Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Lizzard King do Bhramah

Diário de cultivo completo.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Olá a todos;

-gostaria primeiro de esclarecer que iniciei este cultivo contra os princípios da natureza pois eu comprei o kit de cultivi pronto, isto devido a grande decepçao que me ocorreu quando passado mais de 4 meses e os 3 carimbos que pedi na PF. nunca apareceram. Pois bem, depois de estudar muito, comprar todo o aparato necessario pro cultivo e muita espera pelos carimbos optei por comprar um kit.

seguindo do estágio em que comecei a cultivar, na tarde de 14/01/09 quebrei o bolo nas quentinhas que eu esterelizei no forno e logo cobri com a camada de casing que é composta de humus e vermiculita que veio esterilizado úmido e lacrado com o kit. E coloquei na mesma hora as 2 quentinhas em sacos com 2cm agua dentro, estes sacos comtem filtros nas laterais. Mais a noite, transferi uma das quentinhas para o terrario que construi enquanto aguardava os carimbos.

(temperatura, luz e umidade estão ideais de acordo com oque aprendi aqui no cm)

O terrario eu fiz com uma bombona de agua cortada no inicio do funil.
Fundo de argila expandida e com a pedra porosa anexada ao fundo e ligada na mangueirinha que atravessa a parede da bombona.

Dia 17/01/09 o micélio havia apontado na quentinha que estava no terrario, ja se espalhando pela camada de casing, e um sinal bem fraco na quentinha que ficou no saco.

Domingo dia 19/01/09 o micélio do terrario estava bem espalhado e do saco ja estava bem visivel levando em conta q o saco é pouco translucido.

*Hoje enquanto observava o terrario reparei e fiquei surpreso que o micélio parecia estar suando, o que será? se alguem puder me esclarecer agradeço mto.

Abri o saco e percebi que a quentinha que permaneceu o tempo todo fexada, tinha o micelio mais fraco e menos "Algodoado" em relaçao ao do terrario.
Logo me veio a cabeça a ideia de transferir esta quentinha para um lugar mais umido e arejado buscando a correçao do ambiente.

e agora estou no aguardo dos tão sonhados pins.

Obrigado pela atençao. por favor comentem toda ajuda é mto bem vinda!


fotos: 1-quentinha que ficou no saco
2-meu terrario
3 e 4-quentinha do terrario com um copo q fiz das sobras (a quentinha e o copo estao com o micélio "suado"
5- Outra do saco.
PICT0266.JPGPICT0269.JPGPICT0270.JPGPICT0271.JPGPICT0274.JPG
 
Lizzard King

Certo bhramah :pos:
O aspecto dos seus casings é saudável, quanto ao "micélio que parece estar suando" é normal, trabalho metabólico/trocas gasosas do micélio com o ar.

E referente a encomenda dos esporos, o que pode acontecer é o extravio de cartas nos correios.
Por exemplo ja encomendei livros de um sebo de são paulo e estou esperando a mais de 2 anos a encomenda chegar.

Boa sorte no crescimento destes e, aproveite para retirar carimbos de seu cultivo.

Falow.
 
Lizzard King

Hehe tupy, que livro que vc encomendou, a volta ao mundo, hehe, olha mano teus casing vão bombar, o suado é isso mesmo que o tupy falou, só preste atenção nos paramentros de frutificação e depois é só correr pro abraço, boa sorte
 
Lizzard King

Belo cultivo, vai render bastantes frutos!
Goods Vibes!
 
Lizzard King

Aê mano!
ta tudo ecrto velho.
se preoculpa com esse suadeiro não q e normal.
esses casings tão com cara q vão bombarrr!
Abração aê velho e super good vibes aê pra seu cultivo.
qualquer duvida pode falar q concerteza alguem ira ajudalo.
teh mais e continuo aconpanhando
;D
 
Lizzard King

Salve galera...
Mto obrigado pelo esclarecimento.

Hj cedo movi a quentinha que estava no terrario imporvisado para o principal. Segue fotos.

A temperatura do terrario nos ultimos 3 dias esta na variavel dos 23º a 25ºC. Antes disso nos primeiros 5 dias ficou entre 25º a 29º pra da aquela recuperada nos micélios As bandeijas já estão no total de uns 8 dias no terrario, sera que preciso baixar ainda mais a temperatura para acelerar a pinagem?

