Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Maiores informações sobre Paneoulus

sysxtreme

Cogumelo maduro
Cadastrado
03/03/2006
5
67
Senhores,
já li em vários lugares que aqui no Brasil existem duas especies de cogumelos magicos, o Psylocibe cubensis e Paneoulus. Muita informação sobre o Psylocibe esta disponivel, e é muito facil identificar este cogu. Mas quando se trata do Paneoulus, não vejo tanta info assim. Também existem vários tipos de Paneoulus, então qual é o que realmente encontramos aqui em nosso país?

Qual o nome cientifico completo? Onde podemos encontrar fotos e dicas de como identificar o mesmo? Alguém já utilizou este cogu? Os efeitos dele são os mesmo do P. cubensis? E o gosto? :confused:

Desculpem por tantas perguntas, mas já procurei no forum e não achei nada que me ajudase a identificar este cogu.

Abraços.
 
A razão é que o P. cubensis é mais encontrado pelo Brasil e é mais fácil de cultivar do que o Panaeolus cyanescens, que é o mais cultivado dentre os Panaeolus. Esses fatores contribuíram para que ele fosse mais estudado e em consequência discutido.

Será muito gratificante no futuro termos desvendado mais segredos dos Paneolus e de outras espécies enteógenas.
 
sysxtreme disse:
Senhores,
já li em vários lugares que aqui no Brasil existem duas especies de cogumelos magicos, o Psylocibe cubensis e Paneoulus. Muita informação sobre o Psylocibe esta disponivel, e é muito facil identificar este cogu. Mas quando se trata do Paneoulus, não vejo tanta info assim. Também existem vários tipos de Paneoulus, então qual é o que realmente encontramos aqui em nosso país?

Qual o nome cientifico completo? Onde podemos encontrar fotos e dicas de como identificar o mesmo? Alguém já utilizou este cogu? Os efeitos dele são os mesmo do P. cubensis? E o gosto? :confused:

Desculpem por tantas perguntas, mas já procurei no forum e não achei nada que me ajudase a identificar este cogu.

Abraços.

Salve,

no brasil o Panaeolus subbalteatus é muito comum, se ele tiver as caracteristicas destes(ver os links) e o carimbo(spore print) se apresentar um preto bem escuro é possivelmente o próprio, eu já encontrei muitos destes mas nunca os usei, porque só recentemente descobri que eram eles.
eles azulam pouco ou não azulam. Sua potência em relação ao Psilocybe cubensis pode ser igual ou menor.

http://mushroomjohn.com/panaeolussubbalteatus1.htm
http://mushroomjohn.com/panaeolussubbalteatus2.htm

outro Panaeolus muito comum é o Panaeolus Antillarum que não é psicoativo e não azula,veja a foto em anexo...

e que é confundido com o Panaeolus cyanescens também conhecido por Copelandia cyanescens que é psicoativo, azula e é mais comum na região sul. É mais potente que o Psilocybe cubensis.
veja as fotos aqui
http://mushroomjohn.com/thaicopes2005-1.htm
http://mushroomjohn.com/thaicopes2005-2.htm

outros cogumelos da espécie Panaeolus não produzem substâncias letais, quero dizer, se você ingeriu algum errado, poderá ter cólicas abdominais, enjôos por exemplo. ISTO não significa que se deva ingeri-los sem uma identificação rigorosa.

abrs.
panaeolus.antillarum1.jpg

mais uma observação,

estes Panaeolus são muito comuns em pastos de cavalos, e naquele material retirado de estábulos/baias que é uma mistura de feno,urina e esterco.
 
Última edição por um moderador:
Fala Kuarup!
Ae, estes de coloração azulada são os mesmos Panaeolus cyanescens ??

estes Panaeolus Antillarum(Não psicoativo) me parecem muito comum nos pastos onde tem bois e cavalos juntos.... aquele q quando vc vê de muito longe, pensa q é cubensis e quando vai chegando perto se decepciona :D
 
rafaelsw disse:
Fala Kuarup!
Ae, estes de coloração azulada são os mesmos Panaeolus cyanescens ??

aê Rafael,
sim, são sim.

estes Panaeolus Antillarum(Não psicoativo) me parecem muito comum nos pastos onde tem bois e cavalos juntos.... aquele q quando vc vê de muito longe, pensa q é cubensis e quando vai chegando perto se decepciona :D
eu diria que decepciona-se em termos porque ao longo da estação os Cubensis sempre aparecem :pos:

esqueci de comentar que o Panaeolus subbalteatus pode ser confundido com um outro parecido (não lembro o nome) cuja cor do carimbo (esporos) é marrom.
 
Última edição por um moderador:
Kuarup disse:
aê Rafael,
sim, são sim.
estranho :confused:, me pareceram diferentes....


Kuarup disse:
eu diria que decepciona-se em termos porque ao longo da estação os Cubensis sempre aparecem :pos:
hahaha com certeza...é só uma depçãozinha momentânea..;)

Ae Kuarup, valeu por trazer informações sobre outros tipos de cogus, é disso q a gente tá precisando!:pos:
 
olá,

valew aí Rafa.

estas fotos, retiradas do site shroomery.org, são de um cultivo de Panaeolus subbalteatus lá em Amsterdã segundo o John Allen (mushroomjohn) o cara do site dos links aí de cima.

segundo alguns relatos este cogumelo apesar de às vezes ser menos potente que o cubensis, proporciona uma vibe mais tranquila com mais visuais.

obviamente por serem cultivados não se parecem tanto com os selvagens.
478400255-supersub1.jpg478400265-supersub2.jpg478400275-supersub3.jpg
 
Em todo cultivo comercial vejo essa camada superficial preta.

