Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Introduzindo Psilocybe cubensis nas metrópoles.

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
Postei na área livre para não expor o tópico. O assunto é sério, gostaria da opinião de todos colegas :pos:

Um dia apreciando os cogumelos e fungos da parte verde da minha cidade me veio a cabeça: Se esses fungos conseguem, de alguma forma os psilocybes também conseguirão se adaptar a esta região. Por que não dar uma chance à eles?

Aliado a essa ideia ocorreu-me o fato de receber um carimbo de um colega cultivador de p.c. PES Amazonia. Adorei a raça, micélio de crescimento rizomórfico acentuado, colonizador rápido e agressivo, resistente a contaminações, frutos grandes resistentes e esporuladores massissos.

Por esporularem muito bem e serem muito resistentes, colonizarem diferentes substratos em diferentes temperaturas e matarem diferentes contaminaçoes que os esolhi para serem o primeiro teste do experimento.

Introduzir cultivos outdoor em terrenos baldios (e afins ;) ) geraria uma alta presença de esporos no ar das metropoles, e se tais terrenos fossem adubados e localizados adequadamente - parques, campinhos, bosques - os esporos teriam grandes chances de cairem em substrato colonizavel e começarem a se reproduzir independentemente de cultivos antrópicos.
Claro que isso levaria tempo.

Isso traria os cogumelos para a metropole.

:!: Maléfico ou benéfico?? Perigoso?? Perigos??

O que acham da idéia? Poética?? Utópica??

Paz, amor e muita poesia!:
 
Introduzindo Psilocybe cubensis nas metropoles.

ué? por que não?
em ULTIMISSIMO caso, se um policial parasse pra ver o qe vc esta plantando na praça, sei lah, jardim, hospital, clinica psiquiátrica, delegacia onde for , em ULTIMo caso mesmo, fale que sao SHITAKE. :pos: eu entro nessa!
 
Introduzindo Psilocybe cubensis nas metropoles.

Acho q é utópico, pq a vida em metrópoles (em cidades de qualquer tipo) é anti-natural, expulsa a natureza quando não a mata, a falta de gado tbm atrapalharia muito, claro q com um trabalho muito sério no sentido de cuidar de tal existência numa metrópole poderíamos tornar o ser humano o simbionte perfeito pra todos cogumelos. Os cogumelos são odiados em cidades e não duvido q os próprios cogumelos odeiam cidades. O número de micófobos é muito maior em cidades do q no campo. O ar poluído, a água suja, os excessos humanos (como diz um velho refrão "respire o cheiro dos esgotos no chão") tudo isso está em direta oposição ao q os cogumelos são como organismo e o q representam como fonte de sabedoria.

Em um futuro utópico, sem subúrbios nem petróleo, onde humanos voltaram para a vida nas árvores e reconstituiram os espaços naturais originais, as "metrópoles verdes" de então definitivamente deverão ter fungos incorporados em um sistema eco-sustentável, pq são ótimas fontes de raras proteínas. Nesse futuro sim, os cogumelos seriam aceitos com unanimidade e estabeleceriam seu espaço dentro da cultura humana, especialmente no caso dos cubensis pq a pecuária como conhecemos hj e ecologia não andam juntos, portanto a continuidade dependerá mais diretamente dos humanos.

Também posso lembra-los q certos fungos são considerados despoluidores do solo e água, retiram metais pesados e toxinas do solo e tudo mais, propriedade "comum" entre fungos, daí outro benefício de incorporar cogumelos à cidades, mas creio q isso tá no caminho errado pois muitos estão buscando fazer um produto desse tipo de coisa, e acho q esses vão conseguir tirar a patente primeiro.

concluo com a afirmativa q sem intervenção humana continuada isso é impossível.

Daí os problemas: perigosíssima atividade. Causará paranóia intensa no indivíduo, o q possivelmente fará muito mais mal pra ele do q bem pra sociedade.

