Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Meu primeiro cultivo esta contaminado?

olha só parabéns mano. é normal pq sofreram um pouco, ao longo do cultivo vai nascer mais agora só aguardar.
só uma coisa são albinos? (os albinos tem uma dificuldade maior que os comuns pra cultivar, são bem mais sensíveis a umidade e temperatura).
Valeu!!! São albinos sim, eu não sabia dessa dificuldade a mais kkkkkkkk, devia ter pesquisado mais antes de comprar, mas de qualquer forma to curtindo ver eles crescerem.
Sobre a umidade, você sabe me dizer se devo continuar borrifando agua?
 
Upvote 0
Valeu!!! São albinos sim, eu não sabia dessa dificuldade a mais kkkkkkkk, devia ter pesquisado mais antes de comprar, mas de qualquer forma to curtindo ver eles crescerem.
Sobre a umidade, você sabe me dizer se devo continuar borrifando agua?

Apenas o albino penis envy tem relato de maior dificuldade de cultivo (pois comumente não produz esporos)

As demais strains precisam das mesmas condições de cultivo.

O que pode acontecer as vezes é a genética do seu cultivo.
Dentro de um mesmo carimbo tem milhares de genéticas.

Algumas colonizam mais rápido, outras frutificam mais rápido, outras com cogumelos maiores, enfim, deu pra entender.

Essas especificações não tem como prever, o ideal seria pegar uma boa genética e clonar
Na prática, não é necessário, já que mesmo genéticas consideradas ruim produzem cogumelos.

Os cogumelos nascem nos cantos por diversos fatores:
  1. Maior umidade nas beiradas, por causa da água acumulada (umidade e água no substrato);
  2. Diferença na colonização por condição do substrato (no meio pode estar mais compactado);
  3. Falta de troca de ar, desestimulando a pinagem na parte de cima (pois não "identifica" como superfície).
  4. Falta de iluminação;
  5. RH baixa no terrário (relative humidity):
  6. Falta de água no substrato, consequentemente pouca evaporação como gatilho de pinagem.
  7. O micélio é um ser vivo e não é uma ciência exata.
Normalmente, o 2 flush tende a nascer mais centralizado, se o 1 nasceu nos cantos.
Só precisa acertar a quantidade de água.

Não estou vendo furos no terrário, por isso eu suspeitaria da falta de troca de ar como aspecto a ser melhorado.
Mas aumentando a troca de ar, precisa dar mais atenção na umidade também.

Se é teu primeiro cultivo, está de parabéns, foi muito bem.
O resto é prática.
E a prática com um tipo de grão ou substrato é específica.
Então precisa trabalhar com materiais que você gostaria de continuar trabalhando nos próximos cultivos.
 
Upvote 0
Apenas o albino penis envy tem relato de maior dificuldade de cultivo (pois comumente não produz esporos)

As demais strains precisam das mesmas condições de cultivo.

O que pode acontecer as vezes é a genética do seu cultivo.
Dentro de um mesmo carimbo tem milhares de genéticas.

Algumas colonizam mais rápido, outras frutificam mais rápido, outras com cogumelos maiores, enfim, deu pra entender.

Essas especificações não tem como prever, o ideal seria pegar uma boa genética e clonar
Na prática, não é necessário, já que mesmo genéticas consideradas ruim produzem cogumelos.

Os cogumelos nascem nos cantos por diversos fatores:
  1. Maior umidade nas beiradas, por causa da água acumulada (umidade e água no substrato);
  2. Diferença na colonização por condição do substrato (no meio pode estar mais compactado);
  3. Falta de troca de ar, desestimulando a pinagem na parte de cima (pois não "identifica" como superfície).
  4. Falta de iluminação;
  5. RH baixa no terrário (relative humidity):
  6. Falta de água no substrato, consequentemente pouca evaporação como gatilho de pinagem.
  7. O micélio é um ser vivo e não é uma ciência exata.
Normalmente, o 2 flush tende a nascer mais centralizado, se o 1 nasceu nos cantos.
Só precisa acertar a quantidade de água.

Não estou vendo furos no terrário, por isso eu suspeitaria da falta de troca de ar como aspecto a ser melhorado.
Mas aumentando a troca de ar, precisa dar mais atenção na umidade também.

