Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Lâmpada UV germicida pode conter a contaminação!?

Cuidado que essas lampadas podem cegar...
 
É bom porque mata contaminantes no ar. Você pode acender ela por uns 10 minutos no lugar onde for fazer inoculações ou sei lá o que antes de começar :)
 
Ok, pelo que foi respondido, essa lampada mata tambem os esporos e o micélio...
Mas.... e se eu colocar essa lampada só depois que o micelio já colonizou 100% do pote? corre o risco de matar os cogus que estão nascendo? seria uma boa, pois, apartir do dia que vc colocar a lampada, não corre o risco de contaminações...

valew pessoal!
 
Provavelmente vai matar o micélio. Logo, não nascerá cogumelos.

Não adianta, depois que o micélio já se estabilizou no bolo e o ocupou 100%, ele não precisa de tantos cuidados assim. Contaminações neste estágio são pouco freqüentes, precisa ser muito displicente pra isso acontecer.

Essas lâmpadas só fazem sentido em gloveboxes para preparo de seringas e inoculações, como o shroower disse. Alguns minutos dela ligada (creio que mais de 30 minutos, não sei) próximo a todas as ferramentas de trabalho seria tão eficiente quanto o lysol. Digo glovebox porque não sei se essa wattagem seria eficiente para esterilizar um cômodo inteiro. Acho que seria pouco.
 
Verdade, eu não tinho visto que era de 8W só, não deve servir pra um cômodo inteiro mesmo. Como o waver disse depois de 100% colonizado o risco de contaminação do substrato é bem menor e os cuidados podem diminuir um pouco. Não faria sentido ligar a lâmpada uv nesse estágio porque você mataria todo o micélio atingido pela luz e assim não aparece cogumelos :).

Btw, gostaria de relembrar que bolos pf são demorados pra colonizar e de baixa produção :) Porque não partir logo para um casing? Eu nunca fiz bolos pf, falhei nas duas primeiras colonizações dos meus potes de substrato porque ainda estava pegando o jeito mas depois disso, quando consegui 3 potes de 750ml de semente de pássaros colonizadas fiz um casing com uma forma de bolo e consegui um baita pinset, no final cerca de 200 cogumelos maduros de pequenos a médios e um monte de abortos também :)
 
to pensando em fazer uma glovebox e colocar uma lâmpada dessa aí pra esterilizar a box quando eu for preparar o bolo e tal...
será q ela é boa, preu deixar por um tempo na glovebox espalhados os potes, o papel alumínio, etc?
 
o que é uma glovebox?

tava conversando com um amigo de montar uma caixinha que pudesse abrir e fechar para colocar o substrato e dentro dela uma lâmpada que fosse capaz de esterelizar o bolo, pra depois fazer a inoculação. isso seria uma glovebox?

abs!
 
Uma veiz eu ouvi falar dessa lampada falarao que ela é muito
forte e tem que usar uma proteção e tal mais se ocorre contaminação ou algo do tipo eu creio que nao apenas os esporos e micélio como foi citado :D

tava conversando com um amigo de montar uma caixinha que pudesse abrir e fechar para colocar o substrato e dentro dela uma lâmpada que fosse capaz de esterelizar o bolo, pra depois fazer a inoculação. isso seria uma glovebox?

Exatamente mais com a glovebox é um lugar que voce nao prescisa por a mão nem nada é tudo protegido é como se fose uma estufa!

caixas com um ambiente estéril para o manuseamento limpo de materiais

Foto de uma glovebox caseira.

indisp.png

Abrasoss!
 
Última edição por um moderador:
Eu uso uma dessas lâmpadas germicidas, é uma fluorescente pequenina que não gera quase nada de luz, porém ela gera no ar um forte cheiro de ozônio(um cheiro parecido com o de ovos)! acredito que ela seja germicida exatamente por que o ozônio é altamente germicida, pois já esqueci uma seriga por horas ao lado da lâmpada e ela continuou sendo completamente eficaz! Presumo que ela só agrida o que estiver em contato com o gás!

Abraços
 
Só lembrando que glovebox não elimina a etapa de esterilização em P.P ou autoclave! é simplesmente uma caixa livre de fluxo de ar!
 
Estou em meu primeiro cultivo, potes inoculados a 4 dias ainda nenhum sinal de contaminação nem colonização, AINDA NAO HAVIA VISTO O TOPICO, mais ja tinha ouvido falar sobre o poder da uv-c em esterilização entao resolvi inocular meus polos pf em uma dessas, na firma em que trampo tem uma pequena estufa dessas para imitar o efeito que o tempo faria nos plasticos 1mes dentro dela equivalente a 12/13meses no tempo, nao sabia do potencial dessas lampadas apenas 2, fiquei 3minutos inoculando 4 bolos PF.
Literalmente me FUUU.....2 dias com os olhos zuadooosss, nao conseguia abrir mais que 10segundos :eek::eek:, REALMENTE MUITOOOOO CUIDADOOOOO...vacilei e nao me informei bem antes! nao faça o mesmo auhua vou por uma foto junto somente dos meus olhos tirada com muita força para abrilos...:neg::!:VACILO


Bom espero que almenos de tudo certo e possa ocorrer uma boa colonização para mim poder tirar um carimbo e devolver a essa bela iniciativa do pessual do forum, um em especifico!! Valeu PAPAcogumelistico mtoo obrigado!!
fud.JPG
 
Estou em meu primeiro cultivo, potes inoculados a 4 dias ainda nenhum sinal de contaminação nem colonização, AINDA NAO HAVIA VISTO O TOPICO, mais ja tinha ouvido falar sobre o poder da uv-c em esterilização entao resolvi inocular meus polos pf em uma dessas, na firma em que trampo tem uma pequena estufa dessas para imitar o efeito que o tempo faria nos plasticos 1mes dentro dela equivalente a 12/13meses no tempo, nao sabia do potencial dessas lampadas apenas 2, fiquei 3minutos inoculando 4 bolos PF.
Literalmente me FUUU.....2 dias com os olhos zuadooosss, nao conseguia abrir mais que 10segundos :eek::eek:, REALMENTE MUITOOOOO CUIDADOOOOO...vacilei e nao me informei bem antes! nao faça o mesmo auhua vou por uma foto junto somente dos meus olhos tirada com muita força para abrilos...:neg::!:VACILO


Bom espero que almenos de tudo certo e possa ocorrer uma boa colonização para mim poder tirar um carimbo e devolver a essa bela iniciativa do pessual do forum, um em especifico!! Valeu PAPAcogumelistico mtoo obrigado!!

Psicodelic cuidado com essa lampada..
Seu olho ficou bem maltratado, se eu fosse vc iria mrcava uma consulta no médico.
Melhor previnir do que remediar..

perigoso isso...

Boa sorte no seu cultivo...:pos:
 
Bom espero que almenos de tudo certo e possa ocorrer uma boa colonização para mim poder tirar um carimbo e devolver a essa bela iniciativa do pessual do forum, um em especifico!! Valeu PAPAcogumelistico mtoo obrigado!!



Cara cuidado com seus olhos são partes muito importantes e sensiveis do corpo!!! vai no médico vai!!!
E pelo o que está dito ai em cima talvez a luz tenha matado os esporos!!!
mas mesmo assim boa sorte!!
Abraço e cuidado
 
Back
Top