Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Saudável Iluminação

Milla

Hifa
Cadastrado
15/06/2016
33
8
30
Amigos estou com uma caixa organizadora ( Transparente) Que tenho ligado nela um termostato e aquecedor que mantenho a temperatura a 26c mas.... Estou vendo que O CRESCIMENTO DO MICELIO a colonização esta demorando muito muito mesmo e as vezes nem termina de acontacer

Ai queria saber se o substrato teria problema de ficar assim. não bate sol nela ela apenas fica sabendo se é dia ou noite digamos assim... ela recebe apenas a luz totalmente indireta seria este mesmo assim o problema de não desenvolver bem o micelio??
Ja vi comentaris que a iluminação indireta não atrapalha o micelio a crescer então fica aqui minha duvida
realmente existe a necessidade de escuro durante a colonização?? Ou isso não é necessario?

Obrigada
 
olá boa noite @Milla

realmente existe a necessidade de escuro durante a colonização?? Ou isso não é necessario?

Então, a luz influencia de uma maneira surpreendente a fisiologia da maioria dos seres vivos.

em plantas por exemplo, uma semente que acaba de germinar mantém o que chamamos de gancho apical com a função de proteger o meristema ( as celulas tronco da planta) do atrito com o solo durante o crecimento ate emergirem, o que determina que o gancho se desfaça é a luminosidade, mesmo que indireta.

A informação que eu tenho sobre fungos é de que na fase do crescimento vegetativo (colonização), eles apresentam fototropismo negativo. e se expostos a luz é como se eles "entendessem" que emergiram do solo (substrato) e que aquele é o momento de desenvolver sua estrutura reprodutiva, tudo isso guiados pela luz, mesmo que indireta.

espero que tenha te ajudado.
 
Upvote 0
Amigos estou com uma caixa organizadora ( Transparente) Que tenho ligado nela um termostato e aquecedor que mantenho a temperatura a 26c mas.... Estou vendo que O CRESCIMENTO DO MICELIO a colonização esta demorando muito muito mesmo e as vezes nem termina de acontacer

Ai queria saber se o substrato teria problema de ficar assim. não bate sol nela ela apenas fica sabendo se é dia ou noite digamos assim... ela recebe apenas a luz totalmente indireta seria este mesmo assim o problema de não desenvolver bem o micelio??


Micélio de cubensis coloniza sem problemas com luz indireta.

Não é provável que seja essa a causa dos seus problemas.
 
Upvote 0
Micélio de cubensis coloniza sem problemas com luz indireta.

Não é provável que seja essa a causa dos seus problemas.

@Ecuador , se desenvolvem sob luz indireta sim, mas a luz atrasa o desenvolvimento. Pelo menos essa é a regra para fungos,basta pensar que em condições naturais o micélio não se desenvolve em um pote transparente, mas sob o solo.

claro que podem haver exceções, mas não creio que o gênero psylocybe seja o caso.

PS: realmente acho que esse não seja o problema da companheira acima, eu apostaria na compactação excessiva do substrato, podemos especular melhor se ela der detalhes do cultivo dela.

mas não sou nenhuma autoridade ne...
grande abraço
 
Upvote 0
Eu faço o mais basico possivel.. Bolinho PF mesmo com 2 vermiculita 1 arroz integral 1 de agua e panela de pressão 2hs

Simples assim
Vai pra uma caixa organizadora que uso pra tudo. Deixo em 26c com um termostato que quando cai pra 25.9 ele volta pros 26 denovo
Em raros casos quando acontece de colonizar 100% ai coloco argila espandida a bomba de aquario pra oxigenar e baixo pra 24c o termostato umidade foca em 90% 85 no minimo .. ai frutifica normal.. nunca tive problema com frutificação... Apenas no crescimento do micelio mesmo

Normalmente uso cultura liquida..pra não gastar muito carimbo coloco um pouco de esporo na agua mineral esterilizada com 5 gramas de dextrose e espero ate 30 dias pra crescer bastante o micelio na cultura mas... mesmo assim.. Demora 30 dias pra colonizar um spawn de 4 colher de substrato.. ta ruim mesmo
 
Upvote 0
mas a luz atrasa o desenvolvimento. Pelo menos essa é a regra para fungos,basta pensar que em condições naturais o micélio não se desenvolve em um pote transparente, mas sob o solo.

claro que podem haver exceções, mas não creio que o gênero psylocybe seja o caso.


Por favor leia Reiniciando o Início e outras mensagens desse tópico.
 
Upvote 0
Eu faço o mais basico possivel.. Bolinho PF mesmo com 2 vermiculita 1 arroz integral 1 de agua e panela de pressão 2hs

Simples assim
Vai pra uma caixa organizadora que uso pra tudo. Deixo em 26c com um termostato que quando cai pra 25.9 ele volta pros 26 denovo
Em raros casos quando acontece de colonizar 100% ai coloco argila espandida a bomba de aquario pra oxigenar e baixo pra 24c o termostato umidade foca em 90% 85 no minimo .. ai frutifica normal.. nunca tive problema com frutificação... Apenas no crescimento do micelio mesmo

Normalmente uso cultura liquida..pra não gastar muito carimbo coloco um pouco de esporo na agua mineral esterilizada com 5 gramas de dextrose e espero ate 30 dias pra crescer bastante o micelio na cultura mas... mesmo assim.. Demora 30 dias pra colonizar um spawn de 4 colher de substrato.. ta ruim mesmo

Alguma novidade?

Você está usando o arroz integral em forma de farinha ou inteiro, cozido ou cru? Tem fotos para vermos como fica o teu substrato?
 
Upvote 0
Back
Top