Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Kunda e o novo mundo fungico.

kunda

Primórdia
Cadastrado
04/05/2012
29
25
37
Ola meus amigos , novos ares ,e após longos anos de hibernação e falta de tempo e material para iniciar o cultivo , dei inicio finalmente aos estudos dessa grande ciencia.
Em primeiro gratidão ao Nomade , Rain spirit e todos meus amigos de longa data do mundo enteogenico , estou preparado agora para imergir a esse novo mundo.
Bom vim aqui , nessa casa ,para esclarecer umas duvidas.

Há quase 1 mes , eu inoculei esporos de Psylociben Thai , porem eu solubilizei os esporos em Alcool 70 , e os inoculei em MEIO MS padrão , phytagel + MS .
Porem os esporos não pareciam germinar , logo que estavão em um laboratorio com iluminação artificial e um clima gelado.
Depois eu li que para germinar os esporos , precisava de escuridão e clima quente , foi ae que deixei os potes inoculados debaixo de um armario ,onde nao pegava luz e era mais quente .

Deu 1 semana e 1 dos potes apareceram esses fungos.

Agora pergunto meus amigos , esses são o mycelio dos cubensis ??

meu primeiro cultivo e estou mto feliz , todo o procedimento foi feito em fluxo laminar e disponho de alta tecnologia para agora estar produzindo essa magia ...

espero que sejam eles , procurei mto por fotos e pelo forum , e creio que devem ser ..

espero respostas, GRATIDÃO ,paz
DSC02487.jpgDSC02489.jpgDSC02490.jpgDSC02491.jpg
 
Puxa kunda, seja bem vindo!

Você pode ir lendo uns links básicos, que podem lhe ajudar: A Biblioteca, o Manual do Usuário e O Glossário!

Pela aparência de sua cultura, eu diria que é cubensis. Se todo o processo foi feito em uma câmara esterilizada, utilizando os procedimentos adequados, com certeza é!

É um micélio saudável e bem uniforme, parabéns! Ele têm aquele jeito característico de cubensis. Mas é esperar para ver.

Para começar você poderia tentar a técnica PF, mas como você já deve ter experiência com alguns cultivos, pode partir direto da cultura líquida!

Abraços!
 
sei nao esse micelio viu kunda.
essa de solubilizar em alcool tambem achei estranho, o alcool tinha desnaturante?
 
Nunca vi um cultivo caseiro com esses métodos.
Nunca vi um cultivo com esses métodos. Deve ser minha ignorancia, explica logo isso aí Kunda!
 
fala meu brother arcaico ,o meio MS 'e uma meio de cultura para plantas in vitro no processo de micropropagacao - biotecnologia neh , o MS e uma mistura de micro e macronutrientes essenciais para a planta , o phytagel 'e a mesma coisa que o agar , mais em forma de sal , ae vc mistura eles , afere o ph para 6 , poe no microondas por uns 6 minutos e entao coloca nos vidros e espera ele solidificar .

eu testei o meio MS pra ver ce germinava , logo que eu tinha bastante dele no laboratorio. achei essa receita na internet
MEIO DE CULTURA - (MS) Murashige & Skoong
.
Fabricando um meio de cultura
Por: Thiago Wolf

thiagowolf@orquideascanoas.com.br
.
As sementes de orquídeas não possuem endosperma funcional, ou seja, não possuem uma reserva nutricional para o embrião, na natureza, a semente utiliza para esse fim, um fungo chamado "Micorriza", de onde retira os nutrientes necessários a sua sobrevivência.
Esse tipo de reprodução e chamada de, simbiôntica.
Em 1922 o Professor Knudson concedeu a cultura chamada assimbiótica, utilizando-se de cinco sais minerais, açúcar, Agar-agar, misturando-os e controlando o seu pH, semeando uma pequena quantidade de sementes em um meio estéril, em um frasco fechado que, no início, possuía um furo na tampa vedado com algodão hidrófobo, para trocas gasosas, tendo sucesso em sua experiência, abrindo as portas para vários outros métodos similares de cultura assimbiótica.
Nessa matéria, apresentarei para vocês um desses métodos, O chamado (MS), de (Murashige & Skoop).
Essa fórmula é uma das mais usadas atualmente, e é acrescida de alguns ingredientes caseiros como a banana e a batata.
Você vai precisar de:

awww.aorquidea.com.br_foto0166.jpg

500 ml. de água para injetáveis
Encontrado em lojas de material hospitalar.
Carvão ativado em pó
Encontrado em lojas de produtos químicos e casas de aquários.

