Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Lazy PFTek

MarceloHirosse

Hifa
Membro Ativo
09/03/2022
352
8
54
Salveee amigos cogumeleiros, tudo pipipitchu com vocês? Espero que sim.

Tenho viajado muito, pra longe dos meus cultivos.
Sozinhos sem ar ou água, lhes resta um único destino sombrio de desidratação e baixa produtividade.

Antecipando tal situação, iniciei alguns cultivos de strains produtoras de esclerócios e também me aventurei em algumas experimentações baseadas em tutoriais antigos.

Me surpreendi com um em específico, que me ajudou a render essa beleza aqui:

01.jpeg
Claramente um híbrido de cubensis com tulipas negras
Não tirei fotos do preparo mas é muito simples:

Num pote de sorvete de 2 litros, coloquei 4 bolos pftek colonizados feitos dentro de copos americanos (190ml cada), com a parte larga pra cima. Daí completei com substrato bulk pasteurizado até o topo (2:1:1 vermiculita, fibra de coco, turfa + água até saturar sem acumular).

E aí... larguei dentro do terrário... abandonado. Quando voltei:


02.jpeg03.jpeg


Na média, meus copinhos rendem ~50g de cogumelos frescos. Com essa técnica a produção subiu pra 80g a cada ~200ml de substrato. Como deixei passar do ponto e os colhi já meio molengas, acredito que se a colheita tivesse sido antes o peso seria ainda maior.

De qualquer forma, esse foi só o primeiro flush. Aguardo mais uns 2~3.
No geral, fica aí a sugestão pra reduzir a manutenção e o espaço necessário pro cultivo e também aumentar a produtividade.

plantation mystery.jpeg
Deixo meu agradecimento ao @SpiritualMind por ter me descolado essa strain bizarra que não dá pra ver muito bem por de baixo do 1kg de esporos, mas é bem bonita e se adaptou perfeitamente por aqui. Ela se chama Plantation Mistery (a mesma usada no meu delicioso bolo mágico) kkkkk.

Abraço pessoal!
 
Última edição:
Moço, tem um pouco de cogumelos no seus esporos 😂😂😂😂😂
Esse aí era aquele que tu tinha me falado que rendeu uns cogumelinho pequenos e fininhos? Dessa vez eles se redimiram
 
Moço, tem um pouco de cogumelos no seus esporos 😂😂😂😂😂
Esse aí era aquele que tu tinha me falado que rendeu uns cogumelinho pequenos e fininhos? Dessa vez eles se redimiram
Mano já desisti de tentar entender essa strain, cada cultivo é um fenótipo que se manifesta.
No meio desse bolo floresta negra haviam vários iguais aos fininhos do outro cultivo e nem tô reclamando, tenho até medo de tomar kkkkkk

Limpinhos, os gordinhos tem outra cara:

Limpo.jpeg
 
Mano do céu, em primeiro lugar, parabéns pelo cultivo, já deu a adaptada brasileira com o pote de sorvete, gostei kkk

Imagine a pancada que esses cogus devem dar, oooo bichinhos com a força da esporulação

E aí Marcelo, como é o gosto de esporos ? kkkk


images.jpg

Palmirinha isso aqui é bolo de fuba com cogumelos ou esporos com fuba ?

Abraços!
 
Mano do céu, em primeiro lugar, parabéns pelo cultivo, já deu a adaptada brasileira com o pote de sorvete, gostei kkk

Imagine a pancada que esses cogus devem dar, oooo bichinhos com a força da esporulação

E aí Marcelo, como é o gosto de esporos ? kkkk

Mano... os esporos criaram uma camada viscosa por cima do micélio.
Quanto mais eu pensava a respeito mais perturbador se tornava kkkkkkkkkkkkkk

O negócio é manter a mente aberta pra novas experiência né? 😨
 
Cultivo lindo cara! Se tiver chance posta uma atualização com os próximos flushes. Você conseguiria explicar um pouco melhor sobre quanta água você adicionou ao substrato? Tenho medo de afogar os meninos. :ROFLMAO:
Como uso turfa, ela algumas vezes já vem ligeiramente úmida, daí é impossível ter uma receita fixa.

Se você for pasteurizar com aquela técnica do forno elétrico que mostro no meu diário é mais fácil, dá pra ir adicionando aos pouquinhos até alcançar aquele ponto clássico do "quando espreme sai apenas 1 gota". Mas se for por bucket tek, eu arriscaria adicionar entre 1/4 e 1/3 do volume em água e ir ajustando:

Se depois de frio ficar muito seco, vai botando um fio de água fervida até rolar, e se ficar encharcado não tem problema pressionar o substrato até que todo o excesso escorra. Uma ou duas vezes que você tentar, as próximas já serão bem intuitivas!
 
Se você for pasteurizar com aquela técnica do forno elétrico que mostro no meu diário é mais fácil, dá pra ir adicionando aos pouquinhos até alcançar aquele ponto clássico do "quando espreme sai apenas 1 gota". Mas se for por bucket tek, eu arriscaria adicionar entre 1/4 e 1/3 do volume em água e ir ajustando:

Ah sim, legal cara. Acho que fica próximo do ponto que eu deixei meus bolos de PF Tek. Bucket tek é aquela técnica de colocar o substrato num balde e jogar água fervendo em cima e deixar ele esfriar naturalmente? Vi uma moça fazendo num vídeo esses dias.
 
Ah sim, legal cara. Acho que fica próximo do ponto que eu deixei meus bolos de PF Tek. Bucket tek é aquela técnica de colocar o substrato num balde e jogar água fervendo em cima e deixar ele esfriar naturalmente? Vi uma moça fazendo num vídeo esses dias.

O ponto é o mesmo do pftek, que é o momento no qual a água satura o substrato sem "empoçar".
E o bucket tek também é esse que você viu, não tem segredo, mistura tudo antes e despeja água fervendo na medida certa. Fecha o balde e embrulha com um cobertor. Se aí no hospital você descolar uma manta aluminizada é ainda melhor.

Daí é só esquecer por 12 horas que no outro dia já tá pronto pro uso.
 
Back
Top