Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Me ajudeem! Duende verde por que me persegues?

TREX

Hifa
Cadastrado
23/08/2020
26
8
27
Galera, fiz 3 cultivos em casa usando os mesmo processos de cultivos que foram um sucesso, porém alguns cultivos contaminaram nos 4 primeiros dias na estufa com duende verde e nao sei como evitar isso... estou quase voltando para PFtek por ser mais seguro mesmo querendo continuar nos casings.. alguém tem alguma dica de esterilização, inoculação, ou meio de contagio do Duende pra me ajudar?? no ultimo caso contaminou o milho e o arroz que coloquei na estufa. Muito obrigado pra quem chegou até aqui! Até!!

images.jpg
 
Qual foi o processo de cultivo? heheh
O milho costuma ter problemas com duende verde, por isso é necessário tinderizar antes de esterelizar na panela de pressão (essa fase tenho gastado 2h30 na pressão).
 
Upvote 0
Paga ou faz uma faxina forte na sua casa, sem brincadeiras. Influi a casa bem limpinha, mais q excessos de assepcia durante os cuidados apenas.

Evite dentro do terrário ar parado com alta umidade e calor pra reduzir as condições pro duende verde.

E reforça sua esterilização do milho como dito acima.
 
Upvote 0
Eu tive dificuldade e até abandonei os casings.

Prefiro bulks, misturar pelo menos um húmus e trabalhar com a pasteurização.
Pelo menos nos meus cultivos, não tive nenhuma contaminação na incubação assim até hoje.

Eu relaciono a dificuldade do casing com impurezas na vermiculita, substrato não colonizado livre e sem concorrentes (por isso prefiro o bulk).

Trichoderma tem esporos no ar, qualquer lugar que você vá.

---

Agora, se a contaminação foi antes de montar o casing, o problema deve estar na sua esterilização ou inoculação.

A esterilização precisa seguir o padrão, sem segredos ou dicas.

Eu inoculava dentro do armário (agora tenho minha stillair box), sempre borrifo, água mesmo, antes de começar, pra "derrubar" esporos ou outros organismos dispersos no ar do local.
 
Upvote 0
Qual foi o processo de cultivo? heheh
O milho costuma ter problemas com duende verde, por isso é necessário tinderizar antes de esterelizar na panela de pressão (essa fase tenho gastado 2h30 na pressão).
Eu deixo de molho o milho pra eclodir algum esporo de contaminante (12hr) depois fervo até dar uma cozida mas não muito, e depois vai na pressão por 1h, com o arroz a mesma coisa, só que não fervo depois de deixar de molho, mas foi mais incidente o Duende verde no milho mesmo. iniciei um novo cultivo e tomei muito mais cuidado!
O que é tinderizar?

Paga ou faz uma faxina forte na sua casa, sem brincadeiras. Influi a casa bem limpinha, mais q excessos de assepcia durante os cuidados apenas.

Evite dentro do terrário ar parado com alta umidade e calor pra reduzir as condições pro duende verde.

E reforça sua esterilização do milho como dito acima.
iniciei um novo cultivo e fiz uma boa limpeza! minhas contaminaçoes sao na estufa crescendo o micelio.. eu fiz todos os processos de esterilizaçao e higiene enquanto nao tenho uma glovebox, vou fazer uma de papelao show, espero que de certo! valeu pela força!

Eu tive dificuldade e até abandonei os casings.

Prefiro bulks, misturar pelo menos um húmus e trabalhar com a pasteurização.
Pelo menos nos meus cultivos, não tive nenhuma contaminação na incubação assim até hoje.

Eu relaciono a dificuldade do casing com impurezas na vermiculita, substrato não colonizado livre e sem concorrentes (por isso prefiro o bulk).

Trichoderma tem esporos no ar, qualquer lugar que você vá.

---

Agora, se a contaminação foi antes de montar o casing, o problema deve estar na sua esterilização ou inoculação.

A esterilização precisa seguir o padrão, sem segredos ou dicas.

Eu inoculava dentro do armário (agora tenho minha stillair box), sempre borrifo, água mesmo, antes de começar, pra "derrubar" esporos ou outros organismos dispersos no ar do local.
Complicado esse Trichoderma , estou fazendo um spawn parecido com pftek pra ser mais seguro, e também um spawn de milho pra tentar outra vez (vide Raul S)
eu vou esterilizar bem o ar durante a inoculação, fiz todos os processos certin, vamos torcer! os spawns estão esfriando para inocular, quando eu tiver minha glovebox vai ser show.
Eu fiz tao concentrado que esqueci de tirar foto para um diário, mas quem sabe nao rola... Ainda vou pensar no substrato legal, tenho umus, Verm, palha e pó de coco e pó de concha
Vale pela força!
 
Upvote 0
O que é tinderizar?

 
Upvote 0
Voces fazem isso mesmo? de esterilizar mais de uma vez o spawn. Eu nunca fiz, ja tive uns cultivos bons mas eu achei interessante, apesar de ser um processo a mais, e demorar mais pra iniciar o cultivo mas é melhor um dois dias a mais do que 20 dias perdidos.. esqueci que tinha glossario! Valeu!
 
Upvote 0
Voces fazem isso mesmo? de esterilizar mais de uma vez o spawn. Eu nunca fiz, ja tive uns cultivos bons mas eu achei interessante, apesar de ser um processo a mais, e demorar mais pra iniciar o cultivo mas é melhor um dois dias a mais do que 20 dias perdidos.. esqueci que tinha glossario! Valeu!

Não necessariamente. A tindilização é uma única esterilização feita em 3 dias, não 3 esterilizações.

E muitos só mandam milho pra PP mesmo, sem dar problemas.

Outros tantos, tindilizam e depois PP.
 
Upvote 0
Voces fazem isso mesmo? de esterilizar mais de uma vez o spawn. Eu nunca fiz, ja tive uns cultivos bons mas eu achei interessante, apesar de ser um processo a mais, e demorar mais pra iniciar o cultivo mas é melhor um dois dias a mais do que 20 dias perdidos.. esqueci que tinha glossario! Valeu!

Apenas para o milho.

Tem um tutorial aqui no fórum que fizeram com mungunzá (canjica) e não precisa da tindalizacao. Mas não testei.

Se for o usar o milho inteiro, é bem melhor fazer, do que ficar na sorte.

Pro arroz não é necessário os 3 dias.

Outra coisa que pode fazer, é colocar um pouco de vermiculita no fundo dos copos.
Ela absorve a umidade que ficaria "solta" no fundo. E não fica o grão encharcado.
 
Upvote 0
Apenas para o milho.

Tem um tutorial aqui no fórum que fizeram com mungunzá (canjica) e não precisa da tindalizacao. Mas não testei.

Se for o usar o milho inteiro, é bem melhor fazer, do que ficar na sorte.

Pro arroz não é necessário os 3 dias.

Outra coisa que pode fazer, é colocar um pouco de vermiculita no fundo dos copos.
Ela absorve a umidade que ficaria "solta" no fundo. E não fica o grão encharcado.
Entendi, eu costumo chacoalhar o milho para distribuir a água. na verdade tenho um pouco de dificuldade com o cozimento do milho.. por isso eu costumo cozinhar ele antes de ir pra PP.
eu vi o mungunza mas tambem nao testei
 
Upvote 0
Não necessariamente. A tindilização é uma única esterilização feita em 3 dias, não 3 esterilizações.

E muitos só mandam milho pra PP mesmo, sem dar problemas.

Outros tantos, tindilizam e depois PP.
entao tinderizar é so um fervimento? a PP é a parte final?
 
Upvote 0
Back
Top