awww.aorquidea.com.br_foto0167.jpgawww.aorquidea.com.br_foto0168.jpg

Agar-agar especial
Encontrado em lojas de produtos químicos, De preferência o importado conhecido como "especial".
(Não é o comestível)
(MS) - composto Murashige & Skoop
Encontrado em alguns orquidários comerciais, Pode ser fabricado em farmácias de manipulação que trabalhe com orgânicos. Click aqui para visualizar a receita.

awww.aorquidea.com.br_foto0169.jpgawww.aorquidea.com.br_foto0170.jpg

Banana
De preferência não maduras.
Batata
De preferência inglesa ( batata branca).

awww.aorquidea.com.br_foto0171.jpgawww.aorquidea.com.br_foto0172.jpg

Açúcar Cristal
Qualquer marca.
Proveta graduada
Encontrada em lojas de equipamentos para laboratório.
(Ou qualquer outra ferramenta para medida de líquidos.)

awww.aorquidea.com.br_foto0173.jpgawww.aorquidea.com.br_foto0174.jpg

Balança de precisão
Ou qualquer ferramenta para medição de sólidos..
Utilizando os equipamentos de medição descritos acima, coloque no liquidificador, 150ml. de água para injetáveis, 60gr. de batata, 15gr. de banana e uma colher de chá de carvão ativado em pó.

awww.aorquidea.com.br_foto0175.jpgawww.aorquidea.com.br_foto0171.jpgawww.aorquidea.com.br_foto0170.jpgawww.aorquidea.com.br_foto0176.jpg

Bata bem e Reserve essa mistura
Agora em uma panela, misture 10gr. de açúcar cristal, 10 ml. de Agar-agar,e 250ml. de água para injetáveis.

awww.aorquidea.com.br_foto0172.jpgawww.aorquidea.com.br_foto0168.jpgawww.aorquidea.com.br_foto0175.jpg

Em fogo brando, mexa até o Agar-agar dissolver, tornando a mistura translúcida. Junte com a mistura do liquidificador e adicione 2ml de composto (MS).
Utilize para essa medida uma seringa de injeção.

awww.aorquidea.com.br_foto0177.jpg

O meio de cultura está pronto, agora, ele deve ser esterilizado. Para isso, siga os passos abaixo.
Tenha em mãos, um funil, vidros limpos com suas respectivas tampas também limpas, uma panela de pressão para efetuar a esterilização.
Com a ajuda do funil, coloque nos frascos aproximadamente 1 centímetro de meio de cultura em seu fundo.
Feche com a tampa, e repita a operação nos outros frascos até utilizar completamente todo o meio produzido.
Atenção: Nesse primeiro instante, não aperte demais as tampas para que os vidros possam "respirar" durante a fervura, evitando assim, sujar as paredes internas do frasco.

awww.aorquidea.com.br_foto0178.jpg awww.aorquidea.com.br_foto0179.jpg

Coloque agora, dois dedos de água da torneira no interior da panela de pressão.
Leve os frascos a panela de pressão, deixando de quinze a vinte cinco minutos, contando a partir do início da fervura. Esse tempo é suficiente para a esterilização dos frascos e varia de acordo com o tamanho da panela, quanto menor a panela, menor o tempo de fervura.
Atenção: Caso opte por usar tampas plásticas, evite deixar por muito tempo em fervura, evitando que as mesmas derretam.
.
awww.aorquidea.com.br_foto0180.jpg awww.aorquidea.com.br_foto0181.jpg

