Bom...
o tópico não pode ficar no esquecimento.
Fiquei no compromisso de povoar minha micro-região por aqui, até agora em todas minhas caçadas, concluí que o
micélio do PC não está disponível por aqui, ou pelo menos, não quis se apresentar a mim. O fato é que muitas buscas foram feitas, muitas espécies de cogumelos encontradas, porém nenhuma delas de cubensis.
Não vejo a introdução do PC nas cidades como uma utopia.
Enxergo isso como um grande trabalho a ser feito por alguém que tem grande amor a mãe natureza, aos fungos, a vida, a liberdade. Alguém que sabe que deve ficar no anonimato. Que sabe que sua recompensa virá lenta, porém bela.
De posse de um print de PC, qualquer cultivador com boa vontade é capaz de preparar dezenas de potes com spawn colonizado. Pode-se utilizar o método dos out-doors, pode-se montar alguma cultura líquida a ser inoculada em canteiros ou possíveis substratos encontrados, pode-se sair por aí distribuindo, nas floreiras da vizinhança, alguns grãos 100% colonizados.
A natureza fará o resto por nós. Onde o micélio realmente têm condições de se estabelecer, isso acontecerá. Se 30% das tentativas vingarem, já é alguma garantia de que o ciclo será contínou, pelo menos a algum tempo. Após o primeiro
flush de cogumelos, se alguns chegarem a idade adulta e espalharem por aí seus
esporos, temos mais um aliado muito forte na causa. A própria reprodução do fungo.
Desde que comecei meus estudos aqui no CM, tenho metas parecidas, uma delas, além de intruduzir o PC na cidade, pretendo colonizar alguns pastos por aqui. Tenho plena aceitação que é um processo demorado. Terei que esperar passar o inverno para dar continuidade a pesquisa aqui em minha região, pois a temperatura já está oscilando muito, não terei tempo hábil até o outono.
Só quero deixar registrado que não acho utópico essa possível realidade. A Mãe Natureza precisa apenas de uma intervenção, aí que entra a mão do homem, justamente para dar o primeiro passo.
MuiLok acredita e luta pela causa.
Paz e luz aos irmãos!!!