Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Inicio com PESA

Diário de cultivo problemático.
Escolhi a PFtek, dia 02/06 preparei os bolos com com arroz integral com e sem casca e vermiculita e sem moer, fiz com eles inteiro, preparei uma seringa de 10ml e usei um print inteiro de PES e agitei bem na seringa, a princípio ficou tudo ok com uma umidade do bolo legal. Ontém quando abri a incubadora vi q estava muito seco os bolos e não tinha nenhum ponto de colonização. O que eu faço ? será que inoculo mais água destilada dentro dos potes, eles estão em temperatura constante de 28C. HELP !!!:confused:

Obs.: Quando eu abri a incubadora percebi que havia humidade dentro da caixa e os potes estavam secos, será que saiu toda a humidade do bolo pois deixei os furos abertos na tampa dos própios potes de polipropileno e cubri com 2 folhas de papel alumínio.
 
Última edição por um moderador:
Primeiramente, muita calma nessa hora meu amigo.

Se puder detalhar melhor seu procedimento, fica mais fácil de perceber algum erro. Vc deixou a seringa estática, para ocorrer re-hidratação dos esporos do print? Esse tempo deve ser de +- 20 horas, se for mais, melhor ainda.

Umideceu o substrato, quando pronto, antes de esterilizar? Fechou com fita os furos da inoculação?

Hoje já fazem 4 dias, então, é muito pouco tempo pra ter opinião forte sobre o que está acontecendo. Se vc não deixou hidratar os esporos, talvez o micélio não apareça, e é melhor recomeçar.

Esperamos maiores detalhes, tamos aí pra lhe ajudar no cultivo.

sucesso, paz e luz!!!:)

bikemx disse:
Obs.: Quando eu abri a incubadora percebi que havia humidade dentro da caixa e os potes estavam secos, será que saiu toda a humidade do bolo pois deixei os furos abertos na tampa dos própios potes de polipropileno e cubri com 2 folhas de papel alumínio.

pode ser sim, por causa disso.

o substrato depois de inoculado, deve ficar totalmente vedado, principalmente lacrando o tampão com fita adesiva.

se houve espaço pra troca gasosa, provavelmente perdeu umidade com isso.
 
Última edição por um moderador:
bikemx, belezinha?
Quantos bolos fez?
Por mim, 4 dias é muito pouco para sinal de micélio. No meu cultivo, foram aparecer com uns 6 dias.
Como disse o amigo Sir. MuiLok , vc umideceu corretamente o substrato na hora do preparo?
Abração e desejo que o cultivo dê certo :rolleyes:
MadHater
 
Primeiramente, muita calma nessa hora meu amigo.

Se puder detalhar melhor seu procedimento, fica mais fácil de perceber algum erro. Vc deixou a seringa estática, para ocorrer re-hidratação dos esporos do print? Esse tempo deve ser de +- 20 horas, se for mais, melhor ainda.

Umideceu o substrato, quando pronto, antes de esterilizar? Fechou com fita os furos da inoculação?

Hoje já fazem 4 dias, então, é muito pouco tempo pra ter opinião forte sobre o que está acontecendo. Se vc não deixou hidratar os esporos, talvez o micélio não apareça, e é melhor recomeçar.

Esperamos maiores detalhes, tamos aí pra lhe ajudar no cultivo.

sucesso, paz e luz!!!:)


Ok vamus lá Sr.Muilok.
Eu comprei luvas seringas potinhus de coleta de urina esterilizados tudo novo, lysol,arroz integral sem moer, vermiculita, água destilada, fiz uma gloovebox, incubadora e terrário tudo certinho.
Fiz todos os procedimentos de uma boa PFtek tomando os devidos cuidados. Preparei a seringa de10ml com umprint inteiro de PES e deixei por 32 horas em um zipbag dentro da geladeira issu num Sábado, no Domingo preparei os bolos em copos de wisk, usei 1 copo de arroz integral e 2 vermiculita para 3 copos e acrescentei água mineral até umidecer todo o bolo sem sobrar água no fundo da tijela, coloquei o substrato nos potes e uma camda 1 cm de vermiculita no final p/ completar, fechei com as tampas de polipropileno com 4 furos equidistantes, cobri com 2 folhas de papel alumínio, depois foi para esterilizar na PP a 25min, esperei até esfriar, depois inoculei dentro da gloovebox limpa com lysol e alcool, inoculei as mesmaquantidade para todos os furos rente a parede do copo, então cobri com os papeis alumínio e foi para incubação dentro de uma caixa de isopor limpa com lysol tbm, com temperatura mantida a 28C, ontém quando abri percebi que estava muito seco os bolos e a caixa estava umida, acho que vasou a umidade dos bolos dentro da caixa. Será que posso inocular mais água destilada dentro dos bolos e tampar os furos nas tampas ?:confused:
 
Bem, os furos devem ser fechados lacrados com fita. a borda dos tampões em alumínio também.