Eu utilizo uma panela de 20lts, com capacidade para 16 frascos do tipo "para palmito", sendo necessário dois níveis de frascos para aproveitar totalmente o espaço da panela.
Dependendo do tamanho da panela, aproveite a mesma para esterilizar outros materiais que serão utilizados na fase da semeadura, como pinças, papel toalha, filtro de papel, água, etc.

awww.aorquidea.com.br_foto0182.jpgawww.aorquidea.com.br_foto0183.jpgawww.aorquidea.com.br_foto0184.jpg

Tampe a panela e leve ao fogo.
Após o tempo de fervura determinado, aguarde aproximadamente 1 hora para que a panela e os vidros esfriem, evitando acidentes.
Depois de esfriarem, abra a tampa da panela e aperte bem as tampas dos frascos. Caso não vá utilizar imediatamente a cultura, lacre as tampas com filme plástico.

awww.aorquidea.com.br_foto0185.jpg

Está concluído, os frascos estão prontos para serem semeados, basta agora você escolher as sementes e iniciar o processo de semeadura.
Essa receita rende entre 12 e 14 frascos, e não é necessária a medição de seu PH.
Já tive experiências com semeaduras e repiques sem essa medição e não tive nenhum problema.

achei isso pela internet agora pra tentar me explicar melhor hehehee ... mais na faculdade agente ja compra esse reagente pronto de laboratorio.

Meios de Cultura (definição)

Qualquer preparação líquida ou sólida preparada especificamente para o crescimento, armazenamento ou transporte de microorganismos ou outros tipos de células. A variedade de meios existentes (como os meios diferenciados, seletivos, para teste, e os definidos) permite o cultivo de microorganismos e tipos celulares específicos. Os meios sólidos são constituidos de meios líquidos que foram solidificados com um agente como AGAR ou GELATINA.

solubilizar em alccol foi viagem , nao sei de onde tirei isso ..... foi viagem psicodelica URGHH
 
Última edição por um moderador:
Os álcoois combustíveis e de uso doméstico possuem teor alcoólico superior a de bebidas, no entanto, estes álcoois não podem ser ingeridos, pois possuem aditivos, conhecidos como agentes desnaturantes, que são responsáveis pela alteração do gosto do álcool, para evitar que sejam ingeridos. Alguns agentes desnaturantes, utilizados: metanol, etanal e benzoato de denatônio.

awww.quiprocura.net_composicao.jpg

fonte: http://www.quiprocura.net/etanol.htm

Mesmo esta fonte nao citando, os desnaturantes sao adicionados ao allcol para que as bacterias, fungos e ate proteinas encontradas na agua do alcool nao tomem cor/cheiro (agindo como um agente esterelizante extra na composicao do produto).

*(morei em barra bonita/sp e minha ex era quimica, trabalhava no setor acucar/alcool da usina da barra e me deu uma aula sobre o assunto quando perguntei-a porque eu nao deveria beber alcool de posto)
 
Dissolver os esporos em álcool 70, tenha ele ou não desnaturantes, como fez 0 kunda, já representa um sério risco para os esporos. Eu evitaria.

Álcool 70 é desinfetante, embora não necessariamente esporicida (https://teonanacatl.org/wiki/alcool-70/). Não vejo como o desnaturante poderia ou não aumentar esse risco de forma apreciável. Ainda espero fontes.


Já para preparar álcool 70 para uso geral em cultivos, como limpar superfícies etc. o álcool comercial com desnaturantes serve tão bem como outro qualquer.
 
eu sinceramente nao sei de onde tirei isso , confundi as coisas , devia estar pensando em outra coisa na hora , alcool 70 e usado justamente pra esterilizar as coisas , no fluxo laminar e td mais ... eu ia usar agua destilada ,mais acabei usando o alcool 70 ...

enfim mais acredito que nao tenha inviabilizado os esporos , vamos ver como seguem , eu envio noticias .
 
Complementando, o benzoato de denatônio, usado como desnaturante no álcool comercial para limpeza, tem um sabor extremamente amargo. Isso evita que os humanos usem esse álcool, que paga impostos mais baixos, na fabricação de bebidas (10 partes por milhão de benzoato de denatônio já torna as bebidas intragáveis).

