Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Lâmpada UV germicida pode conter a contaminação!?

NeuroFX Procure urgentemente um oftalmologista!

swelen Psicodelic cuidado com essa lampada..
Seu olho ficou bem maltratado, se eu fosse vc iria mrcava uma consulta no médico.
Melhor previnir do que remediar..

perigoso isso...

Boa sorte no seu cultivo...:pos:


Obrigado irmãos pela preocupação meu olho ja se encontra em perfeitas condições mais nos 2 primeiros dias ficou quase impossivel ficar mais de 10segundos com os olhos abertos, chegou a queimar a pele do meu rosto a ponto de descascar uahauh VACILEI GRANDE, mais nao tornara acontecer, bom como a seringa que fiz era muito fraca, fiz uma seringa de 10ml com um printe de uns 2cm² e como foi com bolo PF, esta demorando a colonizar mais to recebendo god-vibes de diversas partes do pais com alguns usuarios do forum no qual converso e tenho criado uma amizade, VALEU A TODOS DO FORUM, ESSA GRANDE FAMILIA MAGICA :pos::D Abraços a todos :luz:LUZ:luz:
 
Lâmpadas Germicidas são usadas em filtros UV para matar algas verdes em suspensão, em aquários...Um conhecido do Sul comprou uma dessas, ligou e ficou admirando a beleza dela durante alguns minutos! Pois bem, perdeu 57% da visão do olho direito e 52% do olho esquerdo. :(
Cuidado com quem manusear a mesma :pos:
Abs
MadHater
 
Sábado, 8 de Dezembro de 2007
Sylvania lança lâmpada fluorecente germicida

A esterilização se dá pelo fato da lâmpada Germicida produzir energia correspondente a dos raios ultravioleta.

(Foto: Reprodução)

A Sylvania amplia seu portfólio com o lançamento da lâmpada fluorescente Germicida.
Disponível nas versões 15W e 30W, sua aplicação é indicada para eliminar germes e bactérias, esterilizando o ar, água, inclusive água potável, líquidos, e, também, pode ser utilizada em equipamentos específicos para o processamento de alimentos, pasteurização de sucos de fruta, higienização de instrumentos e áreas cirúrgicas, além de filtros para limpeza de água em aquários.
A esterilização se dá pelo fato da lâmpada Germicida produzir energia correspondente a dos raios ultravioleta.
Dessa forma, atua como um agente competente na alteração das moléculas de DNA de microorganismos, inibindo sua reprodução.
A Sylvania esclarece, no entanto, que esse tipo de lâmpada deve ser instalada em equipamentos compatíveis com sua proposta de aplicação, não podendo ser utilizada sem cuidados especiais, pois a radiação ultravioleta produzida é perigosa, podendo causar danos à saúde.
Fonte: via Drops
 
Bom... dei uma pesquisada para ver se achava algum tópico que tratasse do tema que eu tenho uma curiosidade, mas só encontrei esse aqui que se adeque mais ou menos com o que pretendo saber. Perdoem se tiver outro tópico mais pertinente para a apergunta, que é a seguinte:

Em caso de eu optar por um cultivo com luz artificial, é imprescindível utilizar luz fluorescente ou posso utilizar dessas lâmpadas frias de luminária sem problemas?

Abçs!
 
Ola Jadiel, Bom primeiro eu preciso entender o que voce realmente quer fazer pois lampadas fluorescentes e frias são a mesma coisa, porem se a varidade de cogumelo que voce ira cultivar necessita de luz como o shimeji (pleorotus Ostreatus) voce ira se dar bem ao utilizar estas lampadas, porem procure saber a quantidade de lumens que a variedade necessita e adquira a lampada com capacidade igual ou bem proxima dela, porem nunca maior do que ela necessite ok. Abraços
 
alguém teve algum resultado ou fez algum teste com lâmpadas UV para esterilização de substrato? Não acredito que funcione..pelo que eu sei as ondas UV não penetram nos grãos, elas só atua nas superficies de contato, é ótima para esterelizar materias e glovebox...mas substrato acredito que não...
 
Desinfecção Ultravioleta | (UV)

Onde as pessoas se juntem existe o risco de contaminações tanto na água como no ar. Aerossóis, gotas de água “aerotransportadas” podem conter doenças, se dispersar no ambiente ou serem ingeridas diretamente.