Aguarda mais uns dias, que o micélio se apresenta, mantenha a temperatura de incubação, e escuro total, sem nada de choques mecânicos ou de luz.

lá vai good vibes pro seu cultivo
OOOOOONNNNTTTTHHHHWWWWWWWWWWWW !!!!! UGH!!!
 
Valeu Sr. Vou tampar e esperar p/ ver o que vai dar!
 
Bikemx,

Comecei meu primeiro cultivo quase junto com você, também usamos o mesmo substrato, eu acrescentei sementes para pássaros tbm. (mas não usei um print todo!)

Nos primeiros dias nada de micélio, e o CM fora do ar, Até que um gran mestre me aconselhou subir a temperatura, subi de madrugada e na noite seguinte estava lá!! Até agora não mexi, como me foi recomendado,para não ter problemas com choques...

Desejo A melhor sorte para seu cultivo!
Abraços!
 
lá vai good vibes pro seu cultivo
OOOOOONNNNTTTTHHHHWWWWWWWWWWWW !!!!! UGH!!!

:eek:


ELE FEZ:

OOOOOONNNNTTTTHHHHWWWWWWWWWWWW !!!!! UGH!!!


:eek::eek::eek::eek::eek::eek:


bikemx... você sabe o que segnifica quando o Sir.Muilok faz "OOOOOONNNNTTTTHHHHWWWWWWWWWWWW !!!!! UGH!!!" ??????

SABE??????????

Pois então veja aí a força rizomórfica que apenas um "OOOOOONNNNTTTTHHHHWWWWWWWWWWWW !!!!! UGH!!!" do MuchoLoko é capaz de fazer no cultivo de uma pessoa a milhares de kilômetros de distância:

Por tanto... não toque mais nos seus potes... porque o micélio vai engolir eles...
 
aushaushauhsuassuhausausausahsuahs...... tomara que funcione essa vibe do Sr. Muilok valeu msm !!!:)
 
e agitar os graos fica aonde? esqueceram disso??
a Maior vantage do cultivo em graos é a possibilidade de agitar o micelio e fazer os pontos se multiplicarem , com isso a colonizaçao acelera .
(AH agora qeu virou um bolo compacto nao adianta mais.)
 
e agitar os graos fica aonde? esqueceram disso??
a Maior vantage do cultivo em graos é a possibilidade de agitar o micelio e fazer os pontos se multiplicarem , com isso a colonizaçao acelera .
(AH agora qeu virou um bolo compacto nao adianta mais.)

Fala Bocão, tudo certo aí??? ainda bem que o frio deu uma pequena trégua aqui.

Bem... agito??? fui sim... sábado de noite fui pro agito!!! voltei picando!! huahuahussss

Bem... sim, claro... a técnica do agito dos grãos: nem citei pois o micélio ainda não havia se apresentado... ainda estou esperando umas fotos do cultivo do Bikemx pra ver como anda.

Bem... aqui não é o local certo, mas tive problemas com agitos de potes nos meus cultivos anteriores, inclusive em um em andamento. Não sei porque, mas não simpatizo muito com essa técnica, e já não sinto tanta ansiedade como uma vez, agora o tempo é o senhor do cultivo, não tento mais atropelar as etapas. Quando agito o spawn, sempre aparece uma ferida na fase final da colonização, ou outro problema.

Mas a técnica é válida, uns 5 dias depois do micélio se apresentar, vale agitar os potes. Essa foi só para complementar, mas não uso muito a técnica, talvez por isso eu preferi aguardar.

Vamos lá gurizada, lado a lado, no caminho da luz!!!!!
 
Fala Bocão, tudo certo aí??? ainda bem que o frio deu uma pequena trégua aqui.

Bem... agito??? fui sim... sábado de noite fui pro agito!!! voltei picando!! huahuahussss

Bem... sim, claro... a técnica do agito dos grãos: nem citei pois o micélio ainda não havia se apresentado... ainda estou esperando umas fotos do cultivo do Bikemx pra ver como anda.

Bem... aqui não é o local certo, mas tive problemas com agitos de potes nos meus cultivos anteriores, inclusive em um em andamento. Não sei porque, mas não simpatizo muito com essa técnica, e já não sinto tanta ansiedade como uma vez, agora o tempo é o senhor do cultivo, não tento mais atropelar as etapas. Quando agito o spawn, sempre aparece uma ferida na fase final da colonização, ou outro problema.

Mas a técnica é válida, uns 5 dias depois do micélio se apresentar, vale agitar os potes. Essa foi só para complementar, mas não uso muito a técnica, talvez por isso eu preferi aguardar.

Vamos lá gurizada, lado a lado, no caminho da luz!!!!!


