubensis me dá uma felicidade muito genuína e me ajuda a ressignificar certas coisas da vida, sendo uma ótima ferramenta no processo.
A última razão foi porque acho o cultivo do P. cubensis semelhante ao trabalho de jardinagem.
Os momentos de ócio da vida me desgastavam e me davam ainda mais ansiedade, procurei algo que me ocupasse e que fosse realmente recompensador. Por ora tal ocupação tem sido o cultivo dos cogumelos.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: B+
PROCEDÊNCIA: Carimbo adquirido na Internet.

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------

Método: PF TEK orientado por esse tutorial: Cultivo básico e simples (ILUSTRADO)
Proporção: 1 copo de FAI para cada 2 copos de vermiculita e 1 de água. Finalizei com selo de vermiculita.

Grãos:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro: Arroz Integral

Método de preparação e esterilização do substrato:

Como não tinha copos disponíveis em casa precisei comprá-los. São 6 copos de 300ml cada com alguns sulcos pela superfície. Realizei a esterilização com Álcool 70% e papel toalha.
Depois de esterilizar os copos triturei a quantidade de arroz integral necessária no liquidificador, mas tive certa dificuldade porque a impressão que eu tive era que ou o arroz ficava com o aspecto de farofa ou então pouco triturado. Achei que pudesse ser o liquidificador. Mesmo assim dei continuidade na receita e utilizei o que consegui.
Usei luvas de borracha durante o processo de preparação do substrato. Jogando tudo dentro de uma bacia e misturando com as mãos. Lembrei da dica das gotas de água e percebi que havia um excesso de água na mistura, assim joguei um pouco mais de vermiculita na mistura e o ponto se acertou.
Preenchi os copos um a um com uma colher também esterilizada com álcool 70% (mas pensando bem agora acho que comprimi demais a mistura no copo). Depois disso limpei bem as bordas do copo, como recomendado em vários tutoriais. Então fui colocando o selo de vermiculita com uma colher mesmo na quantidade que achasse necessária.
Tapei todos os copos com uma camada papel alumínio e passei fita isolante em todos. Talvez eu tenha exagerado um pouco na quantidade de fita isolante, mas fica a lição para uma próxima. Finalizei com uma segunda camada de papel alumínio, agora sem passar a fita.
Coloquei apenas 3 copos na panela de pressão pois não tinha espaço suficiente para os 6. Reservei o restante em uma caixa de isopor que mais tarde se tornaria minha incubadora. Na panela coloquei um pano e preenchi com água até a metade dos copos.
Deixei os copos durante 40 minutos no fogo baixo quando a panela pegou pressão. Na segunda leva deixei 1 hora na pressão com fogo baixo, mas depois notei que a mistura ficou mais escura, como se tivesse queimado. Da próxima deixarei apenas 40 minutos mesmo. Tive todo o cuidado para limpar a parte externa e interna da panela antes e depois para retirar os copos.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 23/05/2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa com esporos.
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

Glove Box?
(X) Sim ( ) Não
Construí uma Glove Box com uma caixa organizadora de 20L, duas luvas de cano, silicone para vedação, um par de luvas de borracha e fita isolante.
Risquei o tamanho do diâmetro das luvas de cano com uma caneta e depois fui cortando com a broca de uma furadeira. Depois fui tirando as rebarbas com um estilete.
O encaixe ficou bem justo.
Tive que comprar um par de luvas de borracha de um tamanho maior para que elas encaixassem na boca do cano.
O acabamento com o silicone não ficou dos melhores, mas quebrou um galho.
Finalizei passando a fita isolante para que a luva ficasse presa ao cano.

20200531_064706.jpg

Preparando a seringa

Eu não tinha deixado a seringa com esporos preparada, portanto tive que reservar os 6 copos com o bolo PF-TEK já esterilizados em minha caixa de isopor até que eu fizesse a preparação delas e aguardasse 24h com a seringa na geladeira.

