Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Má formação do corpo frutífero

sergiomatis

Esporo
Cadastrado
09/03/2023
2
4
31
Salve rapaziada tudo bem?

Eu cultivo a alguns anos já para consumo próprio, já tive diversos problemas com contaminações fúngicas e bacterianas, até mesmo problemas com ácaros, e com muito estudo e pratica contornei todos esses problemas que quando se instalam são difíceis de se livrar completamente.

Porem estou me deparando com um novo problema que apesar de não saber a origem acredito que seja viral, mas preciso da experiencias de vocês para me ajudar a identificar e contornar esse BOzão.
Nos últimos meses todos os meus cultivos estão demorando muito mais do que o normal para se desenvolver. O tempo de colonização do bolo é o mesmo, porem parece que as hifas estão mais finas e menos destacadas. Anteriormente colhia caixas de 200g de cogumelo fresco tranquilamente na primeira colheita, hoje além de demorar o dobro para frutificar, os cogumelos nascem deformador, gordos e pequenos, com a base extremamente fina que engrossa e derruba o corpo do cogumelo, o véu não se rompe mais e a cabeça parece uma bolota. (ANEXO)

Gostaria que me ajudassem a identificar esse problema se é contaminação, mutação ou infecção viral, ou se são apenas parâmetros físicos a serem alterados para corrigir.

Muito obrigado pela atenção dos cultivadores, este é meu primeiro post.

Anexos

• WhatsApp Image 2025-03-24 at 17.22.04.jpeg
    WhatsApp Image 2025-03-24 at 17.22.04.jpeg
    112.5 KB · Visualizações: 1
  • WhatsApp Image 2025-03-24 at 17.22.03 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2025-03-24 at 17.22.03 (1).jpeg
    97.7 KB · Visualizações: 1
  • WhatsApp Image 2025-03-24 at 17.22.03.jpeg
    WhatsApp Image 2025-03-24 at 17.22.03.jpeg
    61.9 KB · Visualizações: 1
Cara, me deu a entender que há alguns cultivos isso ocorre, certo? Desse modo, eu diria que talvez os parametros? Se você tem certa experiencia com cultivo, não acho que todos os seus cultivos iriam estar contaminados. E é a mesma cultura que você ta cultivando? Pode ser que seja a genética que você tem, vai que ela contaminou, está envelhecida ou mal armazenada.

Upvote 0
Respondendo as questão:
-Isso começou a acontecer em todos os meus cultivos a partir de janeiro.
-Eu tive problemas com temperatura e umidade em ambos os extremos durante esses dois anos, mas nenhum causou má formação padronizada como ocorre hj, sempre era um ou outro.
-Bixo experiencia eu tenho, tenho acesso a laboratório e equipamento profissional, (sou pós graduando na área de microbiologia), por isso to tão encacucado com esse problema que nunca havia me deparado. (existe um preciosismo meu nessa genética que eu não queria perde-la de jeito nenhum kkkk)
-Hoje em dia eu trabalho só com 4 culturas, mas apenas uma é P. cubensis, e todas estão apresentando o mesmo problema.
-No caso de contaminação da genetica, eu ja repiquei ela e purifiquei por passagem seriada, por isso minha hipotese de contaminação viral, porem não encontro informações sobre relacionado a P. cubensis. No caso de cultura envelhecida, eu n sei mais oq fazer para reativa-la, ja tentei de tudo.

Eu mantenho meus estoques e backups em cultivo em BDA, nas placas e eles se desenvolvem bem, e aparentam estar normais. Será que depois de muitas passagens em agar ele silenciando alguma característica genética relacionada a frutificação?
O foda que eu cultivo o albino, e ele não produz esporos, não posso fazer uma colheita de esporos para reativa o cultivo e mantenho esse cultivo por clones a anos sem problemas similares.

Outra coisa que observei foi a formação de alguns aglomerados algodoados durante o inicio da frutificação, que geralmente quando apareciam era que ia sair um cogumelo enorme na região mas hj ficam paralisados. (fotos). Cogitei se tratar de contaminação por COBWEB, porém já tive problemas com ele antes e não se assemelhava com o que acontece agora.

As fotos da pra ver melhor a questão da má formação na frutificação.

Anexos

• WhatsApp Image 2025-03-25 at 16.00.56 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2025-03-25 at 16.00.56 (1).jpeg
    356.7 KB · Visualizações: 2
  • WhatsApp Image 2025-03-25 at 16.00.56.jpeg
    WhatsApp Image 2025-03-25 at 16.00.56.jpeg
    202.1 KB · Visualizações: 2
Upvote 0
já sei, você isolou o cogumelo com essa caracteristica que parece um pirulito. Fique feliz, você tem uma nova strain. Brincadeira, amigo... olha, não faço ideia do que ta acontecendo kkkkk ainda mais com todo acesso laboratorial que você tem. Alguma coisa deu errado em algum momento, vai saber o que... Espero que você encontre a resposta, pois é triste mesmo perder uma genética.

Albinos não depositam ou não produzem esporos? Não da pra coletar com um swab? Já vi comerciantes vendendo swabs de TAT ou outros albinos, como funciona?

Por curiosidade, ta fazendo onde a pós? E ela é referente a cogumelos?

Upvote 0
Back