Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Holanda proibe cogumelos alucinógenos

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,060
5
98
Sei que o assunto não é novo, e é uma questão da Holanda, mas está parece estar chegando a um ponto de definição. E depois pode vir a afetar o status dos cogumelos no resto do mundo.

26/04/2008 - 13h56

Holanda quer proibir cogumelos alucinógenos


O governo da Holanda quer proibir a venda de cogumelos alucinógenos no país depois que acidentes relacionados ao produto, principalmente envolvendo turistas, quase dobraram nos últimos quatro anos.

A expectativa é que a proposta conte com o apoio da maioria do parlamento, mas o prefeito de Amsterdã, Job Cohen, da oposição é contra a proposta.

Os cogumelos são vendidos na Holanda nas chamadas Smart Shops, que vendem drogas "herbais", como guaraná e gingko biloba, entre outras.

A Associação dos proprietários das Smart Shops acredita que a proibição à venda dos cogumelos, conhecidos na Holanda como paddos, vai ter efeitos adversos.

De acordo com o Instituto de Saúde Mental, os proprietários alegam que os cogumelos - que contém o ingrediente alucinógeno psilocibina - só são perigosos quando tomados junto com álcool ou outras drogas.

A decisão do governo foi tomada depois que uma jovem francesa de 17 anos morreu ao pular de uma ponte em Amsterdã, no ano passado, mas não foi estabelecida nenhuma ligação formal entre a morte da menina e os cogumelos.

A proibição do cultivo e do uso dos cogumelos significa que a maioria das Smart Shops vão ter que fechar, já que, segundo os proprietários, os usuários vão passar a comprar os cogumelos desidratados, que já são ilegais no país.

O prefeito Cohen propôs um meio-termo: os turistas teriam que pegar informações sobre os cogumelos nas Smart Shops, e só três dias depois seriam autorizados a comprá-los nas lojas.

Com a informação, eles saberiam dos riscos de consumir o cogumelo com álcool e outras drogas, diz o prefeito.
 
Realmente uma pena!
Com certeza vai repercutir por aqui também...
O pessoal tinha que usar com mais consciência mesmo, não dá pra tomar cogus em qualquer lugar, querendo ou não oferece riscos.
 
Nesse meio tempo enquanto a questão da proibição está em discussão:

Enviado por Claudia Siuves - 5/8/2008

Mais um adolescente morre após consumir cogumelos mágicos

Durante o último fim de semana, um rapaz de 18 anos morreu após ingerir cogumelos mágicos, alucinógeno natural considerado como droga leve e cujo consumo, assim como o da maconha, é tolerado na Holanda.
A agência de notícias ANP reportou que o adolescente estava na cidade de Haia e que se feriu gravemente ao pular uma das janelas de sua casa. Ele estava sobre influência da droga e faleceu uma hora após chegar ao hospital.
O número de acidentes - alguns fatais - envolvendo cogumelos mágicos tem aumentado no país, com uma média de 115 atendimentos médicos por ano desde 2006. A maioria, de acordo com números do Centro de Saúde de Amsterdã, envolve estrangeiros que visitam a Holanda e que misturam bebidas álcoolicas com os cogumelos, apesar do alerta sobre o perigo da combinação.
Há quase um ano atrás, por exemplo, uma turista francesa de 17 anos morreu após consumir álcool e cogumelos e pular do alto de um museu.
Em Amsterdã, os cogumelos mágicos podem ser comprados em lojinhas conhecidas como smart-shops e custam entre 8 e 20 euros a dose. Caminhando pelas ruas daqui também notei que é possível comprar kits para cultivar os fungos em casa. Enfim, já há toda uma indústria estruturada em torno deste tipo de alucinógeno, o que complica ainda mais uma eventual proibição da droga em território nacional, que já está em discussão no Parlamento Holandês desde outubro passado.

http://oglobo.globo.com/blogs/amste...sumir_cogumelos_magicos&cod_Post=117890&a=389


Não sei se os casos são mesmo devido à ingestão de cogumelos, mas parece que a fama dos cubensis não anda boa por lá.
 
Isso demonstra que o cubensis não é pra todo mundo. Tem que ter consciência e responsabilidade. Acho que nesses "smart-shops" as pessoas estão comprando cogumelos pra ficar apenas doidonas, e curtir uma noitada etc...
 
Ai, infelizmente, pegam exemplos como esse, e tomam como base para tudo.
A nova será: Quem toma cogumelo se joga de janelas abaixo!
Não vai demorar muito.
 
retrocesso!

ser humano ignorante


melhor proibir isso pros idiotas n usar pra nao difamar eles!
 
O objetivo da proibição é gerar o caos e o aumento do consumo.
Quanto mais proibido mais o pessoal quer usar (e de qualquer jeito ainda).

