Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Isolamento de Cobweb

• Criador do tópico Criador do tópico Mr D.
  • Data de início Data de início

Mr D.

Cogumelo maduro
Membro Ativo
12/10/2007
444
73
Isolei uma parte de micélio de cobweb retirado de micélio de cubensis contaminado, ele se desenvolveu bem em níger úmido, já colonizou 100% um pote que fiz ontem.

Agora quero dividir esse micélio em outros copos e depois testar as técnicas de extermínio de cobweb pra ver qual é a mais rápida e simples...

Posto os resultados ao fim da experiência =)

Quando é para estudo e conhecimento, até vale fazer tais manobras.

Mas, muito cuidado Greenomo, com sua saúde e para não deixar traços de contaminação por todo seu ambiente.

Faça suas observações com a cobweb, em um ambiente bem longe do seu cultivo, use luvas, máscara, e óculos de proteção.

Upvote 0
Puxa, achei que cobweb fosse inofensiva!

Vou tomar mais cuidado.

E ela está bem longe do meu cultivo, quanto a isso não há problema.

Upvote 0
Observações:

Exp. 1: Aumentei a circulação de ar em um casing contaminado por cobweb, cheguei a deixar o casing aberto (é um casing só para experiências) por 2 dias, o cobweb continuou se desenvolvendo muito bem e tomou todo o casing.

Exp. 2: Borrifei 5 ml de água oxigenada na superfície do casing contaminado. O micélio (de cobweb) chegou a enfraquecer, mas voltou com força total e novamente colonizou todo o casing.

Exp 3: Ontem borrifei 10 ml de água oxigenada sobre o casing, injetei água oxigenada nas laterais também, onde o micélio de cobweb também já tinha colonizado. A princípio pareceu funcionar, o micélio chegou a morrer em várias partes, mas hoje já o observo com força total novamente.

Alguém tem mais sugestões de como exterminar cobweb?

Amanhã posto mais algumas conclusões das experiências de hoje.

Upvote 0
Tente nitrato de oxiconazol, hehehe.

Pena que deve destruir o cubensis também! :)

Upvote 0
O que é isso, Cogtrd?

Onde eu compro?

Se foi uma piadinha, perdõe minha ingenuidade.. =)

Upvote 0
Certo, vou baixar a temperatura agora.

Ps: mas isso também frearia o desenvolvimento do micélio (que na verdade já freiou com a cobweb).

Vou fazer igual.

Upvote 0
Ps: mas isso também frearia o desenvolvimento do micélio (que na verdade já freiou com a cobweb).

vc quer cogumelos ou micélio??

para a formação de pins é necessário a queda da temperatura e o aumento de O2

á poha, entendi agora, vc quer cultivar cobweb né??
cuidado com isso ai meu amigo :)

Upvote 0
Já que o tópico é sobre cultivo de cobweb....
vou dar minha singela contribuição:

Bem, estou cultivando isso aí há 20 dias já.
Surgiu assim: montei um casing com milho colonizado, vermiculita, fibra de coco e pó de coco. Enquanto o micélio desenvolvia, antes de cobrir com vermiculita pura, deixei enrolado em plástico filme, fiz alguns furos.

Porém, por problemas, deixei um dia a mais enrolado com plástico, algumas gotículas condensaram no plástico, pingaram no substrato, e a cobweb surgiu.
Mesmo assim, cobri com vermiculita, e coloquei o casing no terrário 2, para observação.

O resultado está aí, nas fotos. Dias pra cá, aumentou de tamanho, e sábado, vou enterrar tudo.

Alguém sabe identificar melhor o ocorrido, se é cobweb , ou alguma mutação do micélio?

Cadê o Shroower???
DSC03496.JPGDSC03500.JPG

Upvote 0
Já que o tópico é sobre cultivo de cobweb....
vou dar minha singela contribuição:

Bem, estou cultivando isso aí há 20 dias já.
Surgiu assim: montei um casing com milho colonizado, vermiculita, fibra de coco e pó de coco. Enquanto o micélio desenvolvia, antes de cobrir com vermiculita pura, deixei enrolado em plástico filme, fiz alguns furos.

