Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Me Ajudem?! Spawn sólido e proporção de coco/café/carbonato!!

williamsii

Cogumelo maduro
Cadastrado
31/01/2006
21
67
Saudações irmãos!!

Estou com um spawn incubando, com grãos inteiros de trigo + cremogema
totalizando um volume de 1,5 litros ... é um bolo bem grandão...
até o momento chaqualhei os grãos 3 vezes: depois que esterelizei (ainda
quente); quando inoculei com a seringa; e depois que ja tava com sinal de
micelio em todas as partes pra misturar bem misturado msmo...
até nesse momento, os graos estavam bem soltinhos...
mas agora, ja esta 90% colonizado (alguns graos ainda ficaram com um dos
lados aparecendo) e eu estou tentando chaqualhar pra colonizar 100% mas
os graos estao mto grudados pelo micelio... ta bem sólido..
entao minha primeira dúvida é:

1) eu abro o bolo do jeito que está, solto os graos com as mãos (logicamente
esterelizadas) e jogo os graos 90% colonizados no substrato bulk, ou
algum outro jeito???? oq eu faço??? :confused: esse jeito que eu sugeri
nao vai contaminar nao???


com esse spawn de 1,5 litros, vou inocular um substrado feito de pó de coco,
café e carbonato de calcio.. esse substrato vai ser de 4 vezes o total do
spawn, ou seja, 6 litros.... vai ficar um bulk bem maneiro!!! (eu espero!!)
mas a segunda dúvida é:

2) qual a PROPORÇAO eu uso de pó de coco/café/carbonato de calcio????
pelo oq eu li, o psilocibec usou meio filtro de borra de café (deve ser equivalente a meio copo) pra 2 litros de po de coco....
entao, eu uso 1 copo e meio de borra de café pra 6 litros de po de coco????
e que quantidade de carbontado de calcio????


aguardo a ajuda d voces!!!

luz, paz e amor pra todos!!
 
Acredito que uma colher de sopa rasa de carbonato de cálcio seja suficiente. Quanto ao DMT, extração em água não funciona nada bem então nem disperdice.
 
pode adicionar o pó da casca de jurema a camada de scasing sem medo, mas esterelize antes pois costuma juntar muito ergot nelas.
se teve uma exp ruim na primeira vez, no entanto, nao aconselho a tentar aumentar mais ainda a potencia. ela nem é TAO diferente assim.
:) boa sorte, tudo parece andar bem. use menos café viu. MUITO café tem efeito mais malefico que benefico. (o café eh um aditivo em testes ainda. )
 
certo, mas o que eu faço com esse spawn???
parece que ta meio seco...
batendo muito no vidro agora, consegui quebrar algumas beiradas
do bolo, e os graos de trigo do interior estao colonizados muito superficialmente... por dentro dos graos nao ta nada colonizado ainda...

oq devo fazer???:confused:
 
monte o casing e retor-neo por mais alguns dias até colonizar 100%
depois façao uma cobertura de vermiculita umidecida ou de pó de coco puro bem fino e dê o choque termico.
 
morta, tentei chaqualhar ele agora denovo pra separar os graos...
consegui quebrar bastante agora...os graos tao bem soltinhos,
e ele ta praticamente TODO da cor dos graos... e parece que ta bem seco
la dentro... será q é pela falta de umidade que nao ta colonizando direito?
o bolo quando tava olhando antes de chaqualhar ele, tava parecendo 90%
colonizado...agora que quebrei ele, ta parecendo 10% colonizado... :neg:
acha que devo adicionar agua + café la dentro e deixar colonizar melhor,
ou devo mistura-lo no substrato bulk assim mesmo?
 
monte o casing, se o problema é umidade, na hora que vc juntar ao casing ele estara resolvido. nada de adicionar agua ou café novamente. só monte a camada de scasing/ bullk sei lah q q vc vai faazer ::)
jah é a hora pra fazer, cuidado pra nao manipular muito os graos.
 
"jah é a hora pra fazer"

era tudo q eu queria "ouvir" irmão!! ehhehehe

mas é q eu ja li algumas advertencias por aqui sobre
nao colocar os grãos no casing a nao ser que estejam todos MTO BEM
colonizados, inclusive no interior dos graos, senao "contamina tudo"..

mas msmo assim acho q vou tentar msmo...
tem alguma dica util que possa me dar pra evitar a contaminaçao??
 
vire um NINJA e faça tudo MUITO rápido com agilidade destreza e pericia.
 
Última edição por um moderador:
Hehe, cheguei atrasado, mas um amigo de um amigo ainda tem alguma coisa pra acrescentar:

Ele disse que Se você for bem ágil e ninja como o morta falou dificilmente irá contaminar, o café torna o meio seletivo, impedindo o crescimento de alguns contaminantes.

A quantidade de borra que ele recomneda é meio filtro de café seco ou seja, antes do café ser feito, a quantidade diminui depois de fazer o café.

