Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Me ajudem,possivel contaminaçao

Andréstorm

Hifa
Membro Ativo
04/11/2019
69
6
32
Mancha amarelada apareceu hj,possivel contaminaçao ou somente metabolicos do fungo,estou preucupado pois eh meu 1 cultivo de apenas 1 seringa que adquiri,e tenho mas 2 bolos na incubadora queri saber se vou ter que recomecar meus trabalhos
 

Anexos

  • 20200122_163533.jpg
    20200122_163533.jpg
    2.2 MB · Visualizações: 60
  • 20200122_163540.jpg
    20200122_163540.jpg
    2.2 MB · Visualizações: 55
Mancha amarelada apareceu hj,possivel contaminaçao ou somente metabolicos


Pelas fotos parece somente excreção micelial.

Aguarde alguns dias que se for contaminação vai mudar de aspecto.
 
Upvote 0
Mancha amarelada apareceu hj,possivel contaminaçao ou somente metabolicos do fungo,estou preucupado pois eh meu 1 cultivo de apenas 1 seringa que adquiri,e tenho mas 2 bolos na incubadora queri saber se vou ter que recomecar meus trabalhos

Essa máscara cirúrgica de filtro e nada , melhor nada.

Se quer por um filtro que seja lã acrílica (perlon) ou fibra de polietileno (tyvek).
 
Upvote 0
Essa máscara cirúrgica de filtro e nada , melhor nada.

Se quer por um filtro que seja lã acrílica (perlon) ou fibra de polietileno (tyvek).
Obrigado pela dica,deve ter sido por isso que meu outro terrario pegou codeweb,estou deixando o bolo da foto separado do outro para ver se consigo mais um flush.
Apareceu pequenos outros pontos amarelos em outros locais,mas vou seguir em frente com ele ver consigo tirar algo,porem faz cerca de 10 dias que aniversariei e nada de pins
 
Upvote 0
Essa máscara cirúrgica de filtro e nada , melhor nada.

Se quer por um filtro que seja lã acrílica (perlon) ou fibra de polietileno (tyvek).

Normalmente deixo os furos abertos
Apenas em local com insetos eu utilizo TNT, que é ainda menos "filtrante" que a mascara.
Claro, a função é só não deixar inseto grande entrar, então tem sua utilidade dependendo da ocasião.
 
Upvote 0
Normalmente deixo os furos abertos
Apenas em local com insetos eu utilizo TNT, que é ainda menos "filtrante" que a mascara.
Claro, a função é só não deixar inseto grande entrar, então tem sua utilidade dependendo da ocasião.

A máscara cirúrgica se mantém um bom filtro por pouco tempo.
Teste da eficácia

E também, provavelmente deixa pouco ar passar, o que é horrível pra ficar em um terrário, esses que eu falei são filtros que permitem a troca de ar fresco, os outros como micropore, mascara cirúrgica e etc não permitem uma boa passagem de ar.

Falando em micropore, lembrei de uma postagem sobre controlar a entrada de ar com micropore: Em inglês mas pictorial, dá pra ter uma ideia
 
Upvote 0
Esse cogumelo um pouco deformado e escuro eh sinal de alguma contaminaçao ou de que algo nao vai bem? Fiquei decepcionado com esse flush apenas 2 cogus e sem sinal de abortos espero que o proximo seja melhor
 

Anexos

  • 20200203_103444.jpg
    20200203_103444.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 34
Upvote 0
Parece tudo bem.

Mas esses bolos podem ressecar se você não fizer um double casing ou roll.
 
Upvote 0
Minha umidade esta cerca de 99 se meu hidromero nao estiver quebrado mesmo assim eles ressecam? Nao fiz roll com vermiculita com medo de contaminar,pois nao queria gastar gas com uma quantidade tao pequena de vermiculita, tenho q me programar quando for esterelizar bolos ja esterelizar a vermiculita para o processo,erro de principiante ,nem tenho microondas
Tenho outro bolo que ja esta 100 e pretendo fazer casing ou bulk com substrato de vaca e vermiculita esterelizado pois nao tenho ainda termometro de forno para pasteurizar
Vc me aconselha ficar so no casing ou partir logo pro bulk
 
Upvote 0
O double casing e roll fornecem água de forma direta para o bolo. Pode por falta de água que vieram só dois cogumelos.

E o bolo colonizado e novo é bem resistente a contaminações. Pode usar a vermiculita sem medo.

Bolo é mais fácil que casing que é mais fácil que bulk. Você decide que nível de risco quer correr.
 
Upvote 0
Esse bulk da foto esta com o famoso overlay?repare que a uma gosma meio transparente isso eh metabolico micelio ou algo a mais
Como fazer para esse bulk frutificar ?ou ja era
 

Anexos

  • 20200215_110146.jpg
    20200215_110146.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 46
Upvote 0
Esse bulk da foto esta com o famoso overlay?repare que a uma gosma meio transparente isso eh metabolico micelio ou algo a mais
Como fazer para esse bulk frutificar ?ou ja era

Overlay é bem incomum, isso aí tá mais pra alguma contaminação. Mas espera alguém mais experiente.
 
Upvote 0
Overlay seria isso aqui?
Ou cobweb?
 

Anexos

  • IMG-20200516-WA0002.jpg
    IMG-20200516-WA0002.jpg
    97.6 KB · Visualizações: 25
Upvote 0
Cara eu acho q talvez esteja sem circulaçao de ar,como ta a troca de ar?

Fala @Andréstorm

Então, a troca de ar é com um borbulhador em um frasco.

Terrário de 70 litros.
Bomba de ar inflando 4 litros por minuto (240 litros por hora.
32 buracos de 1 cm de diâmetro, 20 deles tapado com lá acrílica e 13 com fita microporosa.
IMG_20200517_234428010.jpg
 
Upvote 0
Fala @Andréstorm

Então, a troca de ar é com um borbulhador em um frasco.

Terrário de 70 litros.
Bomba de ar inflando 4 litros por minuto (240 litros por hora.
32 buracos de 1 cm de diâmetro, 20 deles tapado com lá acrílica e 13 com fita microporosa.
View attachment 113446
Ta no padrao de 1 a 3 trocas de ar hora ,esse as aspecto acontece comigo quando deixo o bulk colonizar muito tempo sem troca de ar ,quando colonizo ele numa caixa de 30 l e bomba de 4l/h o aspecto fica saudavel,vejo q os bolos estao "suando" muito ,creio que seja por causa do calor gerado na colobizacao do bolo acelere a evaporacao da agua do bolo ,bolos novos deixam meu terrario com esse aspecto,talvez esteja muito quente ta quando a temperatura ai dentro?tem q ter pensamento positivo q nao eh contaminaçao e dizem q overlay e quase impossivel de ocorre em cubensis.
 
Upvote 0
Back
Top