Porém, por problemas, deixei um dia a mais enrolado com plástico, algumas gotículas condensaram no plástico, pingaram no substrato, e a cobweb surgiu.
Mesmo assim, cobri com vermiculita, e coloquei o casing no terrário 2, para observação.

O resultado está aí, nas fotos. Dias pra cá, aumentou de tamanho, e sábado, vou enterrar tudo.

Alguém sabe identificar melhor o ocorrido, se é cobweb , ou alguma mutação do micélio?

Cadê o Shroower???
Parece uma cúpula de uma cidade alienígena!
Vocé já cortou esse treco pra ver o que tem dentro?
Quando o fizer use óculos, luvas e máscaras e cuidado porque esse troço pode soltar uma bufa alien em você!:D

Paz e Luz!

Upvote 0
Parece uma cúpula de uma cidade alienígena!
Vocé já cortou esse treco pra ver o que tem dentro?
Quando o fizer use óculos, luvas e máscaras e cuidado porque esse troço pode soltar uma bufa alien em você!:D

Paz e Luz!

Pois é!!
se forem alienígenas, eles estão em casa!!!

A estranha formação quase dobrou de tamanho já, ficou mais alta.

Ainda estou esperando o momento certo de fazer um corte cirúrgico nela. Como ela não interfere em nada aqui e está isolada no terrário, vou deixar ela continuar a crescer, quando eu manipular com ela, vou tirar fotos.

Se ela soltar uma bufa... é porque é corajosa mesmo, e não sabe o troco bufoalienígena que terá:D

Paz, luz e um forte abraço irmão!!!:rolleyes:

Upvote 0
Pois é!!
se forem alienígenas, eles estão em casa!!!

A estranha formação quase dobrou de tamanho já, ficou mais alta.

Ainda estou esperando o momento certo de fazer um corte cirúrgico nela. Como ela não interfere em nada aqui e está isolada no terrário, vou deixar ela continuar a crescer, quando eu manipular com ela, vou tirar fotos.

Se ela soltar uma bufa... é porque é corajosa mesmo, e não sabe o troco bufoalienígena que terá:D

Paz, luz e um forte abraço irmão!!!:rolleyes:
O troco eu não duvido que seja violento!:D
Mas digo para tomar cuidado com expulsão de esporos, etc... Vai saber que bixo é esse!?
Abraxx
Paz e Luz!

Upvote 0
Eu arriscaria em HONEYCOMB contamimante.
Vou chegar as bases (ou Dry bubble - preciso checar mais tarde volto)

enrolando - quase acendendo

Upvote 0
O que é isso, Cogtrd?

Onde eu compro?

Se foi uma piadinha, perdõe minha ingenuidade.. =)

Era uma piadinha, hehehe, mas isso não quer dizer que não tenha chance de funcionar... =)

O Nitrato de Oxiconazol é um remédio genérico de uso externo para tratar infecções por fungos (micoses e etc)...

Segundo uns colegas farmaceuticos os "azóis" são antifungicos poderosos... talvez se você pingar só na parte contaminada destrua a contaminação...

Se você não tem nada a perder experimente! :)

Upvote 0
Nossa, mas isso com certeza ia matar o micélio também! =P

Baixei a temperatura, amanhã vou ver o resultado.

Mas valeu pela "dica" =)

Upvote 0
Nada disso vai funcionar.

A contaminação real:

1) compete com outros organismos;
2) não está no bolo todo;

Por mais que você espirre água oxigenada pura sobre um bolo colonizado de cobweb ele nunca vai entrar em contato com todo o cobweb, ao contrário do que acontece num estouro inicial de cobweb num casing ou bolo onde ele aparece só na superfície e adentra pouco.

Aqui SEMPRE funcionou o combate com água oxigenada 3% SE:

1) É feito logo no início do aparecimento;
2) Há troca de ar suficiente;
3) Camada de casing tem carbonato de cálcio;
4) É repetida por pelo menos 2 vezes depois do ressurgimento.

Matar um bolo todo contaminado de cobweb só submergindo por horas em solução eficaz ou esterilizando com vapor e pressão.

Só.

Testes assim tem que ser feitos em placa de petri.

:pos:

Upvote 0
Back