Se é teu primeiro cultivo, está de parabéns, foi muito bem.
O resto é prática.
E a prática com um tipo de grão ou substrato é específica.
Então precisa trabalhar com materiais que você gostaria de continuar trabalhando nos próximos cultivos.
Vou separar minhas respostas de acordo com seus tópicos pra ficar mais organizado:

2- Agora que você citou que o substrato pode estar compactado, eu percebi uma coisa que fiz:
Para caber a garrafa ao lado do substrato, eu tive que forçar um pouco a garrafa, e isso deu uma apertada no substrato. Pode ser que isso esteja influenciando, mas foi a menor garrafa de vidro que encontrei (que cabia o termostato).

3- Antes eu estava abanando varias vezes durante o dia, mas pensei que isso poderia estar afetando a temperatura (demora um tempo pra garrafa distribuir o calor no terrário, e como esta muito frio aqui, toda vez que abano é um ar gelado que entra). Então segui o conselho da galera aqui e agora estou abanando 3 vezes ao dia. Será que é o suficiente ou melhor fazer uns furos?

4- Quanto a iluminação o terrário esta pegando iluminação o dia inteiro (não luz direta do sol).

5- Não sei se estou fazendo certo, mas estou mantendo as paredes sempre bem condensadas. E quando vou borrifar borrifo um pouco diretamente no substrato e principalmente nas paredes.

6- Sobre a falta de agua no substrato, pode ser que aconteceu isso também. Como esta frio e atrasou a pinagem (só começou a pinar quando coloquei o aquecedor), nesse tempo todo de atraso o substrato ficou evaporando, talvez tenha perdido bastante parte da agua nisso...

Muito obrigado pelas dicas novamente, estou gostando muito do processo e da ajuda de todos.
 
Última edição:
Upvote 0
Valeu!!! São albinos sim, eu não sabia dessa dificuldade a mais kkkkkkkk, devia ter pesquisado mais antes de comprar, mas de qualquer forma to curtindo ver eles crescerem.
Sobre a umidade, você sabe me dizer se devo continuar borrifando agua?
mano quando começa a pinar é mais de boa, só não borrifa em cima do cogu me falaram que pode apodrecer.

Vou separar minhas respostas de acordo com seus tópicos pra ficar mais organizado:

2- Agora que você citou que o substrato pode estar compactado, eu percebi uma coisa que fiz:
Para caber a garrafa ao lado do substrato, eu tive que forçar um pouco a garrafa, e isso deu uma apertada no substrato. Pode ser que isso esteja influenciando, mas foi a menor garrafa de vidro que encontrei (que cabia o termostato).

3- Antes eu estava abanando varias vezes durante o dia, mas pensei que isso poderia estar afetando a temperatura (demora um tempo pra garrafa distribuir o calor no terrário, e como esta muito frio aqui, toda vez que abano é um ar gelado que entra). Então segui o conselho da galera aqui e agora estou abanando 3 vezes ao dia. Será que é o suficiente ou melhor fazer uns furos?

4- Quanto a iluminação o terrário esta pegando iluminação o dia inteiro (não luz direta do sol).

5- Não sei se estou fazendo certo, mas estou mantendo as paredes sempre bem condensadas. E quando vou borrifar borrifo um pouco diretamente no substrato e principalmente nas paredes.

6- Sobre a falta de agua no substrato, pode ser que aconteceu isso também. Como esta frio e atrasou a pinagem (só começou a pinar quando coloquei o aquecedor), nesse tempo todo de atraso o substrato ficou evaporando, talvez tenha perdido bastante parte da agua nisso...

Muito obrigado pelas dicas novamente, estou gostando muito do processo e da ajuda de todos.
como o Brother falou ai se seu terrario não tiver furos faça pq vai afetar o rendimento precisa ter entrada de O2 e saida CO2 quando naverdade o CO2 não sai sozinho mais ajuda tendo furos em cima e embaixo( na lateral baixa do terrario na altura dos bolos) é importanre a oxigenação do terrario. não fica abanando de + porque aumenta o risco de contaminação e altera a temperatura e umidade do terrario.
se puder manda fotos do terrario. TEXUGO é experiente acredito que possa lhe indicar o mais favorável a ser feito.

Apenas o albino penis envy tem relato de maior dificuldade de cultivo (pois comumente não produz esporos)

As demais strains precisam das mesmas condições de cultivo.

O que pode acontecer as vezes é a genética do seu cultivo.
Dentro de um mesmo carimbo tem milhares de genéticas.

Algumas colonizam mais rápido, outras frutificam mais rápido, outras com cogumelos maiores, enfim, deu pra entender.

Essas especificações não tem como prever, o ideal seria pegar uma boa genética e clonar
Na prática, não é necessário, já que mesmo genéticas consideradas ruim produzem cogumelos.