Durante a preparação das seringas tive mais dificuldade, ainda mais pelo processo ter sido todo feito dentro da Glove Box, que senti que restringiu um pouco meus movimentos. Raspei parte do carimbo de esporo num copinho pequeno com água destilada, fiz a sucção com uma seringa de 20ml e percebi que não havia nenhum sinal do esporo na seringa. Penso que posso ter colocado água destilada demais e o esporo ficou mais diluído. Dessa maneira fiquei preocupado do esporo não ter ido pra seringa e decidi raspar todo o carimbo de esporo, já que ele não era tão grande assim. Mesmo assim, nenhum sinal dos esporos :( Pensei, já era. Fiz tudo à toa. Mas também não tinha nada a perder. Deixei a seringa reservada por 24h na geladeira enquanto virada ela às vezes.

Dia da inoculação - 23 de maio de 2020

Passada as 24h fui semear meus bichinhos nos copos. Esse processo também foi sensível visto que na hora que eu ia inocular meu movimento estava muito restrito pela Glove Box e quando a agulha perfurava o papel alumínio ele ia cedendo para os lados por ser muito fino, aumentando muito o tamanho do furo feito pela agulha. Mas no final deu tudo certo. Tapei todos os furos com uma fita micropore.

Após a inoculação coloquei 3 dos copos na minha incubadora (uma caixa térmica com uns 10L) e o restante, como não cabiam na incubadora, coloquei dentro de uma gaveta.
A incubadora conta com uma garrafa d'água de vidro e dentro um termostato regulado para 28ºC. Revesti as paredes com papel alumínio porque achei que fosse ajudar na esterilização. Coloquei alguns avisos de "Não abra" porque não moro sozinho :ROFLMAO:

20200531_070836.jpg 20200531_070948.jpg

---------------------------------------------
INCUBAÇÃO
---------------------------------------------

31 de maio de 2020

Abaixo algumas fotos do desenvolvimento do micélio tiradas no dia em que esse tópico foi iniciado (31 de maio de 2020):

20200531_073126.jpg20200531_073137.jpg20200531_073146.jpg20200531_073212.jpg20200531_073238.jpg

Reparei que alguns estão claramente menos desenvolvidos que outros. Em particular os que estão fora da incubadora apresentam menos desenvolvimento. Os que estão dentro da incubadora apresentam maior desenvolvimento.

Pretendo furá-los mais algumas vezes amanhã (1 de maio de 2020), quando completará 10 dias na incubação, para que aconteça mais troca gasosa, conforme orientado no tutorial Cultivo básico e simples (ILUSTRADO).

1 de junho de 2020

Realizei os furos para troca gasosa conformei falei. Usei um palito de dente para perfurar o alumínio. Irei acompanhando o crescimento do micélio a partir de agora e assim atualizo vocês.
 
Última edição:
Alguns pontos que pode ser importante observar:

Você comentou de o bolo ter ficado com aspecto de queimado depois de 1h esterilizando.
Você utilizou algum suporte para os copos não tocarem o fundo da panela?
Eu costumo utilizar um pano de prato debaixo dos copos.

Se for deixar o copo esterilizado aguardando algum procedimento, deixe ele dentro da própria panela de pressão sem abrir.
Ao retirar da panela você já coloca ele novamente em contato com possíveis contaminantes.

Quanto a furar novamente, veja se realmente tem necessidade. Alguns defendem que o Micropore é suficiente. Outros alegam que fecha mt a troca gasosa.
Qualquer ação desse tipo pode levar possíveis contaminantes para seu bolo.
Todo cuidado é pouco, essa é a fase mais sensível do cultivo.
 
Alguns pontos que pode ser importante observar:

Você comentou de o bolo ter ficado com aspecto de queimado depois de 1h esterilizando.
Você utilizou algum suporte para os copos não tocarem o fundo da panela?
Eu costumo utilizar um pano de prato debaixo dos copos.

Sim, coloquei um pano de prato. Mas talvez tenha a ver com isso também.

