Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Meu primeiro cultivo esta contaminado?

Contaminou.
 
Upvote 0
No outro tópico, o @Salaam`aleik comentou sobre a possibilidade de contaminar pela falta de chacoalhar.

Apesar da possibilidade, não parece ser o seu caso.

Está mais para falta esterilização incorreta.
O arroz também não parece estar no ponto certo para fazer spawn, além do acúmulo de água no fundo do copo.

Aconselho iniciar com PFTek, antes de partir para grãos.
 
Upvote 0
No outro tópico, o @Salaam`aleik comentou sobre a possibilidade de contaminar pela falta de chacoalhar.

Apesar da possibilidade, não parece ser o seu caso.

Está mais para falta esterilização incorreta.
O arroz também não parece estar no ponto certo para fazer spawn, além do acúmulo de água no fundo do copo.

Aconselho iniciar com PFTek, antes de partir para grãos.
Eu fiz uma viagem de 30 dias e pensei em aproveitar esse tempo para deixar o cubensis proliferando, até perguntei aqui no forum o que a galera achava sobre isso. De qualquer forma resolvi arriscar pra ver se daria certo, valeu a pena pela experiencia.

Então realmente nesse tempo todo os potes não foram chacoalhados, isso com certeza influenciou. Mas como voce disse, acredito que também fiz a esterilização incorreta. Deixei 30 minutos na panela de pressão, acho que precisaria de mais tempo.

Vou pesquisar melhor para refazer o processo, pretendo escrever um diário aqui no fórum.

Obrigado a todos.
 
Upvote 0
Eu fiz uma viagem de 30 dias e pensei em aproveitar esse tempo para deixar o cubensis proliferando, até perguntei aqui no forum o que a galera achava sobre isso. De qualquer forma resolvi arriscar pra ver se daria certo, valeu a pena pela experiencia.

Então realmente nesse tempo todo os potes não foram chacoalhados, isso com certeza influenciou. Mas como voce disse, acredito que também fiz a esterilização incorreta. Deixei 30 minutos na panela de pressão, acho que precisaria de mais tempo.

Vou pesquisar melhor para refazer o processo, pretendo escrever um diário aqui no fórum.

Obrigado a todos.

Não acho que a falta de chacoalhar tenha influenciado seu cultivo, nem o tempo de colonização.

Falo isso para que consiga identificar onde foi seu erro,.
 
Upvote 0
Não acho que a falta de chacoalhar tenha influenciado seu cultivo, nem o tempo de colonização.

Falo isso para que consiga identificar onde foi seu erro,.
Eu confio na sua palavra! Eu ainda não entendo quase nada sobre o cultivo, então minha opinião é só eu viajando baseado em nada mesmo kkkkkkk

Inclusive, no total eu deixei 7 potes colonizando, a maioria deles estão nitidamente contaminados, por isso só perguntei sobre os que estavam mais clarinhos que eu realmente não sabia. Tem um aqui que parece que joguei corante.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-05-31 at 13.47.09.jpeg
    WhatsApp Image 2021-05-31 at 13.47.09.jpeg
    119.3 KB · Visualizações: 24
Upvote 0
Eu confio na sua palavra! Eu ainda não entendo quase nada sobre o cultivo, então minha opinião é só eu viajando baseado em nada mesmo kkkkkkk

Inclusive, no total eu deixei 7 potes colonizando, a maioria deles estão nitidamente contaminados, por isso só perguntei sobre os que estavam mais clarinhos que eu realmente não sabia. Tem um aqui que parece que joguei corante.

Arroz é um pouco mais complicado.
Pessoalmente, eu não gosto.

A melhor opção pra spawn é WBS (Semente para pássaros).
Mas, eu gosto do milho, tindalizando (ele leva mais tempo pra preparar e colonizar, também possibilita menos pontos de inoculação, por causa do tamanho).
Só que a tindalizacao funcionou 100% das vezes que tentei, por isso indico pra iniciantes.

Também tem o broke boy tek que o @gldtn postou recentemente um diário.

Pegue um tutorial e siga todos os passos, exatamente como ensinados.
Pelo menos até pegar experiência e conseguir fazer variações e mudar o que quiser.
 
Upvote 0
Deixei 30 minutos na panela de pressão, acho que precisaria de mais tempo.
30 minutos é pouco, especialmente se você despressurizou a panela e tirou em seguida.
Eu deixo 40-50 min após começar a ferver, e espero a panela esfriar - só tiro os copos horas depois, ou no dia seguinte, direto para a inoculação.

Você fez só isso com o milho também?? PP é para PF-Tek. Milho é melhor tindalizar, como disse o @Texugo.

👉 Esterilização e Pasteurização | O que é "esterilização fracionada" ou tyndallization (tindalização)?
 
Upvote 0
Vou dar uma estudada em todas as informações que vocês passaram, não conhecia esse processo de tindalização, parece interessante.
Também vou tentar seguir esse guia do @gldtn.

