Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Magic Mushrooms - a new indoor growing technique (pdf)

Kuarup

Cogumelo maduro
Membro Ativo
24/10/2005
67
69
NeuroFX disse:
Essa técnica é muito interessante! Valeu por ter postado!

Comecei a traduzir essa tek, em breve posto aqui.

:pos: :)
 
Ih, gente, o arquivo não está mais disponível pra download (claro, faz uns 2 anos que postaram :) ...). Essa técnica já foi traduzida e disponibilizada? Caso isso não tenha acontecido, coloco-me à disposição para ajudar na tradução; Caso já tenha acontecido, será que alguém pode me dizer qual é? Fiquei curiosão :D e acho que ninguém explicou o que ela era... Valeu, até mais !
 
Tambem gostaria de saber...
agleum poderia disponibiliaro arquivo?
 
Aê sahtanoj, quebrou um galhão! Será que Neurofx tem a tradução? Posso fazer isso caso ele não mais a tenha... Vou mandar uma mensagem pra ele depois respondo aqui de novo... Valeu até mais ! :pos::pos:
 
Ixx tô vendo que tá faltando cursinho de inglês pro pessoal :D
 
É, por isso mesmo que me coloquei disponível pra traduzir... e viva o cooperativismo, comutualismo e simbiose !
 
Ixx tô vendo que tá faltando cursinho de inglês pro pessoal :D

:eek:
Se fosse algo em dialeto italiano, eu faria o serviço, do lado de uma pipa de vinho, acompanhado de amendoim e torresmo.

vá benne, Nêno! :pos: :)
 
Maravilha, Neuro... Começarei hoje, acho que no máximo até semana que vem está pronto :pos: ... Valeu até mais !
 
Terminei; era bem menor do que eu achava... Os (*) asteriscos são comentários meus, mas traduzi o texto em primeira pessoa, como o cara escreveu. Divirta-mo-nos!

" Técnica de cultivo de cogumelos "Indoor" para sacos cozíveis - por D.H Jarrold

Primeiramente, o mais importante para esta técnica é arrumar sacos cozíveis (que podem ir tanto no microondas como em panelas de pressão sem derreter). A marca que uso é feita pela companhia Lakeland Plastics, em pacotes com 50 unidades , de tamanhos 8x12cm ou 20x30; eles custam 2,50 libras cada (pacote). (*Tinha uma imagem da capa dos saquinhos, que eu não reproduzi)

Aqui estão instrumentos essenciais de que você precisará para criar seus cogumelos: [FIG2]
(fileira de cima, da esquerda pra direita) 1. Carimbo de esporos dentro de um vidro 2. Álcool propil (*acho que é 70%) 3. Cachepô (*aquela parada que fica embaixo do fondue pra manter quente) 4. Vidro pyrex
(fileira de baixo, da esquerda pra direita)
1. Cotonetes 2. Utensílio de metal com ponta plana 3. Pinças metálicas 4. Tesoura metálica 5. Agulha 6. Seringa
Uma agulha longa pode ser feita removendo a agulha original da base de plástico com um alicate e encaixando um fino tubo de aço inoxidável, obtido numa oficina ou numa companhia de metal. Você pode achar mais fácil aquecer a ponta do (*novo) tubo antes de colocar na base.

PARTE 1 : FAZENDO A 'LATA-FILTRO'

Arrume uma lata de alumínio redonda e limpa. Na hora de abri-la, não a desprenda, deixei-a conectada ao corpo da lata por uns 2 cm pelo menos. Agora faça furos de respiro no fundo da lata, com martelo e prego(s). [FIG3]
Alinhe o fundo da lata com 1cm de lã de rocha ou fibra de vidro normal [FIG4], preencha o espaço restante com vermiculita e deixe 1 cm de diferença para o topo da lata. Alternativamente (*CASO NÃO TENHA VERMICULITA), preencha a lata com pedaços pequenos de lã de rocha. [FIG5] Por fim, preencha aquele último centímetro restante na lata com lã de rocha para segurar o restante. O filtro está completo e poderá ser usado quando a tampa for fechada. [FIG6]

PARTE 2: PREPARANDO A PALHA DE CAPIM
Corte a palha até que ela tenha de 3 a 10cm. Você pode comprar palha cortada neste tamanho em muitas lojas de animais. Coloque o necessário na água. [FIG7]
Adicione uma colher de marmite ou extrato de levedura a um recipiente. Estes produtos ajudam os esporos a germinarem. [FIG8]
Dissolva em um pouco de água fervendo, coloque num balde e depois adicione mais 6 l de água fervendo. [FIG 9]
Este líquido deve ser jogado na palha (balde amarelo); este balde será pressionado pelo balde branco (você deve enchê-lo de água). Depois de uma hora verifique quanto a palha foi para baixo, e se o nível de água ainda está cobrindo a palha. Caso necessário, adicione mais água fervendo e deixe de molho por mais uma hora. [FIG10]
Após a palha estar hidratada ela deve ser jogada na banheira (*'tanque' pra nós poorman's hehe) e deixada por 1 hora para que saia o excesso de água. [FIG11]
Você pode espalhá-la e até espremê-la para secar melhor caso a ache muito molhada. [FIG12]
Espalhe farinha de arroz integral na palha. Para render 6 'saquinhos', jogue 3 ou 4 punhados (mão cheia) e misture. [FIG13]


