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Guia de Cultivo Basico de Paneoulus Cyanencis (pan cyan) by boca

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
Fases do cultivo:
  1. cultura liquida
  2. confecção do substrato especifico
  3. inoculação em bolos PF + spawn de grãos ou palha JUN KAO
  4. montagem de casing (obrigatória)/maturação do casing/cobertura final
  5. fase de frutificação
  6. confecção - distribuiçao de prints.

pretendo explicar passo a passo cada uma das fases do cultivo dos paneoulus com receitas e técnicas que se apresentaram possivelmente básicas para um cultivo padronizado da espécie no clima brasileiro.

Fase 1 - Cultura Liquida:

Inicialmente, prepara-se um carimbo de esporos e uma solução liquida.

1a - preparação da cultura liquida:
  • 2 potes de colheita de exame de urina VEDADOS e LACRADOS
  • 150 ml de água destilada
  • 30 gramas de KARO (duas colheres cheias)
  • 5 ml de água oxigenada 10 volumes
  • 2 gotas de BAUNILHA comestivel

Junte todos os ingredientes menos a água oxigenada e ferva durante 3 minutos, mantendo o fogo alto durante esse tempo.
Desligue o fogo e coloque a agua oxigenada, passe para os potinhos de exame de urina, feche-os e reserve durante 5 horas. (de preferencia faça essa ultima parte em glovebox.)

Em ambiente estéril, raspe metade do print em cada potinho com o meio liquido já frio a temperatura ambiente.

Reserve essas duas culturas em temperatura AMBIENTE por 24 horas. Após esse tempo passe as culturas para temperatura de incubação (29 graus constantes), mantenha-as vedadas durante o incubamento. Evite agitar essas duas culturas iniciais. O incubamento total demora 5 dias.

2 - Confecção do Substrato Especifico:

2a - Considerações:

Para os paneoulus o substrato deve proporcionar além de microclima INICIALMENTE fertil para os micélios do fungo, POSTERIORMENTE tem que reservar nutrientes para um certo tipo de bactéria " parceira" dos pans.
podemos dividir em 3 os substratos que se apresentaram necessários no cultivo da espécie.

(2b) substrato nutritivo
(2c) substrato " umido"
(2d) substrato de cobertura

2b- Substrato nutritivo para Paneoulus Cyanencis by boca:

Obs.: todas medidas em copos de uísque padrão.
  • 4 copos vermiculita seca
  • 2 copos FAI
  • 1 copo ESTRUME EM Pó
  • 2 copos e meio de agua (NA MEDIDA EXATA.)
  • 3 colheres de CREMOGEMA
  • 2 colheres de CAFÉ EM PÓ SECO
  • 3 colheres de CALCÁRIO, GIZ, PÓ DE CASCA de ovo ou outro balanceador de PH (importantíssimo)
Montagem de bolos semelhantes ao processo dos cubensis, sem a necessidade de se utilizar um selo de vermiculita pois os bolos são utilizados em casings.

2c - Substrato UMIDO by boca:

Esse substrato faz a CAMA do casing, e é MUITO importante que tudo seja MUITO BEM ESTERILIZADO.
  • 2 copos de vermiculita SECA
  • 2 copos de PALHA DE CAPIM verde, seco e depois moído em pedaços pequenos (0,5 - 1 cm)
  • 2 copos de pó de casca de coco
  • 2 colheres de pó de café
  • 4 colheres de calcário
  • 4 copos de água
Misture tudo em uma bandeja para bolos, tape com papel alumínio e esterilize por 20 minutos em fogo alto no forno. Coloque para esfriar, esse substrato deve ser utilizado como BASE para o casing de paneoulus cyanencis.
depois de esfriar coloque em um ziplok ou coloque em seu local definitivo, não esqueça da assepsia.
seja um NINJA.

2d - Substrato de cobertura

Esse substrato será utilizado como COBERTURA final no casing de paneoulus. Não necessita esterilização, somente faça tudo em ambiente pelo menos limpo.
  • 2 copos de vermiculita seca
  • 2 copos de fibra de pó de coco
  • 2 copos de água
  • 3 colheres de calcário em pó(depois da água)
Misture tudo com um garfo, essa será a mistura utilizada na cobertura do casing, portanto a ultima coisa do processo todo.