Inclusive, a situação é um grande absurdo, os governos locais gastam fortunas com arborização urbanística, fonte de muito desvio de dinheiro, fazem um trabalho porco o q destrói mais do q ajuda (ou melhor funciona como uma boa ou ruim maquiagem) ao mesmo tempo reclamam q o ambiente está sendo destruído por atividades mal fiscalizadas (contando o próprio governo destruindo e não se auto-fiscalizando) e a população, completamente alienada do mundo ao redor, continuam suas vidas e giram as engrenagens do sistema todo. Vai-se a mata atlântica, 40% da amazônia, o bioma cerrado praticamente inteiro, as velhas árvores do sul, etc. Se a população em algum momento saísse do sonho por momentos, tomasse uma atitude absolutamente drástica em relação aos modos sociais e simplesmente se responsabilisasse ativamente no tema arborização urbana, tirando tal domínio das mãos do cérebro burro e pulverizasse pela rede social, hortas comunitárias, produção local de alimentos, agroflorestas, boicotes de empresas podres, etc etc etc... seria algo muito mais interessante para os propósitos discutidos, mas infelizmente, estou beirando a utopia e saindo da realidade.

No ritmo atual, os cubensis em cidades estão em algo próximo à extinção (contando os cultivos indoor é claro, pois sem esses os psilocybes já estão extintos), o q aumenta a importância deste tópico.
 
Pelo jeito é melhor começar a introduzi-los nos quintais dos cultivadores... Já vi gente destruindo cogumelos por puro prazer, coisa irracional, egocêntrica e nojenta do ser humano, e o pior, em minha própria escola (onde eu estudava).

A história que se segue é q o pessoal da minah sala sabia q eu me interessava por cogumelos, por serem lindos e uma forma de vida fascinante. Haviam construido no pátio da escola um jardinzinho de cerca de 1x3m com várias espécies de plantas. Mas como proivavelmente enriqueceram o solo ocm estrume, em dias de hcuva apareciam várias espécies de cogumelos, jah vi muitos parecidos ocm P. cubensis mas não azulavam. Então um dia eu fikei fascinado com uma colônia de cogumelos marrons (oq parecia ser Paleolina, Subbs ou Psilocybe montana). Eu havia retirado um apenas pra levar até minha professora de biologia. Os mulekes da minha sala viram, e ocmo eles ~sao encanados comigo, num sei se é por causa do meu intelecto ou pelo simples fato de eu ser homossexual e isso os incomodar, então um deles foi no cercadinho de plantas na minha ausência, e destruiu TODOS os cogumelos pra me provocar (enquanto eu estava na ausencia, minha amiga havia presenciado o fato, por isso fikei sabendo oq cororrera ocm os cogumelos). Agora me diz, será q isso realmente num é utopia em kerer propagar espécies de cogumelos pela cidade?
 
Não acho tão utópico assim, mas se as metrópoles favorecessem a produção de psilocybes creio que já existiria alguns focos deles, visto que os esporos viajam por kilômetros das mais variadas maneiras: desde o vento até a sola de nossos sapatos. Creio que são poucos ou nenhuns os jardins e praças de qualquer cidade que são adubados. O que dizer então com adubos orgânicos e ainda mais estrume bovino. Acho que o problema seja essencialmente o substrato, que não deve existir em cidades grandes por questões "naturais".

Uma curiosidade: em um lugar que sempre freqüento, praticamente no centro da cidade, em uma avenida onde há congestionamento, passagem de ônibus a cada minuto e um considerável volume de pessoas, tem uma árvore já antiga. Volta-e-meia quando passo por lá há um grande fungo na base do tronco. Fico imaginando como que ele consegue vingar no meio daquele inferno... mas consegue. O dia que tiver a chance tiro uma foto dele.
 
Cara, a idéia é interessantíssima, mas como não tenho experiência com cultivo, fico com a resposta do Cygnus X. Acho que Psilocybes não vingariam em meio à energia caótica, cinzenta e suja do urbanismo...

