Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mais de 1 Mes!

girl

Cogumelo maduro
Cadastrado
09/11/2005
19
68
50
Ok
Vou ter que pedir ajuda dos universitarios! rs

Olha só:
Essa é minha segunda tentativa de cultivo.
Estou com os bolos inoculados há mais de 1 mes e eles ainda
não cobriram totalmente o substrato.
Estão numa estufinha no esquema banho-maria à +- 27º
desde o dia 23/Setembro!

Tenho 4 copos...tem 2 que eu acho que deu alguma
contaminação...mas a tal contaminhação nao cresce entao nao sei se é mesmo.
São uns pontos mais molhados com uma cor mais marron. O micelio não consegue colonizar essa parte.
Estacionou.

Já injetei duas vezes 4ml de água (sem cloro) em cada copo porque
senti que estava ficando muito seco.
Fiz marcas para controlar se crescia mais.
Melhorou, mas tá de rosca.

A pergunta é:Posso colocar no dunk + coldshock mesmo com esses spots
faltando micelio? É bem pouco. Será que vai zoar?
Tem micelio até no fundo de vermiculita seca já! Mas não ta tudo fechado.
veja foto:

Obrigado pelo suporte!:pos:
abs
girl
DSC03591.JPGDSC03592.JPGDSC03593.JPGDSC03594.JPG
 
olha se ficar um ponto assim enorme sem colonizar vai contaminar com certeza.
o melhor a fazer, seria abrir o bolo e iniciar um casing com ele ou cortar fora essa parte nao colonizada ainda. mas se esta parada assim nao sei nao.
az vezes o simpels fato de tirar da incubadora toddos os dias pra olhar está atrasando o micelio. tenta deixar ele 5 ou 6 dias quetos sem olhar antes de tomar alguma providencia. boa sorte pequena garota.
 
Upvote 0
Entao Mortandelo...
Esse é aquele meu cultivo que fiz com sementes vitaminadas.
Pensei que nem ia crescer nada, mas estou com os copos quase
completos.

Mais perguntas:
Quanto tempo demora para colonizar um copo normal?
O que vc acha desses pedaços estranhos molhados. Contaminação?

Estou pensando nessa sua alternativa de cortar. O bolo fica bem compacto né? Não vai esfacelar?


Vou ver o que faço depois do final de semana.

obrigado pelo help!
 
Upvote 0
se estiver aclimatado a temperatura de 29 C constantes,
um copo de uisque demora de 8 a 15 dias dependendo da strain.
mais que 15 dias ja começa a ficar preocupante, pois 15 dias é tempo mais que suficiente pra milhoes de contaminantes se espalharem pelas areas nao colonizadas.
se voc~e fizer com jeito na hora de cortar, SEM serrar o bolo , só cortar ele em um movimento só acho q dá certo. o dilema agora é : SERÀ Q O MIOLO COLONIZOU?
se nao tiver colonizado , vc só estará aumentando a ferida. nunca é tarde para se subir a temperatura pra 29 graus e esperar um pouco mais.
MESMO se pinarem dentro do pote, nao há problema. acredito que seu objetivo inicial seja conseguir prints. em ultimo caso, se tiver medo de perder o bolo para o pédaço que nao colonizou, abra somente a parte superior do bolo e faça um " montinho" de vermiculita bem umida em cima dele e deixa ele aberto SEM SACAR PARA FORA . a produçao vai ser menor, PORÈM dá pra tirar mais prints. boa sorte pequena padawinna.
 
Upvote 0
Girl, é uma boa alternativa fazer um casing com eles, como o Mortandelo falou. Aposto que o bolo está colonizado por dentro sim.

Vc pode tentar tb aniversariar o primeiro e terceiro copos. Sei que é contra o protocolo aniversariar sem estar 100%, mas em alguns casos, como o seu, tudo que o micélio quer é sombra e água fresca. Dê o que ele quer, aniversarie os dois tomando todo o cuidado possível (manobras rápidas e assepsia). Em poucos dias o micélio vai colonizar o resto do bolo e sairá da fase vegetativa.

O importante é vc agir, o micélio não vai aguentar ficar preso no copo pra sempre.

Sorte!
 
Upvote 0
Oi Girl,
andei olhando essas fotos. Eu ainda muito leigo no cultivo, e minhas tentativas sempre foram frustadas por contaminaçao. Mas sem querer ser pessimista, eu acho que isso ta com cara de bacteria. Esses pontinhos marrom ai pode ser bacterias que estao inibindo o crescimento do seu micelio. Agora sendo bastante otimista, acho que voce deve ouvir os mestres do CM!:pos: ;)

Se tivesse acontecido comigo, deixaria um copo (o que esta mais proximo de 100%) tentar lutar contra essa contamincao e só depois aniversaria. Os outros tentaria tirar a parte nao colonizada, cortar o micelio em tiras e sem destrui-lo faria uma camanda de casing (acho que ao quebrar o micelio, voce pode espalhar a contaminacao para todo o bolo).
BOA SORTE!
 