Se for deixar o copo esterilizado aguardando algum procedimento, deixe ele dentro da própria panela de pressão sem abrir.
Ao retirar da panela você já coloca ele novamente em contato com possíveis contaminantes.

Então, é que eu retirei eles pra utilizar a panela para esterilizar o restante dos copos. Minha panela só comporta 3 copos :( Tenho que dar um jeito nisso da próxima vez.

Quanto a furar novamente, veja se realmente tem necessidade. Alguns defendem que o Micropore é suficiente. Outros alegam que fecha mt a troca gasosa.
Qualquer ação desse tipo pode levar possíveis contaminantes para seu bolo.
Todo cuidado é pouco, essa é a fase mais sensível do cultivo.

Certo! Tomarei as precauções. Estou preocupado mesmo em realizar novos furos. Mas por outro lado me falaram que pode até acontecer acúmulo de CO2 e assim comprometer a colonização. Daí eu fico perdido o_O

No mais, agradeço imensamente a atenção que você deu ao meu diário. Fico muito feliz que você tenha tomado o seu tempo para contribuir com meu processo de aprendizagem. Aprendi muito com suas dicas. Grato!
 
Tá indo bem, em relação a dificuldade na aplicação, também tenho problemas com isso. Parece que as vezes quando vou fazer a aplicação, não sai nada, ontem fiz uma inoculação, foi até razoável, se você sente dificuldade com a glove box, não tenha medo de fazer sem, porém devemos sempre tomar cuidado extremo com a assepsia do ambiente, e de todos os materiais que irá utilizar.
Aconselho a incubação de todos os copos, manter uma temperatura estável é fundamental para o crescimento do micélio em torno de 28, a 30 graus celsius.
Boa sorte companheiro.
Sou novato também, mas trocando expericias, vamos amadurecendo.
Paz e felicidade 👽✌️
 
Parabéns pelo cultivo!! Vou acompanhando e aprendendo, estou estudando as maneiras de cultivar e seus relatos estão sendo muito uteis!
 
Estamos para aprender juntos, e acredite, despeje muita energia positiva, e fé, e faça todos os procedimentos de maneira padronizada,
Boa noite muita paz✌️👽
 
Tá indo bem, em relação a dificuldade na aplicação, também tenho problemas com isso. Parece que as vezes quando vou fazer a aplicação, não sai nada, ontem fiz uma inoculação, foi até razoável, se você sente dificuldade com a glove box, não tenha medo de fazer sem, porém devemos sempre tomar cuidado extremo com a assepsia do ambiente, e de todos os materiais que irá utilizar.
Aconselho a incubação de todos os copos, manter uma temperatura estável é fundamental para o crescimento do micélio em torno de 28, a 30 graus celsius.
Boa sorte companheiro.
Sou novato também, mas trocando expericias, vamos amadurecendo.
Paz e felicidade 👽

Valeu! :giggle: E obrigado pela ajuda. Dicas anotadas!

Boa sorte no seu percurso também :D

Paz!
Parabéns pelo cultivo!! Vou acompanhando e aprendendo, estou estudando as maneiras de cultivar e seus relatos estão sendo muito uteis!

Me sinto honrado. Obrigado! :giggle: Espero que você tenha sucesso no seu cultivo.
Estamos para aprender juntos, e acredite, despeje muita energia positiva, e fé, e faça todos os procedimentos de maneira padronizada,
Boa noite muita paz✌👽

Obrigado novamente, amigo! Seu incentivo faz muita diferença na minha jornada de iniciante.
 
---------------------------------------------
TERRÁRIO
---------------------------------------------

14 de junho de 2020
Aniversariei os bolos hoje. Infelizmente 2 de 6 copos apresentaram contaminação e tiveram que ser descartados. Acredito que esses dois copos foram os que ficaram fora da incubadora, numa gaveta do meu armário. Um apresentava uma coloração escura, onde não crescia micélio, o outro começou a apresentar uma mancha laranja. Restaram apenas 4 saudáveis. Terei mais cuidado na próxima.

