Importante Identificando seus cogumelos!

Um guia para te ajudar na hora da caça!

Grako

Hifa
Membro Ativo
Fala galera, voltei aqui onde achei aqueles Pans, e achei um monte de Cubensis, azulou e tal, tudo certo, porém, o caule deles estavam todos cheios de mini larvas, isso é normal ? Lavei tudo, mas não vou comer antes de saber se é seguro kkkk
Acho que eles seriam o inseto descrito no final desse artigo aqui Quais são os Contaminantes mais comuns?
Mas eu também não sei se eles inviabilizam o consumo mesmo depois de retirados x.x

AlmaLivre

Hifa
Membro Ativo
Os famosos "bigatos" popularmente conhecido. Tem gente que manda ver com eles, kkkkk! Acho interessante passar uma escova seca pra tirar eles 😵😅

Kvasir

Hifa
Membro Ativo
alguém poderia me ajudar com a variedade desse cogumelo ele fica azul quando quebrado, queria saber se é alucinógeno ou venenoso
esse não é o cubensis nem o panaeolus, eu não arriscaria, mas tbm n sei dizer que especie é, nem sei dizer se é venenosos, mas alucinógeno duvido que seja!

caiosilveira01

Esporo
Membro Novo
esse não é o cubensis nem o panaeolus, eu não arriscaria, mas tbm n sei dizer que especie é, nem sei dizer se é venenosos, mas alucinógeno duvido que seja!
achei ele diferente de outros que ja vi nao encontrei nada no google a respeito também ele fica em tons bem azul ao ser partido nao faço ideia se é venenoso

Cebolo

Primórdia
Membro Ativo
Os famosos "bigatos" popularmente conhecido. Tem gente que manda ver com eles, kkkkk! Acho interessante passar uma escova seca pra tirar eles 😵😅
Eu ja mandei algumas vezes 😅, mas recomendo fazer um chá e coar, eles saem todos kkk

alguém poderia me ajudar com a variedade desse cogumelo ele fica azul quando quebrado, queria saber se é alucinógeno ou venenoso
Parece um tipo de Boletus, maioria não são comestíveis, não sei te dizer qual é, na duvida joga fora ;)

Ecuador

Artífice esporulante
Administrador
ele fica azul quando quebrado

Parece um tipo de Boletus, maioria não são comestíveis, não sei te dizer qual é, na duvida joga fora

Provavelmente.

O gênero deve ser Gyroporus. Se for Gyroporus cyanescens é comestível, mas todo cuidado é na identificação é pouco. Certamente não são psicoativos.

Para comparação, há 8 anos atrás o @Mago encontrou alguns espécimes que ele identificou como Gyroporus cyanescens.

vintezeronove

Esporo
Membro Novo
Olá viajantes!
Espero que estejam bem e com saúde.
Hoje de manhã tive a oportunidade de encontrar no meu quintal alguns cogumelos. Tenho quase certeza que são Pan Cyanescens, porém eu adoraria uma confirmação.

Habitat: Encontrado nascendo diretamente de estercos de gado localizados em baixo de uma figueira.
Clima: Sem chuva há alguns dias, porém úmido com açude/ água corrente no território.
Lâminas: Escuras, porém marrom nos menores, e próximas.
Talo: Entre 4-5cm de altura. Oca/ desfia em lascas. Levemente torto.
Chapéu: Até 4cm de diâmetro. Os mais jovens são hemisféricos. E os maiores convexos (acho que amassaram um pouco). Bege para o branco e com umas marcas de ressecamento? Muitas manchas pretas e algumas azuis.
Mudança de Cor: Lenta mudança para azul quando quebrado. Os que foram danificados de manhã já estão pretos.
Local: No meu quintal, mas o esterco é de um pasto que está com os dias contados em Guarulhos - SP
Cheiro: Meus narizes são tapados pra isso, mas é de velho e úmido.