Os cogumelos nascem nos cantos por diversos fatores:
  1. Maior umidade nas beiradas, por causa da água acumulada (umidade e água no substrato);
  2. Diferença na colonização por condição do substrato (no meio pode estar mais compactado);
  3. Falta de troca de ar, desestimulando a pinagem na parte de cima (pois não "identifica" como superfície).
  4. Falta de iluminação;
  5. RH baixa no terrário (relative humidity):
  6. Falta de água no substrato, consequentemente pouca evaporação como gatilho de pinagem.
  7. O micélio é um ser vivo e não é uma ciência exata.
Normalmente, o 2 flush tende a nascer mais centralizado, se o 1 nasceu nos cantos.
Só precisa acertar a quantidade de água.

Não estou vendo furos no terrário, por isso eu suspeitaria da falta de troca de ar como aspecto a ser melhorado.
Mas aumentando a troca de ar, precisa dar mais atenção na umidade também.

Se é teu primeiro cultivo, está de parabéns, foi muito bem.
O resto é prática.
E a prática com um tipo de grão ou substrato é específica.
Então precisa trabalhar com materiais que você gostaria de continuar trabalhando nos próximos cultivos.
tive aqui no meu cultivo o B+ akm que veio cogu sem esporos.
 
Upvote 0
Olá novamente!

Esse final de semana ocorreu um imprevisto e tive que voltar para minha cidade correndo, pelo imprevisto tive que abandonar o cultivo. Saí de casa sabado de manha (tirei uma foto), voltei domingo a noite(também tirei foto).

Espirrei agua nas paredes, coloquei dentro da caixa um mini ventilador que eu tinha aqui pra não deixar o ar muito parado(não estava apontando diretamente para os cogumelos), então fechei a tampa da caixa (acho que não deixei saida de ar o suficiente).

Quando voltei domingo a noite todos estavam com uma cor meio esquisita, eu não sei se isso é contaminação ou alguma reação dos cogumelos à falta de oxigenio, algo do tipo.
Vou mandar fotos de como estavam sabado, e segunda de manha (aproveitei a luz do dia pra tirar a foto). Alguem sabe me dizer se é contaminação ou não?

Segunda dois deles ja estava com o anel meio solto, então colhi 16g frescos.
 

Anexos

  • sabado-manha.jpeg
    sabado-manha.jpeg
    147.6 KB · Visualizações: 18
  • segunda-manha.jpeg
    segunda-manha.jpeg
    124.7 KB · Visualizações: 18
  • WhatsApp Image 2021-07-06 at 12.12.42.jpeg
    WhatsApp Image 2021-07-06 at 12.12.42.jpeg
    76.8 KB · Visualizações: 18
Upvote 0
Olá novamente!

Esse final de semana ocorreu um imprevisto e tive que voltar para minha cidade correndo, pelo imprevisto tive que abandonar o cultivo. Saí de casa sabado de manha (tirei uma foto), voltei domingo a noite(também tirei foto).

Espirrei agua nas paredes, coloquei dentro da caixa um mini ventilador que eu tinha aqui pra não deixar o ar muito parado(não estava apontando diretamente para os cogumelos), então fechei a tampa da caixa (acho que não deixei saida de ar o suficiente).

Quando voltei domingo a noite todos estavam com uma cor meio esquisita, eu não sei se isso é contaminação ou alguma reação dos cogumelos à falta de oxigenio, algo do tipo.
Vou mandar fotos de como estavam sabado, e segunda de manha (aproveitei a luz do dia pra tirar a foto). Alguem sabe me dizer se é contaminação ou não?

Segunda dois deles ja estava com o anel meio solto, então colhi 16g frescos.
como está o cheiro? a falta de umidade e falta de ar deforma e altera os cogumelos
 
Upvote 0
Os albinos ficam dessa cor quando esporulam.

Ou quando molham.

Não é contaminação

Cara que alivio ler isso, ja estava muito triste aqui pesquisando o quão ruim seria ingerir coisa contaminada kkkkkkkkkk (não vou fazer isso)

Se não fosse a ajuda de vocês eu ja teria errado em muitas outras coisas. Muito obrigado novamente.

Postarei mais fotos conforme atualizar.
 
Upvote 0
Cara que alivio ler isso, ja estava muito triste aqui pesquisando o quão ruim seria ingerir coisa contaminada kkkkkkkkkk (não vou fazer isso)

Se não fosse a ajuda de vocês eu ja teria errado em muitas outras coisas. Muito obrigado novamente.