Upvote 0
Bolos dão muito trabalho, montar o terrário acaba saindo caro, manter a umidade dá trabalho, e como nem tudo está colonizado, talvez seja bom usar a técnica dos baldes.
Procure um texto na biblioteca "caminhando para o simples", resumindo: você despedaça o bolo com pó de coco e borra de café, joga num balde e tampa com uma sacola de plástico e espera frutificar, é tão simples que eu acho que todo principiante deveria começar assim. Aliás, é assim que eu vou começar :)

A técnica que eu estava falando é essa: https://teonanacatl.org/threads/cultivo-bulk-de-tasmanianos-em-pó-de-coco-café.854/

Sobre os potes mal colonizados, não sei se é apenas impressão, mas a região não colonizada parece estar muito molhada, e tem mais, como está o cheiro dos potes? Acho que se forem bactérias, deve estar com um cheiro bem ruim, aí é melhor jogar fora...

Se os potes não estiverem com cheiro ruim, talvez voce deva tentar virar os potes de ponta cabeça, para deixar a água ir para o outro lado, aí ficará mais fácil de o micélio se estabelecer.

Uma outra coisa que pode parar o desenvolvimento do micélio é a falta de oxigênio, os potes estão vedados? Talvez seja bom tirar o durex dos furos da inoculação e colocar filtro de café em cima, assim o ar pode entrar, mas você não deixa poeira nem pele morta cair lá.

Ah! Antes de fazer qualquer coisa que eu sugeri aqui, é melhor deixar os mais experientes me criticarem, eu ainda não tenho experiência nenhuma, na verdade inoculei uns copos quarta feira, mas nem sei se vai funcionar.

Até mais e boa sorte :)
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
sim, acredito que como o casing, um bullk seria uma boa opçao , MAS um pouco mais demorada e complicada :)
boa sorte.seja uma NINJA e faça tudo muito rapidamente :)
 
Upvote 0
Ok Galera. Valeu pelos toques.
Estou pensando em substituir o aluminio de cima por coador de café em 3 copos e o ultimo vou tirar do copo para ver como esta...Se precisar vou cortar daí direto para geladeira com agua.
Depois posto aqui para dizer o que rolou!

Obrigado!
 
Upvote 0
melhor coisa q vc faz eh assim compra um rolo de silver tape uma lampada um bocal e monta uma glove box onde entra so sua mao..ai vc faz assim oh tira o substrato tudo isso com luvas e bastante lisol..ai vc pega uma tapower tipo marmita e um zip lock com vermiculita e molha com agua..deixa 5 minutos entre aberto dentro do microondas,c naum vai esplodi..espera esfria faz uma camada no fundo da tapower coloca o bolo cortado..tirando as areas marrom.. e cobre com o mesmo substrato q vc acabo de faze..tudo isso dentro da glove box..mantenha num terrario bem umido e veja o resultado! se vc continua e deixa eles assim pelo tempo q ja esta vc vai perde tudo..vai por mim ja aconteceu comigo d naum coloniza tudo e eu monta um casing e da certo :)

;)
 
Upvote 0
Obrigado pela ajuda Max!

Não tinha coador aqui em casa, mas segui o plano de tirar um dos copos e colocar na geladeira enquanto preparo o terrario (até amanha a noite).

Tomei banho de lysol com minha mascara e luvas e preparei um lugar legal para "partir o bolo" (minha mae ia ficar orgulhosa).rs
Não foi uma glovebox, mas com o bolo tao colonizado já tem alguma margem de segurança.
Daí tirei as partes marrons e coloquei com água na geladeira.

Nenhum cheiro ruim. As rebarbas foram morar num vaso da sacada.
Daí a coincidencia...eu fiz como o Max ta falando...Espalhei tudo moidinho pela superficie do vaso e cobri com vermiculita. Tá com a mae natureza... Se nascer, nasceu.

Amanha vou desfazer os outros bolos em casing.

valeu!
 
Upvote 0
me parece q meio fraco kra

as chances dele nao se rupera sao grandes

tive o mesmo problema de contaminar antes de ficar 100%

fiz casings

mas tava mais compactado o micelio

mas tenta mesmo assm,

o meu no casing recupero muito rapido

em 4 dias tava 100%

em todo caso goood viibess all
 
Upvote 0
NAO!
Olha a foto de como estava.
Bem mais denso/torrone.