Eu também não simpatizo com essa técnica Muilok, eu agitei metade dos potes, e a outra metade nem movi do canto. RESULDADO:

O mícélio em TODOS os potes que NÃO foram agitados cresce rizofórmico e forte, é só ter paciencia, depois que ele aparece e toma um pedacinho do milho, ele cobre o restante em pouquissimo tempo COM TODA CERTEZA. os potes que foram agitados colonizaram mais rápido de fato. Mas estão muito esquisitos, não ficou um micélio legal com aparência tão boa e rizofórmica como este pote que postei. Sem falar que a demora de um pote pro outro, dos que foram para os que não foram agitados, não é tão grande assim. Pelo menos na minha opinião, não compensa agitar os potes. Prefiro deixar eles quietinhos e esperar. Não é a primeira vez que faço esses testes. Todos os potes que NÃO foram sacudidos tem melhores resultados. Pelo menos comigo aqui isso acontece. Não creio que com os outros seja diferente. FAÇAM O TESTE! :D
 
Eu também não simpatizo com essa técnica Muilok, eu agitei metade dos potes, e a outra metade nem movi do canto. RESULDADO:

O mícélio em TODOS os potes que NÃO foram agitados cresce rizofórmico e forte, é só ter paciencia, depois que ele aparece e toma um pedacinho do milho, ele cobre o restante em pouquissimo tempo COM TODA CERTEZA. os potes que foram agitados colonizaram mais rápido de fato. Mas estão muito esquisitos, não ficou um micélio legal com aparência tão boa e rizofórmica como este pote que postei. Sem falar que a demora de um pote pro outro, dos que foram para os que não foram agitados, não é tão grande assim. Pelo menos na minha opinião, não compensa agitar os potes. Prefiro deixar eles quietinhos e esperar. Não é a primeira vez que faço esses testes. Todos os potes que NÃO foram sacudidos tem melhores resultados. Pelo menos comigo aqui isso acontece. Não creio que com os outros seja diferente. FAÇAM O TESTE! :D
entao se agitar o pote igual uma MARACA nao adianta mesmo.
tem TECNICA pra isso.
(e muito bem exemplificada aqui no forum)
o pote nao pode ter mais do que 60% de seu volume total ocupado, a receita tem qeu ser mais seca, e bem o Aspecto do micelio nesse caso pouco importa, pois "se pressupoe" que toda cultura em GRAOS parte de isolamento.
em culturas multi-esporos nem arrisco nos graos.
exatamente por esse motivo que vc cita - os micleio podem nao aceitar a secçao de seus rizomas devido a alta quantidade de sub-strains presentes no micro-ambiente.
 
entao se agitar o pote igual uma MARACA nao adianta mesmo.
tem TECNICA pra isso.
(e muito bem exemplificada aqui no forum)
o pote nao pode ter mais do que 60% de seu volume total ocupado, a receita tem qeu ser mais seca, e bem o Aspecto do micelio nesse caso pouco importa, pois "se pressupoe" que toda cultura em GRAOS parte de isolamento.
em culturas multi-esporos nem arrisco nos graos.
exatamente por esse motivo que vc cita - os micleio podem nao aceitar a secçao de seus rizomas devido a alta quantidade de sub-strains presentes no micro-ambiente.

1º Os potes estão com cerca de 70% mais ou menos do volume total.

2º Eu não agitei igual um maracá! ONDE VOCÊ VIU ISSO? (deve ter dito para só para irritar)

3º Eu arrisco sim cultira multi-esporos em grãos. É UMA MARAVILHA E FUNCIONA!

4º Eu tenho inteligência suficiente para saber como agitar um pote. E também acho que não devo ser TÃO IDIOTA a ponto de acharem que eu agitei os potes igual um maracá! :mad:


Obs.: quem quiser eu posto fotos de dois potes. Um que não foi agitado. E um que foi agitado (mas não como um maracá!).

Façam seus testes, agitem metade de seus potes e a outra metade deixem quietos sem o menor choque mecânico ou de luz, e tirem suas conclusões se preferem ou não agitar seus potes! Mas para agita-los siga as instruções sobre isso que tem aqui no fórum.

Quero deixar claro que NÃO AGITAR OS POTES a não ser que tenha necessidade é uma opção e opinião MINHA! Tenho melhores resultados assim. Não estou dizendo para ninguém agitar seus potes.

Espero ter sido claro...
 
1º Os potes estão com cerca de 70% mais ou menos do volume total.

2º Eu não agitei igual um maracá! ONDE VOCÊ VIU ISSO? (deve ter dito para só para irritar)

3º Eu arrisco sim cultira multi-esporos em grãos. É UMA MARAVILHA E FUNCIONA!

4º Eu tenho inteligência suficiente para saber como agitar um pote. E também acho que não devo ser TÃO IDIOTA a ponto de acharem que eu agitei os potes igual um maracá! :mad:


Obs.: quem quiser eu posto fotos de dois potes. Um que não foi agitado. E um que foi agitado (mas não como um maracá!).

