Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

lista de grãos

desocupado

Cogumelo maduro
Membro Ativo
01/04/2008
57
58
37
ai rapaziada,que tal fazer uma lista de grãos?

botando pós/contras? ,melhor utilizado com W, metodos x, etc etc.
por exemplo:

Grão X - prós:W contras: Y - melhor com metodo Z,otimizado com K
e por ai vai.

ou entao links com fotos dos grãos em processo nos cultivos etc...
ou seja ,um listão bem didático mesmo,mastigado pra galera toda.

acho que seria bom(principalmente para os desavisados) em todos os aspectos, e tambem para os curiosos que sempre procuram novos grãos para utilizar para novas experiencias.

obs: eu por exemplo, fiquei curioso em saber se os grãos de café podem ser utilizados ,como por exemplo milho.procurei nos topicos e nao achei nada.
mas nao só café como outros grãos.

Abrá.
 
Acho que quem leu pelo menos uma parte do fórum tem isso na cabeça, não?!:confused: Os diários e os guias da biblioteca dizem tudo, mas essa comparação que você propôs cada um faz com os resultados que viu e conhece (é que eu acho que fazer este 'guia' vai demandar tempo e energia). Ainda assim desejo boa sorte a quem escrever !:pos:
 
nao sei nao, mas os cogumelos se desenvolvem em graos de gramineas, tipo: trigo , arroz, milho, sorgo,centeio, alpiste, etc Tem gente que tentou com outros tipos de graos e naum deu certo! Os cogus naum gostam de sementes de oleaginosas, tipo :soja, amendoim,girrasol, etc.
 
acho que se fosse por ai, vinicius, agente nao escreveria mais nada por aqui... o forum ja tem quase TUDO sobre TUDO!! e isso nao quer dizer que ele n'ao va evoluir! isso seria impedir o crescimento do forum... nosso amigo se propos um acrescento ao forum, e isso merece atencao... e muita alias! Discussoes sao infinitas... afinal, aqui eh um forum, nao uma revista.... forum = discussao... revista = artigos... se o argumento for esse, de que o forum ja tem coisa suficiente para tirarmos nossas proprias conclusoes, deveriamos oq? trancar o forum??? meu deus... que nao facam isso comigo! =P

enfim...

achei otima a ideia, ja que nao tem nenhum topico relacionando direto os diversos tipos de gr'aos...

:pos: ideia apoiada... soh acho que qud agente da uma ideia, nos mesmos devemos inicia-la... pq nao postou ja o que manja sobre seu conhecimento, seu desocupado? kk to aloprando o cara nao hein, eh o nick dele mesmo heheh

bom, minha contribuicao eh a seguinte...

RACAO PARA PASSAROS
(mistura de panico (com cecedilha, to sem pontuacao no pc), aveia descascada, semente de linhaca e alpiste)... tem uma com arroz intergral, creio ser melhor ainda.....
Metodo: PF, triturando os graos no liquidificador, NAO MUITO! sem virar farinha...
Pros: achei um bom subs. colonizou devagar, porem mais rapido e mais consistentemente do que o arroz...
Contras: creio que so se limite a PFtek... no maximo um casing com o bolo esfarelado (que nao usara os graos em si, apenas a tecnica aplicada...)
Otimizado com: incubadora aos 27º :D :pos:

abraxos... passo a bola para o prox.
 
a idéia é criar um banco de dados sobre grãos e posteriormente , se ficar legal, botar na biblioteca.

bem, eu tenho pouco contato com o cultivo ainda, o unico grão que eu utilizei e utilizo até o momento é o milho, que ja foi bastante discutido aqui.

que pode ser melhor descrito nesses links:
https://teonanacatl.org/threads/guia-básico-de-cultivo-em-milho.565/
https://teonanacatl.org/threads/mil...om-e-sem-o-uso-de-dextrose-e-antibiotico.721/
https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/

tive essa ideia da lista de grãos pq como nao tinha mais milho em casa a algum tempo, acabei por ventura indo ao mercado ontem e passando na parte de grãos observando a variedade de grãos(arroz,milho,canjica,ervilha,sagu,etc etc), tive essa ideia.

e tambem pq eu mesmo gostaria de utilizar diferentes tipos de grão para ver com qual me identifico melhor.(inclusive vi um topico que 1 usuario utilizou semente de melancia. achei maneiro!)

ai a ideia da lista de grãos, as pessoas que usariam outros tipos, alem de obterem informações sobre os diversos tipos de grãos bons para o cultivo, teriam tambem informações sobre os que nao bons/próprios para isso (feijao, soja,girassol etc etc)


Os diários e os guias da biblioteca dizem tudo, mas essa comparação que você propôs cada um faz com os resultados que viu e conhece (é que eu acho que fazer este 'guia' vai demandar tempo e energia).
os diarios e a bibliotecam dao alguns exemplos, mas de cada caso separadamente,a ideia é fazer um acervo com todos.

sobre demandar tempo e energia, nao sei, acho que nao,naoé uma tarefa super dificil e nem para ser imediata.acho que for levado a diante e concluido o CM (incluindo nós)só tem a ganhar

abrá
 
Pode crer, corcelll, é que compilar isso vai demorar um pouco como todos disseram... Boa sorte pra vocês :pos::pos: !
 
testei com girassol, nem sinal do micelio, fora q da um trabalho do caramba, moh sujas as sementes, num presto mto naum
hehehehe
 
ai galera mais velha e com mais experiencia nas costas, se estiver dando uma olhada nesse tópico, deixe sua colaboração :pos:,custa nada.:D
 
Olha desocupado, na minha experiencia já testei centeio, arroz cateto e arroz integral.