E quando é proibido que geram menos informação ainda. Logo se proibirem vai morrer mais gente ainda.

E o álcool que nem misturar precisa! Nenguim bate de carro, atropeça na calçada, arruma confusão, bate na esposa, tem cirrose e assim vai...

Mais uma vez a hipocrisia tem o seu lugar. Mas provavelmente não irão proibir não.
Estes países preservam mais o seu povo, não é como no Brasil que tudo é dirigido conforme interesses externos.
 
Isso demonstra que o cubensis não é pra todo mundo. Tem que ter consciência e responsabilidade.

Deixa eu entender o raciocínio, se ela estivesse bebada e usando um baby-doll azul calcinha isso iria demonstrar que nem todos estão aptos a usar baby-doll azul calcinha?

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/06/070615_russiamortesg.shtml
http://www.redepsi.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=4343

Tem um outro tópico sobre esse mesmo tema onde eu coloquei uns dados sobre o cigarro...
 
Deixa eu entender o raciocínio, se ela estivesse bebada e usando um baby-doll azul calcinha isso iria demonstrar que nem todos estão aptos a usar baby-doll azul calcinha?



Não entendi muito bem o seu raciocínio.

Você quer dizer que usar baby doll azul tem algum efeito psicoativo na sua pessoa? :D


Essa "droga" eu não pretendo testar.


Não adianta dar exemplos esdrúxulos e sem coerência. É claro que usar um psicoativo potente, seja ele cogumelo, alguma planta ou um sintético ínclui algum senso de responsabilidade.

É como beber e dirigir. Hipocrisias da aplicação da lei à parte, quem bebe e dirige não mostra responsabilidade suficiente. E tem que ser mesmo punido.

Quem usa cogumelos e faz besteira também não mostra responsabilidade suficiente. E além da pessoa sofrer, como já apareceram casos por aqui, afeta outros usuários que têm responsabilidade.

Por isso os cogumelos estão a um passo de serem proibidos na Holanda. Irresponsáveis fizeram muita besteira e agora todos pagarão por isso.
 
Ai ai...

Morreu ta morto, não importa se algo mata mais ou mata menos, o importante é que o carinha bateu as botas, pobrezinha das crianças que morrem de fome... elas não sabiam que poderiam comer cogumelo e morrer se jogando das janelas.... (isso parece chamar mais atenção).

pessoas sofrem mais com alcool e menos com cogu? sim! agora... qual deles é mais comum mundialmente?

qual deles é costume?

não importa... são todos iguais quando são ingeridos por alguém que não vê diferença nos mesmos...
 
Não entendi muito bem o seu raciocínio.

Você quer dizer que usar bab doll azul tem algum efeito psicoativo na sua pessoa?

Não, não tem... mas uma gringa de 17 aninhos com um bab doll azul tem um efeito enorme... :)
Mas então o exemplo foi pra ilustrar que se era pra "dar coragem" só o álcool já resolvia entende?
É aquela velha máxima, o que vende jornal é homem morde cachorro e não o contrario...
 
Agora parece que não são só os cogumelos que estão na berlinda:


Le Monde

14/11/2008
Os "coffee-shops" da Holanda correm risco de fechar

Jean-Pierre Stroobants
Enviado especial a Roosendaal (Holanda)

Uma placa com as cores da Jamaica e na vitrine o desenho de um fumante de grossos "baseados". Fim de manhã tranqüilo no Liberty II, um dos "coffee-shops" [cafés onde é autorizada a venda limitada e o consumo de maconha] de Roosendaal, no sul dos Países Baixos. Ambiente de "saloon", café sem sabor e cheiro de erva: um dia banal para os consumidores holandeses e estrangeiros (franceses, belgas, alemães) que vêm se abastecer nesses locais, símbolo da famosa "tolerância" holandesa.

A maioria dos consumidores do Liberty II ignora o debate político que divide o país, onde o principal partido do governo, CDA (Apelo Democrata Cristão), do primeiro-ministro Jan Peter Balkenende, defende o fim dos "coffee-shops" e denuncia uma política que, segundo ele, fracassou. Magistrados, policiais e criminologistas são da mesma opinião. O PvdA (Partido Trabalhista), também no poder, e prefeitos defendem outra forma de "regulamentação".

Oficialmente, as regras impostas aos cafés são claras, e o velho marroquino do Liberty II que, atrás de um vidro, pesa e distribui seus saquinhos, recita: 5 gramas no máximo por cliente, proibido vender para menores, nada de droga pesada. Não tente saber de onde vem a maconha que é vendida. "Damos um jeito", responde invariavelmente o empregado.