A radiação UVC pode ser instalada para tratamento do ar, além do tratamento da água e, normalmente, substitui o cloro, o ozônio e outros oxidantes na desinfecção da água. É usado para desinfecção de água potável, de efluentes tratados, águas de torre de resfriamento, aqüicultura, aquários, lagos, água engarrafada, água de piscinas, desinfecção de caldo e açúcar liquido, desinfecção de ar e superfícies, ar condicionados, etc..

Sua radiação (UV) a o material genético dos microorganismos (DNA), impedindo sua multiplicação e uma de suas características mais importantes é que a radiação UV não acrescenta nada à água nem a as características físico-químicas. A radiação do sol inclui em sua radiação, ondas de rádio, infravermelho, luz visível, raios-x, raios gama, raios cósmicos e radiação ultravioleta. A luz ultravioleta faz parte do espectro eletromagnético não visível, com comprimentos de onda entre 100 e 400 nanômetros (nm). É semelhante à luz visível, e abrange as faixas: UV-A, UV-B e UV-C germicida.


Faixas de Radiação UV
As faixas de radiação que compreendem a luz Ultravioleta são classificadas m bainda A, B e Ç a perigosa é a faixa B, a A é usada para tratamentos médicos e bronzeamento. A faixa UV-C a parte germicida da luz, pode apenas causar irritação de pele e olhos, mas não causa câncer de pele e nem catarata nos olhos. A lâmpada de UV produz a radiação UVC germicida (onda de 253.7 nanômetros) que é conhecida por sua habilidade de destruir microorganismos como vírus, bactérias, fungos, levedos e mofos além de algas e protozoários.
FONTE: http://www.naturaltec.com.br/Desinfeccao-Ultravioleta.html


Vi o amigo la que postou fotos dele com os olhos vermelhos.. Será que realm ente era UV-C ?? Estou querendo usar uma
 
Estou querendo usar uma

Corajosa. :vesgo:

Você não aprecia os métodos clássicos de esterilização? Talvez vale a pena se for aqueles equipamentos lab grade, e que provavelmente custam o olho da cara. Vez ou outra aparece cultivadores com intenção de montar um cultivo high tech, mas acabam não durando nem um ano de participação. É de se pensar que se vão investir tanto assim, ao menos irão apresentar com todo orgulho o resultado do trabalho. Infelizmente não é o que presenciamos aqui. Lembrando que de forma alguma estou julgado a sua capacidade ou tentando lhe desanimar. Longe disso. É só uma observação geral mesmo. ;)

Às vezes é bom começar em pequenos passos, focar em experiência mais simples e direta. Durante a jornada aprendemos muita coisa, inclusive descobrimos o se aquilo é o que realmente queremos. Acho que assim economizamos mais tempo e dinheiro.
 
Vi o amigo la que postou fotos dele com os olhos vermelhos.. Será que realm ente era UV-C ?? Estou querendo usar uma
Do tipo que ele usou é UV-C sim, também é usada em aquários. Com a finalidade de matar algas e parasitas em aquários plantados. A luz não mata apenas organismos microscópicos, mata seres multicelulares também.

Acreditar em 1 fonte sobre o assunto que é um fornecedor comercial sem referências que diz que UV-C não faz mal é querer acreditar que acreditar nisso fará com que não haja perigo... A luz na faixa UV-C é a que é eficaz como germicida, e isso não é por acaso - UV-C destrói DNA. Isso inclui o DNA humano, especialmente onde as células estão mais diretamente expostas a luz (nos olhos).

As outras faixas (UV-A e UV-B) causam basicamente queimaduras. Mas qualquer que seja a faixa, a queimadura de UV em geral não é imediatamente visível - a região começa a arder aos poucos, bem depois que a exposição cessa, quando o corpo "percebe" os danos causados (as células começam a morrer) e inicia uma reação inflamatória. É como uma queimadura por microondas ou por alguns ácidos, onde a queimadura acontece por dentro, só que o efeito é mais lento, e pode durar vários dias.

Na prática, eu usaria a lâmpada UV para esterilizar apenas duas coisas - água, e placas de petri. Isso porque para a esterilização ser eficaz, aquilo que se está esterilizando precisa ser transparente (à luz UV), e de tudo que usamos no cultivo, apenas a água e vidro o são (plástico geralmente não é). Talvez também usasse para esterilizar o ar do terrário e glove box, antes do uso. Mas para instrumentos e outros itens, ainda confio mais no uso de desinfetantes, autoclavagem e flambagem.

Resumindo, a menos que você tenha um aquário e por isso já tenha um outro uso para a lâmpada, não vale a pena nem a brincadeira.
 
.........................