Boa sorte, boa coloinização!
 
valeu irmãos!!!
ae psilo, o filtro q vc usou é aquele pequeno n° 102???
 
Fiquei meio perdido, acho que pelo fato do williamsii ter editado o post.

O inóculo (spawn) ainda tá valendo? Se sim, vc pode separar a parte não-colonizada, já que vc vai ter que quebrar o inóculo mesmo...

Se aparenta estar seco não tem problema, vc compensa a umidade no substrato bulk. Falar nisso, o que vc vai usar no bulk?
 
fala brow! eu editei pra tirar uma parada q eu tinha falado sobre utilizar dmt no bulk... pq senao todo mundo ia falar só do dmt e iam esquecer de responder as questoes mais importantes..hehehehe é
que dificilmente alguem responde todas as duvidas de uma só vez...
:D .. mas num to reclamando nao... tao me ajudando dmais da conta!!! :D
é q eu tenho alguns pedaços de casca da raiz de jurema preta
que contem dmt....

vou usar pó de coco + café + carbonato (ou pó de concha de ostra)

sobre o meu spawn, aconteceu o seguinte:
visivelmente, ele tava 90% colonizado...mas ai eu consegui separar os graos
dando varias batidas no vidro...quando eles separaram, parece que o micelio
simplesmente SUMIU...:eek: ... os graos não estao mais brancos...estão
com sua cor normal... mas é claro q tem um indiciozinho de micelio bem
mínimo espalhado por todo pote.... fui no carrefour hj e peguei um plastico
mto gigante la, e vou construir uma glovebox bem estilo missão impossivel
pra manipular esses graos amanha.... queria ter uma maquina digital pra
postar as fotos... vai ser uma gambiarra danada hehehehh...
vamos ver no que vai dar...

:D
 
nao " espanque" seu micelio!
tem que bater BEM de leve, com carinho.
o segredo é bater em intervalos regulares pra nao deixar formar "clusters" (pedaços) maiores. depois de formadoss os pedações grandes nao adianta espancar o pote que pode chegar a matar tudo.
 
Quanto tempo tem esse inóculo?

Bem cara, se vc ainda tiver esporos vc pode tentar fazer um inóculo do inóculo. É arriscado, tem que ser muito asséptico, mas vc não pode perder isso tudo.

- Ponha o inóculo na geladeira (coberto para não entrar luz), já que ele não avança mesmo é melhor deixar ele quieto.
- Esterilize vários potes com uma pequena quantidade de milho previamente cozidos, o suficiente para colonizar 100% em no máximo uma semana.
- Inocule-os e quando estiverem 100%, retire o inóculo da geladeira e junte-os minibolos de milho a ele.

Se o inóculo está em um saco, vc pode inocular esporos lá dentro, usando um algodão embebido em álcool para evitar contaminações. Se vc fez a receita direito não é umidade.

:!: Obs.: Transferência de grãos é arriscado, muita assepsia! :!:
 
pode cre morta!!:pos: entao tenho q ficar chaqualhando de tempo em tempo pra ir desgrudando os graos e nao formar os clusters... mas se eu ficar chaqualhando assim varias vezes o micelio vai conseguir colonizar tudo e ficar soltinho na boa?
 
Quanto tempo tem esse inóculo?

Bem cara, se vc ainda tiver esporos vc pode tentar fazer um inóculo do inóculo. É arriscado, tem que ser muito asséptico, mas vc não pode perder isso tudo.

Existe um parâmetro que se chama taxa de inóculo (spawn rate). Isso quer dizer que para um determinado substrato, bulk, cama etc., tem de haver uma quantidade mínima de inóculo. A ideía que eu estou te dando é pra aumentar a taxa de inóculo do inóculo, já que vc verificou que tem muito substrato e pouca massa micelial no seu inóculo.

Vc pode fazer o seguinte:

- Ponha o inóculo na geladeira (coberto para não entrar luz). Já que ele não avança mesmo, é melhor deixar ele quieto.
- Esterilize vários potes com uma pequena quantidade de milho previamente cozido, o suficiente para colonizar 100% em no máximo uma semana.
- Inocule-os e, quando estiverem 100%, retire o inóculo da geladeira e junte os minibolos de milho a ele, espalhando-os bem.

Outra alternativa é, se o inóculo estiver em um saco, inocular esporos lá dentro (usando um algodão embebido em álcool para evitar contaminações). Se vc fez a receita direito não é umidade.

:!: Obs.: Transferência de grãos é arriscado, muita assepsia! :!:
 
NeuroFx, o bolo esta a 2 semanas colonizando... é um bolo grande,
com volume d 1,5 litros... se eu deixar do jeito q ta agora, ele continua
colonizando, num ritmo bom... o problema é q eu pensei q tava todo colonizado, e qdo consegui separar os graos agora, vi q nao tava tao colonizado assim... só tinha colonizado superficialmente...
 
caraca!! to com mais de 100 pins no terrario... divididos em 5 bolos... ta bunitão!!! :D :D :D
pena q nao deve crescer tudo né :(
 
Back
Top