PARTE 3: ENXENDO O SACO (*hahaha)
Coloque a mistura no saquinho e deixe um pouco compactado. Não se esqueça de deixar um espaço para a 'lata-filtro' na boca dele. [FIG14]
A lata (parte EXTERNA) é encaixada na boca do saquinho (parte INTERNA) e lacrada com fita adesiva grande. Faça uma pequena pressão na fita para que o encaixe seja FIRME. [FIG15]

PARTE 4: ESTERILIZANDO O SACO
Foto de todos os sacos [FIG].
Colocar dois sacos (ou um, dependendo do tamanho da panela) na panela de pressão, adicionar água, e com a tampa fechada, os sacos devem ser cozidos até pressão máxima de 15psi (*depois fazer contas de quanto isso deve dar em temperatura) por 60 minutos. Você pode fazer isso em dois passos, 30 minutos cada. [FIG17]

PARTE 5: PREPARANDO OS SACOS PARA A INOCULAÇÃO

Caso você planeje usar uma seringa de 4cm, por favor utilize este procedimento (para agulhas pequenas).

Estes dois sacos foram esterilizados e já esfriaram. Prenda um suporte de cada lado do saco, da lata-filtro até a base, como na figura (saco da esquerda). [FIG 18]
Aqui vemos 4 sacos que já têm suportes; são de muita valia na hora de deixá-los em pé (seja no terrário ou na hora de inoculá-los). Também é interessante colocar um pequeno pedaço de fita em cada ponto de inoculação do saco (um de cada lado). Esta fita impedirá o saco de continuar se abrindo após a inoculação. Um outro pedacinho é colocado no local, mas deve ser deixado 'enrolado', para que você possa posicioná-lo depois de tirar a seringa. [FIG 19]

PARTE 6: PREPARANDO A SERINGA DE ESPOROS
Conecte a seringa à agulha e as embrulhe em papel alumínio. Pegue o vidro (pyrex), preencha-o com 80ml de água e coloque uma camada de papel alumínio na boa. Tudo isso vai na panela de pressão, pressão de 15psi por 20 minutos. [FIG20]

ATENÇÃO: O RESTO DO PROCESSO DEMANDA QUE VOCÊ USE UMA MÁSCARA (RESPIRATÓRIA) OU UM LENÇO COBRINDO SEU NARIZ E BOCA. ISTO NÃO É PARA A SUA SEGURANÇA, MAS PARA QUE SEU HÁLITO NÃO INFECTE DIRETAMENTE A SOLUÇÃO COM OS ESPOROS !

Após a água ter esfriado, ela pode ser adicionada ao pote com o carimbo; como se vê, ele não se mistura imediatamente com a água. [FIG21]
Adicione um combustível (limpo) ao cachepô e flambe a ponta de seu instrumento de metal. [FIG22]
Este utensílio (*pode ser uma faca de manteiga ACHO) serve para dispersar os esporos na água e absorvê-los com eficiência pela agulha/seringa. [FIG23]
A agulha é passada pela chama para esterilização E ESTE PASSO DEVE SER REFEITO TODA VEZ EM QUE VOCÊ FOR ENCHER A SERINGA DE ESPOROS OU INOCULAR UM SAQUINHO. LEMBRE-SE TAMBÉM DE COLOCAR A 'TAMPA' NO VIDRO QUE CONTÉM OS ESPOROS TODAS AS VEZES QUE NÃO ESTIVER MEXENDO COM ELES. [FIG24]

PARTE 7: INOCULANDO OS SACOS - MÉTODO DA AGULHA CURTA
Aqui, vemos um saco no momento da inoculação, através do saco e abaixo do filtro-lata; este método é para agulhas curtas que não conseguem atravessar o filtro-lata e também teve um passo específico de preparo (ver figura 19).
Utilizando um cotonete, banhe os pontos de inoculação (fita adesiva) em álcool propyl; aqueça novamente a agulha e, com a pontinha vermelha, penetre os pontos escolhidos e libere 5cc dos esporos em cada. Após fazê-lo (em cada), desenrole a fita adesiva, tampando o buraquinho. [FIG 25]