Opa querido Cosmik Acho que serei mais um caso destes, Usando suas palavras "high tech," simplesmente para TENTAR ter algum sucesso e não acabar desanimando. E também porque pretendo fazer um pequeno cultivo domestico de comestivel. Ja tenho alguns basicos shimeji. Champion. e tal... e em breve se não encontrar alguem que tenha o Milk a um preço mais em conta. Carimbo ou o que seja. Na segunda feira estarei pegando 2 tubos de agar enclinado com um cara e pagando 105R$ nos tubos e 48 de sedex :( Estou procurando junto a alguns amigos de face para ver se encontro mais alguem interessado para tipo cada um paga 25R$ o que seria otimo para todos e simplesmente clonar o micelio em placas de petri e reenviar a turma da vaquinha digamos assim :)
Não estou querendo de forma alguma substituir a falta de experiencia com tecnologia. o que sei ser impossivel. Ja vi o amigo Tup aqui do forum praticamente ter sucesso cultivando cogumelo na meléca do nariz kkkkkkkk
Mas quando se faz 10 casing e depois descobre que os 10 contaminaram... Sei que vão diser.. vai ter que rever seus conceitos de esterilização e processos de manipulação!! :) E realmente estou revendo. Então é inegável que uma capela de fluxo ou Glovebox seria de grande ajuda até adquirir experiencia nessa historia.. Seria algo do tipo comprar um carro com cambio automatico pra mulher barbeira kkkkkk :)

PS: Em breve irei postar no forum o projeto da Glovebox a principio iremos usar 2 caixas de polipropileno uma bemmm grande de 180 litros fechada com vidro e uma outra de 60 litros em cima (Caixa do filtro) onde será fixada e vedada sobre a caixa maior.... e dentro da pequena vai a lampada UVC ""Apos forrar a caixa internamente com papel aluminio"" Para não ter fuga de raio UV. A lampada vai ficar trancadinha e isolada dentro da caixa do filtro, a turbininha de ar de fluxo e o filtro HEPA H5 de 2 microns, Ja esta tudo nos correios so esperando chegar. e espero eu não ser mais um a iniciar um projeto e desanimar depois. e por incrivel que pareça a lampada UVC + o filtro HEPA não chegou a custar 100R$ Uma vez que o HEPA é do tamanho de um filtro de ar condicionado do Palio e a UVC de 6w tem 1 palmo de tamanho.. Mas para filtrar e esterilizar o ar de uma glove de 180 litros :) acreditamos que da e sobra ne? Então acho que valeu a pena o investimento. Lógicamente Somando com a caixa de 180L + Vidro. Luvas. Turbina de ar o Pré Filtro, Frete dos correios. Vai chegar a uns 400 R$.. Mas como eu brinco com meu marido... Como eu não bebo nem fumo posso dar um prejuizo nele pra compensar a cerveja que ele bebe kkkkkkkkk


..................................

Mestre Salaam`aleik Após suas sabias palavras me alertando sobre matérias lançadas por empresas no minimo suspeitas por simplesmente serem donas e fabricantes dos produtos. Revemos "Eu e o maridão engenheiro aqui" :roflmao: Que irá construir a Glovebox. E e resolvemos como ja deve ter lido nos comentarios acima "Trancar"" A lampada UVC dentro da caixa do filtro. Seria algo do tipo. caixa 60l em cima da Glove 100% lacrada. Em 1 lado tem o corte "Janela aberta por onde entrara o ar" onde teremos um sanduiche 2 filtros colados, O primeiro o pré filtro (Filtro do ar condicionado do pálio) simplesmente porque ele tem o tamanho quase exato do filtro HEPA facilitando assim a montar o sanduiche. e após o pre filtro que visa apenas aumentar a vida util do HEPA. O pre filtro fica do lado de fora da caixa o Hepa dentro a UVC trancadinha la dentro. ela e pequena 6w mas trancada dentro desta caixa menor de 60L será muito eficiente principalmente depois de forrada com papel aluminio. e depois dessa pretendida esterilização do ar... ele irá finalmente circular em sistema de Hora capela de fluxo " deixando parcialmente o vidro frontal aberto" Hora como Glovebox. "Fecha o vidro 100% e se usa as luvas"

E por motivo de segurança o maridão teve a brilhante idéia de antes de esterilizar a glovebox irá pegar no dia de sabado. a galinha que sagradamente matará nossa fome acompanhada de purê de batata e macarrão no Domingo kkkkkkkkkkkkkkk :notworth: E ela irá passar suas ultimas 24hs dentro da glovebox. Apenas para caráter de segurança sobre algum resquício de UVC que possa estar vazando de dentro do filtro para a glovebox. Em caso de irritação nos olhos dela ou cegueira a UVC será colocada em uma simples caixa de isopor separada servindo apenas para esterilização de placa de petri e materiais.. não mais para esterilização do ar dentro da Glovebox.

