Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Melhor substrato para cogumelos mais potentes

Phalloides

Hifa
Cadastrado
09/04/2018
4
12
24
Fala ae galera, Bom dia
Eu cultivo cogumelos e estudo eles a já um tempo, e sei que a potência de um cogumelo depende da oxigenação e do substrato, com isso venho perguntar, alguém sabe o substrato que mais é adequado em termos de garantir uma boa potência para os cogumelos? O substrato que melhor supre as necessidades no desenvolvimento de um cogumelo ?
Se é no milho, na borra do café, no esterco, no PF Tek mesmo, ou algum outro ?
Obrigado, forte abraço
 
Olá amigo, eu nunca cultivei, mas pelos relatos de experiência que deram certo foi da forma tradicional mesmo, mas em questão de aumentar o número de pins é bom fazer umBordeando, é tipo umas elevações ou falsas bordas no Casing
 
Tô experimentando fazer casing com milho de pipoca e com arroz integral.
Os substratos de milho colonizaram mais rápido, e ficaram menos dias na incubadora após o casing.
Minha colheita ainda não acabou... ao final terei uma noção comparativa sobre o rendimento, mas no olhômetro, o de milho tá ganhando disparado.
Talvez exista uma combinação de grãos mais nutritiva, mas nunca testei.
 
O pessoal fala muito do centeio tb, como se fosse melhor que milho.

Ja cultivei com centeio, foi mt bom, mas nao fiz anotações pra comparar rendimento...

Dessa ultima vez que fiz com vários grãos pra comparar (milho pipoca, milho munguza, arroz integral e centeio) os micelios pararam de desenvolver no de centeio... nao tenho pistas sobre o que saiu errado com eles dessa vez.
 
bem, eu cultivo há algum tempo já, e o substrato com que melhor me entendo é um PF TEK feito de FAI + Pó de coco ( fibra de coco moída mesmo ) com borra de cafe
Muito boa essa Tek, também utilizo-a, único ponto ruim que eu acho é que o cogu gruda muito na fibra o que se torna chato de ter que limpar os cogus.
Mas analisando vários cultivos inclusive dos mais experientes nota-se que o cultivo em milho rende mais, mas, parece-me mais propício a possíveis contaminantes.
 
Muito boa essa Tek, também utilizo-a, único ponto ruim que eu acho é que o cogu gruda muito na fibra o que se torna chato de ter que limpar os cogus.
Mas analisando vários cultivos inclusive dos mais experientes nota-se que o cultivo em milho rende mais, mas, parece-me mais propício a possíveis contaminantes.
Eu concordo, parece que o milho realmente contamina com mais facilidade. Talvez, uma saida seria adicionar uma porcentagem de milho moido ( canjiquinha ou quirela ) ao PF TEK, talvez aumente o rendimento. Eu vou fazer um teste, ai abro um diario de cultivo para que possam acompanhar!
 
bem, eu cultivo há algum tempo já, e o substrato com que melhor me entendo é um PF TEK feito de FAI + Pó de coco ( fibra de coco moída mesmo ) com borra de cafe
Eu estava me referindo mais a potência, pois li que a potência ( concentração de psilocibina) é determinado pelo substrato e a oxigenação, está minha remessa de cogu tá muito forte, fiz TEK tmb, (2 medidas de vermiculita, 1 de FAI,1 de água), porém você sabe se com a fibra de coco fica mais potente ? O que muda ?
 
É difícil afirmar isso com precisão porque a potência só pode ser avaliada com material laboratorial complexo. O que o pessoa está falando sobre rendimento é quantidade flushes, biomassa produzida e etc.

Parece chatice, mas a experiência pode variar enormemente entre duas pessoas devido a n fatores.

Talvez exista uma combinação de grãos mais nutritiva, mas nunca testei.

Não sei... Não me parece provável. Os esporos parecem se alimentar do amido contido nos grãos. Por isso nascem nos cocô dos herbívoros, porque ele é rico nesse constituinte. Misturá-los não parece ser mais útil, pois diversos grãos vão ter porcentagens de amido diferentes.

Acho que valeria a pena testar o cultivo usando diferentes fontes de açucares quimicamente puros. Isso aumentaria bastante a chance de contaminação, mas provavelmente iria gerar grandes rendimentos.

Bom. São meus planos pro futuro.
 
A potência não se pode controlar, mas o rendimento sim. É difícil controlar a psilocibina que o cogumelo vai gerar, mas você pode controlar diversas questões do microclima que vão garantir uma colheita melhor.

Para substrato, na minha opinião: Grão de centeio. Tempo médio de colonização quase metade de uma PF tek ou milho, colheitas gigantes. Sempre vem um cogumelo de pelo menos 3 gramas seco, o que eu chamo de "hiroshima". Isto porque sempre faço "poor man" teks, porque se investir melhor, este cogumelo vira vários médios.

Para PF Tek, minha técnica preferida é a SGFC. Preferencialmente com uma distância pequena entre os bolos, para que a evaporação do próprio metabolismo do micélio crie um microclima aos vizinhos.
 
A FAI (farinha de arroz integral) da PF Tek seria o substrato que dá a maior potência aos cubensis por peso seco. Essa avaliação se não me engano foi feita pelo Stamets há décadas. A escolha pela FAI para a PF Tek não foi ao acaso.


Qual a proporção que vc usa de cada ingrediente? Obrigado
Esse é um dado muito básico sobre a receita PF Tek. Procure na Biblioteca para mais detalhes, nobre @Drops79.

A receita básica em volume é de 2:1:1 (2 de vermiculita + 1 de FAI + 1 de água).
 
Fala ae galera, Bom dia
Eu cultivo cogumelos e estudo eles a já um tempo, e sei que a potência de um cogumelo depende da oxigenação e do substrato, com isso venho perguntar, alguém sabe o substrato que mais é adequado em termos de garantir uma boa potência para os cogumelos? O substrato que melhor supre as necessidades no desenvolvimento de um cogumelo ?
Se é no milho, na borra do café, no esterco, no PF Tek mesmo, ou algum outro ?
Obrigado, forte abraço
Milhete e centeio são melhores que milho
 
Back
Top