Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

InvitroTEK

sonnekonig

Cogumelo maduro
Membro Ativo
06/07/2006
269
71
36
fla galera...
tava dando uma andada pelo fórum e acabei caindo numa parte que perguntava se "era absolutamente necessário ter terrário e encubadora" para o cultivo, e aí fui ler, e descubri q tem uma outra forma (eu só conhecia até então PF e casing) de cultivo, que é a InvitroTEK.
alguem tem algum material ou saberia pelo menos dar umas dicas, umas idéias, sobre essa tek?
de repente cada um escreve um pouquinho e nós até montamos tipo um tutorialzinho sobre ela, aki pro pessoal do fórum
ela é eficaz msm?

aguardo.
flwz! :)
 
Pelo visto não há nada no forum mesmo sobre o InvitroTek. O tópico que tinha era do Dandy, mas se perdeu.

Mas não há segredo nenhum, apenas prepare os copos com menos quantidade de bolo e forçe a frutificação dentro dele, com ajuda de uma luz indireta quando e choque térmico quando a colonização estiver a 100%. Os cogumelos irão nascer apertados entre o bolo e o copo, todos deformanos (coitados! :D).

A vantagem desta TEK é que você não tem que se preocupar em fazer terrário nem com umidade. Se o micélio crescer bem dentro do copo que você preparou e não tiver contaminação, é certa a frutificação. Ideal para quem tem pouco espaço ou pra quem segue a filosofia KISS (Keep it simple, stupid! heheh).

A desvantagem é que só dá pra fazer um flush por copo, pois pra colher os frutos você terá que tirar os bolos dele e, provavelmente, quebrá-los, pois os cogus aumentam o volume dentro do copo e fica difícil tirá-los. A produção por copo também é baixa, mas você pode compensar isso fazendo mais copos.
 
o "ruim" demais a que vc se referiu, shroower, é qto +-? :)
eu acho que dependendo da pessoa, é uma forma boa... ocupa menos espaço, dá menos trabalho, e dando pra tirar uns 2 prints e sobrar alguns cogumelos pra porção individual, tá bom! :) ah... vou olhar o site q passou
Waver hmmmmmm... obrigado pelas explicações... dependendo de como for eu acabo tentando alguns assim! ^^
 
Ah, se voce vai abrir a tampa do pote ja eh outro assunto, pq se deixar fechada vai ser bem dificil pegar algum print ja que os cogumelos vao nascer todos tortos e amassados.

Com a tampa aberta se for uma boca larga acho que da pra conseguir o suficiente, mas ai voce vai precisar aplicar uma camada de casing pra reter umidade e talvez cobrir com um saco plastico ou algo assim.

Nao sei se entendi, mas parece que voce queria deixar fechado :confused:

Ateh.
 
ainda acho q a tecnica do saco com esterco é exatamente a KISS

eh vantagem como disse pois se voce colher uns 4 sprints perfeitos pronto,

da pra fazer mais 4x sem conta q com 3x q voce faça ja tem sprints suficiente pro resto da vida heiuehuiehuih

boa dica kra...

and "keep it simple stupid" hieheuiheiueh

good vibes pra todos que cultivam
 
psilocibec disse:
Eu faria a in vitro assim:

- Pegaria um pote desse tamanho e colocaria substrato apenas até a metade.
- Deixaria colonizar 100% e depois cobriria as partes laterias expostas do micélio com alguma coisa preta.
- Tiraria a tampa do pote e trocaria por um filtro ou algo do tipo.
- Cobriria o substrato colonizado com uma camada pra casing.
- Induziria a formação de primordias com luz e temperatura ideais.
- Geraria umidade borrifando água quando achasse que está seco por meio do olhometro.
- Utilizaria a tek do mauricio de injetar água nos bolos, tanto antes do primeiro fluxo como nas entresafras.

Creio que fazendo algo desse tipo venha a dar certo sim, com uma produção até melhor que a invitro normal, podendo até ser comparara a cultivos tradicionais mais ortodoxos.

=D
pra ficar mais fácil de axar, pois no outro topic tava bem lá pra frente!
 
como seria a inoculação nesses potes , já que estão só até a metade...pelo que entendo a agulha não chegaria ao substrato....ou estou errado???
 
como seria a inoculação nesses potes , já que estão só até a metade...pelo que entendo a agulha não chegaria ao substrato....ou estou errado???
a inoculaçao em todos os casos se dá pelo vidro.
você tomba um pouco o vidro, enfia a agulha até encostar na parede interna do recipiente e coloca 1 ou duas gotas suficientes pra escorrer até o fundo do copo/pote.
tá tudo na biblioteca!
:pos:
 
Pelo visto não há nada no forum mesmo sobre o InvitroTek. O tópico que tinha era do Dandy, mas se perdeu.
(...)
A desvantagem é que só dá pra fazer um flush por copo, pois pra colher os frutos você terá que tirar os bolos dele e, provavelmente, quebrá-los, pois os cogus aumentam o volume dentro do copo e fica difícil tirá-los. A produção por copo também é baixa, mas você pode compensar isso fazendo mais copos.


Saudações meus caros. Dandy's back in town for the night. ;) O velho Dandy já não cultiva cogumelos os anos recentes, contudo, a sua última experiencia de cultivo consistiu na técnica de invitro... a qual achou SIMPLESMENTE GENIAL!