Alguém sabe +- o tempo de pinagem do Lizzard King?
abraço a todos!



Nas fotos:
as quentinhas em sua nova moradia climatizada!
E o copo que fiz com as sobras do kit.
PICT0276.JPGPICT0278.JPGPICT0279.JPGPICT0282.JPG
 
Sds.

Noite passada, coloquei em volta do terrario 2 pet congeladas afim de baixar a temperatura (que ficou em 20º 22º) tentando acelerar a pinagem. Hj qndo acordei estava marcando 27º no termometro (lembrando que a bombinha de ar aquece o terrario + uns 2º) hj está completando 9 dias no terrario entretanto nada de pins e uma das quentinhas esta com a camada do casing uns 95% colonizado.

Estou temendo um overlay!

As condições ambientais sao as seguintes:
Luz: 15hs diarias
Umidade: 95/99% (há muitas goticulas de agua na parede do terrario)
Ventilação: 24 hs com uma bomba média de aquario ligada na potencia alta
temperatura: Dia - 25º a 28º e a noite 23º a 25º (esta é a média dentro de casa, la fora chega a 30º)

Quais as condições acima eu devo modificar?
Devo cobrir o casing com um pouco de vermiculita umida?

obragado pela atenção!
 
Fala Bhramah
Cara estou na mesma situação que vc,porem ja tem pins aqui.Eu mantive de 25° pra menos uns 12 dias... vc deu cold shock ? E tem que cobrir a camada com vermiculita + calcareo ,pra manter húmido.
Bom ,não sou dos mais experientes mas o que digo é o que sei e testei.
Boa sorte mano,estou na torcida!
 
Olá brahmah

você não incubou os casings até estarem 100% colonizados? talvez isso dificulte mais o processo de pinagem (já que menos substrains chegaram à luz) e facilite para contaminações já que tem material orgânico de sobra...

mas tem muita gente que consegue colher frutos e obter diversos flushs assim... mas pode demorar mais.

suas temperaturas parecem um pouco altas para a pinagem, já que chegou a ver o micélio a 27ºC. Se puder mantê-la sempre em torno de 23ºC verá os pins mais cedo.

Pelo que falou está controlando com garrafas de gelo, o que pode ser complicado quando estamos longe do terrário. Tem terrários com refrigeração aqui no fórum, caros e baratos, veja se não dá pra construir um pra ti.:pos:

Boa sorte
 
Pois é galera. Algumas coisas que estao me deixando preocupado, justamente oque o viniciusc comentou.
Entretanto a aparencia dos casings continua saudável só que nem um sinal dos pins ainda. (12 dias no terrário, mas acredito que ainda dá tempo)

Pensei bem em fazer oq o mathgordo citou + optei por nao mecher nos casing que estao isolados no terrario afim evita o contato com o ar externo.

Realmente eu estou tendo uma dificuldade pra obter a refrigeração necessária no meu terrário. Ja to estudando algum modelo mas se alguem conhecer um modelito de baixo custo e quiser compartilhar eu agradeço, pois os que tem na biblioteca nao estão me ajudando.

Veleu pelo fortalecimento!
 
Realmente eu estou tendo uma dificuldade pra obter a refrigeração necessária no meu terrário. Ja to estudando algum modelo mas se alguem conhecer um modelito de baixo custo e quiser compartilhar eu agradeço, pois os que tem na biblioteca nao estão me ajudando.

Opção mais onerosa:
https://teonanacatl.org/threads/terrário-com-refrigeração.815/
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88415526-_JM

E ai você tem uma opção mais barata:
Que é utilizar garrafas com água congelada dentro do terrário e trocar conforme for necessário.

Para garantir um pouco mais de higiene, borrifo uma solução de água mineral + água oxigenada no terrário.
 
Atualizando:

Aew galera... PINOU!
Agora consigo observar varios pins, ao todos que contei até agora são +- uns 23. Que felicidade. Qndo eu pegar a maquina posto umas fotos.