3 - Inoculaçao em bolos PF + spawn de graos ou palha JUN KAO

Prepare 3 novas culturas liquidas, porem coloque uma FUBECA (burca, gude, bolinha de vidro, marba de vidro) dentro dos potinhos. Adicione a água oxigenada JUNTO com o micélio, não logo após tirar do fogo.

Utilizando - se de seringas de 20 ml puxe o máximo de material vivo possível de uma cultura liquida já germinada.

Pegue essa primeira seringa e inocule 3 novas culturas liquidas, elas serão a garantia de continuidade do seu cultivo, eliminando assim a necessidade de utilização de novos carimbos.

Sobra uma cultura liquida, que será a cultura utilizada para se inocular os bolos PF, o spawn em milho ou algum substrato JUN KAO.

Essas novas culturas liquidas com a fubeca dentro devem ser agitadas a cada 5 dias, quebrando-se totalmente o micélio. Após 15 dias você pode transportá-las para novas culturas ou potes. nunca se esqueça de reservar uma cultura para continuar com o cultivo.

4 - montagem de casing (obrigatória)

Esta é a parte onde o cultivo de pans se diferencia dos cubensis.
os paneoulus são garotos SUJOS, não frutificam em ambiente 100% estéril.
Muito possivelmente existe uma certa simbiose com bactérias, que ajudam o micélio a formar primórdias e pins.
Isso que eu falo eu estou me baseando nos ensinamentos do grande SPACECAKE, e do grande WAYLIT JiM do mycotopia. Já vi vários posts no referido fórum que dizem que os melhores resultados são os obtidos através da seguinte técnica:

Utilize um recipiente grande. quanto maior e mais alto melhor, maior quantidade de substrato será necessária, adeque sua receita. Para esta receita foi utilizado um aquario de 4 litros, retangular.

Só comece esse processo quando os copos estiverem 100% colonizados.

4a - Montagem do casing

Sao 4 passos nesta parte, onde o tempo de maturamento é o mais importante a se notar.
  • 4b - 1a camada - fundo - cama
  • 4c - 2a camada - substrato colonizado
  • 4d - primeira cobertura
  • 4e - segunda cobertura

4b- 1a camada (fundo - cama)

100 ml de água MINERAL no fundo do recipiente (possivelmente é essa a fonte de bactérias).
Coloque todo o material da receita 2c (substrato ÚMIDO) dentro do recipiente, em cima da água, utilizando - se de um garfo.

Somente SOLTE esse material todo, usando o garfo. primeiro faça uma camada que se mistura com a água, depois continue soltando garfadas até usar todo o substrato. O tamanho ideal é de 10 cms de substrato(aprox. 500 g)

Tape a tampa do aquário com filme PVC e deixe por 3 dias para MATURAR.

Esse é o tempo necessário para que as bactérias BENÉFICAS comecem a se desenvolver pelo substrato úmido.

4c- 2a camada - o substrato colonizado

Obs.: Quando o substrato estiver 100% colonizado é hora de Picar os bolos. Não se assuste, o micelio dos paneoulus tem um aspecto "fragil" mas parece responder exatamente igual aos cubensis a manipulaçao.
Então tenha pelo menos os mesmos cuidados que tem ao manusear cubensis.
Procure balancear o seu cultivo de paneoulus utilizando-se de pelo menos 2 tipos de substrato, um solto e um em forma de bolos.
Isso é mais pela reserva de nutrientes, que ele necessita muito mais que os cubensis (afinal pra gerar 1.28% de psilocibina por peso liquido... Dale nutrientes).
No meu exemplo utilizei a receita numero 17 de JUN KAO encontrada aqui no fórum mesmo e também a receita de bolos que eu mesmo forneço neste manual.
A proporção ótima é de 3x1.
Para cada 3 bolos PF pelo menos um de grãos ou de capim enriquecido com cálcio.