PARTE 8: INOCULANDO O SACO - MÉTODO DA AGULHA LONGA
Este método é muito mais fácil, rápido e apresenta menos problemas do que o 'método da agulha curta'
Para que tudo seja seguro, pegue o saco esterilizado e já resfriado e passe fita adesiva em ambos os lados do saco. [FIG26]
Levante a tampa do filtor-lata, introduza a agulha (que já foi flambada-esterilizada) toda através do filtro e inocule 10cc da solução com esporos na palha. A agulha é então removida e a tampa do filtro é baixada (caso ela queira 'insistir' em ir pra cima, coloque um pouco de fita adesiva). O saco então pode ir para a caixa de papelão (ou o seu terrário), um lugar morno para que os esporos germinem e que o micélio cresça. [FIG 27]

PARTE 9: FIQUE ESPERTO COM ALGUMAS COISAS
Após alguns dias o crescimento micelial é facilmente visível. [FIG28]
O micélio colonizou o saco 100%; é hora de colocá-lo na 'câmara de umidade'.[FIG29]
Coloque os sacos na câmara de umidade: este é um aquário simples de 4x2 pés; ele tem uma camada de argila expandida no fundo, isso manterá o interior úmido. Há também uma camada de plástico no topo do aquário para criar um lacre para a umidade não escapar e para que moscas não entrem.
Tudo o que você deve fazer nestes próximos dias é mandar um pouco de ar fresco para o interior do aquário (2x ao dia) e ficar de olho para sinais de cogumelos nascendo. [FIG30]
Aqui vemos os primeiros sinais de cogumelos se formando; é hora de cortar o saco nos lados e remover o quanto será necessário para que o cogumelo se desenvolva. Eu gosto de deixar pelo menos 2cm do fundo do saco intacto, para que eu possa colocar os sacos onde quiser e não me preocupar com superfícies molhadas, mesmo na câmara de umidade. [FIG31]
Aqui vemos novamente os primeiros sinais de cogumelos se formando. [FIG32]
Cogumelos crescidos até metade de seu tamanho final. Mantenha a troca de ar do aquário duas vezes por dia. [FIG33]
Agora eles estão prontos para a colheita e para a reitirada de carimbos. [FIG34]

PARTE 10: TIRANDO UM CARIMBO
Agora que você cultivou alguns cogumelos, você precisará tirar alguns carimbos para as próximas culturas. Pegue um vidro limpo e pequeno com tampa de metal, tire-a e a deixe ao lado do vidro ou numa assadeira. Leve tudo ao forno por 30 min na metade da potência total deste para que se esterilize. Quando tudo tiver esfriado, vá ao forno e coloque cuidadosamente a tampa em cada vidro. Pegue os vidros, pinças, tesouras e o cachepô e vá para o 'terrário'.
NESTA PARTE VOCÊ DEVE USAR A MÁSCARA QUE PROTEGE A RESPIRAÇÃO.
Pegue um dos vidros, desrosqueie a tampa mas ainda a deixe encaixada. Flambe a tesoura e a pinça, puxe o chapéu (aberto) com a pinça e corte com a tesoura bem na divisão (caule) estame-chapéu e coloque o chapéu (destacado) no vidro e coloque a tampa imediatamente, mas não a prenda totalmente pois qualquer umidade do chapéu terá que evaporar. VER FIG37
[Fig 36] O chapéu foi colocado no vidro estéril e, com a tampa solta, foi deixado pelo menos por 24 horas para que os esporos se assentassem no fundo do vidro.
[FIG 37] Nesta foto, usando a pinça, os chapéus foram removidos dos vidros e ficaram por mais 24 horas numa superfície limpa e livre de condensação, para que os esporos percam o resto da umidade. Após feito isso, as tampas podem ser firmadas para uso posterior . O CÍRCULO SE COMPLETA ! "

Isso aí gente qualquer dúvida, msg aqui. Só lembrando que a numeração das figuras começa no 2 (a foto 1 era da embalagem dos saquinhos, nem valia a pena reproduzir...). Boa sorte a todos!
fig2.JPGFIG3.JPGFIG4.JPGFIG5.JPGFIG6.JPGFIG7.JPGFIG8.JPGFIG9.JPGFIG10.JPGFIG11.JPGFIG12.JPGFIG13.JPGFIG14.JPGFIG15.JPGFIG16.JPGfig17.JPGFIG18.JPGFIG19.JPGFIG20.JPGFIG21.JPGFIG22.JPGFIG23.JPGFIG24.JPGFIG25.JPGFIG26.JPGFIG27.JPGFIG28.JPGFIG29.JPGFIG30.JPGFIG31.JPGFIG32.JPGFIG33.JPGFIG34.JPGFIG35.JPGfig36.JPGFIG37.JPG
 
Ótima colaboração Viniciusc!

Obrigado pela tradução, técnica fácil e bem explicada.

Best Vibes:):pos:
 
Valeu viniciusc :pos::pos:
Daqui a pouco vou ler isso com calma :)
 
Valeu Sahtanoj e MuiLok :p:

essa é a idéia, tudo para todos :D

até mais :pos::pos:

Editando:

Queria aproveitar e perguntar se não seria legal medir o ph desse substrato... sei la uma regulada parece sempre ajudar... que voces acham?

besst para todos !!!
 
Back
Top