O processo é em tudo semelhante ao PF TEK normal, contudo, não se tiram os bolos e deixam-se crescer nos copos (ter atenção de permitir trocas gasosas para permitir o crescimento do micélio).

Ao contrário do que o Waver menciona não é de todo verdade que só se tire um flush por bolo. Após cada flush eu na altura experimentei a (na altura recente) técnica do dunking, que consistia em meter os bolos durante 12 horas num tupperware grande cheio de agua com 1 gota de lixivia para evitar contaminações. Após as 12 horas o bolo estava hidratado e era novamente colocado no copo e passados uns dias vinha um novo flush. Note-se que consegui cerca de 3 flushs por copo sem condiçoes minimas de higiene... estava a "brincar" e tava a ter bons resultados.

As minhas conclusões no final dessas experiencias foram que é muito mais prático e económico o uso do invitro. Não dá trabalho nenhum e dá bons frutos.

A única desvantagem é a parte estética e lúdica de ver cogumelos a crescer no terrário e de os secar direitinhos.. os cogumelos invitro ficam todos deformados.

Outra grande desvantagem é conseguir tirar os bolos nos primeiros flushes, uma vez que eles estão bastante comprimidos no copo. É a unica parte stressante desta técnica hehehe... uma pessoa às vezes pensa que nunca vai tirar... mas continuem a bater que eles acabam por sair. Ao longo dos flushes os bolos vão encolhendo e torna-se mais fácil o processo.

Ainda tenho por aqui bastantes fotografias que tirei na época. Talvez um dia volte a fazer um post sobre o assunto.

Um abraço para todos.
 
Me interessei bastante nessa técnica, poste as fotos ae Dandy pra gente.

O substrato usado por você foi qual Dandy? Estou pensando em usar Esterco e os potes, lógicamente tem-de se usar mais largos né. Me interessei bastante.

Vou passar a "Olhar" também o Shroomery. Só olhar, pq ler. kkk ;)

Abraços!
 
olá pessoal, desenterrei o tópico mas é por uma boa causa

beat e eu temos um copo frutificando invitro, trouxemos as fotos aqui

não colhemos nenhum flush ainda, mas o número de pins é fantástico, num bolo pf contamos mais de 25

atualizaremos quando terminado

até logo
000_0049.jpg000_0050.jpg000_0051.jpg000_0052.jpg
 
alguns dos cogumelos já abriram o chapéu dentro do copo, contanto acredito que não terão esporos...

trouxe fotos da evolução entre o último post e hoje

000_0059.jpg000_0060.jpg000_0062.jpg000_0064.jpg000_0067.jpg000_0069.jpg
 
olá opaleiro

bem lembrado:eek: substrato utilizado foi o ' bolo pf '.

e não houve abertura total dos copos, somente um furo para permitir trocas gasosas. sem mais vermiculita também...

os bags nunca testei, parece que valeria mais a pena frutificar os casings, já que a técnica consiste em usar sementes em um novo substrato (no caso, cocô de cavalo)...

desejo sorte :pos:

última atualização:

a colheita foi feita ontem, dois chapéus de cogumelo estavam abertos mas nem tentamos carimbá-los, uma vez que temos mais copos da strain para outros métodos de frutificação.

seguem as fotos, achamos que a produção foi razoável, já que colhemos mais cogumelos do que com um bolo pf no terrário de outra strain cultivada...
]
000_0074.jpg000_0075.jpg000_0076.jpg000_0079.jpg000_0080.jpg
 
Última edição por um moderador:
Eae, pessoal
Sou novato no cultivo, sempre catei, mas tô disposto a começar a cultivar.
Dando uma lida achei essa técnica InVitro a mais tranqüila, e pensei em tentar utilizar um grande pote de vidro ou mesmo de plástico (não sei se funciona) grande, talvez com uns 20 cm de altura e 30 de diâmetro.
A idéia parece ser a vermiculita, e substrato tipo farinha de arroz integral. Claro que eu teria que dar um jeito de esterilizar esse trambolho, talvez tenha que ser um pouco menor. Feito isso e inoculados os esporos eu teria que deixa-lo fechado, em um ambiente com sombra até aparecer micélio. Depois colocar uma tela e colocar num ambiente mais aquecido pra que ele cresça e frutifique...
Faz sentido isso? Eu sei que tem descrições detalhadas, mas são várias, me senti meio juntando um quebra-cabeças... se alguém puder dar uma dica, agradeço
Valeu
Abs
 
Nao faz nesse copo gigante nao
vai demorar muito pra colonizar e se por acaso ele contaminar, vc vai perder todo seu substrato sem chances de vc ter outros copos pra colocar no terrario.
fasendo em copos menores terá mas sucesso :luz:

depois que vc inocular os copos, eles teriam q ficar lacrados num lugar fechado com a temperatura de 28º (processo de colonizaçao)

depois que eles colonizassem por completo: vc iria colocar eles no ambiente de frutificaçao (terrario) com temperatura de 21º a 25º incluindo umidade , troca de ar e luz.

da uma lida la em BASICO, la vai esclarecer todas as suas duvidas
 
Back
Top