Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meu Cultivo - Variedade Indeterminada

hiho

Cogumelo maduro
Cadastrado
09/01/2006
6
67
Olá a todos da comunidade CM!

Vou começar o meu primeiro cultivo (segundo se levar em conta um que fiz há anos atrás e q não rendeu nada...), conto com capela com fluxo laminar e autoclave ao meu favor :)

A strain é indeterminada, um amigo me arrumou, vou perguntar a ele se sabe qual é a variedade. Vou fazer PF Tek receita original, no copão de uísque, mas surgiu uma dúvida simples... devo colocar um pouco menos de arroz, pq ele vai crescer quando cozinhado?? se eu colocar na autoclave já vedado com papel alumínio e fita tem problema?.... pq a autoclave é um MONSTRO, e seria bem melhor se eu pudesse tirar os copos de lá já lacrados.

valeu e é um prazer voltar!
 
A receita de PF inclui arroz e vermiculita na proporção 1/2.

Moa o arroz, não muito, misture a vermiculita na proporção, umideça a mistura com água mineral e encha os copos.

Ponha selo de 1 cm de vermiculita úmida em baixo e selo de vermiculita seca em cima.

Deixe 2 dedos antes de completar o volume do copo.

Ponha tampão triplo de papel alumínio e esterilize.

Sucesso no cultivo.
 
mas eu devo deixar a tampa frouxa para a pressão se igualar na auto clave dentro e fora do pote? valeu
 
Você não precisa selar a tampa com fita adesiva, apenas pressione bem a tampa contra o copo, faça uma tampa dupla interna, e outra tampa simples externa. Deixe as pontas da ponta externas sem dobrar pra facilitar a retirada na hora da inoculação...

Leve para a autoclave... não precisa deixar a tampa frouxa pra pressão se igualar.
 
valeu a dica Banutukku!

os fungos eram meio antigos e estavam em 2 frascos diferentes com as hifas guardados há muito tempo, então eu inoculei 6 placas de Petri em meio BDA para isolar. logo estarei postando fotos! hj eu falei com o amigo que me cedeu os P. cubensis. ele realmente sabe e já cultivou por várias vezes durante 2 anos, mas esqueci de perguntar qual era o strain, de qquer forma a ajuda dos colegas aqui do CM será sempre bem vinda!

também comprei uma caixa de isopor, aquecedor de aquário com termostato para fazer a incubadora, com o tempo vou adquirindo o resto.
 
Olá galera CM!!

estou tendo dificuldades para isolar. o micélio do fungo estava dentro de garrafinhas lacradas em solução de milho por 1 ano então passei para placas de petri para isolar em meio BDA. havia muita contaminação nas garrafinhas menos em uma que estava escrito "psilocybe ou shimeji?" e foi justamente na que resultou nas melhores placas e nem o "dono" das garrafinhas sabe dizer o q é! :confused:

será que alguém ajuda?? psilocybe ou shimeji?? valeu!!

indisp.png

PS: o strain é Blue Meanie ;)
 
PS: o strain é Blue Meanie
São cubensis;)
Mas a placa me parece contaminada hein brodinho.
Conhece o procedimento de RISCAR a placa?
e aplicar a Cultura liquida nesses sulcos???
Blue meanies sao cogumelos Cubensis do texas se nao me engano.
boa sorte no cultivo.
 
ae Alienardo blz???

vc diz contaminaçao no canto superior, centro-esquerdo, rosa? aquilo estava dentro da garrafinha ao inocular, deve ser um teco do chapéu do cogu... ou vc ta falando de alguma outra parte??

cara eu estou tentando isolar o cubensis de outras garrafinhas, pelo metodo de riscar, já consegui eliminar uma bactéria rosa e outros organismos (sim essas garrafinhas nao foram montadas em condiçoes das mais asspticas), mas estou travando uma guerra com os Aspergillus, enqunto os psilocybes demoram 3 dias os Aspergillus da noite pro dia já tão crescido e com esporos!!! qqer movimentaçao na placa eh suficiente pra liberar os esporos por toda a placa dificultando o isolamento, cobrindo com eporos os cubensis que mal cresceram...

andei procurando por fotos de micelio de Shitake pela net e parece mesmo q nao bate.... logo,,, eu tenho os cubensis isolados em mãos! apesar de nao acreditar ate ver os frutos :rolleyes:... bons ventos estão vindos, alguns amigos estão aparecendo oferecendo ajuda e não tenho o q reclamar!! :)
paciência, os fungos é q nos escolhem e sabem a hora!
 
Novidades!!!

O fungo que estava crescendo na placa de Petri acima era mesmo SHIMEJI, então eu isolei-o e guardei em pequenos frascos lacrados, futuramente pretendo cultivá-lo também. Com a minha experiência com fungos em geral, a maioria das espécies (desde fungos imperfeitos a basidiomicetos) conseguem suportar até 15 anos se o micélio for mantido em água destilada em frascos hermeticamente lacrados! :eek: Há relatos de fungos guardados nesse método por mais de 30 anos!!

Bom. depois de milhares de placas de Petri riscadas com a solução eu acho que finalmente isolei a vaiedade Blue Meanie (micélio branco, sem produção de corpos de frutificação visíveis ao microscópio, acredito que agora são eles!)

Paralelo, graças a um gradessíssimo amigo, realizei o cultivo da variedade Costa Rica, que se mostrou um sucesso na colonização rápida dos bolos e produção dos cogumelos!! Já colhi, já comi, já fiz dunk´n´roll e estou esperando para colher novamente! Não tirei fotos, mas fico devendo no próximo flush...

Muitíssimo Obrigado!
 
ÒTIMO OTIMO!
continue compartilhando suas pesquisas com a gente, e com fotos se possivel.
:)
abs!
 
Back
Top