Que material seria esse ?
 
Maiores informações sobre Panaeolus

uma outra característica do Panaeolus subbalteatus, além do carimbo ser preto, é a presença destas linhas brancas no começo da haste vindo das lamelas.

abrs.


foto por shroomydan (shroomery)
linhas.pan_subb.jpg
 
para completar segue esta foto comparando os carimbos do Panaeolus subbalteatus Vs. Panaeolina foenisecii

estes dois se parecem mas o segundo não é psicoativo.

foto: shroomery
Panaeolus Vs.Panaeolina - Comparação dos carimbos.jpg
 
Esses dias eu larguei um tópico com fotos de um possível Panaeolus que encontrei e ninguém deu muita importância. Comentei também sobre esse problema de o CogumelosMágicos estar quase totalmente voltado apenas para o Psilocybe cubensis, pois acho que devíamos começar a expandir os horizontes do fórum.

Gostaria de aproveitar este tópico também para convocar toda a galera a dar mais atenção ao Panaeolus, pois tenho observado que mais pessoas, assim como eu, tem encontrado muitos tipos de Panaeolus pelos campos.

Vamos nos unir para acumular mais informações sobre outras espécies de cogumelos, começando agora pelo Panaeolus!

Meu tópico com fotos de possíveis Panaeolus campanulatus:
https://teonanacatl.org/threads/identificação-urgente.530/
 
Não é falta de atenção, é falta de informação.

Vamos juntar e compilar as ideias, logo vai ser um cogumelo famoso e discutido no forum, assim como está acontecendo com o amanita.
 
É isso mesmo, o saber é que geram as discussões. Como os panaeolus são pouco conhecidos por essas bandas, acaba sendo normal os tópicos serem mais informativos/expositivos do que de debate.

Mas é só olhar lá em cima no banner: CM - Portal online sobre cogumelos enteógenos, e não exclusivamente cubensis.
 
Logo mais vou cultivar Panaeolus cyanescens, hip hip, hurra.
 
shroower disse:
Logo mais vou cultivar Panaeolus cyanescens, hip hip, hurra.
Boa sorte no cultivo!! :D :D :D

Também sou doido pra cultivar outras espécies. hehehe

Abraços! :pos:
 
shroower disse:
Logo mais vou cultivar Panaeolus cyanescens, hip hip, hurra.

Isso! Acho que o pessoal mais experiente em cultivo podia cultivar espécies confirmadas de Panaeolus e aí começar a juntar informações a partir de materiais que permitam comparações, melhor identificação e conhecimento sobre esses outros cogumelos. :)

Acho que o mais surpreendente no conhecimento é conhecer a infinidade de variedades e possibilidades que a natureza nos dá, e não se acomodar em uma coisa só (a não ser que as outras já tenham sido avaliadas). Muitas vezes vou nos campos e encontro dezenas de cogumelos diferentes do cubensis, voltando de mãos vazias, mas sinto que muitos que vi se parecem e poderiam ser também enteógenos... :(

Imaginem a infinidade de diferenças entre os efeitos dos inúmeros cogumelos psicoativos que poderíamos estudar e explorar: potências, efeitos, quantidades, misturas, caçada, etc. :D

Kuarup disse:
para completar segue esta foto comparando os carimbos do Panaeolus subbalteatus Vs. Panaeolina foenisecii. Estes dois se parecem mas o segundo não é psicoativo.

Inclusive o corpo físico dos dois são parecidos in natura. Mas o mais importante é que sabemos que o não psicoativo também não é venenoso.

Acho que o mais importante é sempre dar prioridade para isto, pois se um cogumelo não causa nenhum dano físico irreversível, pelo menos nos facilita para que seja provado e desmistifica o medo de caçarmos um venenoso entre os psicoativos...
 
Última edição por um moderador:
kUrIX disse:
Imaginem a infinidade de diferenças entre os efeitos dos inúmeros cogumelos psicoativos que poderíamos estudar e explorar: potências, efeitos, quantidades, misturas, caçada, etc. :D

Bom, os efeitos do Panaeolus cyanescens e de todos que contém psilocibina e psilocina serão os mesmos já que a substância é a mesma. Varia mesmo na potência potência. Do mais cultivar Pan. cyans. parece bem fácil e a técnica não muda em nada.
 
shroower disse:
Bom, os efeitos do Panaeolus cyanescens e de todos que contém psilocibina e psilocina serão os mesmos já que a substância é a mesma.

esta é uma discussão antiga, há também os alcalóides, baeocistina e a norbaeocistina além de outras possíveis substâncias ainda não encontradas, por simples falta de interesse ou por causa da proibição, o que dificulta a pesquisa.
estou do lado dos que acreditam que Há diferenças, mas não vou me pronunciar mais sobre isto. ;) :pos:
 
Back
Top