Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mato Grosso ;x

mcxx

Cogumelo maduro
Cadastrado
07/09/2008
30
69
Olá, primeiramente gostaria de me apresentar sou o Gean :p
Então, eu moro aqui no mato grosso, bem perto da amazonia, e por aqui tem muitoooos pastos, então decidi eu e mais alguns amigos ir atraz do tão famoso P.Cubensis, beleza, 1° dia fomos e não encontramos nada, apenas alguns Cogumelos brancos, então decidimos esperar chover bastante e dar sol no outro dia, e Eis que aconteceu isso, Ontem choveu dia todo, e hoje deu 38° o dia todo, e para nossa surpresa, nada :( estavamos confiantes, mas nada além de muitoos² cogumelos brancos, fomos em varios pastos, todos ativos, mas nada, então fiquei na duvida, será que o Cubensis não nasce nessa região ?

Desde já agradeço as informações que peguei aqui, e se postei na area errada sorry :+
 
Oi mcxx !

Essa coisa de chuva e sol pra 'dar cogumelos' tem a ver com o ciclo de vida do fungo. Depois de grande e bem alimentado, ele passa para o momento de se reproduzir - faz isso com o cogumelo.

O maior gatilho para que isso aconteça talvez seja a luz - o dia de sol. Porém o fungo em si precisa de outras condições que casem com este dia - uma semana chuvosa proporciona a umidade suficiente, a estação/condição define a temperatura do 'bolo' fecal em que ele se encontra etc.

Por isso não tem fórmula mágica: chuva e sol são condições boas, mas não 100% certeza. Aconselho a visitarem os mesmos pastos, de preferência os em que já se sabe ter cubensis, e observar a posição dos cocozinhos, um relativo 'tempo de vida' deles etc, assim dá pra aproximar mais ainda as condições de caçada.

Mas depois de tudo isso aconselho mesmo é a cultivar: com dedicação é 100% certeza que você colhe cogumelos:D...

Até logo, boa sorte!
 
haha, achei alguns ai, não sei ao certo, mas achei meio parecido :D
Pesso a vocês mais experientes que me ajudem a identificar isso :D
IMG_2770.jpgIMG_2771.jpgIMG_2772.jpgIMG_2774.jpg
 
hm mas e ae bróder você saiu catando qualquer um ou estudou quais eram cubensis?
pegou a forma de identificá-los etc?
 
hm mas e ae bróder você saiu catando qualquer um ou estudou quais eram cubensis?
pegou a forma de identificá-los etc?

Peguei sim meu brother ;)
lá na hora que estavamos no pasto até pensavos que era, e catamos metade do que tinha lá, porque a camera tava aqui em casa ;)

mas agora acredito não ser, pois ele tem as guelras brancas, e relendo um artigo na biblioteca cheguei a conclusão de não ser, mas o pasto que fui hoje ta bem ativo, com bastante vacas, podemos observar varias outras especies que não pegamos por ter certeza de não ser o Cubensis :p

Vou continuar indo lá essa semana para ver se tenho mais sucesso :)

Obrigado pelo help ai ;~
 
é, você pegou a forma de identificar... mas colheu cogumelos fechados (então não dava pra ver a cor das lamelas), claramente sem o anel, sem azulamento e sem o formato do chapéu;););););)
não quero parecer chatão mas tirar cogumelos do pasto tem que ser feito com muito cuidado... boa sorte na próxima; levar um guia de identificação impresso à caçada ajuda e não é menos nobre, aliás é até mais sensato.
 
é, você pegou a forma de identificar... mas colheu cogumelos fechados (então não dava pra ver a cor das lamelas), claramente sem o anel, sem azulamento e sem o formato do chapéu;););););)
não quero parecer chatão mas tirar cogumelos do pasto tem que ser feito com muito cuidado... boa sorte na próxima; levar um guia de identificação impresso à caçada ajuda e não é menos nobre, aliás é até mais sensato.