Façam seus testes, agitem metade de seus potes e a outra metade deixem quietos sem o menor choque mecânico ou de luz, e tirem suas conclusões se preferem ou não agitar seus potes! Mas para agita-los siga as instruções sobre isso que tem aqui no fórum.

Quero deixar claro que NÃO AGITAR OS POTES a não ser que tenha necessidade é uma opção e opinião MINHA! Tenho melhores resultados assim. Não estou dizendo para ninguém agitar seus potes.

Espero ter sido claro...
guarda as armas.
nao disse que o seu cultivo está ERRADO amigo.
estou mostrando que existe uma maneira MAIS FACIL e mais RAPIDA só isso.
nao esquece que é um fórum de discussoes aqui.
só disse isso porque tem havido uma serie de distorçoes em tecnicas e metodos de cultivos.
só isso.
e eu nao afirmei que você tenha agitado, eu SUPUS amigo. se o micleio nao aceitou algum motivo tem certo?
se nao funcionasse, vc concorda que ninguem agitaria?
dá uma lidinha nesso topico, que tem gente qeu sabe MUITO MAIS que eu dando uma ajudinha nesse tema.
Agitando culturas em graos sem risco
 
guarda as armas.
nao disse que o seu cultivo está ERRADO amigo.
estou mostrando que existe uma maneira MAIS FACIL e mais RAPIDA só isso.
nao esquece que é um fórum de discussoes aqui.
só disse isso porque tem havido uma serie de distorçoes em tecnicas e metodos de cultivos.
só isso.
e eu nao afirmei que você tenha agitado, eu SUPUS amigo. se o micleio nao aceitou algum motivo tem certo?
se nao funcionasse, vc concorda que ninguem agitaria?
dá uma lidinha nesso topico, que tem gente qeu sabe MUITO MAIS que eu dando uma ajudinha nesse tema.
Agitando culturas em graos sem risco
ae tripp abre a mente amigo, estamos aqui pra te ajudar.
já fiquei com má impressao de voce naquele outro dia.
espero que a primeira nao seja a QUE FIQUE, pois muita gente me fala bem de voce.


Eu já vi este tópico.

Não é que o micélio não reagiu. REAGIU, E COMO. COLONIZOU TODO O POTE. e mais rápido. Porém comparando os dois potes, chegueia conclusão de que é melhor não agitar! nem de leve! a não ser na hora da inoculação (No caso se for fazer multi-esporos) Eu não tenho a experiência que muitos aqui tem (e você também imagino) com cultivo de cogumelos. Mas o pouco que aprendo, EU APRENDO MESMO!

Não venha me falar sobre abrir a mente. Eu estou no mesmo barco que você. No mais, não estou preocupado com a imagem que você tem de mim. E se agora eu for dizer algo para você (não to falando de ofensas) vai ser por MP, porque não quero estragar o diário de cultivo do bikemx.
 
Bom pessoal, não sei muito bem o que houve com meus bolos mas nenhum deram sinal de micélios ! :(. :neg:

Vou começar outro PF Tek a semana que vem e vou postar fotos desde o início do cultivo em um novo Diário de Cultivo para que vcs acompanhem comigo o que pode estar ocorrendo em meus cultivos. Desde de já agradeços a todos pela ajuda que tenho recebido.
 
Bom pessoal, não sei muito bem o que houve com meus bolos mas nenhum deram sinal de micélios ! :(. :neg:

Vou começar outro PF Tek a semana que vem e vou postar fotos desde o início do cultivo em um novo Diário de Cultivo para que vcs acompanhem comigo o que pode estar ocorrendo em meus cultivos. Desde de já agradeços a todos pela ajuda que tenho recebido.

Fala Bike.

Infelizmente, não deu nada irmão??? que pena...:(

Como vc citou no início, achava que os bolos estavam sem umidade suficiente. Pode ser um dos fatores que atrapalharam o bom andamento do cultivo.

O uso de arroz integral na forma de farinha, tb é aconselhável. Pelo menos, metade do substrato de arroz deve estar com forma de farinha.

Compre arroz integral, moa vc mesmo no liquidificador, a seco, é claro! Quando vc perceber que existem poucos grãos ainda inteiros, esse é o momento exato de parar. Vale dar uma triturada, parar, mecher com uma colher no material que fica mais ao fundo do copo do liquidificador, vindo este à tona.

Eu diria que vc já cresceu com esta tentativa, e agora, mais seguro e conheçedor, vai ter sucesso no próximo.

good vibes!!!!:pos:
 
Pergunte, pesquise, aqui é o lugar certo para isso, que pena o cultivo naum vingar.....

Boa sorte na proxima vez....

Paz e Luz !!
 
Back
Top