Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Há contaminação?

magicway

Primórdia
Cadastrado
03/12/2011
21
29
49
Há uns 3 dias estavam menores, porém , bem brancos. Hoje estão assim, com essa cor meio laranja no centro. isto é indicativo de contaminação?

PIC_0045.JPG PIC_0047.JPG PIC_0048.JPG
 
Hum, pode ser simplesmente excremento micelial, o que é mais provável. Mas você tem que esperar um pouco mais para ver, nos estágios iniciais não é possível afirmar com certeza.
 
Upvote 0
@magicway, o micelio parece estar reagindo a uma situacao de estress ambiental, como você fez os bolos?
Fiz da forma básica ( vermiculita, farinha de trigo integral, água - receita básica) e com bastante higiene, inoculação em glovebox, etc..., a criação dos copos e de um spawn de trigo ( que parece estar indo bem) há um pouco mais de uma semana, acho 9, 10 dias. Quando começou a aparecer os primeiros ponto brancos (uns 4 dias após ), começei a colocar uma garrafa de água quente na bolsa térmica que estou usando como estufa para 3 copos de bolo e outro de spawn. Acho q a temp. ficava ente 29 c ( com a garrafa esfriada ) e 34c ( com a garrafa quente) trocava a cada 12 horas. Acho que isso pode ter ocasionado essa coloração. Por isso não mais troquei as garrafas.

RainSpirit: Essa hipótese parece bem interessante. Seria bom se fosse isso:)

Ola, o Micelio estar bem.

Paz e luz.
Grato pela ajuda.
 
Upvote 0
Fiz da forma básica ( vermiculita, farinha de trigo integral, água - receita básica) e com bastante higiene, inoculação em glovebox, etc..., a criação dos copos e de um spawn de trigo ( que parece estar indo bem) há um pouco mais de uma semana, acho 9, 10 dias. Quando começou a aparecer os primeiros ponto brancos (uns 4 dias após ), começei a colocar uma garrafa de água quente na bolsa térmica que estou usando como estufa para 3 copos de bolo e outro de spawn. Acho q a temp. ficava ente 29 c ( com a garrafa esfriada ) e 34c ( com a garrafa quente) trocava a cada 12 horas. Acho que isso pode ter ocasionado essa coloração. Por isso não mais troquei as garrafas.

Nao tens acesso a farinha de arroz integral? Ja fiz algumas experiencias de bolos PF com farinha de trigo integral e a impressao q eu tive é que a farinha de trigo tem uma textura mais viscosa que a farinha de arroz quando molhada, sendo menos propicia pro micelio de reproduzir em comparacao a farinha de arroz integral. É como se a farinha de trigo empelotasse mais facil, e dificulta a homogenizacao do subtrato, dificultando o crescimento do micelio e dando mais chances a contaminacao. A farinha de arroz parece ser menos densa e mais mesclável e bem mais apropriada para bolos PF.

Me corrigam se eu estiver errado.

Em questao a temperatura alta, pode ser um fator sim, tudo que chegue a ser sinonimo de estress micelial podera provocar essa coloracao alaranjada/marrom do micelio.
 
Upvote 0
Concordo com o @Insider, já fiz PF com um mix de farinha integral de centeio e trigo, e ficaram com uma consistência não muito boa. Alguns dos meus potes também ficaram com manchas parecidas com o seu.
 
Upvote 0
A temperatura a 26ºC parece-me adequada.
O dia, por si só, já possui suas variações naturais de temperatura. Acrescentar mais variações por intervenção do cultivador pode ser estressante para o fungo.
Boa sorte no cultivo. Torço para que tudo esta bem...
 
Upvote 0
Nao tens acesso a farinha de arroz integral? Ja fiz algumas experiencias de bolos PF com farinha de trigo integral e a impressao q eu tive é que a farinha de trigo tem uma textura mais viscosa que a farinha de arroz quando molhada, sendo menos propicia pro micelio de reproduzir em comparacao a farinha de arroz integral. É como se a farinha de trigo empelotasse mais facil, e dificulta a homogenizacao do subtrato, dificultando o crescimento do micelio e dando mais chances a contaminacao. A farinha de arroz parece ser menos densa e mais mesclável e bem mais apropriada para bolos PF.

Me corrigam se eu estiver errado.

Em questao a temperatura alta, pode ser um fator sim, tudo que chegue a ser sinonimo de estress micelial podera provocar essa coloracao alaranjada/marrom do micelio.

Sobre a textura da farinha parece que sim. Tanto que da primeira vez pareceu uma "mingau" e tive que refazer para dar certo. Da segunda vez, primeiro só misturei a vermiculita e a farinha e fui acrescentando água, um pouco de cada vez. Demorei muito para conseguir algo que achei que estava "mais solto". Da próxima vou tentar com a farinha de arroz.

Sobre a temperatura...acho q pode ser isso mesmo. Mas vou deixar mais uns dias e posto fotos para acompanhamento.

Cosmic: Estou tentando o "golden teacher" tb, como o da sua foto...interessante.

Rogers: Pois é... essa parece ser a questão. Grato pela ajuda.

Pessoa, grato pelos comentários, informações e ajuda. Vou continuar com os copos e depois posto mais fotos do processo.
 
Upvote 0
De acordo com sugestões postadas neste tópico, resolvi continuar com os copos e ver como ficariam.Pois bem, estas são as fotos: Dos 3 copos 1 já está com o q parece uma colonização 100%. Os outros 2 estão no caminho. Há uma foto do spawn de trigo. Sobre os copos, ainda continuam aquelas colorações alaranjadas. O que vcs acham? Pode ser considerada alguma forma de contaminação?

PIC_0056.JPG PIC_0063.JPG PIC_0067.JPG PIC_0068.JPG PIC_0071.JPG PIC_0079.JPG
 
Upvote 0
... Pode ser considerada alguma forma de contaminação?

Não, continuo achando que seja algum tipo de estresse ao meio. Eles me lembram muito os meus GT's. Não me parece nada grave! :)
 
Upvote 0
Até agora nenhum tipo de contaminação
pode ficar tranquilo, espero poder ver belos frutos
muita positividade pra vc amigo.

Paz e luz.
 
Upvote 0
Back
Top