Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo MDK isolado em ágar (cultivo em milho)

Diário de cultivo completo.
Iniciei meu cultivo no dia 22/06/2011

Recebi uma Placa de MDK feito a partir de um isolamento em ágar, e resolvi fazer um cultivo em milho em grande escala.

Inicialmente, adquiri 15 potes de vidro para conservas e utilizei 9. Preparei o milho dois dias antes, deixando de molho com hipoclorito de sódio com duas sessões de aquecimento num período de 48hs. Preparei os potes com um pouco de pó de coco no fundo e acrescentei o miho. Foi feito um furo nas tampas e vedados com esparadrapo microporoso. Após o processo de tindalização, autoclavei todos os nove potes de milho em duas sessões, logo após a autoclavagem envolvi todos em filme PVC.

Aguardei dois dias, pois estava preparando uma glowver para transferir o micélio para os potes de milho.
Utilizei cloreto alquil dimetil benzil amônio para esterilizar todo o ambiente externo assim como a glowver e os utensílios: bisturis, os próprios frascos e placa petry, etc.

Acondicionei os frascos inoculados dentro da própria caixa que adquiri os 15 potes de vidro, pois apresenta divisões entre eles. Enrrolei-os em um cobertor, depois de lacrada a caixa e estoquei dentro de um armário.

Mais tarde postarei fotos do cultivo...

LINDOOOS A parte mais emocionante é essa, acompanhar colonização é tipo assistir uma final de jogo quando vc torce muito para seu time ganhar. O momento em que os cogumelos surgem é como se fosse a entrega do troféu e das medalhas.

Vc falou tudo figura, pra mim a colonização é uma das partes mas excitantes do cultivo...lembrei agora quando eu vi o meu primeiro ponto de micélio no copo,nossa que GRITO eu dei :rolleyes::p ! o resto do desenvolvimento é pura diversão :roflmao:

É muita felicidade mesmo vê-los desenvolvendo, se alimentando e conquistando novos horizontes sem competidores, eles devem estar muito mais felizes que nós.

Isso tudo é vida, um organismo que se desenvolveu para nos mostrar algo que há dentro de nós. Monta um ambiente para nos conhecermos melhor, coisa que sozinhos seria dificil de acontecer. Pegamos então um atalho com eles. O que fazemos em certa parte, acaba que preserva essas espécies fungicas que estão diminuindo em diversidade no mundo inteiro. A magia do cogu nós mostra os multiversos paralelos e nós mantemos sua sobrevivência e virilidade cada vez mais fortes e exuberantes aos nossos olhos.

LINDOOOS A parte mais emocionante é essa, acompanhar colonização é tipo assistir uma final de jogo quando vc torce muito para seu time ganhar. O momento em que os cogumelos surgem é como se fosse a entrega do troféu e das medalhas.
Lindos mesmo... espero ver estes potes 100% colonizados livres de contaminação.
Good vibes...

indo muito bem!
é... ...indo bem que mal tem né?

A sorte do Mexicano também está no bigode! O micélio observa o bigode dele e fala: "quando eu crescer quero ser forte igual o bigode do papai!"

é... ...indo bem que mal tem né?

A sorte do Mexicano também está no bigode! O micélio observa o bigode dele e fala: "quando eu crescer quero ser forte igual o bigode do papai!"

Quando aparo, eu junto pra fazer cobertura de casing. É por isso que ficam fortes como o pai.;)

O micelião tá zangado, num vai sobrar caroço de milho pra fazer pipoca. O pote que coloquei deitado pra ficar com as sementes encostados no agar que agarrou na parede, está 95% colonizado. Antes de colocar na caixa com os outros potes eu dei uma balançada vigorosa, e funfou bem.

@mexicano,

Você é veterano aqui ;). Que tal não espalhar diversas mensagens seguidas que eu tenho que juntar depois? Edite a última, ou responda todas de uma só vez.

Para replicar várias mensagens juntas basta dar reply em todas elas que o quote vai para a caixa de respota.

Quando aparo, eu junto pra fazer cobertura de casing. É por isso que ficam fortes como o pai.;)

O micelião tá sangado, num vai sobrar caroço de milho pra fazer pipoca. O pote que coloquei deitado pra ficar com as sementes encostados no agar que agarrou na parede, está 95% colonizado. Antes de colocar na caixa com os outros potes eu dei uma balançada vigorosa, e funfou bem.

Isolados são GULOZOS! É impressionante a diferença na velocidade de crescimento!

@mexicano,

Você é veterano aqui ;). Que tal não espalhar diversas mensagens seguidas que eu tenho que juntar depois? Edite a última, ou responda todas de uma só vez.

Para replicar várias mensagens juntas basta dar reply em todas elas que o quote vai para a caixa de respota.

Acho que fica até melhor assim mesmo. Percebi algumas que você juntou. Valeu a dica!

quero ver as fotos desses potes ai...
95%? putz que velocidade...
acho que o miscelio vai ganhar essa corrida...

Sonhei que tinha um gnomo tentando roubar meus potes, acordei e fui correndo pra conferir todos. Talvez eles não queriam roubar, mas me mostrar que o micélio estava essa belezura.

IMG_0006.JPGIMG_0007.JPGIMG_0008.JPGIMG_0005.JPGIMG_0010.JPGIMG_0013.JPGIMG_0015.JPGIMG_0016.JPGIMG_0017.JPGIMG_0009.JPGIMG_0011.JPG

No sonho era o RainSpirit ou o log?

Clorofila é o pai deles! (saudades daquele verdão!)

tem um pote em estado mais avançado de colonizaçao...
esse pote e o que foi chacoalhado?

tem um pote em estado mais avançado de colonizaçao...
esse pote e o que foi chacoalhado?
Sim, este mesmo. Uma coisa eu notei, este pote foi o que apresentou menor quantidade de micélio rizomórfico de todos os outros. Vou esperar ele ficar 110% colonizado pra fazer um balde com ele. com os outros acho que vou fazer casing pra colher carimbos limpos. E vou isolar em agar umas sementes desse pote que ficou mais rizomórfico de todos.

Clorofila é o pai deles! (saudades daquele verdão!)

Faz tempo que não o vejo aqui no fórum, quem sabe um dia ele nos dá um susto igual o shroower.

Né? Haja coração!

Seu cultivo está ótimo, fez boas observações, interessante que o mais avançado (pela sacudida) era menos rizomórfico. A comparação de produtividade vai ser muito legal!!!

img_0023.jpgimg_0024.jpgimg_0025.jpgimg_0028.jpgimg_0018.jpg
As fotos na glower são os potes de milho que não foram inoculados com MDK. Aproveitei e fiz uma seringa multi-esporos de B+ e inoculei.

A colonização está indo bem rápida. O micélio já ganhou a corrida, agora veremos quem chega em segundo lugar...

Ahahahah adorei os desenhos!!! Paginas não ficam em branco por ai hein, só o milho mesmo!!

Back