Deixei o casing esses dias na estufa prar dar uma alastrada. O pote esta fechado mas tem um furo para respiro que cobri com aqueles tecidos de edredon.
Hoje preparei o terrario e ele vai para lá.

Em quanto isso ,tenho um copo na geladeira e dois na estufa.
Tudo normal por enquanto.
DSC03685.JPG
 
Upvote 0
entao ta otimo!
tomou o cuidado de nao " amassar" as sementes durante a confecção dos casings?
(obs - aquela foto que eu postei é vermiculita+pó de madeira+ cremogema, ,100% colonizado) o micleio simplesmente ignorou a madeira no meu tesste, porém frutificou BEM e ficou muito bonito.(o cheiro ah o cheiro de um casing sadio é ótimo!)
outra coisa... citando o psilo ou o viridis Muuuuito tempo atrás , parece que agora veremos unhas pintadas segurando cogumelos magicos aqui no CM, se continuar rolando tudo certo vc será a primeira garota de 2006 a conseguir uma frutificação! ahhaha
nao se assuste é que aqui parece um clube do bolinha... so tem homem até agora !
 
Upvote 0
Então...até ter unhas pintadas segurando cogumelos vou precisar solucionar mais duvidas...
Conto com vcs!

Fiz dois casings com os 4 copos.
Apertei um pouco de vermiculita no fundo para ter certeza que não vai nascer cogumelo para baixo (os potes nao sao transparentes, mas vai saber né)?.
Em cima coloquei bem de leve uma outra camada de vermiculita de um centimetro no maximo.

Esse casing coloquei dentro de um terrario preparado para bolos, mas andei lendo por aí que talvez nao seja o ideal.
Meu terrario tem agua e perlita no fundo, um borbulhador e um aquecedor que mantem a temperatua em 24°C e umidade em 72%. (tá frio em SP!)

Tirei a tampa dele hoje e ja tinha varios pontos de micelio para fora entao cobri com mais um pouquinho de vermiculita.

PERGUNTAS:
1 -Qual a temperatura ideal para incentivar a frutificação?
2 -Não sei quanto de luz usar. Ciclo de 12h ou de 8h?
3 - Esse terrário talvez proporcione mais umidade do que o casing precisa. Desligo tudo?
4 -Quanto tempo em média para eu começar a me preocupar se não tiver nenhum pin?


Se alguem puder ajudar, agradeço muito.
abs
Girl
 
Upvote 0
Girl, tá tudo certo, nao se precipite e tenha calma! a temperatura correta para o pining éh entre 18 e 21, prafa frutificação é entre 23 e 26!
Quanto ao fotoperíodo utilize 12 por 12 para o pining, e depois disso o psilocibec disse que é legal utilizar 1hr e meia de escuridão por 15 mins de luz só para guiá-los! Quanto a umidade, não desligue nada, tah bom assim! Os pins geralmente aparecem em 10 dias, mais podem demorar até 15 dias! então nao se precocupe, agora é só esperar! ;) eu sei que é dificil, a ansiedade éh grande, mas qualquer afobação pode causar reultados negativos!
 
Upvote 0
só pra adicionar :

Nao precisa ir cobrindo esse micelio que aparecer. deixa ele colonizar por inteiro só cubra novamente após o fim do flush. o micelio vai envolver toda essa vermiculita e pinar em CIMA dela.

Quando você arrancar os cogumelos a ferida fica na VERMICULITA nao no bolo, evitando assim que contaminaçoes entrem em contato direto com o bolo.

Os parametros do terrario parecem otimos, e tudo deve correr bem.
estamos todos ansiosos como você por pins.

A temperatura ideal mesmo pra pinagem é de 21 graus, mas como você partiu de multi esporos e nao espera um resultado muito "par" nao existe problema algum em manter tudo como está.

Procure limpar a tampa do terrario diariamente pra nao juntar poeira em cima.

Se a umidade continuar tão baixa, procure esguixar agua nas paredes, usando um borrifador(universitário :) ) de liquidos sem atingir o bolo diretamente.
Assim que começarem a sair os pins pare de borrifar agua pra nao facilitar abortos.

Reforçando - tudo deve correr bem e em breve teremos fotos Otimas de unhas pintadas colhendo cogumelos...(nada perto de um BNL do mycotopia ainda... mas nao custa sonhar..)
 
Upvote 0
hello girl!!!:)
se nossos amigos estão dizendo que está tudo certo então é porque está tudo certo.....mas cuidado que tudo no universo é energia e se tu ficar mandando muita ansiedade e medo......nosso amigo fungo pode ficar triste e adoentar-se!!!
o negocio é LOVE LOVE LOVE!!
all needs love
Abraço a todos e boas vibrações de paz amor e frutificação pra todos!!:) :) :)
 
Upvote 0
Back
Top