Porém, eu estava pensando que talvez no caso de cidades pequenas do interior, algo parecido fosse bem mais viável! Nestas abaixo de 200.000 habitantes geralmente as energias negativas do urbanismo ainda não evoluiu ao nojento caos cinzento. A algumas quadras dos pequenos centros dessas já podemos nos deparar com diversas áreas verdes e coloridas. E além daí, na periferia que ruma ao interior, com certeza seria possível, sim! :rolleyes:

As dificuldades então seriam apenas de nível técnico de cultivo, o que não entendo quase nada. Porém, sempre que idéias revolucionárias com fins positivos evoluirem, estarei pronto para ajudar! :pos:

Infelizmente ainda vivemos extremamente longe de uma sociedade estilo élfica ou hobbit :(
 
Já encontrei um cogumelo (PC) no canteiro central de uma avenida daqui.

Um viaduto propiciava a sombra necessária.

Chuva e umidade por aqui não faltam.

O solo estava adubado com estrume.

Não sei se vindo com o estrume, vieram os esporos.

Ou alguém induziu a colonização.

O fato é que certas localizações favorecem outras não.

Talvez, seguindo as condições que o Cygnus X 1 recorreu em seu outdoor seja possivel.
 
Companheiros, mesmo nas metrópoles cinzentas, artificiais e psicóticas há locais como parques, praças... enfim áreas verdes, de contemplação da natureza onde certamente vingaria essa idéia do amigo Psilocibec. Não resido numa grande metrópole, aqui tem 100.000 habitantes,mas estou planejando com um amigo meu de instalar pelo menos três cultivos outdoor na área urbana daqui, devo iniciar em novembro, quando já está chovendo. Mãos a obra.:pos:
 
Claro claro, vc pode considerar um parque urbano como um "centro" natural. Mas não é. A realidade é q a cidade sufoca tais parques e neste sentido aqueles q pagam impostos estão sendo cobrados pelos serviços de manutenção associados, e não são baratos. Além disso todos os parques tem o q chamam de "plano de manejo", esse termo completamente auto-explicativo diferencia perfeitamente algo natural de algo humano.
 
Então cygnus. É por esses centros verdes serem passivos de manejo antrópico que se tornam ótimos lugares para começar a disseminar o psilocybe. Os parques daqui são sempre adubados, e com bosta BOA - eu já fiquei analisando ela hehe. De tempos em tempos toda a extensão do parque é adubada, e em tempos de estiagem o parque é sempre regado manualmente, ou seja, as condições para a vida serão sempre mantidas, enquanto o parque for verde os cubensis terão uma chance.

O que acha?
 
Agora sim, ouvi uma idéia q contém estratégia. Da forma como vc pensou a coisa pode ter um grande sucesso, desde q não sejam utilizados fungicidas e herbicidas pois estes irão atrapalhar a sua matemática. Vc só vai precisar encontrar o momento certo e o lugar certo dentro do fluxo q vc vem observando...

Como uma dica, vc pode levar o seu próprio composto, isso pode aumentar muito as suas chances. Tipo levar um sacão de estrume colonizado e misturar com o estrume do local ou fazer patches. Acho q o maior problema é esperar do micélio eventos homéricos do tipo: pouco substrato colonizado, muito estrume "reativo" ao redor e alta variabilidade dos fatores climáticos.
 
acho que todos os PC que encontrei na "natureza" foram em ambientes altamente antropizados. Pastagens de Brachiaria, (espécies exótica em área desmatada), em fezes de Bos taurus (espécies exótica). Portanto, concordo que as áreas verdes urbanas não podem ser consideradas "naturais" no sentido abrangente da palavra. Porém, é nessas áreas que a maioria da população urbana tem um mínimo contato com a natureza, povoá-las com PC permitirá o acesso a um maior número de pessoas que ainda têm dificuldades em cultivá-los ou não têm a facilidade de acesso à outras áreas naturais. Um abraço a todos!
 