IMG_20200723_164405.jpgIMG_20200723_164424.jpgIMG_20200723_164434.jpgIMG_20200723_164453.jpgIMG_20200723_164518.jpgIMG_20200723_164611.jpgIMG_20200723_164622.jpgIMG_20200723_164631.jpg

Eremita

Esporo
Membro Novo
N estou sabendo identificar quais cogumelos são esses, encontro muitos por aq, fico na dúvida se são Panaeolus Cyanescens, o chapéu é um branco quase cinza e o talo azula mais na parte q liga ao chapéu porém tem partes do talo q tem uma cor amarronzada

Habitat: fezes bovina, fora do pasto num local com baixa luminosidade e alta umidade do solo
Lâminas (Lamelas, Gills): adanadas? N consigo identificar
Estipe (Talo, Stem): Livre
Píleo (Chapéu, Cap): convexo, cor branca quase cinza
Cor do carimbo de esporos: escuro. Deixei por pouco tempo n sei dizer com precisão exata
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): azulou pouco em algumas partes
Local: interior de MG

Anexos

Eremita

Esporo
Membro Novo
O cara tomou chá dessa parada que ninguém soube identificar. Isso não é brincadeira pra tentar identificar psicoativos. Que irresponsabilidade.
Sou novo aq na comunidade, n sei mt bem como funciona o fórum. Quanto ao meu post, n consumi os cogumelos, se alguém puder identificar qual é ficarei grato, aq tem muito destes da foto q enviei, quero estudar sobre para n cometer erro

vintezeronove

Esporo
Membro Novo
Apesar de meus esforços pra tirar fotos dos cogumelos, eu só fui perceber agora que elas estavam bem ruins. Os cogumelos soltaram esporos e oxidaram violentamente. Eu também procurei ajuda de outras pessoas que já haviam caçado e consumido cogumelos, mas eles também não me entregaram os 10% de certeza que faltavam.
Peço desculpas por preocupá-los e agradeço-vos também 🙏
Lux

Eremita

Esporo
Membro Novo
Boa tarde pessoal, encontrei estes cogumelos, na dúvida n irei consumir. Estão me parecendo Panaeolus psicoativos, gostaria da ajuda de vcs para identificar ou mesmo para compartilhar que também tem dúvidas quanto a qual espécie é essa.

Tem algum tópico aqui no fórum sobre os cogumelos tóxicos? n encontrei, ainda estou me acostumando com a plataforma e queria ler sobre os tóxicos

Habitat: crescendo direto do esterco bovino.
Lâminas (Lamelas, Gills): pretas
Estipe (Talo, Stem): livre. Ficou preto azulado depois de 20 minutos após machucar
Píleo (Chapeu, Cap): 4-1. Convexo com o centro marrom bem claro/bege
Cor do carimbo de esporos: preto
Mudança de cor: após machucar os talos ficaram pretos azulados
Local: leste de MG

Anexos

Ecuador

Artífice esporulante
Administrador

Ecuador

Artífice esporulante
Administrador

Danebs9

Esporo
Membro Novo
Durante todo o outono colhi muitos cubensis aqui no pasto atrás de casa. Virou a estação eles não apareceram mais, porém, este outro tipo começou a surgir, já fiz testes pra ver se azulava quando machucado, e apenas na fotos notava um leve quase imperceptível afilamento, e nunca provei, mas a alguns dias passei a ter conhecimento sobre outras raças, mas não consegui um material pra comparar.
Alguém pode me ajudar a identificar estes anexado ao tópico.
Gratidão

Anexos

Poeiraviva

Hifa
Contribuidor
Bom dia irmão! Esses menores parecem até uns Panaeolus mas não tenho conhecimento suficiente para dizer se são realmente. Minha dica é não ingerir até ter 100% de certeza do que se trata. Seria interessante fazer um carimbo até pra ver a cor dos esporos, o que ajudaria na identificação. Se for Panaeolus seria legal isolar a strain em agar para estabilizar o micélio. Grand abraço mano.

Cebolo

Primórdia
Membro Ativo
Durante todo o outono colhi muitos cubensis aqui no pasto atrás de casa. Virou a estação eles não apareceram mais, porém, este outro tipo começou a surgir, já fiz testes pra ver se azulava quando machucado, e apenas na fotos notava um leve quase imperceptível afilamento, e nunca provei, mas a alguns dias passei a ter conhecimento sobre outras raças, mas não consegui um material pra comparar.
Alguém pode me ajudar a identificar estes anexado ao tópico.
Gratidão
Eu arrisco dizer que todos são panaeolus (menos o branco grande das ultimas 2 fotos, esse ai descarta)
Porém nem todos parecem ser ativos (tipos os cinzas da 2 foto) , a melhor forma é ver se bate com todas as características, e no fim a mais importante é azular.
Esporos pretos, cogumelos finos e pequenos, branquinhos com um tom meio dourado/amarronzado
Azula bastante quando machucado, até chega a ficar preto de tão azul, delicados/frágeis, lamelas escuras

Se a cor do chapéu puxar mais pro cinza é o antillarum (não ativo)

Superior