Montagem do casing:

Como exemplo pra esse volume que estamos utilizando foi de 3 bolos PF e 1 de JUN KAO.
Primeiro, abra CADA bolo em um ziplok diferente.
  • O bolo Jun kao não deve estar 100% colonizado, deixe-o colonizar até 70 ou 80% somente.
  • Quebre-o dentro de seu ziplock, evitando AMASSAR os pedaços de micélio, da mesma maneira que faria com os cubensis.
  • Mantenha o ziplock fechado, reserve.
  • Com uma faca bem afiada e limpa com álcool, corte os bolos em cubos ou fatias retangulares de mais ou menos 2 cm.
  • Copos de uísque me rendem 3 fatias de 2 cm.
  • Depois eu corto-as ao meio pra facilitar a distribuição corte os 3 bolos e reserve.
  • Abra o seu recipiente de casing, que deve agora estar maturando há 3 dias pelo menos. O cheiro não deve ser desagradável, algo entre o acido misturado com café.\
  • Espalhe a camada de junkao ou grãos primeiro, formando uma caminha fina sobre esse substrato úmido, depois logo acima coloque os cubinhos de substrato colonizado. tampe novamente a parte de cima do seu recipiente de casing utilizando plastico PVC e recolha para incubadora evitando ao máximo choques mecânicos.
  • O tempo MÉDIO de maturação é de 3 dias. o micélio deve crescer entre 2 e 3 centímetros e ficar com aspecto algodoado, na minha opinião fica como um acumulo de COBWEBS.

4d- primeira cobertura

Obs.: Após essa maturaçao inicial de 3 dias, o micelio fica fofinho e recuperado do choque da quebra dos bolos, ao abrir o casing o aroma deve ser UNICO, SEXY, acido e doce ao mesmo tempo. lembra de longe o cheiro dos cubensis, só que sao mais SEXYS.

Faça uma cobertura de 2 centímetros por toda a extensão do casing,com a MESMA mistura 2c (substrato ÚMIDO).

Não precisa cobrir tudo, nem deixar o topo todo paralelo.
Uma leve cobertura, com alguns buracos pra facilitar a aeração do substrato é suficiente, após cobrir tudo vede novamente com PVC e mande pra incubadora.
Mais 10 ou 15 dias pra o micélio "subir" para cima desse substrato. ele deve ficar totalmente colonizado, e deve-se esperar uma densa cobertura de micélio antes de se partir pra fase final da montagem do casing.

4e- segunda(e ultima) cobertura:
Após ver que tudo está totalmente colonizado você faz uma cobertura de 1 cm, deixando alguns pontos abertos pra facilitar a aeração, utilizando a receita (2d - Substrato de cobertura).
Uma leve cobertura, bem úmida e bem distribuída deve desencadear, finalmente, a fase de frutificação.
 
Última edição por um moderador:
Fala Boca

VIP Very Important Post

já faz tempo que eu percebi que colocando AQUI minhas anotaçoes, elas ME ajudam, pois ficam mais facilmente acessiveis, e ajudam a outras pessoas, que entram e dão suas opiniões e me ajudam a melhorar cada vez mais as minhas tecnicas. nao devemos NADA aos gringos nesse ponto, nossa capacidade de inovação se iguala e em muitas vezes se SUPERA se compararmos 'as deles.
aquecer é facil ehheeh quero ver é quando precisa RESFRIAR um cultivo....(essa frase eu tirei lá do meu primeiro cultivo)
 
já faz tempo que eu percebi que colocando AQUI minhas anotaçoes, elas ME ajudam, pois ficam mais facilmente acessiveis, e ajudam a outras pessoas, que entram e dão suas opiniões e me ajudam a melhorar cada vez mais as minhas tecnicas. nao devemos NADA aos gringos nesse ponto, nossa capacidade de inovação se iguala e em muitas vezes se SUPERA se compararmos 'as deles.
aquecer é facil ehheeh quero ver é quando precisa RESFRIAR um cultivo....(essa frase eu tirei lá do meu primeiro cultivo)

É isso ai Boca, ORGULHO DE SER BRASILEIRO, não devemos nada pros gringos, eles é que almejam nossas florestas, aki pra eles ó:neg:

Belo Tópico, como vc disse, é bom pra gente e pros outros, fica organizado e informativo.