Mas o microclima de áreas onde se, normalmente, faz pastagens é mais úmido e com menor amplitude térmica, isso pelo menos, por mais antropizado q um pasto seja (e é completamente), garante uma proximidade com o natural muito maior do q qualquer cidade grande brasileira, os grandes contribuintes para isso são a camada de cobertura vegetal consideravelmente maior e a menor exploração da água (subterrânea ou não) por área.

Também é importantíssimo notar q nas "áreas rurais" se tem uma biodiversidade muito maior do q qualquer parque urbano, tal biodiversidade é outro grande contribuinte pra qualidade bucólica dos psilocybes por diversas razões, desde proliferação de esporos por insetos, solos melhores, menor manifestação ou manifestação em menor potência de doenças, etc.
 
Concordo! Tenho a sorte de trabalhar freqüentemente (2 ou 3x por semana) em áreas rurais, numa região onde a natureza é bastante preservada! Deve-se lembrar que há "pastagens" e "pastagens", pois grande parte delas se encontra degradada, ou seja, compactada, erodida e sem a presençade árvores; mas, também há áreas de pasto bem conservadas e arborizadas, se assemelhando aos ambientes naturais. Paz e alegria:luz:
 
Na mesma linha de pensamento pessimista em relação às cidades, toda vez q abro o terrário em funcionamento bate aquela noção de preciosidade daquele microambiente q to tentando manter. É totalmente diferente do ambiente ao redor, é limpo (grande parte do tempo), fresco e úmido, um verdadeiro paraíso artificial (a arte de fazer terrários então não é tão diferente de um tipo de design de ecossistemas, caeteris paeribus pra biodiversidade). Em minhas ações sempre contemplo os extremos q um urbanóide pode chegar pra tentar esse resgate do natural dentro do caos psicológico envolvente, mesmo q seja por uma simulação, exercendo controle sobre outro organismo. Pelo menos nesse caso o fim inevitável e suficiente, não simulado, é o total ingresso na natureza auto-continuada e perpétua do fungo, onde a realidade presente demonstra, com nítida precisão, q do começo ao fim do meu processo de vida, fui controlado para chegar nesse nexo entre existências.
 
Ajuda sempre é bem vinda. Como gosto de fazer vários prints onde vejo que é um lugar estrategico dissimulos os esporos. Pode ser que não dê em nada agora mas de qualquer forma ja foi introduzido. Se render um cogu e esse abrir seu chápeu os esporos já estarão bem espalhados.

Pela causa.... com motivos :pos:
 
eu moro em apartamento... 15º andar, nada de quintal! :p estava pensando há tempos em tentar com 1 dos bolos do meu primeiro cultivo (que ainda não comecei) tentar um outdoor num terreno baldio perto de casa! espero que dê certo, e se der, pq não pensar em fazer em vários lugares e deixar o vento levar os esporos?!?! :D
 
existem muitas especies de psilocybe que se encontram em habitats urbanos, o cubensis com certeza nao seria bom candidato pois ele precisa de alta nutricao "mastigada" tipo estrume, substratos que usamos nos cultivos, praticamente comida, outras especies que se alimentam de detritos vegetais que ocorrem naturalmente tem mais chance nas cidades. o problema eh que por mais interesse um individuo pode ter nao ha muito material de pesquisa. eu me lembro de altas trips de bicicleta em sao paulo atras do psilocybe brasiliensis.... um bom metodo pra garantir que onde voce vai o cubensis vai, eh tirar carimbos num chapeu e usa-lo sempre, ou uma camisa, mochila, seja o que for ira distribuir esporos por tudo
 
Gostei da ideia, acho que vou jogar uns esporos de B+ nuns canteiros com sombra aki perto, qq coisa fço como o Boca disse, sao shitake
Ja plantei maconha num canteiro da escola, ate cresceram. Disse que eram alface:D
 
quem diria , gostei da sua ideia original ,existe milhares de coisas que passam por nossos olhos, porem percebemos aquelas que nos da interesse ou nos chama a atencao,entao aquele que nao sabe o siguinificado inerente dos cogumelos nao poderiam percebelos incocientimemte....
 
Back
Top