Bom....

Agradeço aos 2 ANJOS pelas Criticas que certamente foram MAIS QUE CONSTRUTIVAS. Pois conseguiram mudar completamente o que estava sendo planejado.. e para ja ir passando pela análise dos senhores e futuros membros que possa interessar ..... A parte Grossa e +- assim... Logicamente falta a caixa de 60 litros que vai vir em cima onde será montado a camara lacrada do filtro. "Esperando os SEDEX com a lampada e o filtro HEPA chegarem"

Mas a ""Estrutura"" está ficando assim

OBS: O vidro temperado corre dentro do aluminio forrado com espuma, pra baixo e pra cima para poder usar como capela de fluxo ou Glovebox. Iluminação com uma lampada 9w LED pra não aquecer.(Ainda Não instalada)
Essa coisa é gigante pra mim.. eu literalmente coloquei ela de boca pra cima entrei dentro e sentei... ela tem 80cm de comprimento praticamente do tamanho da mesa da cosinha, achei exagero do meu marido que comprou e está montando mas... Vou poder colocar a panela de pressão pra dentro dela e trabalhar com flambagem dezenas de pacas de petri, potes de substrato e o escambal la dentro caso precise então....

d.jpg

BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
 
Última edição:
Corajosa. :vesgo:

Você não aprecia os métodos clássicos de esterilização? Talvez vale a pena se for aqueles equipamentos lab grade, e que provavelmente custam o olho da cara. Vez ou outra aparece cultivadores com intenção de montar um cultivo high tech, mas acabam não durando nem um ano de participação. É de se pensar que se vão investir tanto assim, ao menos irão apresentar com todo orgulho o resultado do trabalho. Infelizmente não é o que presenciamos aqui. Lembrando que de forma alguma estou julgado a sua capacidade ou tentando lhe desanimar. Longe disso. É só uma observação geral mesmo. ;)

Às vezes é bom começar em pequenos passos, focar em experiência mais simples e direta. Durante a jornada aprendemos muita coisa, inclusive descobrimos o se aquilo é o que realmente queremos. Acho que assim economizamos mais tempo e dinheiro.
Uma lâmpada de 25w capaz de esterilizar a 45 nw/cm3 custa em média 150 reais

Uma lâmpada de 25w capaz de esterilizar a 45 nw/cm3 custa em média 150 reais
Em uma caixa preta e fechada mesmo de PVC pode ser capaz de esterilizar todo tipo de contaminante em frascos de vidro contendo substrato

Corajosa. :vesgo:

Você não aprecia os métodos clássicos de esterilização? Talvez vale a pena se for aqueles equipamentos lab grade, e que provavelmente custam o olho da cara. Vez ou outra aparece cultivadores com intenção de montar um cultivo high tech, mas acabam não durando nem um ano de participação. É de se pensar que se vão investir tanto assim, ao menos irão apresentar com todo orgulho o resultado do trabalho. Infelizmente não é o que presenciamos aqui. Lembrando que de forma alguma estou julgado a sua capacidade ou tentando lhe desanimar. Longe disso. É só uma observação geral mesmo. ;)

Às vezes é bom começar em pequenos passos, focar em experiência mais simples e direta. Durante a jornada aprendemos muita coisa, inclusive descobrimos o se aquilo é o que realmente queremos. Acho que assim economizamos mais tempo e dinheiro.
Esterilização a vapor como panelas ou autoclaves são métodos perigosos para iniciantes existem várias opções mesmo o simples forno de cozinha a seco é melhor e mais seguro que uma panela para esterilizar matéria organica alem de que umidade faz mal ao substrato no momento da inoculação do esporo ela vem depois

Esterilização a vapor como panelas ou autoclaves são métodos perigosos para iniciantes existem várias opções mesmo o simples forno de cozinha a seco é melhor e mais seguro que uma panela para esterilizar matéria organica alem de que umidade faz mal ao substrato no momento da inoculação do esporo ela vem depois