Primeiro esterilizei uma porção de vermiculita no microondas. Depois espalhei pela bandeja que está no terrário. Retirei os bolos dos copos e fiz o roll. Espalhei mais vermiculita por cima.

Tentei manter a temperatura do terrário entre 20 a 26ºC para estimular a frutificação, mas infelizmente moro em uma região muito quente. Estou colocando gelo às vezes pra tentar equilibrar a temperatura. Infelizmente não tenho um termômetro para ter certeza.

Segue foto do terrário:

20200614_183253.jpg
 
Última edição:
Ansioso pelos pins! Vamo q vamo

Você acabou furando os copos ou não?

Também estou! :giggle:

Furei sim. E não sei se é impressão minha, mas o desenvolvimento do micélio deu uma acelerada depois disso.
 
---------------------------------------------
PRIMEIROS PINS
---------------------------------------------

22 de junho de 2020

Hoje, um dia antes de completar um mês desde a inoculação, reparei que os frutos estão nascendo! 😃 Eles estão se concentrando mais no topo e na base do que no meio. Concluí que são os locais que têm maior concentração de vermiculita (deeer 🤪). Da próxima vou caprichar na vermiculita na hora do roll.

Segue as fotos:

20200622_044030.jpg 20200622_044107.jpg 20200622_044824.jpg
 
Última edição:
Imagina só, não precisa me agradecer, como disse anteriormente, eu sou novato também, estou no segundo cultivo!!!
Fico muito feliz!
Positividade sempre🤗
Agora aguardo sua colheita 🍄🍄🍄
Um abraço @Xaixoi ✌️👽
 
---------------------------------------------
PRIMEIRO FLUSH
---------------------------------------------

25 de junho de 2020

Finalmente fui agraciado com o primeiro flush, 1 mês e 2 dias após a inoculação dos copos. Estou feliz com o resultado, principalmente por ser a minha primeira experiência. Aprendi muito com a prática, mas a ajuda de algumas pessoas aqui foi imprescindível, dentre elas:

@Abzû
@AlmaLivre
@Barratorta
@Ecuador
@ExPoro
@Kvasir
@Magafafo
@Mindfulness
@mysticgrower
@Paleofungo
@Prisiconauta
@StrangeMush
@Texugo
@TryHard
@Yureq
e aos mantenedores do fórum e as pessoas que mantêm isso aqui vivo. Um muito obrigado a todos. 💚 Ajudar alguém sem receber nada em troca é um ato muito nobre. Vocês mantêm a micologia amadora viva e com um conteúdo de excelência. 🍀

Um grande abraço! Em breve postarei os próximos flushes.

Na primeira foto o 1º bolo, na segunda foto o 2º, 3º e 4º bolo:

1.jpg 2.jpg
 
---------------------------------------------
SEGUNDO FLUSH
---------------------------------------------

1 de julho de 2020

Realizei um dunk nos quatro bolos após o fim do 1º flush, mas acho que somente um teve mais sucesso. Foi justamente o que eu deixei por mais tempo.

O segundo flush foi marcado por menos quantidade de cogumelos, mas com estipes mais robustas. Acabei não fotografando todos os bolos, mas segue uma foto que tirei no dia:

2020-07-05.jpeg

---------------------------------------------
PESANDO
---------------------------------------------

Pesei toda a produção até agora, incluindo do 1º e 2º flush, e cheguei a um total de 12 gramas.

df443384-ad63-43db-a588-2a1887f6e9b6.jpg 9e533e95-0fa3-4fae-a9b1-b0e1bf376cc0.jpg

Já realizei mais um dunk (agora mais longo) nos bolos e fiz o roll para prepará-los para o 3º flush (será?) e já se encontram no terrário. Não tenho muita ideia de até quantos flushes podem ser produzidos. Mas é isto!

Atualizarei meu diário se surgir alguma novidade! Obrigado aos que acompanharam até aqui. :giggle:
 
Back
Top