Respondendo o @Salaam`aleik ,eu só usei arroz integral mesmo, não utilizei milho.
Eu utilizei a panela de pressão pois era a unica que eu tinha que cabia os potes, atualmente estou na busca de uma panela grande para conseguir fazer os processos novamente.

Mas bom, pelo menos tenho uma noticia boa, aparentemente um dos potes que eu achei estar estragado na verdade não estava! Ele era uma garrafa escura (aquelas verdes de suco de uva), por isso não consegui enxergar direito antes.
Então misturei esse spawn com pó de fibra de coco, e deixei num cantinho. Parece estar funcionando, pois fiz isso a 2 dias e esta começando a dar sinais de vida. Segue a foto do primeiro e 3 dia.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-06-07 at 18.05.15.jpeg
    WhatsApp Image 2021-06-07 at 18.05.15.jpeg
    130 KB · Visualizações: 7
  • WhatsApp Image 2021-06-07 at 18.05.16.jpeg
    WhatsApp Image 2021-06-07 at 18.05.16.jpeg
    133.9 KB · Visualizações: 7
Upvote 0
Ola a todos novamente,
Já se passaram 18 dias desde a mistura do substrato com o spawn. A partir do 10 dia eu deixei uma abertura para troca de ar e de vez em quando eu abano.
Tenho impressão que está demorando pra dar sinais, mas não sei se é assim mesmo, pensei que poderia ser por conta do frio, esta fazendo uns 16 graus aqui. Estou esquentando umas garrafas de agua e colocando em volta da caixa pra ver se ajuda.

Estão aparecendo uns pontinhos brancos, vocês poderiam me dizer se são sinais de pins (17º dia)?
Vou anexar algumas fotos.
 

Anexos

  • 6 dia.jpeg
    6 dia.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 23
  • 8 dia.jpeg
    8 dia.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 16
  • 11 dia.jpeg
    11 dia.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 16
  • 15 dia.jpeg
    15 dia.jpeg
    2 MB · Visualizações: 21
  • 17 dia.jpeg
    17 dia.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 21
Upvote 0
A troca de ar nessa fase é muito importante, abane no 2-3 vez por dia! So a abertura não é suficiente.
Só não pode abanar de mais, aqui eu abano de 8 em 8 horas e as vezes de 12 em 12 mais quando tô em casa eu abano 7 da manhã 12:00 18:00 quando não posso só abano 7:00 e 18:00 e borrifo toda vez, depois da pinagem eu só borrifo de manhã
 
Upvote 0
Só não pode abanar de mais, aqui eu abano de 8 em 8 horas e as vezes de 12 em 12 mais quando tô em casa eu abano 7 da manhã 12:00 18:00 quando não posso só abano 7:00 e 18:00 e borrifo toda vez, depois da pinagem eu só borrifo de manhã
Você teria alguma dica de como aquece-los?
 
Upvote 0
mano para aquecer vc pode usar um termostato dentro de uma garrafa com agua, e põem dentro do terrário é o mais simples
na minha região não tenho problema com frio é mais o contrario então não posse te ajudar muito com isso . mas a do termostato muita gente usa e tem dado certo
 
Upvote 0
mano para aquecer vc pode usar um termostato dentro de uma garrafa com agua, e põem dentro do terrário é o mais simples
na minha região não tenho problema com frio é mais o contrario então não posse te ajudar muito com isso . mas a do termostato muita gente usa e tem dado certo
Comprei o termostato e coloquei numa garrafa de vidro de agua. Até hoje o cultivo estagnado igual a ultima foto que postei, vamos ver se vai andar com a temperatura certinha agora.
 
Upvote 0
Comprei o termostato e coloquei numa garrafa de vidro de agua. Até hoje o cultivo estagnado igual a ultima foto que postei, vamos ver se vai andar com a temperatura certinha agora.
Mano geralmente quando começa de um jeito só no próximo cultivo pra saber se vai ter muita diferença, mais espero que começar a dar um bom resultado agora.
 
Upvote 0
mano para aquecer vc pode usar um termostato dentro de uma garrafa com agua, e põem dentro do terrário é o mais simples
na minha região não tenho problema com frio é mais o contrario então não posse te ajudar muito com isso . mas a do termostato muita gente usa e tem dado certo
Valeu pela dica! Funcionou no dia seguinte após eu colocar a garrafa com termostato.
Só estou achando que estão nascendo poucos, e só de um lado praticamente, isso é normal? (fotos referentes a hoje, 5 dia após o aquecedor)

1625145005451.png
 
Upvote 0
Valeu pela dica! Funcionou no dia seguinte após eu colocar a garrafa com termostato.
Só estou achando que estão nascendo poucos, e só de um lado praticamente, isso é normal? (fotos referentes a hoje, 5 dia após o aquecedor)

View attachment 200639
olha só parabéns mano. é normal pq sofreram um pouco, ao longo do cultivo vai nascer mais agora só aguardar.
só uma coisa são albinos? (os albinos tem uma dificuldade maior que os comuns pra cultivar, são bem mais sensíveis a umidade e temperatura).
 
Upvote 0
Back
Top