Nas concentrações utilizadas como desnaturante geralmente não é tóxico para muitas espécies animais, tendo no máximo efeito irritante na pele de humanos, por exemplo.

Efeitos esporicida, bactericida e virucida, especialmente nas concentrações usadas como desnaturante, devem ser investigados. Não é comumente citado como tendo esses efeitos nessas concentrções.
 
Efeitos esporicida, bactericida e virucida, especialmente nas concentrações usadas como desnaturante, devem ser investigados. Não é comumente citado como tendo esses efeitos nessas concentrções.
Na verdade o efeito eh agregado pela tensoatividade do mesmo.quem fornece a propriedade fungicida/esporicida viricida quem proporciona eh a combinacao alcool e agua.
Mandei um pdf pra voce naquela explicacao por particular que demonstra isto( como o benzoato aumenta a capacidade de troca de ions e cations aumenta num composto quimico que tem carga eletrica maior que a carga eletrica do composto organico - o kunda que trabalha em laboratorio deve poder explicar com palavras melhores).

so pra dar uma luz:
Quando em condições favoráveis, ocorrerá o processo de germinação, onde o esporo dará novamente origem à célula vegetativa. Este processo pode ser subdividido em 3 estágios: Ativação, Germinação e Crescimento.
A ativação é um processo reversível, que prepara o esporo para a germinação. Na germinação, começa a ocorrer um intumescimento, em decorrência da absorção de água do meio. Há então a ruptura ou reabsorção da capa do esporo, a perda da resistência e o aumento da atividade metabólica. Este estágio pode ser disparado por diferentes metabólitos, tais como açúcares ou aminoácidos. A última etapa consiste no crescimento, quando o metabolismo normal é retomado e há a síntese dos constituintes normais de uma célula vegetativa. Neste momento, o protoplasto emerge do restante da capa e desenvolve-se normalmente, outra vez.
esporo3.gif
esporogermin.gif

Processo de germinação do esporo
(Adaptado de Prescott et al., Microbiology, 2000)
http://vsites.unb.br/ib/cel/microbiologia/morfologia3/morfologia3.html

Mas ae pra entender tem que ter uma certa base em quimica organica, e observacoes laboratoriais.
E isso tudo ja virou um baita desvio de assunto, torco pelo micelio do kundalini e que ele tenha sucesso em sua empreitada.
 
Última edição:
nossa valeu pelas informacoes , eu nao trabalho com microrganismos por enquanto faco mais cultura de tecidos vegetais , micropropagacao , mais me encanta esse mundo fungico , valeu pelas vibracoes de bons cultivos , a mtos anos espero a hora chegar
 
bom acho que era contaminante ..... apareceram um pedacinhos meio azulados ... zica do pantanol ... porem hj mesmo fiz um meio de cultura liquido novo para fungos e segunda começo a jornada rumo a germinação .... puts to aprendendo ainda , errando que se faz ! rs valeu amigos
 
o carimbo era de 2010 tbm , talvez estavam inviaveis ...

não podemos afirmar com certeza que seja o carimbo, por ser de 2010, não indica que esteja inviável.
 
Em grande parte, os esporos de cubie levam muito mais do que 2 anos para tornarem-se inviáveis.
 
pois é , agora coloquei os potes da primeira tentativa em incubadora a 27 graus , tambem fiz um meio SAUBORAUD , o autoclavei na segunda feira e tentei (agora sem a viagem do alcool nos esporos) inocular os esporos de ( b+ albino e tazmanian ) direto sobre o meio SAUBORAUD . depois os deixei na camara de incubação de microorganismo a 27 graus , isso foi segunda feira , espero que funcione dessa vez , ate sexta espero ver a germinação !! uhu

novamente os esporos eram de 2010 , procedencia NOMAD , vamos ver ce a idade influencia , o carimbo do B + albino estava muito pequeno .

agora é esperar !!!
 
Back
Top