Postarei mais fotos conforme atualizar.
posta sim, estamos acompanhando ansioso pela sua felicidade, não esquece de fazer um carimbo pra continuar depois. (aqui no meu cultivo tentei fazer 3 carimbos, um com o cogumelo bem aberto e as bordas ja estavam preta, tbm era o maior que tinha. outro com o vel fechado eu abri o veu e outro logo apos rasgar o vel. pra mim os melhores foras o grande todo aberto, e ainda melhor o que logo rasgou o véu mesmo sendo menor saio mais esporos que o grandão.) cultivei o B+ akm
 
Upvote 0
Olá novamente,

Ja colhi todos os que nasceram, deixei uns dias no ventilador, depois mais uns dias num pote com sílica laranja.
Todos estão super secos e "crocantes", acho que é esse o ponto certo pra guardar.
No total deram 17g secos.

Deixei o micélio afogado na agua por umas 7 horas, e voltei ele nas condições de frutificação. Vamos ver se rola um segundo flush, isso foi a 5 dias atras, até hoje não surgiu nada, não sei quanto tempo demora para crescer os pins novamente. Alguem sabe me dizer?

Vou esperar pra ver se vai rolar os outros flush e seguir atualizando aqui.
Segue foto deles desidratados.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-07-16 at 14.51.52.jpeg
    WhatsApp Image 2021-07-16 at 14.51.52.jpeg
    116.7 KB · Visualizações: 7
Upvote 0
Olá novamente,

Ja colhi todos os que nasceram, deixei uns dias no ventilador, depois mais uns dias num pote com sílica laranja.
Todos estão super secos e "crocantes", acho que é esse o ponto certo pra guardar.
No total deram 17g secos.

Deixei o micélio afogado na agua por umas 7 horas, e voltei ele nas condições de frutificação. Vamos ver se rola um segundo flush, isso foi a 5 dias atras, até hoje não surgiu nada, não sei quanto tempo demora para crescer os pins novamente. Alguem sabe me dizer?

Vou esperar pra ver se vai rolar os outros flush e seguir atualizando aqui.
Segue foto deles desidratados.
bom dia! geralmente eu deixo os meus afogando na agua e na geladeira por 12 ou 24 horas melhor 24, mais demora uns 7 a 10 dias pra nescerem de novo. geralmente me rende de 3 a 4 flushs no seu caso deve ser mesma coisa em boas condições. fica de olho sempre na temperatura e umidade e troca gasosa tudo estand controlado vc vai colher mais umas 3 vezes ainda. não insista muito porque quanto mais colheitas, mais fraco fica o bolo e a acaba contaminando. depois da 4 colheita recomendo descartar ou tentar outdor
 
Upvote 0
Olá novamente,

Ja colhi todos os que nasceram, deixei uns dias no ventilador, depois mais uns dias num pote com sílica laranja.
Todos estão super secos e "crocantes", acho que é esse o ponto certo pra guardar.
No total deram 17g secos.

Deixei o micélio afogado na agua por umas 7 horas, e voltei ele nas condições de frutificação. Vamos ver se rola um segundo flush, isso foi a 5 dias atras, até hoje não surgiu nada, não sei quanto tempo demora para crescer os pins novamente. Alguem sabe me dizer?

Vou esperar pra ver se vai rolar os outros flush e seguir atualizando aqui.
Segue foto deles desidratados.
outra coisa nesse pote onde estão os cogus estão com silica? n da pra ver na foto. só pra relatar eu coloquei os meus com antmofo mais o pote que tava não vedava direito eles começaram a voltar umidade e ficarem mole, vê se o pote é bem vedado se não estraga os cogus. se ficar muito tempo em contato com o a umidade do ar sem corrente de vento
 
Upvote 0
outra coisa nesse pote onde estão os cogus estão com silica? n da pra ver na foto. só pra relatar eu coloquei os meus com antmofo mais o pote que tava não vedava direito eles começaram a voltar umidade e ficarem mole, vê se o pote é bem vedado se não estraga os cogus. se ficar muito tempo em contato com o a umidade do ar sem corrente de vento
Valeu pela dia ! Vou ficar de olho nesse lance da vedação do pote.
Eu botei eles pra secar em um pote grande, todos no meio da silica.
Dai depois que secaram completamente coloquei eles nesse potinho ai, e dentro tambem coloquei um saquinho com silica pra garantir que não secasse.
 
Upvote 0
Back
Top