No geral se não usar vermiculita eles demoram bem mais para colonizar aqui, deve
demorar mais ou menos o dobro do tempo.

Todos com resultados bons, acabo optando pelo arroz integral sempre, mas tem que
ter atenção com uma coisa.

Fiz uns quantos bolos na ultima empreitada mas não moi o arroz muito bem, parece que
o micélio cresceu igual mas na hora de quebrar os bolos para tentar fazer casings
contaminou bastante.

Pode ter sido alguma outra coisa, não sei mas acho que foi isso.

Só algumas experiências minhas. Parei com elas faz um tempo e estou me concentrando
mais em conseguir esporos agora.

Paz
 
Fiz uns quantos bolos na ultima empreitada mas não moi o arroz muito bem, parece que
o micélio cresceu igual mas na hora de quebrar os bolos para tentar fazer casings
contaminou bastante.
Otima observaçao diego!
Provavelmente o miolo dos graos nao colonizou direito e ao expor os nutrientes ao meio eles contaminaram.
Obrigado por compartilhar.:D
 
Esse tópico foi de grande ajuda para mim, estva quase comprando semente de girasol para o sub....valeu galera!!!!!!!!!

Paz e luz!
 
ai rapeize, passei ontem por uma petshop e vi uma variedade enorme de graos/sementes...
tive curiosidade nos pequeninos que geralmente sao usados para passarinhos, e ai alguem ja tentou com algum grao/semente diferente?
girassol nao conta.

outra coisa, to juntando aqui todo tipo de semente uva,mamao,maçã,etc ahahahah pra ver depois fazer teste e ver se fica bom.
 
...vi uma variedade enorme de graos/sementes...
tive curiosidade nos pequeninos que geralmente sao usados para passarinhos, e ai alguem ja tentou com algum grao/semente diferente?

Olá a todos! No meu primeiro cultivo usei:
FAI + Sementes de pássaros (a mais completa que tinha) + níger + vermiculita + cremogema

As sementes de pas. e a níger usei menor quantidade
para não fugir a proporção padrão dos bolos PF.

Produziu bem, de 8 bolos apenas um contaminou na fase de
colonização (CobWeb)

Abraço galera!
 
eu esteve lendo aqui no forum varias questoes sobre o uso de milho pois o fungo poderia permanecer dentro do milho e levar a contaminaçoes, e isso leva a uma esterilizaçao bem grande pois entao eu resolvi fazer uma experiencia.. .
Nao usei nem milho inteiro nem milho partido propriemente dito, em vez disso usei amido de milho, sao sacos que se vendem no supermecado ao lado da farinha de pau, pareceu me ser uma boa ideia, fiz entao uma mistura de dois tipos de amido de milho com um pouco de arroz intregal moido na varinha magica, para nao ficar em farinha fina mas sim em pedacinhos pequenos (é preferivel) e juntei vermiculite.

A experiencia correu na perfeiçao :D O micelio devorou o substracto, colonizou bem mais rapido do que so com arroz intregal.

Pronto esta é a dica para aqueles que preferem milho como substracto mas ficam com o pe atras por causa da esterilizaçao
 
A experiencia correu na perfeiçao O micelio devorou o substracto, colonizou bem mais rapido do que so com arroz intregal.
Muito bom hein ! Seria legal tentar só com o amido pra ver se rola.
Bela contribuiçao.

----
Andei lendo por aí que grãos de trigo também podem ser usados para spawn. Ví um cultivo gringo com trigo, com os mesmos procedimentos para centeio. O bom é que mais barato do que centeio, embora mais pobre em nutrientes.

Cevadinha também pode ser um boa.

Usem o Wolfram Alpha para saber a constituição dos grãos, é muito prático:

Pra trigo:

http://www.wolframalpha.com/input/?...DPClash.SpeciesE.wheat-_*Genus:Triticum.dflt-
 
Fiz um mix de arroz integral (deixei ferver um pouco pra amolecer) e misturei com farinha de arroz, pouca coisa só pra dar uma liga. Inoculei hoje, agora vamos esperar. Coloquei em copinhos de isopor que achei bom pois conservam a temperatura, é mais um teste. Será que rola?
 
E ae galera, achei muito massa esse topico, seria muito bom ter organizadinho os tipos de substratos possiveis, seus beneficios e maleficios.

Sempre usei milho, bem esterelizado, pasteorizado pá, nunca tive problemas. Mas agora estou afim de começar a explorar outros subs. e ver no q dá.

Então, a unica vez q usei um substrato diferente foi com arroz e café. assim:

Meio pote com arroz(na receta q li era arroz integral mas eu usei o normal e deu certo), deixar um espaço pro arroz inchar.

Depois coloquei uma medida de 1/2 solução de cafeina(café passado da garrafa, não o grão ou o pó ou a borra) e 1/2 de agua comum, não me lembro bem a medida mas a ideia é o arroz absorver td e ñ sobrar no fundo, se ñ fode td.
É bom deixar um pouco de vermiculita no fundo do pote.

Fiz, deu certo, o micelio desenvolvel rapito e bem saudavel, mas na hora de tirar o bolo PF do pote, o pote q usei, na borda o plastico era curvado pra dentro estreitando a boca do pote e o bolo ñ saiu inteiro, fui notar só na hora. Conclução: Quebrei ele e deu td errado =/

Mas me parece uma boa, simples e parece ter um bom resultado, na proxima vou usar arroz integral.

vlw galera. vamo q vamo
 
Comprei um milho grande na casa de ração 1kilo=50centavos

colonizou muito bem irei fazer um bulk posto resultados:)
 
Back
Top