- 03/08/2020
- 2
- 1
- 39
Gratidão, grande abraço.Bom dia irmão! Esses menores parecem até uns Panaeolus mas não tenho conhecimento suficiente para dizer se são realmente. Minha dica é não ingerir até ter 100% de certeza do que se trata. Seria interessante fazer um carimbo até pra ver a cor dos esporos, o que ajudaria na identificação. Se for Panaeolus seria legal isolar a strain em agar para estabilizar o micélio. Grand abraço mano.
Quando machuquei não azulou, em baixo nos esporos são escuros, porém já notei esse tom cinza. O antilarum faria algum mau se eu comer?Eu arrisco dizer que todos são panaeolus (menos o branco grande das ultimas 2 fotos, esse ai descarta)
Porém nem todos parecem ser ativos (tipos os cinzas da 2 foto) , a melhor forma é ver se bate com todas as características, e no fim a mais importante é azular.
Esporos pretos, cogumelos finos e pequenos, branquinhos com um tom meio dourado/amarronzado
Azula bastante quando machucado, até chega a ficar preto de tão azul, delicados/frágeis, lamelas escuras
Se a cor do chapéu puxar mais pro cinza é o antillarum (não ativo)
Porque se o risco é só de não ser psicoativo, penso em provar. Você sabe me dizer se é seguro?