Tecnologia de espectro de luz é barato e lógico . Não se deve esterilizar os esporos ou cogumelos com essa faixa de luz, inativa seu DNA, esterilização é logo antes da inoculação , se tem água pra secar pq tem calor úmido leva tempo e contamina luz uvc não esquenta pode ser a solução quebra todo carbono complexo e imediatamente inocula
 
Esterilização a vapor como panelas ou autoclaves são métodos perigosos para iniciantes existem várias opções mesmo o simples forno de cozinha a seco é melhor e mais seguro que uma panela para esterilizar matéria organica alem de que umidade faz mal ao substrato no momento da inoculação do esporo ela vem depois
Acho que todo mundo já sabe fazer feijão na panela de pressão, o risco é o mesmo.
Não consigo imaginar como esterilizaria substrato a seco, nunca vi sendo viável nem para comestíveis.
Você vai precisar de temperaturas acima de 100 C e terá uma pressão ambiente, então a agua vai evaporar e o substrato vai secar.
Um substrato seco não suporta o cultivo de cogumelos.

Uma opção viável é apenas a broke boy tek, que vai só na panela com água e não seca o substrato.

Uma lâmpada de 25w capaz de esterilizar a 45 nw/cm3 custa em média 150 reais
Lampadas UVC sim são um perigo para iniciantes, além de serem mais caras que o procedimento na panela de pressão, tem várias lâmpadas mais baratas que não são confiáveis e não esterilizam corretamente.
UVC esteriliza onde ela alcança, enquanto é possível utilizar para placas de agar, SAB ou complemento na capela de fluxo laminar, o substrato só seria esterilizado na superfície.

Como falei antes, elas são muito perigosas para saúde, principalmente para amadores (que somos nos cultivadores caseiros).
Imagina o cara ligando uma lâmpada UVC no quarto dele, pois não tem conhecimento.
Sem dúvidas os onus são gigantescamente maiores que os benefícios.

Não há a necessidade de utiliza-las no cultivo de cogumelos.

Fica aqui a minha contraindicação para qualquer um que tiver a ideia de utilizar. (apenas por isso respondi, para que nenhum desavisado utilize sem pesquisar muito antes).
 
Uma lâmpada de 25w capaz de esterilizar a 45 nw/cm3 custa em média 150 reais


Em uma caixa preta e fechada mesmo de PVC pode ser capaz de esterilizar todo tipo de contaminante em frascos de vidro contendo substrato


Esterilização a vapor como panelas ou autoclaves são métodos perigosos para iniciantes existem várias opções mesmo o simples forno de cozinha a seco é melhor e mais seguro que uma panela para esterilizar matéria organica alem de que umidade faz mal ao substrato no momento da inoculação do esporo ela vem depois



Tecnologia de espectro de luz é barato e lógico . Não se deve esterilizar os esporos ou cogumelos com essa faixa de luz, inativa seu DNA, esterilização é logo antes da inoculação , se tem água pra secar pq tem calor úmido leva tempo e contamina luz uvc não esquenta pode ser a solução quebra todo carbono complexo e imediatamente inocula

Olá, caro @Brunobf, seja bem-vindo ao fórum.

Algumas de suas propostas são bem opostas ao conhecimento que se tem. Eu já tive muito medo da PP, chegando a chegar abaixado perto dela com medo de explodir kkkk mas depois de um tempo, a gente fica de boa.

Sobre a luz, etc., não entendi muito bem.

Que tal se você fizesse um diário de cultivo desde o começo com o uso de todas as etapas que você sugere serem suprimidas e com as etapas que sugere sejam adicionadas, para fins de contribuir com seu exemplo sobre a utilidade do seu método? Sugiro de boa-fé, não é pra te testar. A parte que consegui entender e que discordo é que é melhor esterilizar a seco, porque sempre fiz com PP com cada vez mais 100% de não-contaminação e de completude da colonização. Então, a autoclave não prejudica o cultivo.

Mas...

Já falando sobre o que é mais seguro... Realmente, as considerações do amigo @Texugo sobre a lâmpada UVC ser menos segura que uma PP fazem mais sentido.

Abs e até
 
Eu uso uma dessas lâmpadas germicidas, é uma fluorescente pequenina que não gera quase nada de luz, porém ela gera no ar um forte cheiro de ozônio(um cheiro parecido com o de ovos)! acredito que ela seja germicida exatamente por que o ozônio é altamente germicida, pois já esqueci uma seriga por horas ao lado da lâmpada e ela continuou sendo completamente eficaz! Presumo que ela só agrida o que estiver em contato com o gás!

Abraços
Por acaso danificou os esporos da seringa?
 
Back
Top