Sim, nós levamos luva e uma sacolinha que veio meu mouse, que tem tipo um 'ziper' ;)

Só tiramos porque entramos em duvida, e trouxemos aqui para melhor idenficar, nas prox, vou imprimir umas fotos, e o guia :D

valeu ae :~~
 
legal, é isso aí... você pretende cultivar? se sim, você pode levar papel alumínio ao pasto e fazer alguns carimbos selvagens...
 
Prentendo sim, amanhã vou comprar a vermiculita e outras coisas para o substrato, e vou ver essa de pegar o carimbo, mas para pegar o carimbo eu preciso pelo menos achar alguns né, mas vou continuar indo, não tenho pressa, quando tiver que ser vai ser :D
 
é, pra cultivar você pode carimbar um selvagem e tentar, mas muito mais fácil é obter um carimbo limpo...
em muitos países existem anéis de trocas de esporos de fungos; o brasil também tem um: profungos. e voce pode participar do fsre também, por exemplo (mas esse é gringo)...enfim, muitas possibilidades...
boa sorte nos cultivos e nas caçadas também:pos:
 
E ai Gean.

No MT tem muiiiito cubensis sim. Em uma área de 100m² eu encontrei um monte, só 20 minutos procurando.
Procure nas baixadas, onde fica muito úmido e até acumula água.
Neste final de semana já tinha bastante, e nem começou a chuva na região.
Como estamos com problemas em anexar as fotos vou mandar pro teu e-mail pra vc ver a "cara" deles aqui no nortão.

Abraço
 
Então meu brother, ontem mesmo peguei a biz e fiz uma visitinha a uns pastos junto a um amigo, e por incrivel que parece tinha muitaaa bosta, e não vi nem aqueles Cogumelos Brancos que são muito comuns ;D
Mas eu continuo minha busca :D

Abraços
 
Morei em Boa Esperança do Norte e encontrei cubensis sempre que procurei! E, olha que lá os pastos não predominam. A soja é quem manda!
 
Acredito que seja mesmo questão de pratica em buscas, eu já fui em varios lugares, inclusive ontem, até tomei um susto, achei um identico, Anel preto, Esporos preto, muito parecido, mas não azulou :(

Olhem essa foto, tinha bastante bostas nesse pasto, inclusive atraz daquele morro tinha muito mais vacas também :D e não achei nada ;(

Hoje de tarde, eu e um amigo vamos em outro lugar, to levando a camera dai posto umas fotos :p

Foto1(Local), Foto 2(Unico achado lá ^^), Foto 3 (Um ovini o_O, apareceu sozinho na foto ;P)

dddyv6.jpgindisp.png
 
Se não choveu ontem não adianta nem procurar, será uma caçada inútil.
Eu já achei uns iguais ao cubensis, mas tb não azulou. Se não tiver 200% de certeza esquece.
Abraço
 
Se não choveu ontem não adianta nem procurar, será uma caçada inútil.
Eu já achei uns iguais ao cubensis, mas tb não azulou. Se não tiver 200% de certeza esquece.
Abraço
Vamo ir nem tanto pelos cogumelos ;D mas por conhecer e pelo tremendo tédio que é aqui GUhSUGsh :D

:luz:
 
Que isso, tédio em NMV? Hehehe
Pelo menos dá pra tomar um banho de rio, na ponte antes do trevo.
 
AHGUAS ponte torta né
Então, ja enjoei, hoje tem festa aqui mas nem to animado, e tipo a pobreza rola solta, ASUHGSUHSGa ir de bike até lá é dificil :D

Numa de minhas buscas, achei um morro, com uma visão muito linda, bem alto, e já programei para lá minha trip *-*

:luz:
 
uhsauhas mas foi em um dia entediado desses que nos conceguimos achar os 3 primeiro culbensis, maior felicidade da minha vida foi quando aquelas 3 belezinhas estavam ali na nossa frente :D nunca pensei mas apos 4 meses conceguimos, agora as visitas estão quase frequentes no pasto uhsuhshuassuha

aki tah chovendo direto melhor ainda hudauhdauhd

vlw.:rolleyes::D
 
uhuAHGASAH né gui :p
Acho que foi uns dos melhores domingo da minha vida :D
Rimos d+

:luz:
 
Back
Top