A lei autoriza a venda e o consumo de drogas suaves, mas proíbe a produção e a distribuição. Essa aberração provocou o surgimento de grupos criminosos, muitas vezes estrangeiros, que tentam penetrar, com pressões e ameaças, no abastecimento dos 800 "coffee-shops" do país. A época dos pequenos produtores que plantavam maconha em seus jardins terminou, e uma máfia marroquina se especializou no roubo de colheitas clandestinas. Em disputa, um mercado anual de 2 bilhões de euros.

Guardas na entrada
Um dos objetivos das autoridades que legalizaram as drogas suaves há cerca de 30 anos foi evitar o avanço da criminalidade. Fracasso? A polícia das províncias do sul do país afirma que nos últimos cinco anos registrou pelo menos 25 assassinatos relacionados à venda de tóxicos. Vimos aparecer guardas na entrada dos "coffee-shops", como no Liberty 2, onde um jovem adepto da musculação, careca e vestido de preto, controla bolsas e carteiras de identidade.

Os eleitos recebem inúmeras queixas: as dos países vizinhos, que criticam a posição única dos holandeses; as dos vizinhos dos "coffee-shops", que se queixam dos incômodos ligados ao fluxo incessante de consumidores. É verdade que os números fazem virar a cabeça: 13.500 compradores por semana em Roosendaal, 4 mil por dia em Maastricht, 1 milhão por ano em Terneuzen, duas cidades próximas.

Cita-se a venda cotidiana de três a quatro quilos nos principais estabelecimentos do país, com lucros que chegam a 400 mil euros mensais. Salientam a multiplicação das apreensões de drogas pesadas, encaminhadas por redes que aproveitam a presença de centenas de milhares de clientes potenciais. Quanto às "smart shops", pequenos comércios nas proximidades, agora organizam sua própria rede clandestina de revenda.

Há alguns meses, preocupados com a evolução da criminalidade, os municípios ordenaram os primeiros fechamentos de "coffee-shops". Em Roosendaal, em Bergen-op-Zoom, em Maastricht, eles endureceram a regulamentação, multiplicaram os controles ou ficharam os clientes. A maioria dos exploradores salienta o perigo de um desvio dos consumidores para mercados clandestinos. Gerd Leers, prefeito democrata-cristão de Maastricht, diz temer a influência das máfias, que iniciarão os compradores em drogas pesadas, e denuncia a "hipocrisia" dos países vizinhos, que proíbem a droga mas toleram que seus consumidores se abasteçam nos Países Baixos.

Johan de Wijkerslooth, jurista na Universidade de Leiden, propõe fechar os "coffee-shops" em troca de uma verdadeira legalização da maconha para uso pessoal.

Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves
 
Mushrooms ban within a few days!
The Dutch government has forced the new anti mushroom law.
Which makes mushrooms and psilocybin, the main active ingredient in mushrooms, illegal to sell after the 1st of December.
 
Tudo isso graças ao $! O mal necessário!
E como disse o Ecuador mais pra cima, o uso de qualquer substância psicodélica EXIGE responsabilidade!
Paz e Luz!
 
Mushrooms ban within a few days!
The Dutch government has forced the new anti mushroom law.
Which makes mushrooms and psilocybin, the main active ingredient in mushrooms, illegal to sell after the 1st of December.


E o cultivo pessoal, como fica nessa nova legislação holandesa?

E os esporos?
 
É claro que usar um psicoativo potente, seja ele cogumelo, alguma planta ou um sintético ínclui algum senso de responsabilidade.

É como beber e dirigir. Hipocrisias da aplicação da lei à parte, quem bebe e dirige não mostra responsabilidade suficiente. E tem que ser mesmo punido.

Quem usa cogumelos e faz besteira também não mostra responsabilidade suficiente. E além da pessoa sofrer, como já apareceram casos por aqui, afeta outros usuários que têm responsabilidade.

Por isso os cogumelos estão a um passo de serem proibidos na Holanda. Irresponsáveis fizeram muita besteira e agora todos pagarão por isso.

Concordo plenamente com o ecuador! E me deixa bastante chateado esse tipo de coisa estar acontecendo, é um reves, e muito grande, em vez de outros paises liberarem, estao proibindo os liberais! o povo no geral, realmente não está preparado pra "tanta liberdade"!

Porém não acredito numa repercussão muito grande no Brasil, concordo que seja vitrine, mas mais para europa no geral e usa, no brasil, nao acredito que nada ira mudar logo, e tudo já é proibido! vai sair na midia, e pronto, vai continuar sendo facil comprar substancia proibida na legislação, assim como hoje! na pratica, pros brasileiros nao vai mudar nada!

Mas quero deixar claro que sou a favor da liberação! de tudo! citando o exemplo de que eh proibido beber e dirigir! tudo tem sua restrição!

e tenho dito!

[]s e paz!
 
to com tiwa..
tem q ter responsabilidade, sempre..
vcs já viram onde vai prar td isso, por causa de poucos, seremos todos, de uma certa forma, prejudicados :(
 
Back
Top