E se precisar de uma mãozinha (patinha) conte comigo
gata.jpg
 
postei até agora as minhas anotaçoes até o presente momento no meu cultivo atual.
assim que terminar de concretizar a fase de frutificaçao e produçao de carimbos eu termino.
ainda nao tenho ideia da dose inicial pra se " experimentar" paneoulus, entao se alguem puder dar uma mao, eu incluo no final do manual.

É isso ai Boca, ORGULHO DE SER BRASILEIRO, não devemos nada pros gringos, eles é que almejam nossas florestas, aki pra eles ó:neg:

Belo Tópico, como vc disse, é bom pra gente e pros outros, fica organizado e informativo.

E se precisar de uma mãozinha (patinha) conte comigo

HEy eu mandaria um :pos: THUMBSUP pra eles, pois t me baseando em dados fornecidos por eles pra fazer meu manwal!

ME AW!!!:pos::pos::pos::pos::pos::rolleyes:
 
Última edição por um moderador:
Fiquei meio "cabreiro" com uma coisa;
Apesar de ter quase certeza que a água oxigenada nessa água quente e em contato com a luz não dura muito tempo, qualquer traço de água oxigenada restante que toque os esporos de P. cubensis vai matá-los.
5% x 3%, em água quente e presença de luz deve se tornar quase insiginificante, mas quantidades maiores podem eliminar completamente os esporos :)

Abraço presunto.
 
Fiquei meio "cabreiro" com uma coisa;
Apesar de ter quase certeza que a água oxigenada nessa água quente e em contato com a luz não dura muito tempo, qualquer traço de água oxigenada restante que toque os esporos de P. cubensis vai matá-los.
5% x 3%, em água quente e presença de luz deve se tornar quase insiginificante, mas quantidades maiores podem eliminar completamente os esporos :)

Abraço presunto.

A agua está QUENTE e fervente, a agua oxigenada serve para auxiliar a esterelizaçao do meio.
Quando a agua esfria, o peroxido de hidrogenio já teve tempo suficiente pra se " quebrar " em H20.

JÀ nas culturas liquidas multiplicadas, como eu mesmo disse , essa agua oxigenada deve ser adicionada JUNTO com o micelio proveniente de uma cultura incial, EXATAMENTE pra matar bacterias ou esporos que possam cair dentro da cultura durante o manuseio.

O processo ainda nao está 100% " concluído" entao peço pra que continuem observando/procurando/criticando pra outras partes do cultivo.

só postei esse manual de culturas liquidas pra poder montar um documento COMPLETO, nao quero me aprofundar em nenhuma das tecnicas, só exemplificar e passar adiante.
pra quem interessar possa, no final vou colocar uma lista de links uteis em cada parte do processo.
 
já faz tempo que eu percebi que colocando AQUI minhas anotaçoes, elas ME ajudam, pois ficam mais facilmente acessiveis, e ajudam a outras pessoas, que entram e dão suas opiniões e me ajudam a melhorar cada vez mais as minhas tecnicas. nao devemos NADA aos gringos nesse ponto, nossa capacidade de inovação se iguala e em muitas vezes se SUPERA se compararmos 'as deles.
aquecer é facil ehheeh quero ver é quando precisa RESFRIAR um cultivo....(essa frase eu tirei lá do meu primeiro cultivo)


Fala Boca! tudo certo? tá precisando resfriar algo??? Tô na área.....

Meu, muito bom seu manual. Como te falei, ainda vou migrar pra essa cultura, mas não é hora. Quanto aos gringos... faço uma previsão: até o fim de 2007, vamos perceber um certo crescimento de usuários estrangeiros. Assim como nós, eles tb têm sede de informação... o pode ter certeza que muitos dos seus e dos nossos posts aqui do CM, ajudam os karinhas....

Força irmão, a fé move montanhas, e faz pinar cogumelos!!!!!

Parabéns, e obrigado por disponibilizar grande parte de seus estudos pra nós aqui!!! vlw mesmo

paz e luz!
 
@Mortandello Voce ja cultivou usando essa técnica ? Existem imagens de cultivos feitos desta forma que você possa me mostrar aqui ?
 
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