Sobre a refrigeração do terrario eu já estava usando garrafas com gelo. Mas estava lendo um tópico sobre as Pastilhas de Peltier e achei muito interessante o sistema, embora envolva energia elétrica, mas vale tudo para o bem estar dos Mágicos! O que dificulta é o bendito do $$$$

Abraço a todos!
 
aê bramah nem demorou tanto, viu só

agora é só deixá-los crescer felizes; se algum deles se recusar e ficar com o chapéu bem pretinho, retire para não contaminar o resto do casing

parabéns e boa sorte :pos:
 
Um fato curioso está contecendo:

Uma enorme quantidade de pin apareceu nas duas quentinhas, alguns parecem estar se desenvolvendo normalmente entretanto, outros parecem estar rompendo o véu com +- 3cm. Agora, isto é normal com abortos?
Em todos os videos que assisti, os abortos simplesmente paralizam, estranho que os meus crescem mto pouco e parece descolar o chapéu. Apenas poucos parecem estar progredindo. É como se estivessem alcançando a maturação prematuramente.

Será a genética?
Será as condiçoes do ambiente?
Será só o 1º flush?
Ma Oeeeeeee. Valendoooo!:D

me ajudem.
Abraço a todos!
PICT0292.JPGPICT0294.JPGPICT0296.JPG
 
em kits comprados geralmente o primeiro flush apresenta muitos abortos e mutações. realmente não se considera aborto o cogumelo que continua crescendo e abre o chapéu deste tamanho...

essa é uma das milhares de vantagens de cultivar desde o início

acredito que no segundo flush melhore, boa sorte
 
No geral os casings estão ótimos.
O transporte pode ter gerados esse problema, mas se recuperam no 2º flush.
Qd crescerem mais é só colher, faça com cuidado para não danificar a superfície, pois as primórdias do 2º flush já estão prontas.
Se tiver receio, corte os cogumelos rente a superficie, ao invés de arrancá-los.
Depois que colher o 2º flush, então retire os restos com a ponta de uma tesoura e cubra os espaços vazios com vermiculita.

O 1º flush são todos os cogumelos que sairem da superfície dos casings, os que se desenvolvem e também os que param de crescer (abortos).
 
Obrigado pelas informaçoes galera, estão sendo muito util.
A pouco fiz a segunda colheita, os cogus ainda estão muito pequenos, crescem até uns 5cm 7cm no maximo e ja abrem o chapéu que tem o tamanho um pouco menor que uma moeda de 1 centavo. Todos que retirei ja esvam com o chapeu convexo e nem sinal de esporos. Vou deixa-los secando.
Espero que os proximos venham mais vigorosos.

A temperatura esta em 29Cº, alem da bombinha de ar eu abro o terrario e abano 2 vezes ao dia e espirro uma soluçao de peroxido de hidrogenio com agua mineral na proporçao de 1/9.
É isso aew.

Obrigado a todos.
 
olá brahma !

no dia 21 você disse que a temperatura estava entre 23C e agora parece que está mais alta. pode ser um fator que influencia seu problema com cogumelos que não crescem. tente temperaturas mais baixas para o crescimento dos cogumelos, talvez melhore

boa sorte aê
 
Buenas pessoal.

Depois de aumentar a vantilaçao e borrifar a soluçao de agua oxigenada, os resultados estao aparecendo, alguns cogus estao crescendo mais saudaveis e maiores. Entretanto nao sei se vou conseguir carimbos pois o maior cogu que nasceu ate agora tem o chapeu do tamanho de um "tazo" (alguem lembra aqueles que tinha no salgadinho?). Fiz tambem a Tek de clonagem em papelao que agora esta colonizando grãos (+- 70% do pote). E agora mesmo acabei a tek de clonagem em meio liquido mas nao sei se vai vingar pois a agulha é muito fina e nao vi pedaço do cogu nela + aprendi a nao subestimar o poder dos cogus entao fico na torcida. Agradeço de coraçao a todos que me ajudaram nessa empreitada, que apesar de ser só o 1º cultivo senti que dei um enorme passo na minha evoluçao! Só tenho a agradecer!

Obrigado, paz e sucesso para todos!
PICT0304.JPG
 
Caro amigo, ja cultivei essa especie!! eles saum meio albinos e parecem cobras se arrastando!Nascem finos e naum muitos grandes, muito dificil tambem de retirar carimbos.Se desenvolvem melhor na epoca do frio, em temperaturas baixas. A naum ser k vc tenha uma sala com ar condicionado. Achei a potencia muito fraca.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top